Nebulizadores - sim ou não?

Este foi um tema sugerido por uma leitora do blogue e que eu considero extremamente pertinente abordar, até porque hoje em dia está um pouco "na moda" os pais comprarem um nebulizador para fazer os "vapores" em casa aos filhos. 
Como alternativa existem as câmaras expansoras (provavelmente desconhecidas para a maioria das pessoas), mas que também permitem a administração de medicação a nível pulmonar, quando tal é necessário. Sendo assim, penso que é um bom exercício debruçar-me um bocadinho sobre as vantagens e desvantagens de cada um desses aparelhos...
Começando pelo preço, a câmara expansora fica claramente em vantagem, pois custa cerca de um terço dos nebulizadores. Também em relação à eficácia na administração dos medicamentos, os estudos demonstram que a primeira é bastante mais eficaz, tendo ainda como outra vantagem o facto de necessitar de muito menos tempo, o que aumenta a colaboração das crianças (cerca de 1 minuto contra os 20-30 minutos do nebulizador).
A grande vantagem dos nebulizadores é o poderem ser utilizados para tornar as secreções mais líquidas, administrando apenas soro fisiológico, o que não é possível com as câmaras expansoras. Na maior parte das vezes não é preciso administrar medicação, pelo que este aspecto acaba por ter algum significado.
Posto isto (e pesando bem os "prós" e os "contras" de cada um), penso que se tiver que decidir entre estas duas opções, a câmara expansora parece-me ser uma escolha mais vantajosa. No entanto, trata-se sempre de uma escolha pessoal, pois se forem bem utilizados, não existem grandes diferenças entre ambos.

Etiquetas: