Até que idade se deve esterilizar os biberões e chupetas?

A questão da esterilização dos biberões e chupetas é antiga, mas recentemente foram apresentados alguns pontos interessantes.
Assim, neste momento as recomendações dizem que não há necessidade de ser efectuada desde que os biberões sejam lavados imediatamente após a sua utilização. Quando tal não é possível, corre-se o risco de haver algum crescimento de bactérias e fungos no leite que fica no biberão, pelo que nessa situação já se deve esterilizar.
Na prática, é comum os pais esterilizarem os biberões nos primeiros tempos de vida e, apesar de não ser absolutamente necessário, é uma prática que não me parece incorrecta. A partir dos 4-6 meses os bebés começam a colocar na boca todos os objectos a que têm acesso, pelo que acaba por não ser muito lógico manter a tendência de esterilizar tudo, até porque tal é verdadeiramente impossível.
Deste modo, pode manter a esterilização até aos 4-6 meses, embora o mais importante seja mesmo lavar os biberões logo a seguir a serem utilizados...

Comentários

  1. Tive uma bebé na MAC no dia 24 de janeiro e este blog foi um feliz achado! Como imagina as dúvidas são sempre imensas e agora prestes a completar dois meses, o post sobre vacinação foi-me mto útil para esclarecer dúvidas sobre vacinar ou não a minha bebé com as outras duas vacinas não incluidas no PNV. Assim como este sobre esterilização e outros tantos, posso dizer q "devorei" o blog e vou recomendar a amigas mamãs! Já agora uma dúvida: a vacina da BCG agora passadas 7 semanas é que rebentou e deitou pus. é normal esta situação? o que devia ter feito? apenas limpei com agua. E relativamente a "sinais de nascença", pode fazer um post sobre o assunto? A minha pequena nasceu com imensas manchitas vermelhas, nas palpebras, na cabeça e no pescoço. Elas desaparecem? Obrigada por este maravilhoso blog!

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde! O que tem a dizer sobre os bebes ja nao levarem a bcg? Alarmante?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não acho que seja alarmante, uma vez que a taxa de tuberculose em portugal tem diminuído. Penso que com os dados actuais faz sentido pensar se vale a pena continuar a dar ou não, porque se calhar não há mesmo necessidade.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Ok, obrigada pela atencao! Mais uma questao... o meu filhote tem 2 meses e meio, ainda tem colicas. Toma colipreve no leite e melhorou, mas ainda as tem e as xs fortes. Todas as minhas amigas teem dado aquelas bolinhas homeopaticas, colikind. Tenho receio de dar isso. Qual a sua opiniao? Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não tenho experiência com esse medicamento, pelo que não a consigo aconselhar em relação a isso.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Bom dia! Antes de mais obrigada pela sua atencao. Tenho mais uma questao, entre tantas tipicas de quem e mae de primeira viagem. Qual a idade ideal para ir para o infantario? Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Essa não é uma questão com resposta universal, pois qualquer decisão tem vantagens e desvantagens. Para além disso, depende também da disponibilidade de haver ou não familiares para tomar conta da criança.
      De qualquer forma, pode espreitar o texto que publiquei sobre o assunto aqui no blogue no seguinte link:

      http://blogpediatriaparatodos.blogspot.pt/2011/09/infantarios-sim-ou-nao.html

      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Obrigada, tb tenho a msm opiniao. Assim reforcei-a :-) e bom ter um pont de vista de um profissional. Cumprimentos.

      Eliminar
  5. bom dia, o meu bebe ja tem sete meses e uma semana. Quais os frutos tropicais que lhe posso dar? Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode dar a manga, papaia e mamão.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Obrigada pela sua atencao e dispinibilidade.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia doutor! O meu filhote comecou a odisseia dos dentes... denoto que ele anda muito incomodado. Principalmente a noite. Deixou de dormir as noites tranquilamente. Quando lhe coloco um benurom tudo muda. Antes de dormir poso colocar.lhe sempre um supusitorio? Ou sera demais todas as noites? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode fazê-lo durante alguns dias (4-5), sem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Boa noite Dr. A minha filha tem 5 meses e desde os 2 meses que deixou de fazer cocó sozinha. A médica de família diz que é imaturidade dos intestinos e que iria regular a seu tempo,principalmente com a introdução da sopa e da fruta. Já há duas semanas que introduzimos sopa (sem cenoura, só batata ou batata doce, abóbora e alface ou courgette) e maçã ou pera cozida e a coisa ainda piorou. Agora nem com estimulação faz. o cocó ficou mais duro e custa-lhe ainda mais a fazer. Ela faz muita força mas faz no lugar errado. Faz nas pernas, estica as pernas todas, o que acaba por dificultar ainda mais. Eu sei que há bebés que não precisam de fazer cocó todos os dias mas se ela não faz uma vez por dia fica muito queixosa, chora e não dorme nada. A única coisa que resulta é o bebegel mas a médica diz que não posso dar todos os dias mas para não a deixar mais de 24h sem fazer. Já tentamos laevolac, xarope de maçã reineta, biogaia, bivos... nada funciona... o que posso fazer mais?... Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Experimente o Casenlax pediátrico, para ver se resulta.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Bom dia Dr. Hugo,
    Antes de mais parabéns pelo seu trabalho.
    A minha filha tem 3 meses e desde 1 mês idade não faz cocó sozinha, só com ajuda do bebegel a cada 2, 3 dias.
    Toma LA desde que nasceu. Inicialmente começou com o Nan ha, por indicação da pediatra passou para o aptamil ha e depois aptamil confort por causa das cólicas.
    Com nenhum destes leites resolvemos o problema do cocó.
    Para além disso, nas últimas semanas a bebé chorava sempre após cada biberon e nem deixava encostar a barriguinha quando a colocavamos na vertical para arrotar. Sentia dores ou incômodo na parte superior do estomago. Percebemos que seria refluxo porque bolsava bastante e quando a deitavamos apos as refeições, mesmo depois de estar 20 a 30 minutos na vertical, notamos que ela não ficava tranquila e o leite andava ali às voltas. Chegava a tossir com isso.
    Mudamos para o leite aptamil ar e ela adaptou-se muito bem. O refluxo passou e está muito mais tranquila após as refeições. Começou também a fazer cocó sozinha mas com um grande senão: o cocó é muito duro e grosso e saí às bolinhas. Nós ajudamos com.as perninhas mas ela faz um esforço enorme para evacuar. A continuar assim vai acabar por fazer ferida no rabinho e ela ainda é muito pequenina.
    Pensamos que a solução poderia ser alternar os leites aptamil confort, com aptamil ar.Por exemplo, dar-lhe 2 biberons AR e 1 biberon confort e assim sucessivamente. O que lhe parece? Qual a soluçao que recomendaria?
    ( Ela toma o Biogaia e às vezes o chá alivit gases).
    Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não acho má ideia intercalar os dois leites, se assim resultar.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário