Quando é que as crianças devem ir ao Dentista pela primeira vez?

Não existem recomendações formais que respondam a esta questão, mas há alguns pontos que é preciso reforçar.
No meu hospital (Viana do Castelo), realizamos um estudo com pais de crianças em idade pré-escolar para determinar quais os hábitos de higiene oral dos seus ilhos. Relativamente a esta questão da 1ª ida ao Dentista, a grande maioria referiu que deve acontecer apenas quando as crianças começam a ter os dentes definitivos ou, pior ainda, quando surgirem as primeiras cáries. Este conceito é profundamente errado, pois a grande vantagem de ir ao Dentista é prevenir problemas futuros ou então detectá-los precocemente.
Assim, torna-se importante frisar que:
- os dentes devem ser observados antes de desenvolverem cáries
- os dentes de leite também precisam de ser tratados quando têm problemas (e não apenas os definitivos)
- é muito frequente surgirem cáries nos dentes de leite, muitas vezes motivadas por uma má higiene oral
- existem problemas dentários diferentes das cáries, tais como má oclusão ("dentes tortos"), problemas na formação do esmalte e tártaro, entre outros, que precisam de orientação por especialista
- existem tratamentos preventivos (selantes), que impedem a formação de cáries
Deste modo, penso que a altura ideal para se ir ao Dentista pela primeira vez deverá ser entre os 2 e os 3 anos, até porque se a primeira experiência não for dolorosa, torna-se mais fácil a colaboração futura (se a primeira ida for para tratar uma cárie, é muito provável que o seu filho ganhe algum medo, porque por vezes o procedimento não é muito agradável).

Comentários

  1. Boa noite...
    A minha filha tem 2 anos e já tem os 2 dentes do cisso com uma pintinha de carié,devo leva-la ao dentista?
    obridado

    ResponderEliminar
  2. Existe recomendação da AAP de que a primeira consulta seja feita antes dos 6 meses de vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Desconheço essa recomendação, mas vou ler. De qualquer forma, não me parece muito lógico, uma vez que nessa idade os bebés ainda não têm dentes, mas vou-me informar.
      Obrigado!
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  3. Boa noite, o meu filho tem 22 meses e noto ja ha algum tempo que quando morde sobrepoe os dentes de baixo em relaçao aos de cima, creio que faz a dita mordida cruzada, mas como ele é muito pequeno creio que vai ser muito dificil leva-lo ao dentista. Sera do uso da chupeta? Deverei ir com ele a um especialista o quanto antes? Sera alguma ma formaçao a nivel do maxilar inferior? Desde ja agradeço a sua atençao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Penso que deve levá-lo a um dentista por volta dos 3 anos, mais ou menos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Olá Dr.
    O meu pequeno tem 13 meses e meio e ainda não tem qualquer dente. Tanto o pediatra particular tal como médico de família desvalorizam.
    Já vemos as gengivas muito brancas e notamos os altos. Mas nada. Há a uma idade específica para passar a ser um problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não se preocupe, é perfeitamente normal.
      Não há uma idade definida, mas se até aos 18-20 meses não tiver nenhum dente pode justificar-se fazer uma radiografia para ver se está tudo bem.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário