Como devo lavar a roupa do meu bebé?

Para responder a esta questão, vou utilizar os mesmos argumentos que usei quando falei dos cremes.
Sendo assim, o ideal é minimizar a exposição da pele do bebé a químicos estranhos, pelo que será boa ideia usar a menor quantidade possível de produtos e, dentro destes, preferir aqueles mais inócuos.
Antigamente lavava-se a roupa com sabão rosa, que acaba por cumprir esses requisitos. No entanto, o seu cheiro não é o mais agradável e só me parece que haja necessidade de o fazer se o bebé tiver uma pele atópica que responda mal às medidas gerais de hidratação.
Quanto à opção por um detergente de bebé em vez de um detergente normal, aqui já não tenho tanta certeza de que realmente haja uma grande vantagem. Claro que as embalagens dizem que são detergentes hipoalergénicos, comprovados por estudos clínicos, mas tudo isso me parece de um rigor algo questionável. No entanto, tenho que admitir que eu, enquanto pai, também utilizei esse tipo de detergentes para lavar a roupa dos meus filhotes, mesmo que não estando absolutamente convencido a 100%.
Já em relação ao amaciador, a minha posição é mais assertiva. Trata-se de uma adição de químicos pouco necessária, mas muito apreciada pelas mães. Para a maior parte dos bebés isso não tem problema, mas se o seu filho tem pele atópica, deve evitá-lo. Sobre a distinção de amaciadores para bebés em relação aos amaciadores normais, a minha opinião é a mesma que para os detergentes (entre os dois, se calhar o de bebé é melhor, embora não tenha grandes certezas em relação a isso…).
Lembre-se sempre: quanto menos químicos, melhor!

Etiquetas: