Os xaropes para a tosse são aconselháveis?

Na minha opinião, a resposta a esta pergunta é relativamente simples: não!
Tal como escrevi num post anterior, é fundamental esclarecer que a tosse é um mecanismo de defesa e que, como tal, serve para limpar os nossos pulmões e as vias respiratórias. Assim, não é lógico estarmos a contrariar algo que nos é benéfico...
Claro que os xaropes para a tosse não são todos iguais nem actuam todos da mesma maneira, mas de um modo geral são quase sempre desaconselhados. Como se pode compreender, se uma criança tosse porque tem expectoração, não lhe devemos tirar esse reflexo, porque senão vai acumular as secreções todas nos pulmões. Por outro lado, há também xaropes que não retiram a tosse, mas tornam a expectoração mais líquida. Teoricamente isso faz sentido, porque permite às crianças eliminar as secreções mais facilmente, mas o problema é que as crianças pequenas não o conseguem fazer correctamente e podem acabar por ficar um bocado mais "encharcadas".
Sendo assim, acho que o mais importante é tranquilizar os pais e explicar-lhes que quando os seus filhos tossem é porque estão a tentar eliminar alguma coisa dos pulmões, pelo que devemos deixá-los tossir enquanto precisarem. Para ajudar um bocadinho, deve-se reforçar a ingestão de água, para a expectoração não ficar tão presa e pode também dar-se algum tipo de medicamento que diminua a produção das secreções (anti-histamínicos), porque isso vai acabar por diminuir a própria tosse.
Deste modo, no meu entender não existe vantagem nenhuma em comprar os xaropes para a tosse, até porque para além do que já referi, na maior parte das vezes têm açúcar desnecessário e representam um gasto evitável.

Comentários

  1. Boa tarde dr.
    O meu filho tem 25 meses e pele atópica. raramente está doente, pois por enquanto ainda nao frequenta o infantário. Há 2 semanas, fui ao pediatra porque estava com uma virose e já há algum tempo estava com tosse (apesar de tossir poucas vezes, mais à noite, e às vezes à noite, ao mamar, apresentava uma chieira ao respirar. Apesar de não estar constipado saiam algumas "casquinhas" dos nariz duras pelo que estava com frequencia com a mao no nariz.
    Após tudo isto, o pediatra disse que ele tem uma respiração um pouco ruidosa e receitou-lhe o xarope "Onsudil - 0,005mg/ml - procaterol - com a posologia de dar 3,5ml de manhã e à noite durante 5 a 7 dias e deitar um spray no nariz o spray Amvamys.

    que me diz doutor? acha que o medico procedeu bem, perante este quadro? A verdade é que a tosse não passou :(

    Cumpts

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sem auscultar é difícil dar uma opinião muito fundamentada, mas esses medicamentos podem ser usados nessas situações, pelo que não me parece desadequado.
      De qualquer forma, acho que o mais importante é mesmo lavar o nariz com um spray de água do mar e aspirar, 3-4x por dia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Boa noite doutor, antes de mais obrigada pela sua resposta.
    Relativamente ao meu filhote, como ele com o xarope nao parava com a chiadeira, levei-o novamente ao pediatra. Ele receitou-lhe Celestone 0.5mg/ml para tomar 40 gotas 2 vezes ao dia durante 3 dias e para fazer nebulização 3 vezes ao dia durante 5 a 6 dias (nebulização com 0.3ml de ventilan 5m/ml misturado com 2,5 ml de soro fisiológico.
    Nos primeiros dias, pareceu-me que a chiadeira tinha acabado, mas lá para o 4 e 5 dia notou que a chiadeira continuava. No entanto, saliento que 1 dos dias só consegui fazer 1 vez a nebulização.
    No final das nebulizaçoes que coincidiu quando li o seu comentários estou a fazer (há cerca de 2 dias) deitar 3 vezes ao dia agua do mar e depois aspiro. No aspirador so sai um pouco de muco transparente.
    O meu filhote continua a fazer uma leve chiadeira, só noto à noite, ao deitar, que é quando há mais silencio. A tosse, parece-me por vezes com expectoração outras vezes não.
    Ah esqueci-me de salientar, o meu filho ás vezes fica rouco e a semana passada ficou. Será quee stá relacionado?
    Doutor, perante isto o que lhe parece? Devo continuar com a agua do mar e a aspiração e isto passará ou devo voltar ao pediatra?

    Cumpts e muito obrigada

    ResponderEliminar
  3. Olá doutor mais uma vez, esqueci-me de mencionar que o meu filho de vez em quando fica rouco e na semana passada ficou. Mas entretanto já passou e que eu e o meu marido trabalhamos com madeira e usamos tintas e às vezes ele vem para a oficina e como é natural tem pó.
    Será que a rouquidão e o contacto dele com a madeira está relacionado?

    Cumpts

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bia noite,

      A rouquidão ode de facto estar relacionada com essa tosse e chiadeira quendescreve, mas a questão das madeiras não me parece.
      Se ele melhorar acho que deve manter só a aspiração, mas se houver algum agravamento deve ser visto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Boa tarde Dr.
    O meu bebé tem 7 meses e desde ontem à noite que ficou com uma expetoração líquida e transparente a sair do nariz, (aquilo que eu chamo "está com o pingo no nariz"). Esta expetoração parece vir apenas das vias aéreas superiores, o que lhe causa algum desconforto a dormir, porque volta e meia tem uma narina tapada ou as duas e ele fica mais agitado a tentar procurar uma posição de dormir em que respire melhor. Levantei-lhe a cabeceira mas não parece ter surtido muito efeito. Estou a lavar o nariz dele com soro fisiológico (SF) e depois aspiro. Mas a aspiração também não surte muito efeito. No entanto, aspiro sempre que acho necessário ou ele está mais aflito. Ainda não fez febre.
    Está numa ama que tem mais 2 meninos, mas no fim de semana não esteve com eles, e aparentemente nenhum deles está doente.
    Fez aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses e ainda mantém o leite materno para além da sopa e fruta. É a 1ª vez que adoece...

    A minha questão é: estou a fazer tudo bem? Ou acha melhor fazer aerossóis com SF? Ou por outra, aconselha-me mais alguma medida diferente, para ele não piorar?

    Obrigada desde já.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci-me de referir que hoje espirra mais do que o normal e tem uma tosse, que me parece acontecer quando a expetoração chega à garganta ou está mais "encharcado". Tanto que depois da refeição, bolsa um pouquinho á mistura com expetoração e tosse.

      Obrigada.

      Eliminar
    2. Boa noite,

      Parece-me que lavar o nariz com soro fisiológico e boa opção, ou então com aula do mar.
      Quanto às nebulizacoes com sf, acho que também podem ajudar um pouco.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Boa noite Dr, o xarope mucospas pode ser administrado por varios ciclos de 5 a 7 dias, caso haja tosse? A minha menina tem tosse e resulta mt bem com esse xarope mas o resultado +e que faz 7 dias e fica melhor mas dps em parando volta a ficar pior... posso voltar a dar lhe mais 5 dias tendo como intervalo apenas 2 ou 3 dias de pausa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Como pode ver no post não sou muito adepto de xaropes para a tosse. Acho que o ideal é sempre tentar lavar bem o nariz das crianças para as ajudar a ter menos secreções e dar-lhe mais água para que essas secreções fiquem mais líquidas.
      De qualquer forma, pode repetir o xarope se for essa a sua vontade.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Boa tarde de. Acha benéfico humidificadores no quarto das crianças? O nosso aquecimento é através de ar condicionado, e parece-me que o ar fixa extremamente seco. Acho que seria benéfico? É que o meu filho anda constantemente doente. O estado normal dele é secreções atrás de secreções. Ele toma medicação diária (montelucaste e faz nasomet).
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Realmente o ar condicionado pode ter esse problema, pelo que é importante haver alguma renovação de ar, ou então humidificá-lo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Boa tarde Dr. tenho uma filha com 5 anos e anda com uma tosse seca,ela não tem febre e por vezes tem o nariz tapado, o que mete água do mar. O que me preocupa é a tosse,acha que devo ir ao médico ou espero?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se não tem febre e de resto está bem, acho que pode aguardar mais um pouco.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Boa tarde Dr.Hugo Rodrigues.

    Tenho um bebé de 19 meses que tem tido imensa tosse com expectoração(noite e dia) e uma certa "chiadeira" perceptível durante a noite. Associado ou por coincidência, tem também uma espécie de "pintas" muito pequeninas por todo o tronco e ainda produz muita remela nos olhos,chegando a ter as pestanas coladas quando acorda.
    Tudo isto veio depois de ter estado com febre durante 3/4 dias.
    Esta situação já persiste ha uns 5 dias!

    Continua a querer brincar, tem respiração mais acelerada e com menos apetite.

    A única coisa que estamos a fazer para tentar resolver é: Aspirar o nariz, nebulizações com soro fisiológico e limpar os olhos também com soro.

    Será que me pode aconselhar? Se devo ou não dirigir-me ao hospital?

    Obrigado,
    Atenciosamente
    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se mantém essas queixas de dificuldade respiratória acho que deve ser visto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Bom Dia,
    O meu filho tem 5 meses e está desde ontem com febre a rondar os 38,5, mas controlada pelo benuron. tem tido alguma tosse com expetoração há alguns dias e piorou um pouquinho agora. o pediatra aconselhou onsudil, mas custa-me dar medicamentos....mas não sei se será melhor para não piorar. A minha filha com 7 anos também já esteve doente recentemente e teve que ir ao hospital com uma crise de asma. O meu filho tem também um dentinho a nascer.
    Poderia dar-me a sua opinião?
    Muito obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Com essa idade o mais importante é dar a medicação para a febre e lavar bem o nariz com água do mar e aspirar, principalmente antes de comer e dormir. Se os pulmões estiverem limpos (só auscultando é que se consegue saber), acho que não precisa de fazer mais nada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. O que fazer para uma criança de 3 anos espectorar? Ela já foi medicada e o pulmão está limpo, mas existe muco que faz a tosse persistitir

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Lave-lhe bem o nariz com um spray de água do mar e dê-lhe muita água a beber, para as secreções ficarem mais líquidas.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Boa noite dr.
      A minha filha de 34 meses anda á precisamente 11 dias com tosse. Já fez plumicort durante 5 dias e faz aerius até amanhã. No 1 dia foi lhe diagnosticado laringite. A rouquidão passou mas continua a falar analisada. Apesar de não deitar "ranhito" para fora quando dorme fica muito congestionada, limpo com água do mar e vou aspiradando.
      Preocupa me a tosse pois nota se que está com algo preso, esoecturacao,ou muco e não sai.
      O que me aconselha?

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      Se as secreções são assim espessas acho que devia colocar um descongestionante nasal durante 2-3 dias, para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Bom dia Dr,
    O meu filho de 21 meses de idade tem tosse desde Fevereiro, mes que iniciou o infantário. umas vezes tem expetoração, depois melhora, volta a piorar e a melhorar mas não passa de vez! Utilizo aerosol com soro a noite, soro no nariz e uns granulos homeopatico para a tosse (espectokind). Já tem tido febre baixa(até 38º) por um ou dois dias e desaparece por si só.
    O que aconselha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se a tosse já se mantém desde Fevereiro, sem intervalos livres, acho que deveria marcar uma consulta com o seu médico para se fazer uma avaliação correcta, porque é um quadro já muito prolongado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Oi doutor minha filha tem 2anos e 5 meses ela está com uma tosse cheia de catarro e o nariz escorrendo muito o q eu faço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode dar-lhe um anti-histamínico e lavar bem o nariz com um spray de água do mar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Boa noite Dr. Hugo a minha filha tem 3anos e 5 meses. Não tem tosse. Mas vomita expectoraçao. Ñ tem febre! A dormir tem chiadeira forte. E dorme bem com a cabeça mais alta. Se estiver ao nível do corpo começa logo a vomitar mas a expectoraçao é transparente. Devo levar ao médico? Ou existe alguma coisa que possa fazer em casa?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O mais importante é tentar lavar-lhe bem o nariz com um spray de água do mar, mas se não melhorar deve ser auscultada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Boa tarde,
    a minha filha faz 3 anos em abril e neste momento está com tosse com expetoração, hoje faz 3 dias que está com tosse e apresentou uma temperatura de 37,6... dei brufen para ajudar. Acha necessário ir já às urgências? ou basta controlar a tosse com água? ainda fiz o xarope de cenoura para ajudar, pois não uso xaropes para a tosse, coloco cebola no quarto e vicks na planta dos pés. No entanto também não sei se ajuda a 100%... que mais posso fazer? à uma semana e meia ela também teve com febre, mas nao tinha tosse, pode ter sido para os dentes, pois ainda falta os 2 últimos superiores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Penso que deve lavar-lhe bem o nariz com um spray de água do mar, para ver se ajuda.
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Bom noite doutor,tenho menino com 3anos e tem bronquite asmática..Será que lhe posso dar broncoliver pediátrico???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Os xaropes para a tosse não têm recomendação em pediatria.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Meu bebe ta com um ronquinho p mcja levei ele no médico e diz q o pulmão dele ta limpo passou salsep para lavar o narizinho dele. O q pode ser

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Provavelmente será uma infecção respiratória das vias aéreas superiores, se os pulmões estiverem limpos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  17. Meu bebê tem oito meses está tossindo bastante tosse cheia e o nariz escorrendo um catarro um pouco verde. O que deve fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Tem que lhe lavar bem o narizinho com um spray de água do mar e aspirar, para ver se ajuda.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Meu filho de 1 ano esta tossindo uma tosse cheia so q ele tosse pouco o nariz escorrendo o tempo todo ja esta com mais de 1 semana que ele esta escorrendo o nariz. O que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Experimente lavar o nariz com um spray de água do mar para ver se ajuda, mas se não melhorar pode testar um anti-histamínico.
      Cumprimentos

      Eliminar
  19. Olá, Boa noite! Minha filha tem 1ano e quatro meses,ela tem muita tosse com catarro e coriza muito e tem febre do pescoço pracima. O que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Desculpe só responder agora, mas tive um problema informático no blogue e não conseguia colocar as respostas.
      Espero que a sua filha já esteja bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  20. Boa noite Dr., a minha filha está há meses com Muco no nariz, já fez anti histamínicos, antibiótico devido a 2 otites e
    tudo na mesma. Lavo diariamente o nariz c soro ou agua do mar, mas sempre o mesmo cenário..melhora um ou dois dias e volta tudo ao inicio: espirros, muco, tosse, otite...é normal este quadro não melhorar? Serão alergias? Que me aconselha a fazer para quebrar com este ciclo? Obrigada é que começo a desesperar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Podem ser alergias, mas o tratamento depende da idade dela.
      Cumprimentos

      Eliminar
  21. Olá o Meu filho tem 6 meses e está com uma tosse que já persiste a algumas semanas, porém agora o peito dele está roncando ou fungando mas o nariz não está congestionado o que faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Desculpe só responder agora, mas tive um problema informático no blogue e não conseguia colocar as respostas.
      Espero que o seu filho já esteja bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  22. Boa noite Dr.,
    O meu bebé faz amanhã 7 meses e durante esta semana que passou notei que estava a ficar com um pouco de tosse e o nariz um pouco entupido. Ontem foi ao pediatra e disse que estava com um pouco de expectoracao e receitou-lhe um xarope Ventoliber 1 Colher de café 2x por dia durante 5 dias. Ontem ao fim da tarde ele piorou bastante que durante esta noite que passou custava lhe respirar e tive que o deitar sobre mim sentada para que ele respire melhor.será está a melhor forma para que ele melhore. Hoje parece que piorou da expectoracao apesar de estar com o xarope. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Desculpe, só vi agora a sua mensagem.
      Nessas situações o mais importante é sempre lavar bem o narizinho com um spray de água do mar e aspirar. Geralmente é suficiente.
      Cumprimentos

      Eliminar
  23. Boa tarde Dr,
    O meu filho tem 13meses, teve 2 dias com tosse e febre baixa, mas já passou, agora simplesmente ouve-se uma "ronqueira" a respirar, como fazer ele deitar a expectoração para fora? Pois não tem expelido nada pelo nariz. O meu receio é por vezes poder ficar alojado no pulmão. Haverá algo que possa dar para a expectoração ficar mais fluida? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Geralmente o que ajuda a expectoração a ficar mais fluida e mesmo a água e é por esse motivo que se recomenda que nesses casos as crianças bebam muitos líquidos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  24. Bom dia Doutor,
    a minha filha, de 4 anos, teve uma laringite há 6 dias, tendo feito aerosol com celestone. Dei-lhe celestone durante 4 dias por indicação médica (médico das urgências que a atendeu). Tem sempre muita tosse, que me parece mais seca do que com expectoração. Passa o dia tossir, mas durante a noite passada raramente tossiu. Hoje de manhã recomeçou a tosse. Resolvi ontem começar a dar-lhe o xarope Grintuss. O que me aconselha se a tosse não melhorar, devo ir ao pediatra ou aguardar alguns dias? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Geralmente a tosse dura 2-3semans, pelo que pode aguardar esse tempo se não tive mais nenhuma queixas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  25. Boa noite Doutor,
    A minha filha tem 23 Meses e apareceu com uma tosse com expectoração , dirigi-me á farmácia e me aconselharam o Bissolvon Infantil , mas como ela anda no infantário chegam a andar durante o período da tarde a brincar no recreio com temperaturas frias e não está nada melhor . Ela não tosse , está é constantemente a fazer aquele barulho/chiadeira na garganta da especturação que me aconselha ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O mais importante é mesmo lavar bem o narizinho dela com um spray de água do mar e aspirar, para retirar as secreções.
      Cumprimentos

      Eliminar
  26. Boa tare doutor minha filha tem 4 anos está com infecção de urina está sendo tratada com cefalexina mais agora tbm está resfriada tosse bastante e tem um chiado qd respira e percebo tbm que ela respira profundo faz um esforço percebo o que devo fazer estou fazendo inalação nela pq ela já ficou assim outras vezes e o médico mandou eu fazer inalação 5 ml de soro e 6 gotas de Berotec continuo doutor ou a levo novamente no medico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se está a fazer esforço a respirar achoq ue deve ser auscultada.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário