Os xaropes para a tosse são aconselháveis?

Na minha opinião, a resposta a esta pergunta é relativamente simples: não!
Tal como escrevi num post anterior, é fundamental esclarecer que a tosse é um mecanismo de defesa e que, como tal, serve para limpar os nossos pulmões e as vias respiratórias. Assim, não é lógico estarmos a contrariar algo que nos é benéfico...
Claro que os xaropes para a tosse não são todos iguais nem actuam todos da mesma maneira, mas de um modo geral são quase sempre desaconselhados. Como se pode compreender, se uma criança tosse porque tem expectoração, não lhe devemos tirar esse reflexo, porque senão vai acumular as secreções todas nos pulmões. Por outro lado, há também xaropes que não retiram a tosse, mas tornam a expectoração mais líquida. Teoricamente isso faz sentido, porque permite às crianças eliminar as secreções mais facilmente, mas o problema é que as crianças pequenas não o conseguem fazer correctamente e podem acabar por ficar um bocado mais "encharcadas".
Sendo assim, acho que o mais importante é tranquilizar os pais e explicar-lhes que quando os seus filhos tossem é porque estão a tentar eliminar alguma coisa dos pulmões, pelo que devemos deixá-los tossir enquanto precisarem. Para ajudar um bocadinho, deve-se reforçar a ingestão de água, para a expectoração não ficar tão presa e pode também dar-se algum tipo de medicamento que diminua a produção das secreções (anti-histamínicos), porque isso vai acabar por diminuir a própria tosse.
Deste modo, no meu entender não existe vantagem nenhuma em comprar os xaropes para a tosse, até porque para além do que já referi, na maior parte das vezes têm açúcar desnecessário e representam um gasto evitável.

Etiquetas: