Quando é que as crianças podem começar a comer chocolate?

Ao ler o título deste post, a maior parte das pessoas vão achar estranho um Pediatra aconselhar o consumo de chocolate. Não é isso que eu defendo, nem é claramente essa a mensagem que eu quero passar e penso que isso ficará claro ao terminar de ler este tópico.
É normal que as crianças acabem por contactar com o chocolate em alguma altura da sua vida e, mesmo não sendo um alimento considerado "saudável", muitas vezes passa a ser um alimento "habitual" (é fundamental não esclarecer o conceito de consumo moderado e em pequenas quantidades...), pelo que é importante esclarecer algumas regras.
O chocolate é bastante alergénico, pelo que deve se deve atrasar a sua introdução. Assim, considero que as crianças não devem contactar com esse alimento até aos 2 anos, ressalvando que mesmo depois dessa idade este é claramente dispensável e não faz parte de uma alimentação saudável e equilibrada.
No entanto, se a sua decisão enquanto mãe/pai for a de dar chocolate ao seu filho, não o faça nos primeiros 2 anos de vida, pois corre o risco de o sensibilizar e, deste modo, impedir o seu consumo nos anos vindouros...

Etiquetas: ,