Translate

Etiquetas

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Medicamentos para a febre - doses pediátricas

Os medicamentos para a febre são os mais usados em Pediatria, mas muitas vezes não são dados nas doses mais correctas. Assim, decidi escrever este post para ajudar os pais a não medicarem em excesso nem por defeito os seus filhotes.
Relativamente ao xarope de paracetamol (Ben-u-ron ou Panasorbe), a dose é de 15 mg por cada kg de peso, podendo ser repetida a cada 6 horas, caso necessário. Assim, é importante esclarecer que cada ml de xarope de Ben-u-ron tem 40mg de paracetamol, enquanto cada ml de Panasorbe possui apenas 32mg, o que faz com que a quantidade de cada xarope seja obrigatoriamente diferente para o mesmo peso. Quanto aos supositórios, deve usar os de 125mg até aos 9kg de peso e os de 250mg posteriormente. Existem também supositórios de 325mg (Parsel), que podem ser usados a partir dos 20kg.
Em relação ao ibuprofeno (Brufen ou Nurofen), a dose é de 5 a 7mg por cada kg de peso, podendo repetir a cada 8 horas. Neste caso os xaropes têm sempre a mesma dosagem, com a concentração de 20mg por cada ml. Existem ainda no mercado supositórios de ibuprofeno (Ib-u-ron), nas doses de 75mg (até aos 10kg de peso) e 150mg (a partir dos 10kg).
Não se esqueça que sempre que se dá medicação a uma criança é importante ter em atenção a dose e o intervalo entre as administrações, de forma a garantir a maior segurança possível.
Caso tenha alguma dúvida, pergunte ao médico assistente do seu filho, pois é a pessoa mais indicada para o esclarecer...

62 comentários:

  1. Ola dr meu bebe tem 3 meses e pesa 4600kg posso meter o supositorio inteiro ou so metade?de quantas em quantas horas se pode colocar?
    Fico aguardar resposta obrigado

    ResponderEliminar
  2. Ola dr meu bebe tem 3 meses e pesa 4600kg posso meter o supositorio inteiro ou so metade?de quantas em quantas horas se pode colocar?
    Fico aguardar resposta obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Até aos 6kg o ideal é dar em xarope, porque permite ajustar melhor a dose.
      Os supositórios não devem ser cortados.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Boa noite, tenho uma dúvida quanto a intercalar ben u Ron com Ibu ron xarope e supositório. No meio tempo do intervalo entre um xarope e outro pode-se administrar o supositório? Exemplo: dei xarope de ben u ron, depois passado 2h pode-se administrar o supositório e passado outras 2h o xarope do brufen?
    muito obrigada. Aguardo atentamente a sua resposta.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite, tenho uma dúvida quanto a intercalar ben u Ron com Ibu ron xarope e supositório. No meio tempo do intervalo entre um xarope e outro pode-se administrar o supositório? Exemplo: dei xarope de ben u ron, depois passado 2h pode-se administrar o supositório e passado outras 2h o xarope do brufen?
    muito obrigada. Aguardo atentamente a sua resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não, o xarope e o supositório são equivalentes, pelo que não os pode usar da forma que descreveu.
      O que tem que ter em atenção é que entre duas tomas de paracetamol (benuron) não podem passar menos de 6 horas (independentemente de ser xarope ou supositório) e entre duas tomas de ibuprofeno (iburon) não podem passar menos de 8 horas.Cumprimentos

      Eliminar
  5. Boa tarde Dr. Hugo,
    Foi diagnosticada uma amigdalite viral ao meu filho de 2 anos. A médica das urgências prescreveu Brufen de 8h/8h e disse para darmos Paracetamol quando ele se queixasse ou tivesse temperatura mais elevada (dentro dos períodos de 8h do Brufen). A minha dúvida é, nestes casos, não se torna benéfico para a criança intercalar Paracetamol e Brufen a horas certas, de modo a manter a temperatura baixa e as dores sempre aliviadas?
    Grato pela atenção,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Como o brufen dura oito horas, em principio basta fazer só o brufen e usar o paracetamol em SOS.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Boa noite Dr. O meu bebé tem 4 meses, e tem 6,700kg, está com febre desde 2ªfeira á noite, picos entre 38,5 e 39,2. não tem mais sintomas, continua a mamar, sem ranhoca ou tosse, só fica rabujento quando acorda com febre. Estava a dar Ben-H-Ron supositório, mas ás vezes os picos são com menos de 6h de intervalo, pelo que também dei Brufen xarope, mas como vomitava, dei supositórios I-Bu-Ron, a verdade é que a febre baixa, mas volta a subir a cada 5/6h. A médica no CS disse para esperar mais, mas já me parecem muitos dias... Fiz colheita de urina hoje, para descartar opções e estou super ansiosa pelos resultados.
    Algum conselho caso dê negativo para ITU? Qual o próximo passo?
    Obrigado desde já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se se descartar uma ITU e o estado geral do seu filho for bom, acho que se pode aguardar até aos 4-5 dias de febre, para ver se passa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Boa tarde dr .a minha bebé tem 4 meses e ontem a tarde deu vacinas da idade e rotateq.Contudo agora por volta das 18h tava irritada vi febre no rabinho marcava 38,3,administrei supositório mas passados 15 min fez coco pouco mas fez...nao vi nada que se assemelhasse ao supositório so umas grainhas brancas..será que fez efeito? Passado 1h tinha 38,0.e normal aparecer febre apos estas horas todas,quase 1 dia?quanto tempo ainda pode ter?obrigada

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde dr .a minha bebé tem 4 meses e ontem a tarde deu vacinas da idade e rotateq.Contudo agora por volta das 18h tava irritada vi febre no rabinho marcava 38,3,administrei supositório mas passados 15 min fez coco pouco mas fez...nao vi nada que se assemelhasse ao supositório so umas grainhas brancas..será que fez efeito? Passado 1h tinha 38,0.e normal aparecer febre apos estas horas todas,quase 1 dia?quanto tempo ainda pode ter?obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A febre surge geralmente no próprio dia ou no dia a seguir, pelo que me parece que bate mais ou menos certo com a sua descrição.
      Como a febre baixou provavelmente ela absorveu parte do supositório, mas não existe propriamente nenhuma forma objectiva de saber quanto absorveu.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Boa noite o meu filho tem 17dias mas ta a passar muito mal com as cólicas será que lhe posso por um benurom quando estiver mais aflito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Como ele é muito pequeno penso que faz mais sentido dar-lhe um medicamento para as cólicas do que o benuron.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Qual intervalo de tempo eu posso aplicar novamente o supositório no meu filho ele tem um mês de idade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O supositório é de que medicamento?
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Boa tarde doutor a minha bebe tem 1 mes e 1 semana e ganhou febre , sera que posso dar ben u ron em supositorio a ela ?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Como é pequena o ideal é dar o xarope em vez do supositório.
      De qualquer forma, se com essa idade tem febre deve ser observada, porque é muito pequena.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Olá excelentíssimo Dr. Hugo. Aqui no Brasil não temos paracetamol nem ibuprofeno em supusitorios, porém gostaria de uma informação: meu pequeno tem 2 anos e 15kg, gostaria de intercalar paracetamol com ibuprofeno, que irei importar (supusitórios). Então quais as doses recomendadas e o tempo entre elas?. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      As doses dos supositórios podem variar entre países, pelo que o ideal seria a dose mais próxima dos seguintes valores:
      - paracetamol - 220mg
      - ibuprofeno - 100mg
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Muiti boa tarde doutor gostaria de saber se quando nasce dois pontinhos brancos na gengiva e são duros se pode ser dentes, pois a minha menina tem quase três meses ! Em relação ao benuron supositório 125 posso meter um inteiro ? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Com três meses é muito pouco provável que sejam dentes, embora não seja impossível.
      Quanto ao supositório, deve utilizar a partir do momento em que ela tenha mais de 6kg.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Boa noite dr. O meu filho tem 3 meses e 17 dias e como esta a dormir e eu acho que ele estava quente medi a febre ataves da boca. Deu 37.7 .. terei de administrar Ben u Ron oh ir a um hospital ? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A medição da temperatura na boca é muito falível, pelo que acho que deveria medir no rabinho para ter certeza (só valorizava um valor superior a 38).
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Boa noite! Ja ouvi que a febre é uma forma de o corpo reagir, e que não se deve dar logo medicação. A partir de que temperatura o Dr acha que se deve medicar? A minha filhota tem dois anos e meio e está com 37.8C.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Geralmente a partir dos 38, mas principalmente se as crianças estiverem desconfortáveis.
      Cumprimentos

      Eliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. Bom dia,
    a minha filha tem 12 anos mas pesa 49kgs. Neste momento está medicamentada com brufen comprimidos de 200 mg mas não sei a dose que lhe devo dar nem a frequência da toma. Podia ajudar-me pf? Obrigada.

    ResponderEliminar
  19. Boa noite dei um brufen 200mg ao meu filho de 12 anos e 50 k as cinco da tarde a que horas posso dar um de 400...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia.

      O intervalo entre tomas do Brufen são 8h, mas como 200 é uma dose pequena pode dar ao fim de seis.
      Cumprimentos

      Eliminar
  20. Dei 7 ml de brufen ao meu filho ele tem 5 anos e 19 kg acham muito?

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde,

    A minha filha está com febre e pesa cerca de 9.600Kg. Ela cospe o xarope, portanto tenho dúvidas em relação à dosagem. Estou a pensar dar um supositório de 125mg Ben-u-Ron de 6h/6h. Com este esquema, existe alguma possibilidade de também dar Brufen se a febre não baixar o suficiente? Como? Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A opção do supositório parece-me bem. Seprecisar pode fazer de 4/4h o benuron e o brufen intercalados.
      Cumprimentos

      Eliminar
  22. Boa noite Dr.ª meu menino tem 13 meses e 10kg desde ontem pelas 21h apareceu febre 39.2medido no rabinho...tenho feito benuron 125 supositório 4h/4H.e dado mta água. Hoje as 13h30 ele tinha 39.7 e com corrimento nasal incolor. Liguei para saud 24 e aconselharam dar brufen e benuron 250 intercalar e repetir 8h/8h e bx temperatura com água tépida. Uma coisa ele tem é as mãos e pés frios e brancos. Faz tambem reação com a boca como se tivesse a mascar pastilha. Como fazemos quando temos ouvidos entupidos. Será esta febre uma otite? Devo seguir o conselho da saúde 24 ou devo ir urgência. Última temperatura tinha 38.2 e faltava 2h para voltar a medicar. Obrigada

    ResponderEliminar
  23. Boa noite Dr.ª meu menino tem 13 meses e 10kg desde ontem pelas 21h apareceu febre 39.2medido no rabinho...tenho feito benuron 125 supositório 4h/4H.e dado mta água. Hoje as 13h30 ele tinha 39.7 e com corrimento nasal incolor. Liguei para saud 24 e aconselharam dar brufen e benuron 250 intercalar e repetir 8h/8h e bx temperatura com água tépida. Uma coisa ele tem é as mãos e pés frios e brancos. Faz tambem reação com a boca como se tivesse a mascar pastilha. Como fazemos quando temos ouvidos entupidos. Será esta febre uma otite? Devo seguir o conselho da saúde 24 ou devo ir urgência. Última temperatura tinha 38.2 e faltava 2h para voltar a medicar. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Provavelmente o quadro já se resolveu, mas se mantiver febre deve ser visto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  24. Bom dia dr hugo. A minha filha tem onze meses. Há crca de uma semana começou a ficar muita expectoracao e muita dificuldade em respirar pelo nariz. Fomos à pediatra que nos disse que "a expectoracao é até cá baixo". E prescreveu clavamox dt 400 com uma toma de 4ml depois pequeno almoço e outra depois do jantar e ainda as mesmas tomas e mesmas doses de brufen. A par disso, 10 gotas de zyzal durante 14 dias. Hoje, terceiro dia de tratamento vomitou 2 vezes e tem estado muito rabugenta. Gostava de saber a sua opiniao sobre a medicacao recomendada e se se não deve fazer análises para descartar eventuais alergias ou intolerância a alguns antibióticos. É que me faz confusão o facto de os meus filhos estarem sistematicamente a ser medicados com antibióticos. Muito obrigada.

    ResponderEliminar
  25. Bom dia dr hugo. A minha filha tem onze meses. Há crca de uma semana começou a ficar muita expectoracao e muita dificuldade em respirar pelo nariz. Fomos à pediatra que nos disse que "a expectoracao é até cá baixo". E prescreveu clavamox dt 400 com uma toma de 4ml depois pequeno almoço e outra depois do jantar e ainda as mesmas tomas e mesmas doses de brufen. A par disso, 10 gotas de zyzal durante 14 dias. Hoje, terceiro dia de tratamento vomitou 2 vezes e tem estado muito rabugenta. Gostava de saber a sua opiniao sobre a medicacao recomendada e se se não deve fazer análises para descartar eventuais alergias ou intolerância a alguns antibióticos. É que me faz confusão o facto de os meus filhos estarem sistematicamente a ser medicados com antibióticos. Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Em relação a análises por causa de alergia aos antibióticos, não se fazem por rotina nem há indicação de as fazer.
      Quanto à adequação deste tratamento, não lhe consigo dizer se precisa ou não de antibiótico sem ter auscultado, pelo que não consigo ajudar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  26. Olá dr a minha filha teve febre dei logo um banho e comecei a dar o brufen e o Ben u Ron em 4h em 4 h já não tem febre posso continuar a dar durante 3 dias o enterrando ou para também queixava se dá garganta q faço dr

    ResponderEliminar
  27. Olá dr a minha filha teve febre dei logo um banho e comecei a dar o brufen e o Ben u Ron em 4h em 4 h já não tem febre posso continuar a dar durante 3 dias o enterrando ou para também queixava se dá garganta q faço dr

    ResponderEliminar
  28. Olá dr a minha filha queixava se dá garganta estava com 39 febre dei logo um banho e dei entercalado Ben u Ron com o brufen de 4/4 h abaixou e agora continuo a dar entercalado durante três dias ou paro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Só precisa de dar medicação se tiver febre ou dores. Se estiver bem não precisa de dar nada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  29. Boa noite doutor
    A minha filha tem 28 meses e 12,600 gr e não pára de se contorcer, penso que sejam os dentes molares a sair, acabei de lhe dar 3 ml de ben u ron, terei feito bem, ela também queixa se de dor nos dedos grandes do pé, os dedos sobrepõe se e fazem pressão a ponto de fazer ferida, disseram me para por alguma coisa entre os dedos mas não sei o que fazer, agradecida pelo serviço nobre que aqui tem prestado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se lhe parece que tem dores acho que sim, deve dar o benuron para ver se melhora.
      Quanto aos dedos dos pés, se a magoam e faz ferida acho que deveria consultar um ortopedista pediatrico, para ver o que é que ele acha.
      Cumprimentos

      Eliminar
  30. Boa noite.A minha filha está c mta febre ela pesa24 quilos eu estou a dar lhe 10ml de beneron é muito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A dose é essa, está correcto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  31. Boa tarde,
    tenho um filho, tem um ano, com APLV e já tenho lido relatos de reação ao ben-u-ron e brufen (este diz na composição que tem essencia de nata). Que outros medicamentos lhe posso dar para baixar a febre?
    Obrigada desde já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Os únicos medicamentos são esses, o paracetamol e o ibuprofeno. Ambos existem em supositório e em diferentes formulações de xarope, pelo que tem que ver na farmácia quais são is que não tem esses componentes.
      Cumprimentos

      Eliminar
  32. Bom dia Doutor, o meu filho tem 11 anos e 9 meses, ele já pode tomar benuron 500ml comprimidos? É que ele vomita o xarope benuron, obg.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O comp 500mg pode ser dado a partir dos 30kg, mais ou menos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  33. Olá doutor! Minha filha tem 4 anos e 14 kilos o medico receitou ib-u-ron 40mg 5ml de 8 em 8horas maos na bula fala outra coisa. Gostaria de saber ao certo quanto posso dar? Obrigada

    ResponderEliminar
  34. Boa noite doutor. Minha filha tem 4 anos e 14 kilos esta com muita febre o médico receitou ib-u-ron 40mg 5ml de8 em 8 horas gostaria de saber se estar certo pois na bula do remédio a dose seria bem menor. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se o ib-u-ron é o 40, a dose são 2,5ml no máx 8/8h.
      Cumprimentos

      Eliminar
  35. Boa tarde doutor a minha filha só se queixa de dores de cabeça e tem 38 de febre mas como nunca faz febre está que nem se mexe que me aconselha além do ben-u-ron? Obrigado

    ResponderEliminar
  36. Boa tarde doutor a minha filha só se queixa de dores de cabeça e tem 38 de febre mas como nunca faz febre está que nem se mexe que me aconselha além do ben-u-ron? Obrigado

    ResponderEliminar