Plagiocefalia - o que é?

A plagiocefalia é o termo médico que designa uma assimetria da cabeça, com "achatamento" da parte posterior do crânio de um dos lados.
É uma situação bastante comum e que tem aumentado nos últimos anos, devido às indicações formais para os bebés dormirem de barriga para cima, de forma a prevenir a Síndrome da Morte Súbita do lactente (ver post sobre este assunto).
Acontece naturalmente, porque quase todos os bebés acabam por ter uma posição preferencial da cabeça em rotação para um dos lados, motivada pela postura adoptada enquanto ainda estavam dentro da barriga da mãe. Com a manutenção dessa "tendência", acabam por apoiar mais um dos lados da parte posterior do crânio, o que leva à assimetria que se pode ver na imagem abaixo.
Apesar de ser frequente, penso que se trata de uma situação que deve sempre ser objecto de observação médica, pois há alguns casos em que a plagiocefalia se pode dever a outras alterações, nomeadamente:
- torcicolo congénito - nesta situação o bebé não consegue rodar a cabeça para um dos lados, o que leva à posição "viciada" (implicação intervenção precoce)
- fecho prematuro de uma sutura (ligação entre os ossos do crânio) - aqui existem assimetrias evidentes a nível dos ossos da face (incluindo desvio do nariz) e requer uma abordagem mais urgente
Deste modo, se notar que o seu filho tem uma plagiocefalia, refira isso ao médico assistente, para se poder proceder a uma avaliação mais cuidada.
Na maior parte das vezes a situação resolve-se espontaneamente, sem necessidade de nenhum tratamento específico, bastando estimular mais o bebé do lado "não preferencial" (com brinquedos, colocando o berço de forma a que ele tenha que se virar para esse lado para observar a mãe quando está a dormir, ...). A partir dos 6-7 meses, com a adopção da postura sentada, os bebés acabam por estar muito menos tempo deitados e o crânio volta à sua forma original. De qualquer forma, volto a frisar que isso acontece quando se trata de uma plagiocefalia posicional ou postural, pelo que é sempre necessário a exclusão de outras causas.

Etiquetas: ,