Nebulizadores - sim ou não?

Este foi um tema sugerido por uma leitora do blogue e que eu considero extremamente pertinente abordar, até porque hoje em dia está um pouco "na moda" os pais comprarem um nebulizador para fazer os "vapores" em casa aos filhos. 
Como alternativa existem as câmaras expansoras (provavelmente desconhecidas para a maioria das pessoas), mas que também permitem a administração de medicação a nível pulmonar, quando tal é necessário. Sendo assim, penso que é um bom exercício debruçar-me um bocadinho sobre as vantagens e desvantagens de cada um desses aparelhos...
Começando pelo preço, a câmara expansora fica claramente em vantagem, pois custa cerca de um terço dos nebulizadores. Também em relação à eficácia na administração dos medicamentos, os estudos demonstram que a primeira é bastante mais eficaz, tendo ainda como outra vantagem o facto de necessitar de muito menos tempo, o que aumenta a colaboração das crianças (cerca de 1 minuto contra os 20-30 minutos do nebulizador).
A grande vantagem dos nebulizadores é o poderem ser utilizados para tornar as secreções mais líquidas, administrando apenas soro fisiológico, o que não é possível com as câmaras expansoras. Na maior parte das vezes não é preciso administrar medicação, pelo que este aspecto acaba por ter algum significado.
Posto isto (e pesando bem os "prós" e os "contras" de cada um), penso que se tiver que decidir entre estas duas opções, a câmara expansora parece-me ser uma escolha mais vantajosa. No entanto, trata-se sempre de uma escolha pessoal, pois se forem bem utilizados, não existem grandes diferenças entre ambos.

Comentários

  1. não sabia que as camara expansoras podiam ser usadas por bebes, a minha filha sempre usou nebulizadores e só com 4 anos lhe foi indicado a camara, ou seja, temos os dois aparelhos em casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do ceticismo à admiração, após ler una textos. Bem haja Sr Dr., votos para que escreva por muitos anos. Boas festas. Jorge Augusto

      Eliminar
    2. Minha filha tem 4anos oque faço para acabar com a asma dela

      Eliminar
    3. Minha filha tem 4anos oque faço para acabar com a asma dela

      Eliminar
    4. Boa noite (Sr. Jorge Augusto),

      Muito obrigado pelo seu comentário!
      Cumprimentos e bom ano

      Eliminar
    5. Boa noite,

      Existem algusn medicamentos para prevenir as crises de asma, mas têm que ser decididos caso a caso, após observação de cada criança.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Poderia falar um pouco sobre o procedimento da nebulização? Pode-se fazer com o bebé deitado a dormir? Há quem diga que pode ser prejudicial nessa posição, mas por vezes é dificil com eles acordados, quando são mais resistentes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pode fazer a nebulizacao com o bebe a dormir, não há problema.
      Grande parte dos meninos não gosta de fazer nebulizacoes e por vezes tem mesmo que se aproveitar quando dormem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Caro Dr.,
    O meu filhote de 2 anos, nas ultimas 3 semanas tem tido uma tosse que teima em não passar mesmo com um xarope que nos foi sugerido na farmácia. Uma médica amiga de um familiar diz-nos que os xaropes apenas são doces e não produzem efeito e que o melhor é optar por um nebulizador. A minha questão prende-se com o custo/beneficio do aparelho e se esta será a melhore solução para o efeito.
    Obrigado desde já e votos de muito sucesso para este projecto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Realmente os xaropes para a tosse têm uma eficácia bastante discutível.
      Quanto ao nebulizador, acho que é mais uma questão pessoal do que médica, porque não me acredito muito que vá solucionar o problema do seu filho. De qualquer forma, como a tosse tem já 3 semanas sem noção de melhoria, acho que era preferível ele ser auscultado, para ter certeza que os pulmões estão "limpos". Se for esse o caso, dê-lhe apenas um anti-histamínico para reduzir as secreções do nariz, que são muitas vezes a causa da tosse.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. minha filha tem 4 meses e esta resfriada posso fazer neubolizaçao nela e qual a quantidade do soro ?

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      Sim, pode fazer nebulizações com 3ml de soro.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Oi boa tardr!
    Meu bebê tem 4 meses , ele está com catarro no nariz, tipo uma corisa, porém agora está com uma tosse, ao dormir acorda com a tosse querendo se engasgar.
    Eu posso fazer uso de nebulização com soro?
    ou devo ir direto ao médico para ser examinado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se não tem febre e vai comendo, acho que pode experimentar as nebulizações com soro, para ver se melhora.
      De qualquer forma, deve sempre lavar o nariz com água do mar e aspirar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Dr.Qual intervalo de tempo para nebulização num bebe de 5
    Meses??? Ele tenta tussir mais nao consegue expelir nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se forem só nebulizacoes com soro não existe propriamente nenhum intervalo mínimo, pelo que pode fazer 3-4x por dia, sem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Hoje a tatde ele chorou cerca de 40 minutos sem parar ,entao dei dipirona para ele e parou o choro.Mas o incomodo do nariz nao passa. Me ajude...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se o problema está no nariz, o ideal é lavar bem o nariz com um spray de água do mar e aspirar, para ajudá-lo a respirar melhor.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. olá dr mesmo k o bebe não esteja constipado pode-se fazer na mesma nublização?

    ResponderEliminar
  8. olá dr mesmo k o bebe não esteja constipado pode-se fazer na mesma nublização?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, pode fazer, embora não tenha grande utilidade nesses casos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Bom dia Dr. O meu filho de 2 anos e meio está a fazer ventilan e seretaide na câmara expansora e gostava de lhe perguntar se o vácuo é mesmo essencial para que a medicação funcione. Nós fazemos com ele a dormir e se encostarmos a máscara com muita força ele acorda. Se encostarmos de maneira a que não haja brecha onde entre ar é o suficiente? Estou preocupada porque geneticamente há uma pequena predisposição para asma, mas esta foi a única crise dele em que se ouve pieira pontualmente. A pediatra diz que é uma falta de ar muito ligeira pois ele faz a vida dele normal. Fizemos ventilan 5 dias e seretaide 1 mês e voltou mas mais fraca, agora estamos com a mesma medicação mas vamos fazer o seretaide 2 meses diminuindo gradualmente a dose. Será que ele pode mesmo ter um prognóstico de asma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Em relação à câmara, basta encostar e não passar ar.
      Quanto à asma, dada a sua história familiar, tem realmente alguma probabilidade de desenvolver o mesmo, mas só mesmo o tempo é que vai dar essa resposta.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Meu bb de. 28 dias hoje teve dificuldades d respirar, ela esta so espirrando e hoje veio a tosse ja com a falta d ar fiz inalaçao e ela melhorou um pouco, mas estou muito preocupada pq pode ser gripe e ela eh tao novinha, estou com o coraçao partido sem saber oq fazer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A principal cois a afazer e colocar um pouco de soro fisiológico no narizinho dela, para ajudar a respirar melhor.
      Se mesmo assim lhe parecer que tem dificuldade a espirar, acho que deve ser vista.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Dr boa noite! Um bebê de 2 a 3 meses pode nebulizar quantas vezes ao dia? no caso ele só utiliza soro fisiológico. Obrigado!

    ResponderEliminar
  12. Dr boa noite! Um bebê de 2 a 3 meses pode nebulizar quantas vezes ao dia? no caso ele só utiliza soro fisiológico. Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode fazer 3-4 vezes por dia, sem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Olá Boa noite
    Me disseram que nebolização de mas fura os pulmões e verdade???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Isso não é verdade, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Dr. O meu bebê de 2 meses está com ronquidao e o.pediatra receitou nebulização com benotec 2 gotas ou fenoterol. Pode ser usado?

    ResponderEliminar
  15. Dr. O meu bebê de 2 meses está com ronquidao e o.pediatra receitou nebulização com benotec 2 gotas ou fenoterol. Pode ser usado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não conheço essa medicação, porque não existe em Portugal, mas com 2 meses em principio basta usar soro.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Minha filha têm 1 mês e 28 dias e está aguniada com o nariz entupido o qt devo fazer..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Deve lavar o nariz com água do mar, antes de mamar e dormir.
      Cumprimentos

      Eliminar
  17. Olá o meu filho tem cinco meses já anda com tosse e expectoração à 3 semanas, não tem febre, já foi auscultado 2 vezes e estava tudo limpo. Mas a tosse não passa já faço nebulizações desde o início e não melhora. O que posso fazer mais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se a auscultação está bem, penso que provavelmente o mais importante será lavar bem o nariz com um spray de água do mar e aspirar 3-4x por dia, principalmente antes dele mamar e dormir.
      Provavelmente vai notar melhorias...
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Olá o meu filho tem cinco meses já anda com tosse e expectoração à 3 semanas, não tem febre, já foi auscultado 2 vezes e estava tudo limpo. Mas a tosse não passa já faço nebulizações desde o início e não melhora. O que posso fazer mais?

    ResponderEliminar
  19. Olá o meu filho tem cinco meses já anda com tosse e expectoração à 3 semanas, não tem febre, já foi auscultado 2 vezes e estava tudo limpo. Mas a tosse não passa já faço nebulizações desde o início e não melhora. O que posso fazer mais?

    ResponderEliminar
  20. Olá, minha filha tem quase 5meses e há cerca de uma semana que anda muito constipada. Tem o nariz entupido e com muita ranhoca, temos lavado o nariz com soro e aspirado sempre que nos parece necessário, contudo nas últimas aspirações saiu um pouco de sangue. Será ferida na narina? Estou preocupada pois agora tem tido mais tosse. Quanto tempo mais ou menos demora a passar uma constipação? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode mesmo ser da constipação, não se preocupe.
      Geralmente estes quadros demoram 2-3 semanas a resolver completamente.
      Cumprimentos

      Eliminar
  21. Oi. gostaria de saber qual a diferença entre nebulizador de Ar comprimido, Sónico e de Rede Vibratória, me disseram que o Sónico não pode ser usado com alguns medicamentos como corticoides, essa informação procede? e esse novo de Rede Vibratória tem a mesma restrição?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Os nebulizadores de ar comprimido são menos utilizados, porque fazem muito barulho, o que condiciona a sua utilização.
      Os ultrassónicos são mais silenciosos e os de rede vibratória também.
      Estes últimos optimizam a administração dos fármacos, o que permite uma maior eficácia.
      A maior parte dos nebulizadores ultrassónicos têm alguma limitação na administração de corticóides (embora os mais recentes já o consigam fazer). Não tenho certeza absolutra (vou perguntar a alguns fabricantes), mas penso que os de rede vibratória funcionam melhor nesse aspecto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  22. Boa tarde Dr. Hugo!
    Tenho ouvido opiniões médicas diferentes em relação à utilização de nebulizadores consoante a tosse seja seca ou com expetoração.
    O meu filho tem 11 meses, está com febre há 48h mas a diminuir consideravelmente (ontem andava sempre ente os 39 e os 40°C), hoje anda pelos 38, 38.5°C.
    No entanto, desde ontem à noite a tosse piorou muito. É muito forte, parece que tem expetoração muito presa ou então é seca e ele está rouco e chora quando tosse. O médico viu-o antes deste agravamento e aconselhou ibuprofeno, chá de Malva e óleo de lavanda para massajar o peito (faz sentido dizer que vivo na Alemanha). Auscultou-o e observou-o todo e referiu que a garganta estava inflamada e irritada.
    Tenho 2 dúvidas:
    1. O nebulizador com soro fisiológico é aconselhado e pode ajudar?
    2. Será prudente voltar a ser visto pelo médico em virtude da pior ia ou este quadro poderá ter sido antecipado na observação realizada?
    Obrigada desde já e bem haja por esta iniciativa, que tanto apoia quem vive longe e em países com culturas muito diferentes da nossa.

    ResponderEliminar
  23. Boa tarde Dr. Hugo!
    Tenho ouvido opiniões médicas diferentes em relação à utilização de nebulizadores consoante a tosse seja seca ou com expetoração.
    O meu filho tem 11 meses, está com febre há 48h mas a diminuir consideravelmente (ontem andava sempre ente os 39 e os 40°C), hoje anda pelos 38, 38.5°C.
    No entanto, desde ontem à noite a tosse piorou muito. É muito forte, parece que tem expetoração muito presa ou então é seca e ele está rouco e chora quando tosse. O médico viu-o antes deste agravamento e aconselhou ibuprofeno, chá de Malva e óleo de lavanda para massajar o peito (faz sentido dizer que vivo na Alemanha). Auscultou-o e observou-o todo e referiu que a garganta estava inflamada e irritada.
    Tenho 2 dúvidas:
    1. O nebulizador com soro fisiológico é aconselhado e pode ajudar?
    2. Será prudente voltar a ser visto pelo médico em virtude da pior ia ou este quadro poderá ter sido antecipado na observação realizada?
    Obrigada desde já e bem haja por esta iniciativa, que tanto apoia quem vive longe e em países com culturas muito diferentes da nossa.

    ResponderEliminar
  24. spray de água do mar onde eu posso acha e como posso usar ou só com descrição medica o seja receita ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em Portugal os sprays de água do mar existem nas farmácias e são de venda livre.
      Cumprimentos

      Eliminar
  25. Bom dia Dr. Meu bebê tem 8 meses e ta com secreção no pulmão, o médico passou nebulizaçao só com soro 3 vezes ao dia. Quantos minutos durará cada sessão da nebulizaçao? To fazendo 20 minutos mais não sei se é o tempo correto. Por favor me ajude nessa duvida

    ResponderEliminar
  26. Bom dia Dr. Meu bebê tem 8 meses e ta com secreção no pulmão, o médico passou nebulizaçao só com soro 3 vezes ao dia. Quantos minutos durará cada sessão da nebulizaçao? To fazendo 20 minutos mais não sei se é o tempo correto. Por favor me ajude nessa duvida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Os vinte minutos parecem-me bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  27. Boa Noite! Dr. Minha filha tem 1a e 10meses precisa tomar nebulização de soro com afrin, 3x ao dia, qual o ideal intervalo de tempo entre uma nebulização e outra. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O ideal é que o intervalo seja mais ou menos oito horas, mas não precisa de a acordar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  28. Dr. Meu filho tem dois meses e oito dias e a exatos um mes e oito dias esta com o nariz entupido e ressecado. Ja levei ele ao pediatra que receitou salsep e nao deu jeito, rinofluimicil e ate decongex plus e nada adiantou. A tres dias atraz ele avaliou meu filho e pediu q fizesse uma radiografia do pumao pois suspeitou haver secreção mas nao havia. Porem percebo q meu filho esta meio carregada de catarro. Ja esti em desespero. O que faco? Pois ele passa o dia espirrando e no contato com o vento piora e mesmo assim a secreção nao é amolecida. Resultado q nem ele dorme nem eu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Como ele é pequeno, a solução passa mesmo por lavar bem o nariz com um spray de água do mar e aspirar, principalmente antes de mamar e dormir.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Boa noite, ja vi em muitas respostas lavar i nariz com agua do mar. Mas nos hospitais sempre recomendam soro fisiologico alias la limpam sempre com soro.

      Eliminar
    3. Boa noite, ja vi em muitas respostas lavar i nariz com agua do mar. Mas nos hospitais sempre recomendam soro fisiologico alias la limpam sempre com soro.

      Eliminar
    4. Boa tarde,

      Acabam por ser mais ou menos equivalentes, mas a água do mar tem a força do spray, pelo que pode funcionar um pouco melhor.
      Cumprimentos

      Eliminar
  29. minha filha esta quase sempre resfriada. o que posso fazer pra ultrapassar isso Dr.? a 3 meses que estava com bronquiolite, a pediatra pediu que fizéssemos 15 sessões de fisioterapia respiratória, já passou. agora esta resfriada, mas quase sempre fica. assim. está com 9 meses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sempre que ela estiver com o nariz mais obstruído deve lavá-lo bem com soro fisiológico ou um spray de água do mar, para a ajudar a respirar melhor e aliviar a tosse.
      Cumprimentos

      Eliminar
  30. Ola dr.boa tarde,minha bebê tem 1 ano e 11 meses,a 4 dias ela esta com tosse,o nariz escorrendo e encatarrada.Levei na emergência aedica passou hizixine 2,5 ,sobrinho no nariz e nebulização.Não esta adiantando em nada,ontem comecei por conta própria 3 ml de predin,1 vez ao dia e hoje na nebulização, coloquei meia ampola de clenil A.
    O que o senhor acha?

    ResponderEliminar
  31. Ola dr.boa tarde,minha bebê tem 1 ano e 11 meses,a 4 dias ela esta com tosse,o nariz escorrendo e encatarrada.Levei na emergência aedica passou hizixine 2,5 ,sobrinho no nariz e nebulização.Não esta adiantando em nada,ontem comecei por conta própria 3 ml de predin,1 vez ao dia e hoje na nebulização, coloquei meia ampola de clenil A.
    O que o senhor acha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se vir que ela melhora com essa medicação acho que pode manter durante 2-3 dias.
      Cumprimentos

      Eliminar
  32. Bom dia Dr.

    O que usar na nebulização minha filha tem cinco meses , esta muito ruim ,não consegui respirar ,estou fazendo nebulização e dando xarope expec
    Mas não estou vendo melhora .

    Me indica colocar acrescentar algo junto ao soro

    ResponderEliminar
  33. Bom dia Dr.

    O que usar na nebulização minha filha tem cinco meses , esta muito ruim ,não consegui respirar ,estou fazendo nebulização e dando xarope expec
    Mas não estou vendo melhora .

    Me indica colocar acrescentar algo junto ao soro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      A decisão de acrescentar algo depende sempre da auscultação, pelo que acho que ela deveria ser observada antes de se poder aconselhar algo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  34. Boa dia , estou com uma duvida. Estou fazendo nebulização com um soro especifico, avisaram -me que depois de o fazer a nebulização não devia sair, será verdade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não sei que soro é, mas em princípio não há problema em sair.
      Cumprimentos

      Eliminar
  35. Bom dia a minha filha com muita tosse com catarro e anda a tomar o Brufen. Não sei se lhe posso fazer nublizaçoes , PK uma vez disseram k quando ha espeturaçao n se deve fazer. Podia ajudar me? Anda assim desde domingo e ontem começou a fazer febre

    ResponderEliminar
  36. Bom dia a minha filha com muita tosse com catarro e anda a tomar o Brufen. Não sei se lhe posso fazer nublizaçoes , PK uma vez disseram k quando ha espeturaçao n se deve fazer. Podia ajudar me? Anda assim desde domingo e ontem começou a fazer febre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se tem expectoração deve fazer as nebulizações, porque geralmente ajuda.
      Cumprimentos

      Eliminar
  37. Bom dia minha BB esta com 3 meses e esta e nariz gora escorrendo hora ressecado e com catarro que não consegue espelir para fora o q devo fazer só nebulizaçao com soro e pro nariz o q fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Mantenha as nebulizações com soro e lave-lhe bem o nariz com água do mar e aspire.
      Cumprimentos

      Eliminar
  38. Boa oite o meu bebe tem 2 meses e meio, e esta com ranhoca espirros e alguma tosse para espelir mas n consegue, agrava durante a noite, a pediatra e contra nebulizadores e aspirar, diz apenas para lavar o nariz com soro e colocar neosenefrina, acontece que e dificil colocar uma gota apenas no nariz do bebe sem exceder a dose pois nao para quieto, acah que osso fazer nebulizadore e aspirar com agua do mar sem problema? é que nao estou a ver resultados, o bebe mama bem e n tem febre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se só com o soro não resolve acho que pode usarum spray de água do mar e aspirar, sem problema.
      Quanto às nebulizações, também pode fazer 1-2x/dia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  39. Bom dia, Dr. A minha filha tem dois anos e meio e esta completamente"tapada". Não tem tosse, nãotem expetoração. Estou a dar-lhe Zyrtec charope á noite (2,5ml) e ao acordar e deitar faço a Budesonida. Iniciei as nebulizações ontem, mas tenho uma dúvida: Não serão as nebulizaçoes de efeito contrário ao Zyrtec? O Zyrtec não seca as secreções e a nebulizaçao não humedeçe? Será contraproducente? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não tem efeito contrário, pode fazer as duas coisas.
      De qualquer forma, o ideal é lavar bem o nariz com água do mar e aspirar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  40. Há algum problema em fazer a nebulização, e dormir com ventilador ligado . minha bebe tem 3 meses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode fazer as nebulizacoes com ele a dormir.
      Cumprimentos

      Eliminar
  41. Olá!!! Minha filha começou a ter o nariz entupido depois q eu coloquei o ventilador girando pra ela. Fiz algumas nebulizações e aspirava a narinas dela. No início vinha uma babá incolor, mas no quarto dia vinha de vez em quando secreções um pouco amarelado. Como proceder nesse caso? Devo continuar a nebulização? Em qual frequência? Algum tipo de medicação? Ela tá com 11 meses de idade. Desde já obrigado!!!

    ResponderEliminar
  42. Olá!!! Minha filha começou a ter o nariz entupido depois q eu coloquei o ventilador girando pra ela. Fiz algumas nebulizações e aspirava a narinas dela. No início vinha uma babá incolor, mas no quarto dia vinha de vez em quando secreções um pouco amarelado. Como proceder nesse caso? Devo continuar a nebulização? Em qual frequência? Algum tipo de medicação? Ela tá com 11 meses de idade. Desde já obrigado!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O ideal é lavar bem o nariz com água do mar e aspirar. Pode manter manter as nebulizações 3x/dia, com soro.
      Cumprimentos

      Eliminar
  43. Boa noite Dr. Hugo! A minha filha tem 11 meses e desde que entrou para a creche, aos 7 meses que passa grande parte do tempo doente.o que me preocupa é que faz muitas laringites. A minha questão é se no caso das laringites, as nebulizações são aconselháveis? E já agora, se não é prejudicial fazer frequentemente o Celestone? Obrigada e parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      As nebulizações só têm algum interesse quando a tosse começar a ser produtiva e não na fase inicial. O celestone não tem problema, desde que seja feito na dose correcta e com durações curtas (3 dias).
      Cumprimentos

      Eliminar
  44. Dr. Meu bebe tem 5 meses e ele esta cm lariginte e catarro no peito. Gostaria de saber quantas nebulizacoes posso dar no dia. E o que fazer pra esse catarro sair logo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se tem expectoração pode fazer nebulizações com soro 3x/dia, mas o mais importante é lavar bem o nariz com um spray de agua do mar e aspirar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  45. Boa noite dr.,
    Meu filho de 8 meses está fazendo nebulização com remédio de 8/8h mas o pediatra da emergência me falou para fazer "muitas outras vezes só com o soro" durante o dia.
    Qual o intervalo mínimo que posso fazer a nebulização só com soro entre essas 8h que estarei esperando para fazer outra nebulização com remédio?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  46. Outra dúvida: posso fazer a nebulização enquanto ele está mamando? É só assim ou dormindo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode fazer cerca de 2-3x/dia.
      Enquanto mama é capaz de não ser boa ideia, porque se pode engasgar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  47. pode fazer nabulizaçao na criança de 3 a 6 meses

    ResponderEliminar
  48. Respostas
    1. Boa noite,

      O ideal é sempre lavar bem o nariz com um spray de água do mar e aspirar (se for pequeno).
      Cumprimentos

      Eliminar
  49. Olá meu filho está com tosse, com catarro, e estou notando a respiração mais rápida, Devo me preocupar? Ou essa respiração mais rápida se dar por conta do nariz entupido? Eu só consigo fazer nebulização com ele deitado e dormindo vi pessoas dizendo que não pode

    ResponderEliminar
  50. Olá meu filho está com tosse, com catarro, e estou notando a respiração mais rápida, Devo me preocupar? Ou essa respiração mais rápida se dar por conta do nariz entupido? Eu só consigo fazer nebulização com ele deitado e dormindo vi pessoas dizendo que não pode

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode efectivamente ser do nariz mais entupido, mas se nota que a respiração está muito rápida era melhor ele ser auscultado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  51. Boa tarde, meu filho tem apenas 15 dias, e o nariz dele tem ficado entupido. Por ele ser tão pequeno, ele pode fazer Nebulização???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode fazer, mas o mais importante é lavar-lhe o nariz com umas gotas de soro fisiológico, que é mais eficaz do que as nebulizações.
      Cumprimentos

      Eliminar
  52. Boa noite, a minha bebé tem 2 meses e está com bronquiolite, quando fiz a nebulizacao começou a tossir muito ( tosse seca) e ao respirar parece gatos é normal??

    ResponderEliminar
  53. Boa noite, a minha bebé tem 2 meses e está com bronquiolite, quando fiz a nebulizacao começou a tossir muito ( tosse seca) e ao respirar parece gatos é normal??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, muitas vezes as nebulizações estimulam a tosse, o que acaba por ser benéfico.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Fiolanda , boa noite , minha filha tb está com bronquiolite e tb tem 2 meses , como foi que a sua ficou melhor ? Qual a medicação ?

      Eliminar
  54. Boa noite, o pediatra receitou 2 puffs de seretaide inalador (na câmara expansora) de manhã e a noite. Ela tem 20 meses, na bula não e aconselhado a menores de 4 anos. Dei a primeira vez esta noite e passado um tempo, já a dormir não para de tossir e chorar...poderá ser efeito secundario?

    ResponderEliminar
  55. Boa noite, o pediatra receitou 2 puffs de seretaide inalador (na câmara expansora) de manhã e a noite. Ela tem 20 meses, na bula não e aconselhado a menores de 4 anos. Dei a primeira vez esta noite e passado um tempo, já a dormir não para de tossir e chorar...poderá ser efeito secundario?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não me parece que sejam efeitos secundários, mas se as queixas se mantiverem devia falar com o seu médico para tentar uma alternativa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  56. Boa noite,
    A minha bebé tem 2 meses e 11 dias e está com o nariz entupido e com alguma tosse. Tenho lavado com água do mar, aspirado o nariz e comprei o nebulizador para ajudar. No entanto tenho ouvido várias opiniões contrárias dizendo que a nebulizaçao pode fazer pior ao bebé pois não consegue expelir as secreções e pode danificar os pulmões, que só se pode fazer a partir dos 6 meses, que faz mal se estiver deitado,etc. É seguro ou não fazer a nebulizaçao? Depois de tanta coisa até fiquei com medo de estar a fazer mal à bebé. Obrigada e bom trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode fazer nebulizações, 2-3x/dia. Só precisa de parar se lhe parecer que isso a atrapalha.
      Cumprimentos

      Eliminar
  57. Boa noite...pode se fazer nebulizaçoes depois do bebé ter mamado? Minha filha tem 3 meses e meio

    ResponderEliminar
  58. Boa noite...pode se fazer nebulizaçoes depois do bebé ter mamado? Minha filha tem 3 meses e meio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Fazer nebulizações depois de mamar pode ser arriscado, pois muitas vezes a nebulização estimula a tosse e pode fazer com que o bebé vomite.
      Cumprimentos

      Eliminar
  59. pode substituir o soso fisiológico por água na nebulização?

    ResponderEliminar
  60. Pode substituir o soro fisiológico por água na nebulização?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não deve, o ideal é mesmo usar soro.
      Cumprimentos

      Eliminar
  61. Boa tarde Dr
    Minha filha tem 7 anos e tem sinusite e solta muita secreção pelo nariz e chega até sentir dor no ouvido eu posso fazer nebulização com soro fisiológico nela

    ResponderEliminar
  62. Boa tarde Dr
    Minha filha tem 7 anos e tem sinusite e solta muita secreção pelo nariz e chega até sentir dor no ouvido eu posso fazer nebulização com soro fisiológico nela

    ResponderEliminar
  63. Boa tarde Dr estou desesperada. Meu bebê de apenas dois meses e 27 dias está muito gripado, já levei ele no pronto atendimento duas vezes, mas já faz três dias que levei pela última vez, a febre não acaba, assim que o efeito do paracetamol acaba volta dinovo, e outra o pediatra de plantão passou nebulização 5 x ao dia 5ml de soro fisiológico e 3 GTS de berotec...
    Muitos estão achando muita a quantidade de gostas do berotec, mas só com soro não tá resolvendo, ele disse não passar xarope pra menores de dois anos de idade. Mas ele tosse muito e ta com muita chieira no peito. Estou apavorada... O que faço? Poderia me ajudar? :(

    ResponderEliminar
  64. Boa tarde Dr estou desesperada. Meu bebê de apenas dois meses e 27 dias está muito gripado, já levei ele no pronto atendimento duas vezes, mas já faz três dias que levei pela última vez, a febre não acaba, assim que o efeito do paracetamol acaba volta dinovo, e outra o pediatra de plantão passou nebulização 5 x ao dia 5ml de soro fisiológico e 3 GTS de berotec...
    Muitos estão achando muita a quantidade de gostas do berotec, mas só com soro não tá resolvendo, ele disse não passar xarope pra menores de dois anos de idade. Mas ele tosse muito e ta com muita chieira no peito. Estou apavorada... O que faço? Poderia me ajudar? :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Acho que o ideal será lavar bem o nariz dele e aspirar, mas não me parece errado dar o berotec 3 dias.
      Cumprimentos

      Eliminar
  65. Boa noite. Agua do mar é o nome do soro ??

    ResponderEliminar
  66. Boa noite. Agua do mar é o nome do soro ??

    ResponderEliminar
  67. Boa noite. Agua do mar é o nome do soro ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não, são coisas diferentes. A água do mar geralmente é vendida em spray.
      Cumprimentos

      Eliminar
  68. Olà. Bom dia. Meu filho tem 5 meses, foi diagnosticado com inicio de pneumonia e nao me deixa fazer a nebulizaçao, nem mesmo dormindo. Ele odeia que encosta objetos.no rosto dele, como a nebulizaçao e demorada ele chora muito. Gostaria de saber se posso substituir pela camara expansora, qual devo usar e qual a quantidade. Obrigada. Aluska - Brasilia - DF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      A câmara expansora é uma boa opção, mas depende do tipo de medicamento que tem que dar, não lhe consigo dizer as doses.
      Cumprimentos

      Eliminar
  69. Boa noite! Minha filha de 15 meses está a sete dias com febre em torno de 38 c com catarro e respiração ofegante. Faz uso de antibiótico e berotec a 5 dias e não vejo muita melhora . A pediatra pediu para continuar a medicação e voltar depois de dois dias.estou preocupada debo levar para emergência?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Desculpe, só via a mensagem agora.
      Sim, se a febre não melhora com o antibiótico deve ser reavaliada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  70. Boa noite!!! Parabéns pelo blog.
    Tenho uma filha de 1 aninho e ela ficou resfriada, nariz escorendo durante o dia,intupido a noite,e dando vômitos por causa do catarro, quantos ml de soro fisiológico e o tempo de duração que pode ser feito no nebulizador e se logo após de feito pode dar mamadeira, se tem que esperar um tempo de quanto seria?
    Atenciosamente Marcos Roberto.

    ResponderEliminar
  71. Boa noite!!! Parabéns pelo blog.
    Tenho uma filha de 1 aninho e ela ficou resfriada, nariz escorendo durante o dia,intupido a noite,e dando vômitos por causa do catarro, quantos ml de soro fisiológico e o tempo de duração que pode ser feito no nebulizador e se logo após de feito pode dar mamadeira, se tem que esperar um tempo de quanto seria?
    Atenciosamente Marcos Roberto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      As nebulizações podem ser feitas depois de mamar, mas se calhar é melhor fazer antes, para não vomitar.
      Pode utilizar 3ml de soro 3-4x/dia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  72. Boa tarde Dr
    a minha filha tem um mês e 7 dias faz barulho ao respirar tipo" ron ron " o soro com aspiração não tá a resultar o que me aconselha?

    ResponderEliminar
  73. Boa tarde Dr
    a minha filha tem um mês e 7 dias faz barulho ao respirar tipo" ron ron " o soro com aspiração não tá a resultar o que me aconselha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Com essa idade é mesmo só colocar umas gotas de soro no nariz, para aliviar.
      Se mamar bem e não tiver dificuldade respiratória não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  74. Bom dia doutor minhas filhas gemeias vai fazer três meses sábado já vai fazer oito dias q estão com nariz entupido gripadas já passei fluimare descongestionamentenasal n está resolvendo posso fazer inalação com soro

    ResponderEliminar
  75. Mas ñ está escorrendo nariz quando só fica com barulho no nariz tipo rocando

    ResponderEliminar
  76. Mas ñ está escorrendo nariz quando só fica com barulho no nariz tipo rocando

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode fazer as nebulizações.
      Cumprimentos

      Eliminar
  77. Dr Hugo,
    Meu bb começou tossindo e a pediatra detectou uma leve secreção. Passou somente nebulização com soro fisiológico e fisioterapia. Só que depois da nebulização ele tosse muito. Isso é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, é normal e é mesmo suposto que seja assim, para ajudar a limpar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  78. Dr Hugo,
    Meu bb começou tossindo e a pediatra detectou uma leve secreção. Passou somente nebulização com soro fisiológico e fisioterapia. Só que depois da nebulização ele tosse muito. Isso é normal?

    ResponderEliminar
  79. Minha filha de 8meses rla ta com o nariz escorrendo uma aqua e no olho sera que e por causa da gripe as lagrimas no olho figo procupds com isso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, é provável que seja tudo da gripe.
      Deve lavar-lhe bem o nariz com soro fisiológico ou um spray de água do mar, para ver se ajuda.
      Cumprimentos

      Eliminar
  80. Olá Dr. Meu netinho de dois meses e meio está com a respiração cansada,coriza e com tosse seca. As vezes elimina catarro quando tosse mas se alimenta muito bem com nan e leite materno . Para o nariz usamos salsep e aspirador nasal quando necessario. Estou preocupada com essa respiração cansada. Levamos ele ao pediatra uma vez por mês e na última consulta o mesmo disse que ele não estava encatarrado. Mas de la pra ca muita coisa mudou.Sera que podemos nebulizar em casa somente com soro? Adorei o blog. Sucesso.

    ResponderEliminar
  81. Olá Dr. Meu netinho de dois meses e meio está com a respiração cansada,coriza e com tosse seca. As vezes elimina catarro quando tosse mas se alimenta muito bem com nan e leite materno . Para o nariz usamos salsep e aspirador nasal quando necessario. Estou preocupada com essa respiração cansada. Levamos ele ao pediatra uma vez por mês e na última consulta o mesmo disse que ele não estava encatarrado. Mas de la pra ca muita coisa mudou.Sera que podemos nebulizar em casa somente com soro? Adorei o blog. Sucesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, pode fazer nebulizações com soro.
      Cumprimentos

      Eliminar
  82. Minha bb tem 1 mês tá mt resfriada levei ela no médico ontem e ela me orientou a faz nebulização com berotec 1 gota 4 vezes ao dia quanto tpo ela pode fica boa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Em princípio deve melhorar em 3-5 dias.
      Cumprimentos

      Eliminar
  83. Boa noite,

    O meu filho tem 7meses e fiz-lhe nebulização pela primeira vez. Ficou com as secreções muito mais líquidas. É suposto aspirar o nariz de seguida para as retirar?

    Muito obrigada.

    Melhores cumprimentos

    ResponderEliminar
  84. Meu bebê tem 1 mês e está tossindo muito e com o nariz entupido. posso fazer mobilização

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Si, pode fazer só com soro.
      Cumprimentos

      Eliminar
  85. dotor boa noite tenho duvidas minha bebe de 1 ano e 2 meses esta muito congestionada posso faze nebulização quntas vezes por dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, pode fazer nebulizações com soro 3-4x/dia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  86. Oi meu bebe tem 1 mes e um dia,elle esta com tosse espirros e nariz con catarro,uso rrinosoro na narina dele,mas qeria saber se posso fazer nebolizasao nele

    ResponderEliminar
  87. Oi meu bebe tem 1 mes e um dia,elle esta com tosse espirros e nariz con catarro,uso rrinosoro na narina dele,mas qeria saber se posso fazer nebolizasao nele

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, pode fazer nebulizações com soro.
      Cumprimentos

      Eliminar
  88. Boa Tarde. Meu bebê tem 2 meses e 20 dias e esta com o nariz bem trancado, estou passando salsep mas nao consigo aspirar, pois ele não deixa. No caso de estilização quanto de soro devo utilizar? Obrigado.

    ResponderEliminar
  89. Boa Tarde. Meu bebê tem 2 meses e 20 dias e esta com o nariz bem trancado, estou passando salsep mas nao consigo aspirar, pois ele não deixa. No caso de estilização quanto de soro devo utilizar? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode usar 3-5ml de cada vez.
      Cumprimentos

      Eliminar
  90. Boa noite
    Meu bebê esta com 5 meses...tem alguns dias que está com o peito cheio..a 2 dias esta com tosse e hoje acordou com febres... mesmo dando febre posso esta fazendo nebulizaçao? Quantas vezes no dia?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  91. Boa noite
    Meu bebê esta com 5 meses...tem alguns dias que está com o peito cheio..a 2 dias esta com tosse e hoje acordou com febres... mesmo dando febre posso esta fazendo nebulizaçao? Quantas vezes no dia?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  92. Boa noite
    Meu bebê esta com 5 meses...tem alguns dias que está com o peito cheio..a 2 dias esta com tosse e hoje acordou com febres... mesmo dando febre posso esta fazendo nebulizaçao? Quantas vezes no dia?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode fazer 3-4x por dia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  93. Bom dia Dr. A minha bebé tem 1 mês e um dia e desde ontem o nariz sela está entupido não a deixa dormir em condições nem comer, ganha muita saliva na boca fazendo bolinhas e ao mesmo tempo da-lhe vómitos! Tenho posto soro uma vez por dia e aspiro e ontem a noite fiz uma nublizacao com soro mas não vi melhora! Será que devo ir com ela ao hospital!?
    Cmpts

    ResponderEliminar
  94. Bom dia Dr. A minha bebé tem 1 mês e um dia e desde ontem o nariz sela está entupido não a deixa dormir em condições nem comer, ganha muita saliva na boca fazendo bolinhas e ao mesmo tempo da-lhe vómitos! Tenho posto soro uma vez por dia e aspiro e ontem a noite fiz uma nublizacao com soro mas não vi melhora! Será que devo ir com ela ao hospital!?
    Cmpts

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Experimente usar um spray de água do mar em vez do soro e aplique 3-4x/dia, para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  95. Meu nene tem 23 dias esta com o nariz trancado posso fazer nebulizaçao? quantos ml?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Experimente antes lavar o nariz com soro, para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  96. Boa tarde,

    Comprei um nebulizador, porém o vapor é frio. É normal?

    ResponderEliminar
  97. oi bom dia meu bebe chorou muito e ficou roco hoje esta completando 3 dias é normal? pode prejudicar o bebe pois ele tem 2 meses? em que caso devo levar ao medico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A rouquidão não tem problema, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  98. Bom dia. Meu filho 12 anos está na crise de tosse alérgica. Já estou fazendo uso do aerolin (inicialmente de hora em hora, depois 2 em 2h, agora de 4 em 4h, cfm orientação do pneumo). Também está tomando prednisolina 20mg 1xdia. Ontem levei no pronto socorro: raio X mostrou seios da face e pulmão limpos. Medica de plantão prescreveu mobilização com soro+5 gotas de Afrin, e manter prednisolona e aerolin. Mas pesquisando a internet fiquei na dúvida da eficácia do Afrin para esse caso em q a medica acha q é uma laringite. Pode me ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O faria é mais para a obstrução do nariz, não tanto para a laringite.
      Cumprimentos

      Eliminar
  99. Bom dia Dr:minha bebé de 4 meses está gripada com cansaço e um chiado nos peitinhos não tem febre e estou a fazer inalação com soro 3X ao dia...devo leva la ao hospital? Desde de já agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se não tem falta de ar e come bem acho que pode aguardar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  100. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  101. Boa noite Dr. A minha filha tem estado constipada, com alguma tosse, corrimento nasal, febre e alguma pieira já há algumas semanas. Foi por 2 vezes ao médico para avaliar os sintomas e recomendaram Neosinefrina e Onsudil. Fez a medicação e melhorou da tosse e do corrimento nasal mas ainda persiste a pieira. Ontem teve febre mas associei ao nascimento de um dente porque de facto está a "romper" outro dente. De resto tem estado bem dispostas mas com um pouco menos de apetite. Tenho aplicado soro, dorme com a cabeceira elevada e ontem tentei fazer vapores com água quente mas não me pareceu muito eficaz porque não pára quieta. Ela tem 11 meses. Estou na dúvida se a devo levar de novo ao médico por causa da pieira, se posso ou devo dar mais xarope? Se me puder dar o seu parecer ficar-lhe-ia grata.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Acho que poderia dar-lhe um anti-histamínico (fenistil, por exemplo).
      Cumprimentos

      Eliminar
  102. Boa tarde dr.
    O meu filho tem tosse acentuada, pingo no nariz, teve febre durante 3 dias mais ou menos 1 hora cada dia e anda com falta de apetite. Eu tenho dado um medicamento para a febre e limpado o nariz com soro e ainda feito nublizacoes com soro. Achas que mesmo assim devia de leva-lo ao medico rapido? Ou esperar mais um bocado pra ver a reaccao dele? Ja esta assim a 5 dias? Obrigado desde ja...

    ResponderEliminar
  103. Boa tarde dr.
    O meu filho tem tosse acentuada, pingo no nariz, teve febre durante 3 dias mais ou menos 1 hora cada dia e anda com falta de apetite. Eu tenho dado um medicamento para a febre e limpado o nariz com soro e ainda feito nublizacoes com soro. Achas que mesmo assim devia de leva-lo ao medico rapido? Ou esperar mais um bocado pra ver a reaccao dele? Ja esta assim a 5 dias? Obrigado desde ja...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Geralmente nesses casos a febre dura 3-5 dias, pelo que se durar mais do que esse período deve ser vista.
      Cumprimentos

      Eliminar
  104. Ola dr. O meu filho d 6 meses ta a fazer nublizacoes c 5 ml d soro, uma ampola d atrovent, e 0.25 d ventilan quantar vezes ao dia devo fazer e com que intervalo entre as nublizacoes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O ventilan pode fazer 3x/dia e o atrovent 2x/dia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  105. Boa noite Dr.
    Tenho um bebé de 6 meses e após 3 semanas de ser visto no hospital, com entupimento nasal, tosse, febres entre outros sintomas, fez aerossol no hospital, e teve 5/8 dias a tomar Clamoxyl e onsudil.
    Anteriormente fez neo-sinefrina e mucospas. No entanto nada melhora a tosse, nem mesmo o entupimento nasal, faz barulho ao respirar. Neste momento (desde ha 1 semana) estou a usar agua do mar, que não vejo resultado nenhum. Estou também a fazer vapores apenas com soro. Há algo que possa mais fazer, para melhorar a respirar?

    Tenho também una filha de 20meses, que também foi observada no hospital ha 2 semanas com febres e tosse que a faz vomitar. A febre às vezes aparece, mas a tosse não passa nem por nada. Fez mucoral. Ha algo que também possa fazer a ela?

    Desculpe o testamento, mas mãe de dois pequenos doentes é assim mesmo.
    Boas festas e obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Penso que pode ajudar aplicar um descongestionante nasal durante 3 dias.
      Cumprimentos

      Eliminar
  106. Boa noite Dr.
    Minha filha tem 11 meses. Está com imensa expetoracao o que invalida de mamar já que cada vez que puxa leite tem que largar peito para respirar. Ela consegue dormir com boca fechada o que indica que não há ranho no nariz mas mais abaixo já que ressona imenso.
    Já fez fenistil, celestone (6 dias) e ainda faz ryno douche mas continua a vomitar o leite.
    Já foi oscultada 2 vezes e tinha pulmões limpos. Obrigada e parabéns pela atitude.

    ResponderEliminar
  107. Boa noite Dr.
    Minha filha tem 11 meses. Está com imensa expetoracao o que invalida de mamar já que cada vez que puxa leite tem que largar peito para respirar. Ela consegue dormir com boca fechada o que indica que não há ranho no nariz mas mais abaixo já que ressona imenso.
    Já fez fenistil, celestone (6 dias) e ainda faz ryno douche mas continua a vomitar o leite.
    Já foi oscultada 2 vezes e tinha pulmões limpos. Obrigada e parabéns pela atitude.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Experimente colocar um descongestionante nasal durante 3 dias, para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  108. Olá minha bebe tem 6 meses esta com muita tosse com catarro, to pensando em comprar um nebulizador, mas estou insegura de usar nela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode usar com 6 meses, não tem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  109. Boa tarde.
    Minha filha tem 4 meses e ta com o nariz congestiobado e o peito chiando, o que eu fasso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se o peito está a chiar deve ser auscultada, para tentar perceber se precisa de algum tratamento.
      Cumprimentos

      Eliminar
  110. Boa tarde, Dr. Hugo
    Meu filho tem 8 anos e tá tossindo e com dor no peito e cansando, está com a respiração ofegante... Qual o procedimento do nebulizador, tenho Berotec e atrovent , gostaria de saber as gotas de cada uma e a quantidade do soro....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Esses medicamentos só devem ser aconselhados depois de uma auscultação, pelo que sem o ver não lhe consigo dizer se precisa mesmo deles ou não.
      Cumprimentos

      Eliminar
  111. Bom dia, tenho um bebé de 6 meses que está com o nariz muito entupido, nem consegue dormir, e tem tosse que até vomita expectoração, eu estou a por bastante soro, e sempre aspirar o nariz mas ele a noite fica uma lástima, até se ouve a chiadeira ele a respirar. Eu não tenho nublizador porque o meu médico de família não é muito apologista e sempre que eu falava ele diz que o nublizador não faz milagres, mas pelo que eu ouço ajuda imenso!
    Gostaria de saber a sua opinião, se deva comprar e fazer as nublizaçoes e se isso ajudaria a ele melhorar?
    Obrigado

    ResponderEliminar

Enviar um comentário