Translate

Etiquetas

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Como preparar os leites de bebé (em pó)?

Todos os leites têm instruções na lata sobre como devem ser preparados.
No entanto, a regra é universal: deve-se colocar uma colher rasa (que vem na lata) de pó para cada 30ml de água. Assim, por exemplo, se colocar 120ml de água deve adicionar 4 colheres de pó.
Um cuidado que deve ter é o de colocar sempre primeiro a água, porque isso permite uma preparação mais homogénea. Também a temperatura da água é importante, porque se estiver demasiado quente (a ferver), pode criar grumos no leite ao misturar, o que dificulta a sucção do bebé.
Não deve trocar as colheres de lata, particularmente se forem de marcas e/ou etapas diferentes, porque a densidade do pó não é sempre a mesma, o que faz com que o tamanho da colher também varie.
Estas regras são válidas para todos os tipos de leite, sejam "normais", "AR", HA", hidrolisados ou de outro tipo qualquer.
Posto isto, penso que não terá grandes dúvidas na preparação do leite do seu filho...

22 comentários:

  1. Boa noite dr, n sei se me pode ajudar ou se é do seu âmbito. O meu bebé tem 8 meses a caminho dos 9 e ainda mama. A minha questão prendesse ao facto de q ele durante a noite nos despertares dos sonos tenho de lhe dar mama e ele dorme. Com isto acordo umas 4 vezes. Sei q nesta altura o bebé n deveria mamar à noite, mas n sei o q fazer. Existe algo q ele possa tomar para dormir mais descansado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Geralmente o problema está na forma como os bebes adormecem, porque com essa idade e muitas vezes na mama. Se for assim, quando ele acorda a meio da noite vai exigir o que precisa oara dormir, ou seja, vai pedir mama. Nessas situações a solução passa por tentar adormece-lá sem ser a mama, até porque lhe deve lavar os dentes depois do leite. Só assim vai conseguir resolver o problema...
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. 'Boa Noite Dr, Minha bebe Tem 9 Meses, Já Está Prestes A Ir Para Creche, Só Que Ela Ainda Mama No Peito, Não Tentei Dar Outros Leites Ainda, Sera Que Você Pode Me Ajudar, Qual Leite Dar ? de Quantas E Quantas Horas ? Como Acostumar Ela Com A mamadeira, Pois Na Creche Só Vou Poder Dar Mamar As 11:00 Da Manhã, E Ela Tbm, Mama Umas 4 A 6 Vezes De Madrugada... Será Que O Senhor, Pode Está Me Ajudando ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Com 9 meses deve ser um leite adaptado (em pó) etapa 2. A quantidade depende do peso, mas pode começar com 180ml e ver se chega.
      O intervalo são cerca de 3h.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Meu bb está na mesma situação, porém ele bebe agua, suco na mamadeira e copinho, mas leite seja ele formula, ninho ou de caixinha ele não aceita, o que posso fazer para ele pegar o leite na mamadeira ou copo?

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      Depende da idade, mas se tiver mais de seis meses pode experimentar colocar um pouco de cevada ou papa no leite, para ver se ele gosta.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Olá boa tarde, vou me apresentar o meu nome é Xavier estou actualmente a fazer um estudo em França sobre a alimentação dos bébés (leite em po) gostava de saber se os pediatras em Portugal no caso que os bébés sofrem de regurgitação se prescrevem um leite adaptado tipo AR (leite engrossado de conforto) ? Agradeço muito a sua resposta. Com os meus melhores cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Neste momento as recomendações para fazer leite AR são apenas se existir doença do refluxo, ou seja, não está recomendado dar a todos os bebés que regurgitem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Ola Dr, meu bebe vai fazer 4 meses dia 25/06, porem irei voltar a trabalhar daqui duas semanas, e preciso ir dando leite especial (mamadeira) para ela acostumar quando for para a creche. Qual o leite você aconselha? Qual o modo de preparo. Posso continuar dando de mamar?

    ResponderEliminar
  5. Ola Dr, meu bebe vai fazer 4 meses dia 25/06, porem irei voltar a trabalhar daqui duas semanas, e preciso ir dando leite especial (mamadeira) para ela acostumar quando for para a creche. Qual o leite você aconselha? Qual o modo de preparo. Posso continuar dando de mamar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Deeve continuar a dar mama, mas pode ir habituando ao leite. Quanto a marca, deve escolher a que tiver menos proteínas e hidratos de carbono e preparar segundo as instruções da embalagem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Mais uma pergunta, meu bebe desde quando nasceu ela regurgita, mas não vomita. Conforme ela ta crescendo ta regurgitando mais, porem sem vomitos. Ja levantei o travesseiro, depois de mamar ela sempre arrota deixo em pé sempre bastante tempo, porem quando vai botar ela deitada ela regurgita tanto que se acorda. Fico com ela 2 horas no colo fazendo dormir e mesmo dormindo ela regurgita, até no colo. Isso ta atrapalhando no sono dela, é normal? Ou preciso consultar pra ver se pode ser refluxo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se o peso estiver a evoluir bem em princípio não precisa de nenhum tratamento, porque tem tendência a melhorar com o tempo (mesmo estando a agravar um pouco agora).
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Bom dia Dr. Meu bebê tá com 23 dias, está corizando muito, o nariz não escorre a pediatra passou sorine spray mais a noite ele piora fica muito incomodado, com dificuldades pra respirar e roncando muito. Isso já dura uns 10 dias, o mesmo não tem febre, uns espirros as vezes.
    O que eu devo fazer, levo a emergência ou posso dá nebulização com soro?
    E qual a quantidade de soro caso seja o caso da nebulização.
    Obrigada, fico no aguardo.

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Dr. Meu bebê tá com 23 dias, está corizando muito, o nariz não escorre a pediatra passou sorine spray mais a noite ele piora fica muito incomodado, com dificuldades pra respirar e roncando muito. Isso já dura uns 10 dias, o mesmo não tem febre, uns espirros as vezes.
    O que eu devo fazer, levo a emergência ou posso dá nebulização com soro?
    E qual a quantidade de soro caso seja o caso da nebulização.
    Obrigada, fico no aguardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode experimentar fazer nebulizações com soro (3ml, mais ou menos).
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Boa tarde Dr. Meu filho vai fazer 3 meses e meu leite esta diminuindo muito alem disso, daqui 24 dias volto a trabalhar,devo tentar dar leite artificial a ele?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se conseguir manter o seu leite é o ideal, mas se não conseguir tem que lhe introduzir um leite adaptado. De qualquer forma, se conseguir retirar o seu leite e congelar para dar mais tarde é uma boa opção.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Bom dia, a minha bebe é prematura nasceu com 35 semanas e está agora com um mês e meio, bolssa demais e agora comecou com aptamil Ar1, 10minutos de mama e 90ml debleite adaptado, hoje ai fazer o biberon pus 4 colheres de leite em 90ml de agua por engano. Tenho de ir com a menina ao hospital? Que riscos pode ela correr? Obrigada

    ResponderEliminar
  11. Bom dia, a minha bebe é prematura nasceu com 35 semanas e está agora com um mês e meio, bolssa demais e agora comecou com aptamil Ar1, 10minutos de mama e 90ml debleite adaptado, hoje ai fazer o biberon pus 4 colheres de leite em 90ml de agua por engano. Tenho de ir com a menina ao hospital? Que riscos pode ela correr? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não tem problema nenhum, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Boa noite, tenho uma menina q faz 4 meses dia 11 de maio. Desde q nasceu sempre foi presa dos intestinos, chega às vezes a estar 5 dias (sem nunca ter passado daí) sem fazer, mas faz sempre um coco mole. Bebe leite adaptado (antes bebia nan e agora beber nan Confort pois achei q fosse ajudar). Ela está sempre bem, come bem, peida se muito, e so ao fim de 3 a 4 dias sem fazer coco é q começa a ficar chorona, e vê s q faz força e q sente alguma dor! E depois de repente, sem fazer muita força ou esforço, lá faz. As minhas questões são: parece lhe normal todo este cenário? Acabará algum dia (por exemplo quando começar as sopas) a ser mais regular? O coco é um verde escurao.. não tem um cheiro forte, mas os peiditos sim têm um cheiro forte. Muito obrigado! Cumprimentos

    ResponderEliminar