Translate

Etiquetas

segunda-feira, 5 de março de 2012

Até que idade se deve esterilizar os biberões e chupetas?

A questão da esterilização dos biberões e chupetas é antiga, mas recentemente foram apresentados alguns pontos interessantes.
Assim, neste momento as recomendações dizem que não há necessidade de ser efectuada desde que os biberões sejam lavados imediatamente após a sua utilização. Quando tal não é possível, corre-se o risco de haver algum crescimento de bactérias e fungos no leite que fica no biberão, pelo que nessa situação já se deve esterilizar.
Na prática, é comum os pais esterilizarem os biberões nos primeiros tempos de vida e, apesar de não ser absolutamente necessário, é uma prática que não me parece incorrecta. A partir dos 4-6 meses os bebés começam a colocar na boca todos os objectos a que têm acesso, pelo que acaba por não ser muito lógico manter a tendência de esterilizar tudo, até porque tal é verdadeiramente impossível.
Deste modo, pode manter a esterilização até aos 4-6 meses, embora o mais importante seja mesmo lavar os biberões logo a seguir a serem utilizados...

13 comentários:

  1. Tive uma bebé na MAC no dia 24 de janeiro e este blog foi um feliz achado! Como imagina as dúvidas são sempre imensas e agora prestes a completar dois meses, o post sobre vacinação foi-me mto útil para esclarecer dúvidas sobre vacinar ou não a minha bebé com as outras duas vacinas não incluidas no PNV. Assim como este sobre esterilização e outros tantos, posso dizer q "devorei" o blog e vou recomendar a amigas mamãs! Já agora uma dúvida: a vacina da BCG agora passadas 7 semanas é que rebentou e deitou pus. é normal esta situação? o que devia ter feito? apenas limpei com agua. E relativamente a "sinais de nascença", pode fazer um post sobre o assunto? A minha pequena nasceu com imensas manchitas vermelhas, nas palpebras, na cabeça e no pescoço. Elas desaparecem? Obrigada por este maravilhoso blog!

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde! O que tem a dizer sobre os bebes ja nao levarem a bcg? Alarmante?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não acho que seja alarmante, uma vez que a taxa de tuberculose em portugal tem diminuído. Penso que com os dados actuais faz sentido pensar se vale a pena continuar a dar ou não, porque se calhar não há mesmo necessidade.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Ok, obrigada pela atencao! Mais uma questao... o meu filhote tem 2 meses e meio, ainda tem colicas. Toma colipreve no leite e melhorou, mas ainda as tem e as xs fortes. Todas as minhas amigas teem dado aquelas bolinhas homeopaticas, colikind. Tenho receio de dar isso. Qual a sua opiniao? Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não tenho experiência com esse medicamento, pelo que não a consigo aconselhar em relação a isso.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Bom dia! Antes de mais obrigada pela sua atencao. Tenho mais uma questao, entre tantas tipicas de quem e mae de primeira viagem. Qual a idade ideal para ir para o infantario? Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Essa não é uma questão com resposta universal, pois qualquer decisão tem vantagens e desvantagens. Para além disso, depende também da disponibilidade de haver ou não familiares para tomar conta da criança.
      De qualquer forma, pode espreitar o texto que publiquei sobre o assunto aqui no blogue no seguinte link:

      http://blogpediatriaparatodos.blogspot.pt/2011/09/infantarios-sim-ou-nao.html

      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Obrigada, tb tenho a msm opiniao. Assim reforcei-a :-) e bom ter um pont de vista de um profissional. Cumprimentos.

      Eliminar
  5. bom dia, o meu bebe ja tem sete meses e uma semana. Quais os frutos tropicais que lhe posso dar? Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode dar a manga, papaia e mamão.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Obrigada pela sua atencao e dispinibilidade.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia doutor! O meu filhote comecou a odisseia dos dentes... denoto que ele anda muito incomodado. Principalmente a noite. Deixou de dormir as noites tranquilamente. Quando lhe coloco um benurom tudo muda. Antes de dormir poso colocar.lhe sempre um supusitorio? Ou sera demais todas as noites? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode fazê-lo durante alguns dias (4-5), sem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar