Quando é que as crianças devem ir ao Dentista pela primeira vez?

Não existem recomendações formais que respondam a esta questão, mas há alguns pontos que é preciso reforçar.
No meu hospital (Viana do Castelo), realizamos um estudo com pais de crianças em idade pré-escolar para determinar quais os hábitos de higiene oral dos seus ilhos. Relativamente a esta questão da 1ª ida ao Dentista, a grande maioria referiu que deve acontecer apenas quando as crianças começam a ter os dentes definitivos ou, pior ainda, quando surgirem as primeiras cáries. Este conceito é profundamente errado, pois a grande vantagem de ir ao Dentista é prevenir problemas futuros ou então detectá-los precocemente.
Assim, torna-se importante frisar que:
- os dentes devem ser observados antes de desenvolverem cáries
- os dentes de leite também precisam de ser tratados quando têm problemas (e não apenas os definitivos)
- é muito frequente surgirem cáries nos dentes de leite, muitas vezes motivadas por uma má higiene oral
- existem problemas dentários diferentes das cáries, tais como má oclusão ("dentes tortos"), problemas na formação do esmalte e tártaro, entre outros, que precisam de orientação por especialista
- existem tratamentos preventivos (selantes), que impedem a formação de cáries
Deste modo, penso que a altura ideal para se ir ao Dentista pela primeira vez deverá ser entre os 2 e os 3 anos, até porque se a primeira experiência não for dolorosa, torna-se mais fácil a colaboração futura (se a primeira ida for para tratar uma cárie, é muito provável que o seu filho ganhe algum medo, porque por vezes o procedimento não é muito agradável).

Etiquetas: