Translate

Etiquetas

sábado, 19 de maio de 2012

Como devo lavar a roupa do meu bebé?

Para responder a esta questão, vou utilizar os mesmos argumentos que usei quando falei dos cremes.
Sendo assim, o ideal é minimizar a exposição da pele do bebé a químicos estranhos, pelo que será boa ideia usar a menor quantidade possível de produtos e, dentro destes, preferir aqueles mais inócuos.
Antigamente lavava-se a roupa com sabão rosa, que acaba por cumprir esses requisitos. No entanto, o seu cheiro não é o mais agradável e só me parece que haja necessidade de o fazer se o bebé tiver uma pele atópica que responda mal às medidas gerais de hidratação.
Quanto à opção por um detergente de bebé em vez de um detergente normal, aqui já não tenho tanta certeza de que realmente haja uma grande vantagem. Claro que as embalagens dizem que são detergentes hipoalergénicos, comprovados por estudos clínicos, mas tudo isso me parece de um rigor algo questionável. No entanto, tenho que admitir que eu, enquanto pai, também utilizei esse tipo de detergentes para lavar a roupa dos meus filhotes, mesmo que não estando absolutamente convencido a 100%.
Já em relação ao amaciador, a minha posição é mais assertiva. Trata-se de uma adição de químicos pouco necessária, mas muito apreciada pelas mães. Para a maior parte dos bebés isso não tem problema, mas se o seu filho tem pele atópica, deve evitá-lo. Sobre a distinção de amaciadores para bebés em relação aos amaciadores normais, a minha opinião é a mesma que para os detergentes (entre os dois, se calhar o de bebé é melhor, embora não tenha grandes certezas em relação a isso…).
Lembre-se sempre: quanto menos químicos, melhor!

13 comentários:

  1. Bom dia,

    Tenho lá em casa um desparasitante Fluvermal. Gostaria de saber se posso desparasitar todos com este medicamento. Tenho 2 gatas adultas com 4 e 3 anos, e um mini com um mês. Posso usar o medicamento em todos?
    Obrigada pela ajuda.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não percebi bem a pergunta, a dúvida é se pode utilizar o fluvermal nas suas gatas? Se for esse o caso não lhe sei responder, o ideal é mesmo perguntar ao veterinário, porque há alguns medicamentos utilizados em humanos que podem ser tóxicos para os animais.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Tenho um detergente em pó, Persil sabão azul e branco, posso usar para lavar a roupa do bebé?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode experimentar e se não fizer nenhuma reacção pode lavar sem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Boa noite,

    Tenho uma dúvida: é realmente importante lavar a roupa do bebé em separado? Se sim, até quando?
    Obrigada pela atenção,
    Silvia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode ser vantajoso nos primeiro tempos, mas ninguém sabe muito bem até quando. Acho que a partir dos 2-3 meses pode começar a experimentar lavar umas peças com as vossas, para ver se não faz reacção.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Bom dia tenho dois filhotes de 6 e 3 anos e tem os dois pele atópica e por vezes tem crises de dermatite atópica uso para lavar a roupa deles o skip em pó será que posso usar amaciador na roupinha deles obrigado

    ResponderEliminar
  5. Bom dia tenho dois filhotes de 6 e 3 anos e tem os dois pele atópica e por vezes tem crises de dermatite atópica uso para lavar a roupa deles o skip em pó será que posso usar amaciador na roupinha deles obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode usar, mas não é o mais aconselhado, porque pode agravar a pele atópica.
      De qualquer forma, pode experimentar para ver se reagem...
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. boa noite, vou ser mama dentro de dias gostaria de saber como lavar as roupas de bebe e com que? lavar com amaciador so z mal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O ideal é lavar com um detergente de bebé, sem amaciador.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Bom dia, Ha cerca de 2 meses mudei de amaciador, para o confort concentrado. A minha filha de 12 anos vem a queixar se de comichão...nunca aconteceu, começo a achar que é do amaciador. Devo experimentar lavar a roupa dela sem o mesmo e em separado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tard,

      Penso que sim, deve experimentar.
      Cumprimentos

      Eliminar