Medicamentos para a febre - doses pediátricas

Os medicamentos para a febre são os mais usados em Pediatria, mas muitas vezes não são dados nas doses mais correctas. Assim, decidi escrever este post para ajudar os pais a não medicarem em excesso nem por defeito os seus filhotes.
Relativamente ao xarope de paracetamol (Ben-u-ron ou Panasorbe), a dose é de 15 mg por cada kg de peso, podendo ser repetida a cada 6 horas, caso necessário. Assim, é importante esclarecer que cada ml de xarope de Ben-u-ron tem 40mg de paracetamol, enquanto cada ml de Panasorbe possui apenas 32mg, o que faz com que a quantidade de cada xarope seja obrigatoriamente diferente para o mesmo peso. Quanto aos supositórios, deve usar os de 125mg até aos 9kg de peso e os de 250mg posteriormente. Existem também supositórios de 325mg (Parsel), que podem ser usados a partir dos 20kg.
Em relação ao ibuprofeno (Brufen ou Nurofen), a dose é de 5 a 7mg por cada kg de peso, podendo repetir a cada 8 horas. Neste caso os xaropes têm sempre a mesma dosagem, com a concentração de 20mg por cada ml. Existem ainda no mercado supositórios de ibuprofeno (Ib-u-ron), nas doses de 75mg (até aos 10kg de peso) e 150mg (a partir dos 10kg).
Não se esqueça que sempre que se dá medicação a uma criança é importante ter em atenção a dose e o intervalo entre as administrações, de forma a garantir a maior segurança possível.
Caso tenha alguma dúvida, pergunte ao médico assistente do seu filho, pois é a pessoa mais indicada para o esclarecer...

Etiquetas: