O meu filho tem o freio da língua curto – o que devo fazer?

A questão do freio lingual curto (“língua presa”) é pouco consensual entre a classe médica (médicos de família, pediatras e cirurgiões pediátricos), mas recentemente foram divulgadas algumas recomendações.
Assim, apesar de geralmente causar alguma confusão aos pais (e muita confusão aos avós…), trata-se de uma situação benigna, que geralmente não requer nenhum tipo de intervenção.
O tratamento é um pequeno “corte” que se faz no freio e trata-se de um procedimento simples com uma taxa muito baixa de complicações. No entanto, só tem indicação se o freio for tão curto que impeça ou dificulte a amamentação ou então, mais tarde, que interfira com a linguagem. Na esmagadora maioria dos casos tal não acontece, pelo que não necessita de correcção, excepto por questões meramente estéticas.

Comentários

  1. Boa noite e parabéns pelo seu blog, é fantástico! Queria fazer um comentário sobre o freio da língua porque ao meu bebé, agora com 10 meses, cortaram o freio aos 10 dias de vida e foi um horror... Tinham-me dito que era uma coisa muito simples, enfermeiras, parteiras, médicos, familiares... Que cortavam o freio e o bebé começava logo a mamar e que a recuperação era praticamente imediata. Na realidade esteve quase 3 dias sem comer e mais 7 para recuperar a normalidade, com dores horríveis e sem conseguir mamar... Quase perdemos a amamentação materna e foi realmente muito complicado, sobretudo porque parecia que ninguém acreditava que ele realmente não conseguia mamar com as dores e só quando já tinha perdido muito peso é que me disseram para comprar leite de formula e dar biberão... E assim fizemos. Eu tirava leite do meu e dava-lhe no biberão e se ficava com fome dava-lhe mais do de lata. E para não deixar de amamentar, ou seja, para não deixar de ter leite, punha-o ao meu peito para ele mamar o que podia e "ativar" a produção e dava-lhe numa seringa o leite que já tinha extraído anteriormente. No fundo “enganava-o”... E o meu marido achava que eu era doida e que deviamos dar leite de lata e ponto final, mas eu queria tanto amamenta-lo, pelo menos os primeiros 6 meses que fiz malabarismos mesmo contra ventos e marés... E consegui! Enfim, quero aquí deixar a minha experiência, poque acho que é importante que se saiba que há casos complicados de corte de freio da língua e que os pais devem ser avisados e devem estar preparados para isso. Nós não estavamos. Nesse dia de manhã saí de casa sem dar de comer ao meu filho por que me disseram que era melhor ele ir com fome, que assim agarrava logo o peito e recuperava mais depressa e estivemos 3 dias até ele conseguir mamar um pouco. E por mais que procure referência a esses casos, sempre que vejo alguma coisa sobre o freio da língua é que é algo simples e sem mais complicações, por isso quis contribuir com o meu caso.
    Mais uma vez obrigada pelo seu blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu comentário, que achei muito elucidativo e didáctico.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  2. Tenho uma bebe com três meses e freio curto,mama bem ao peito.

    Com biberon da duas mamadas e não pega mais,já tentei com vários biberon e retinas e nada.

    Será por causa do freio curto? Preocupame pois esta a chegar a altura de ir para a creche.

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em princípio não terá a ver com o freio, uma vez que pega bem na mama. De qualquer forma, se existe essa dúvida, acho que o ideal é mesmo que o médico assistente dela a veja, para ter certeza antes de ir para a creche.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  3. o meu bebe tinha o freio o medico decidiu tirar na segunda feira graças a deus correu bem a sirugia ele agora mama bem e come bem eu notei a diferença mamava pouco o peito agora ja mama 5 minutos e mas fez agora 7meses... espero ter ajudado

    ResponderEliminar
  4. Olá sou mamãe pela primeira ves. Meu bebê fez 3 mes a pediatra me ensinou q quando desse o banho era pra limpa bem o pênis do meu bebe abrindo suavimente .. Quando voltei nela ela dissi q pênis dele tava regassado ela me passou pomada . Gente tô muito preocupada e normal isso? Será q volta ao normal.. tô com do meu coração dói pq ela vai fazer XIXI ele chora.
    Me sentindo culpada fico comedo de não volta normal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Vai voltar ao normal, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Dr tenho 14 anos e a cabeca do meu pênis sai até a metade dps disso dói ,mas na parte de baixo do pênis parece q tem uma pele q impede a cabeça de sair mais ...tem q fazer a cirurgia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Provavelmente é só a pele colada, mas se calhar era melhor marcares uma consulta com o teu médico para ter certeza.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Boa tarde. O meu filho tem 3meses e quando nasceu detectaram que o freio da língua era curto mas optaram por não efetuar cirurgia (ao contrário do primeiro filho que a fez aos 15 dias de vida). De qualquer forma a amamentação exclusiva mantém-se sem problemas, mas há dois dias ao levar os dedos à boca, começou a sangrar e reparei que tinha cortado o freio. Estanquei o sangue e como a amamentação não foi afectada não fiz mais nada. Hoje voltou a deitar sangue. Deverá ser visto por um médico? Ir a umas urgências justifica-se?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em princípio não precisa de fazer nada, a não ser que sangre em muita quantidade.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Oi doutor o meu sobrinho tem dois anos e a pelinha do penis dele não soltou ainda o que pode ser feito responda por favor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Com dois anos ainda é muito pequenino, não precisa de fazer nada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Dr.Meu filho vai fazer 5 meses semana q vem,ele tem o freio da língua curto,mais n afeta na amamentação mais decidi fazer a cirurgia para q futuramente n tenha problemas na fala.Tem algum problema fazer a cirurgia nessa fase?

    ResponderEliminar
  9. Bom dia ,meu filho tem 1 ano 9 meses e Mamou bem ,e fala muito bem,será q tem esse problema pq tem a lingua pegada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se mama bem e fala bem não tem nenhum problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Oi dr. Meu filho tem 3 anos,e eu faço a massagem com a pomada postec que a pediatra passou 2x ao dia apos o banho, mais a pele do pinto dele ainda fica grudada na metade da cabeça do pinto. É normal? Ou devo fazer alguma coisa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Com essa idade ainda é normal.
      Tente ir puxando a pele para trás no banho, sem magoar, para ver se resolve.
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Meu filho tem 1 mês e 14 dias, foi diagnosticado freio lingual e labial curtos. Ao mamar ele fica muito irritado, puxa o bico do peito, me empurra e chora o tempo todo. As mamadas duram muito, muitas vezes ele dorme mamando e logo acorda pedindo pra mamar mais e assim vai o dia inteiro, mal consigo tomar banho. Isso pode ter relação com o freio curto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, pode estar relacionado, mas só mesmo observando.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Ola tenho 14anos e meus pais me falaram q eu tenho a fimose e tenho q ficar puxando a pele no dia d hj ela já descolo mais quando eu luxo para sair sai a metade e fica tipo d um anel por dentro é normal?

    ResponderEliminar
  15. Ai tenho medo q se eu fz força e ela sair n voltar mais para dentro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode ser normal, mas se calhar era melhor marcares uma consulta com o teu médico para ver se está tudo bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Dr meu filho tem 2 aninhos e a pele do pênis dele ainda não abriu. Quando dou banho nele fasso massage puxando a pele pra Tras e fica com aparencia de uma florzinha é normal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, com essa idade é normal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  17. Olá. Dr. Meu filho tem o freio de língua curto, mama bem porém sinto dor na mamada e o bico do meu seio sai achatado. Pode estar relacionado ao freio de língua curto?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário