As crianças precisam de tomar desparasitantes?

A utilização dos desparasitantes (ou, como são mais conhecidos, "remédios das bichas") sofreu algumas alterações nos últimos anos.
Isto deve-se às recomendações da Direcção-Geral da Saúde de 2006 que passaram a indicar que não se deve desparasitar por rotina as crianças, ao contrário do que era hábito até então. As indicações para prescrever este tipo de medicamentos prendem-se exclusivamente com 2 situações:
  • criança que contactou (ou contacta) claramente com parasitas
  • criança que apresenta sintomas sugestivos de infecção parasitária
Actualmente pensa-se que o contacto com este tipo de microorganismos pode ser benéfico na prevenção de algumas doenças gastrointestinais e alérgicas, pois parecem ter um efeito positivo na regulação do sistema imunológico intestinal.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Sabe onde posso arranjar as recomendações da DGS sobre a desparatisação? Obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite,

    Não lhe sei dizer de momento, mas vou procurar e assim que souber digo-lhe.
    Cumprimentos,

    Hugo Rodrigues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Fico então a aguardar informações suas.

      Cumprimentos!

      Eliminar
    2. Minha filha de 2 Anos tem tido comichoes no rabinho e dores de barriga constante, ja fizemos tratamentos com desparizatantes diversos e continua tudo na mesma. Eis alguns dos medicamentos: metronidazol, gentamicina é o que acabou de usar a dias. A barriga dela fica muito quente com temperatura as vezes a chegar 40 graus.

      Eliminar
    3. Minha filha de 2 Anos tem tido comichoes no rabinho e dores de barriga constante, ja fizemos tratamentos com desparizatantes diversos e continua tudo na mesma. Eis alguns dos medicamentos: metronidazol, gentamicina é o que acabou de usar a dias. A barriga dela fica muito quente com temperatura as vezes a chegar 40 graus.

      Eliminar
    4. Minha filha de 2 Anos tem tido comichoes no rabinho e dores de barriga constante, ja fizemos tratamentos com desparizatantes diversos e continua tudo na mesma. Eis alguns dos medicamentos: metronidazol, gentamicina é o que acabou de usar a dias. A barriga dela fica muito quente com temperatura as vezes a chegar 40 graus.

      Eliminar
    5. Minha filha de 2 Anos tem tido comichoes no rabinho e dores de barriga constante, ja fizemos tratamentos com desparizatantes diversos e continua tudo na mesma. Eis alguns dos medicamentos: metronidazol, gentamicina é o que acabou de usar a dias. A barriga dela fica muito quente com temperatura as vezes a chegar 40 graus.

      Eliminar
    6. Bom dia,

      Podem ser oxiúrios e o tratamento mais adequado será o albendazol.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Boa tarde,
    Sabe dizer-me quais sao os sintomas sugestivos de infeccao parasitaria?
    No caso particular da minha filha, tem 26 meses e foi este verão (como vai passar a ser todos os veroes daqui em diante) à terra dos meus pais, na província/campo profundo, com animais e moscas de gado (vacas, cabras, ovelhas, cavalos), comeu terra, beijou os cães (!!), comeu amoras sem as lavar primeiro, etc. Quando eu era pequena, tínhamos por habito fazer a desparasitação anual após o verão (mas como diz, era comum isso acontecer). Queria ter uma ideia se o deverei fazer com a minha filha também... também nao sei quais os tais "sintomas sugestivos"... além da comichão no rabinho (do que me lembro!).
    Só tenho consulta em Dezembro, nao sei se deva "chatear" o pediatra com isto antes da consulta...
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa por só responder agora, mas estive de férias.
      Penso que se ela está bem não precisa de fazer o desparasitante.
      De qualquer forma, os sintomas a ter em atenção são os seguintes:
      - comichão no rabinho ou região vaginal
      - diarreia prolongada
      - dor de barriga constante
      - má evolução de peso
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  5. Boa tarde. Gostaria de saber se um bebe de 6 meses e meio pode tomar desparasitanteBENDEX. E se um bebe constipado perde apetit ao comer e depois de mamar parece nao conseguir arrotar como se tivesse algo na garganta? Peco que me ajude.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Em Portugal não existe nenhum desparasitante com esse nome, pelo que não consigo aconselhá-la.
      Quanto ao apetite, é perfeitamente normal reduzir numa constipação. O importante é sempre limpar o nariz com soro fisiológico e aspirar, antes de todas as mamadas.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  6. boa tarde... preciso urgentemente de um conselho o k posso dar a minha filha ou fazer com que esta consiga fazer coco mais mole visto ser mto duro o k por vezes nao faz todos os dias como era habitual? comprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não sei a idade do seu filho mas o pediatra do meu dizia para lhe dar xarope de maçãs reineta ou leite de magnésia, isto partindo do princípio que ele já ingere muitos liquidos ;)

      Eliminar
    2. Bom dia,

      Depende da idade da sua filha.
      É sempre importante aumentar a ingestao de fibras (legumes verdes, laranjas, kiwis, cereais integrais - sempre de acordo com a idade...) e reduzir o consumo de batata, cenoura e banana.
      Para além disso, há alguns medicamentos que eventualmente pode tentar, como o movicol ou o casenlax. De qualquer forma, acho que deveria ter uma observação médica primeiro, pelo que a aconselhava a ver o que acha o seu médico assistente.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  7. Boa noite,
    A minha filha tem 20 meses. Nunca tomou desparasitante. Nao esta a evuluir em termos de peso. Praticamente que nao come nada. E por vezes come apenas 2 colherzinhas de sopa e da un grande arroto. Como se ja tivesse comidi muito. Sempre foi muito presa dos intestinos. Ja anda assim ha muito tempo. Neste momento anda com as fezes moles, porque anda constipada. O que me diz a esta falta de apetite?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Essa não é uma questão fácil de responder à distância, porque implica sempre uma observação médica.
      O que lhe posso dizer é que há bastante meninos assim e, na maior parte dos casos, não encontramos nenhuma resposta. No entanto, é sempre necessário fazer uma correcta avaliação médica...
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  8. Olá. Estou a amamentar uma bebé de 5 meses e meio. Tenho um cão que não é desparasitados internamente há um ano porque tem problemas renais e de fígado e o vet. não aconselha. Será que eu posso me desparazitar estando a amamentar? Sera que os desparasitantes que andam por ai sao todos teratogenicos? Aguardo resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em princípio não há problema nenhum em se desparasitar e manter a amamentação, mas se tiver dúvidas pode consultar o site www.e-lactancia.org e introduzir lá o nome do desparasitante para saber se interfere ou não com a amamentação.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Bó. Dia dr. Hugo a minha questão e o seguinte o mei menino tem dois meses e começou a tomar leite em po PK o meu já n o sustenta w desde então ficou preso dos intestinos estou lhe a dar xarope de maçãs reinetas mas não vejo qualquer resultado pode me ajudar obrkgado

      Eliminar
    3. Bó. Dia dr. Hugo a minha questão e o seguinte o mei menino tem dois meses e começou a tomar leite em po PK o meu já n o sustenta w desde então ficou preso dos intestinos estou lhe a dar xarope de maçãs reinetas mas não vejo qualquer resultado pode me ajudar obrkgado

      Eliminar
    4. Bom dia,

      Se começou com a introdução do leite, pode sempre tentar trocá-lo para um que seja mais adequado aos meninos com obstipação,porque há vários no mercado. Se mesmo assim não melhorar, tente dar-lhe um probiótico, para ver se ajuda.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Boa tarde! No colégio da minha filha foram detetados dois casos de crianças com parasitas, vulgarmente conhecidos por "lombrigas". Temos um cão em casa - num espaço exterior - há cerca de um ano que é desparasitado mensalmente, mas optei por nunca desparasitar a minha filha, nem nenhum de nós, adultos, uma vez que nunca me deparei com uma situação de contágio de parasitas. No colégio pedem-nos agora que tanto ela como os pais sejam desparasitados, aliás, obrigam-nos a fazê-lo pelo menos à criança. Será um procedimento mesmo necessário não tendo ela nenhum tipo de sintoma? Sou um pouco "aversa" a medicação, salvo em casos estritamente necessários, mas gostaria de ter a sua opinião.

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se ela não tem sintomas não me parece obrigatório tomar a medicação, mas se os 2 casos forem da sala dela se calhar é preferível desparasitar.
      cumprimentos

      Eliminar
  10. Sou Angolano , pai de dois filhos, quero parabenizar esse blog e sugerir ao seu autor aceitar o desafio de vir criar postos médicos em Angola, nos estamos interessados em apoiá-lo naquilo que precisar de nós...
    http://educacaoemprego.blogspot.com/ https://www.facebook.com/groups/128200957524615/?fref=ts

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Muito obrigado pelo contacto, mas penso que será difícil pela pouca disponibilidade de tempo.
      De qualquer forma, podemos conversar por email (o meu mail é blogpediatriaparatodos@blogspot.com).
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Boa tarde,
    Tenho 2 meninos, com 3 anos, e um deles sempre apresentou uma distensão abdominal desde que nasceu. Ele come bastante e não engorda muito. Por conselho da pediatra tomamos todos cá em casa albendazol (zentel), na semana passada. Hoje ele fez fezes com uma lombriga grande e viva. Fiquei assustada! Como me disseram que não se deve desparasitar num período inferior a 6 meses, o que devo fazer agora? Há outros exames para ver se existem outras bactérias, etc.? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se o parasita estava vivo acho que, provavelmente, terá que fazer outro desparasitante. Aconselhava-a a falar com a pediatra para ver qual é que ela aconselha, já que o albendazol não resultou.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Respostas
    1. Bom dia,

      Pode ser em qualquer idade, desde que haja indicação.
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Bom dia,
    tenho um bebe de 1 mês apercebi-me que o meu marido esta com parasitas e eu também. já começamos o tratamento a minha duvida e posso amamentar meu bebe na mesma? e ele também tem de ter um tratamento?
    desde já obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, pode amamentar.
      Quanto à bebe, como é muito pequena se calhar o melhor é mesmo ir vigiando apenas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Boa tarde. Tenho um bebé com 8 meses a quem foram detectados oxiúros, mas no coco dele tb sai uma coisa branca com cerca 5 cm,será lombriga? Ele foi desparasitado faz segunda feira duas semanas. É normal continuar a sair no cócó estes parasitas? O que devo fazer? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode ser, mas só vendo é que é possível dar uma resposta em concreto. De qualquer forma, em principio o tratamento dos oxiúros também mata as lombrigas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Bom dia carros amigos minha filha tem 2,6meses ela já desaparatizou,há alguns dias,mas ela come bastante e muito mal me deixa preocupada e a barriga dela anda bem grandiosa e me deixa preocupa, será que irá passar?ela de saúde tá ótima,só tem tanta apetite que só ela sabe;😙

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se ela come bem tem que seleccionar o que lhe dá e escolher alimentos o mais saudáveis possível, para não exagerar no que não deve.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Boa noite.Meu filho tem 03 anos e 6 meses,e anda reclamando de dores abdominais e coceira no bumbum,a pediatra passou exame,mas não consigo colher as fezes,pois ele só estava defecando a tarde e ou a noite impossibilitando levar o material.Por conta própria dei albendazol,mas dei só uma dose,tem uns 3 meses que dei,posso dar de novo?Pq a pediatra só quer indicar depois dl exame,mas preciso adiantar já que está dificil coletar as fezes.Obrigada.Renilza

    ResponderEliminar
  17. Boa noite.Meu filho tem 03 anos e 6 meses,e anda reclamando de dores abdominais e coceira no bumbum,a pediatra passou exame,mas não consigo colher as fezes,pois ele só estava defecando a tarde e ou a noite impossibilitando levar o material.Por conta própria dei albendazol,mas dei só uma dose,tem uns 3 meses que dei,posso dar de novo?Pq a pediatra só quer indicar depois dl exame,mas preciso adiantar já que está dificil coletar as fezes.Obrigada.Renilza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ele ficou bem acho que não precisa de dar agora, mas se mantém as queixas o ideal é fazer uma toma de albendazol e outra passados 15 dias.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Boa noite,

    Tenho um bebe com 1 mês e meio e verifiquei hoje que eu estou com parasitas , tanto eu como o meu marido e o meu outro filho já tomá mos a medicação , o que questionou é caso eu detete no bebe existe algum medicamento que se possa dar, sendo ele muito pequeno??

    Desde já agradeço a sua resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, há medicamentos que se podem dar, mas terão sempre que ser tomados sob prescrição médica. Acho que deveria falar com o seu médico para ver qual o medicamento que ele acha mais adequado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  19. Boa noite
    O meu bebé tem 7 meses e está com lombrigas qual o medicamento q lhe posso dar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Esses medicamentos devem ser sempre administrados sob supervisão médica, pelo que deveria marcar uma consulta com o seu médico, para ele ser observado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  20. Olá gostaria de saber de quanto rm quanto tempo pode se dar remdio para vermes .. Minh a filha tomou faz 3 meses... e agora voltou a sentir dores abdominais e não dorme direito .... quando o médico passou remédio pra ela .. deu sangue oculto nas fezes .. ela tem 1 ano r 8 meses ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não precisa de fazer o desparasitante por rotina, mas se tem queixas deve repetir.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Boa tarde hoje vi parasitas nas minhas fezes estamos no verão posso tomar o medicamento tenho muita comichão

      Eliminar
    3. Boa noite,

      Sim, pode tomar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  21. Boa noite a minha filha tem comichão no rabinho e muito presa pode ser bixas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, podem ser parasitas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  22. Boa noite. O meu filho tem 3 anos feitos este mês. Há pouco quando foi fazer coco fez diarreia e ao limpar o rabinho vi uma lombriga. Visto amanhã ser sábado e para não o levar para as urgencias do hospital o que lhe poderei dar? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Tem que lhe dar um desparasitante (albendazol, por exemplo).
      Cumprimentos

      Eliminar
  23. Ola boa tarde mais a a partir de quantos mês que o bebe já começar ter bicha porquê a minha já esta fazendo barrulho com os Dentinho tipo roendo os Dentinho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Esse barulho com os dentes é normal, não significa que tem parasitas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  24. Ola boa tarde mais a a partir de quantos mês que o bebe já começar ter bicha porquê a minha já esta fazendo barrulho com os Dentinho tipo roendo os Dentinho...

    ResponderEliminar
  25. Boa tarde a partir de quantos mês o bebe já começa ter bicha porque a minha esta roendo os Dentinho

    ResponderEliminar
  26. Oii minha filha tem 1 ano e 7 meses,ela nunca tomou quero saber posso dar remédios para vermes para ela? E qual indicado? 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Neste momento as recomendações da organização mundial de saúde são para dar o desparasitante apenas quando há suspeita de haver infecção pormparasitas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  27. boa noite drº minha filha de 4 anos e eu temos oxiurus ja faz duas semanas ontem tomamos zentel mas os bichos não param de sair posso repetir a dose?obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Deve repetir a dose ao fim de duas semanas, não d eimediato.
      Cumprimentos

      Eliminar
  28. Oi ã minha Bebe tem 1 ano 1 7 meses e estar saindo umas musiquinhas bem pewueninha nela ? tem algum medicamento que eu posso dar a ela ?? me indicaram Albel (albendazol ) posso dar esse a ela ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Com essa idade o ideal era o pamoato de pirantel, por exemplo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  29. Olá doutor, eu tenho 14 anos fiz agora e ainda nao puxei a minha pele que está por cima do penis eu queria perguntar e eu posso puxar estou com medo já tentei uma vez e doi muito mas da pra puxar mas eu posso ????!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário