Translate

Etiquetas

sábado, 2 de junho de 2012

O que é a anorexia fisiológica do 2º ano?

Por volta dos 12 meses (mais ou menos) as crianças passam a comer menos e isso é uma queixa muito frequente nas consultas de Pediatria.
Isto deve-se ao facto de o crescimento a partir do ano de idade ser inferior ao que aconteceu nos primeiros 12 meses, pelo que naturalmente as crianças passam a ter menos necessidades alimentares. Deste modo, eles próprios se "defendem" comendo menos...
Um dos primeiros alimentos em que se nota é o leite (os bebés começam a mamar menos do que faziam previamente) e é até muito frequente os pais acharem que os seus filhos estão a "enjoar". Tal não é verdade e não deve ser motivo para andar a trocar de marcas. Trata-se de uma etapa, tal como muitas outras, que é preciso conhecer para não causar grande preocupação.
Assim, se notar que o seu filho começou a comer menos a partir do ano de vida não se preocupe. Desde que o peso continue a evoluir dentro dos seus valores habituais, trata-se de uma situação normal e passageira.

47 comentários:

  1. oi dr a minha filha ta com 4meses e ela com 3meses pesou 5600kg com 2 foram 4500 e nasceu com 3800.sera q ta se alimentando bem?toma 400ml de leite artificial por dia..ta pesando normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pelos valores que me indicou a evolução está normal.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  2. Boa tarde Dr. Hugo,

    A minha filha tem 18 meses. Neste momento desde há uma semana para cá que tem vindo a comer menos ao almoço e há dois dias que simplesmente não almoça. Não quer! O meu sogro (que é quem toma conta dela)oferece sopa, 2º prato, fruta e nada! Ela está bem, satisfeita, brinca. Mas faz uma berraria para almoçar e não quer. Ainda não anda no colégio. Trata-se de tal "anorexia" de que se refere no artigo? Devo insistir mais? Não me parece também certo esperar 1 ou 2 horas e depois voltar a apresentar o almoço para ela comer já quando se aproxima a hora do lanche... Obrigada pela ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode realmente ser a anorexia fisiológica, embora também possa ser só uma "fase". Nestes casos, é importante mostrar que as regras da alimentação são postas por vocês.
      Assim, sugeria-lhe tentar não criar guerras durante a refeição e seguir uma destas alternativas:
      - dar à sua filha o que ela não comeu quando ela tiver fome (embora já tenha dito anteriormente que não concorda muito com esta solução, ela pode ser bastante eficaz)
      - não dar nada de comer á sua filha até à hora da refeição seguinte, o que por vezes é difícil, porque eles resmungam porque têm fome
      Compreendo que nenhuma destas opções seja muito agradável, mas acho que é importante passar a mensagem de que são vocês que mandam em casa.
      Espero ter ajudado...
      Boa sorte!
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  3. Boa tarde, o meu filho tem quase 13 meses e desde a semana passada que não quer comer a sopa e a carne e peixe com muita dificuldade. Sempre foi um bebe comilão e nunca tivemos problemas para ele comer. Agora recusa a comida...mas se lhe der papa ou iogurtes ele come. Já não sei o que fazer! Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Provavelmente é mesmo só uma fase, pelo que não devem desesperar. Vão tentando convencê-lo a ir comendo aos bocadinhos e procurem os sabores que ele mais gosta. Vão ver que daqui a algum tempo ele já ultrapassou essa fase.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  4. Por favor, peço recomendações sobre a quantidade e o tipo de leite que deve ser oferecido a meninos de 05 e 07 anos, que já estão na escola.
    Qual sua opinião sobre o uso de suplementos tipo Pediasure?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A quantidade deve ser de cerca de 400ml de leite ou derivados por dia e deve ser um leite meio gordo.
      Os suplementos são desnecessários para os meninos saudáveis, que se alimentam correctamente.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  5. Boa noite dr Hugo
    a minha bebe tem 2 meses e 3semanas e eka so toma 100ml em 3 em 3 horas de tempo ela nau aceita tomar mais...sera que e normal ou o que favo para que ela tome mais leite?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Realmente não é muito, mas se ela estive a aumentar de peso o que deve não me preocuparia muito.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Boa tarde,
    Tenho uma filha com 13 meses e penso começar a fazer a transição do leite em pó para outra opção. Gostava de escolher um leite vegetal (quero evitar vaca). O que me aconselha e em que quantidades diárias? Poderá sofrer alguma carência se tomar leite de amêndoa ou aveia?
    Obrigada!
    Susana Marques

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Penso que o ideal é não introduzir essas opções antes dos dois anos, pelo que a aconselhava a manter um leite adaptado, se possível.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Boa tarde,
    desde bebé que a minha filha é muito má para comer e desde muito pequenina, sempre que dizia que não queria mais e insistíamos para comer que ela vomitava.
    Hoje tem 5 anos e está pela 1ª vez na pré-escola. Sempre tive muito receio quanto à hora da comida mas de inicio correu bem. No entanto hoje a educadora veio falar comigo porque por diversas vezes, quando insistem, puxa o vomito e acaba mesmo por vomitar.
    Que devo fazer? Será um caso de anorexia nervosa? Está sempre muito ansiosa quanto à hora de comer e mesmo entre as refeições não demonstra gosto pela comida.
    Cumprimentos e obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O ideal é não mostrarem muita ansiedade com a refeição e, acima de tudo, não a forcem.
      Se ela não comer bem vai sentir fome e vai perceber que tem que comer, o que acaba por ser pedagogico.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Boa noite.
    Tenho uma filha com 4 anos e 5 meses e à uns dias recusa o pequeno almoço. No lanche da manhã praticamente não come. Será só uma fase? Não tem febre, brinca. Ultimamente começou a ter uns sonos agitados; pois tem amígdalas grandes. Terá ligação? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se é um comportamento só de agora, provavelmente será uma fase.
      Aguarde mais algum tempo, para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Boa noite Dr. Hugo.A minha filha de 12 meses sempre comeu mt e de ha uns dias para ca começou a recusar a alimentação principalmente ao jantar, não come a sopa, nem o prato e so as vezes come a fruta de for fria. Faz grande berreiro, vira a cara, bate no prato. Não sei q atitude tomar para com ela. Será ja a dita anorexia fisiologica? No infantário dizem q ela come o normal...Pode ajudar-me?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se for a anorexia fisiológica é provavel que se manifeste também nas outras refeições.
      Se é só ao jantar, tente atrasar a refeição um pouco para ela ter mais fome e ver se assim consegue melhorar a situação. É importante também ver se no infantário põem sal na sopa e comida, porque ela pode estranhar por esse facto.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Mt obrigada pela ajuda Dr. Hugo. Cumprimentos Nádia Oliveira

      Eliminar
  11. Olá dr. Como está?
    Pois com o meu filho está a acontecer uma situação semelhante. De um momento para o outro deixou de ter interesse pela comida,e ele sempre comeu muito bem, mesmo doente! Vai fazer 15 meses e neste momento está com otite nos 2 ouvidos e garganta inflamada. Por qual dos motivos ele está assim com a comida?

    Obrigada

    Patrícia

    ResponderEliminar
  12. Outra das dúvidas é, sendo anorexia fisiológica,se é uma fase passageira ou não. É comum nos bebés?

    ResponderEliminar
  13. Outra das dúvidas é, sendo anorexia fisiológica,se é uma fase passageira ou não. É comum nos bebés?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Agora que está doente pode ser esse o motivo de comer pior. A anorexia fisiológica é bastante comum e é passageira, vai melhorando progressivamente com o temp.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Boa tarde Dr.
    A minha filhota (15 meses) sempre foi muito comilona para todo o tipo de comida (chorava quando terminava a sopa ou o 2º prato), sempre foi muito voraz em todas as refeições. Desde a semana passada, de um dia para o outro (literalmente), recusa em absoluto a sopa e quase sempre o 2º prato (de vez em quando aceita um pouco do 2º prato, mas pouco e depende muito do dia). O resto das refeições (pequeno almoço e lanche) come perfeitamente bem (fruta, iogurte, bolachas, pão, leite (mama))...). Será caso de anorexia fisiológica? Mas é normal recusar umas coisas e não recusar outras?
    Não sei o que fazer...
    Tenho insistido mas ela arma sempre um berreiro enquanto lhe tento meter a sopa. Tem passado as refeições quase sem comer (só a frutinha no fim e de vez em quando "petisca" qualquer coisa do 2º prato), depois o lanche come normalmente (e pede sempre mais como também costumava pedira às refeições, mas não dou). O que me aconselha? Será passageiro?
    Obrigada.
    Susana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode realmente ser a anorexia fisiológica, que às vezes não é igual para todos os alimentos. A comida dela já tem sal? Por vezes ajuda colocar um bocadinho, para ver se gosta mais.
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Bom dia Dr. Meu filho tem hj 2 anos e 7 meses, pesa 10, 700 kg , qd bebê era gordinho...
    Ele almoça e janta até bem e sempre toma suco de laranja natural após.
    Ao acordar toma mamadeira de vitamina, após a soneca da tarde tbm , mas raramente aceita um pãozinho ou uma bolachinha de água e sal, que ele gosta. Ele tem muita dificuldade em aceitar coisas novas, nem experimenta.
    Fico preocupada,apesar de ele estar sempre bem disposto, brincando e correndo, pois vejo as crianças até meses mais novas, mais desenvolvidas que ele.
    Levo ao pediatra de 3 em 3 meses , apesar de a pediatra dele falar que poderia ser de 6 em 6 meses. Gostaria de ter sua opinião.

    Desde já agradeço muito a atenção,
    Vivian

    ResponderEliminar
  16. Bom dia Dr. Meu filho tem hj 2 anos e 7 meses, pesa 10, 700 kg , qd bebê era gordinho...
    Ele almoça e janta até bem e sempre toma suco de laranja natural após.
    Ao acordar toma mamadeira de vitamina, após a soneca da tarde tbm , mas raramente aceita um pãozinho ou uma bolachinha de água e sal, que ele gosta. Ele tem muita dificuldade em aceitar coisas novas, nem experimenta.
    Fico preocupada,apesar de ele estar sempre bem disposto, brincando e correndo, pois vejo as crianças até meses mais novas, mais desenvolvidas que ele.
    Levo ao pediatra de 3 em 3 meses , apesar de a pediatra dele falar que poderia ser de 6 em 6 meses. Gostaria de ter sua opinião.

    Desde já agradeço muito a atenção,
    Vivian

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Mais importante do que o peso que tem agora é a evolução de peso (e percentil) desde que nasceu. Se estiver bem e o resto do desenvolvimento também, não me parece que haja motivo de preocupação.
      Cumprimentos

      Eliminar
  17. boa tarde dr que leite eu dor a minha filha 20 dia de nascida pq ela nao esta conformando com meu leite dopeito nao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Deve dar um leite adaptado (em pó) etapa 1. Se houver história de alergias na família deve escolher um leite HA.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Por favor doutor hugo wu to desesperada tenho certesa q meu filho tem anorexia ja busquei ajuda dos medicos na Cidade mas ninguém soube me ajudar meu filho tem dois anos e sete meses e desde os oito meses passou a recusar qualquer tipo d alimento e ficou tomando só leite mas agora nem isso ele quer mais não sei mais o q fazer eatpy sem chão d tanto desespero tenho medo d perder meu filho por favor me ajude meu imail marileneeedimar@hotmail.com/Telefone 033 98885-4329 por favor me ajude😢😭

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O mais importante é ver a evolução de peso dele. Se estiver a engordar o que deve acho que pode ficar mais tranquila, mas se estiver a perder peso tem mesmo que ser visto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  19. Oi dr gostaria de saber se pra criança de 1 ano e 7 meses 9 quilos esta no peso ideal,minha bebe dificilmente quer comer e so quer saber de leite do peito.obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O peso adequado depende sempre da evolução desde o nascimento e de manter mais ou menos o mesmo percentil, pelo que só com o valor de 9kg não lhe consigo dizer se está ou não adequado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  20. Boa tarde dr. Hugo,

    a minha filha tem 22 meses e sempre comeu muito bem e de tudo - sopa, arroz, carne, peixe, farinha de pau, papa, iogurte natural, etc. Desde os 12 meses que deixou de beber leite mas compensa com outros alimentos. Na passada sexta-feira saímos de Portugal para ir viver para o Dubai. Durante a viagem comeu muito bem mas quando cá chegamos começou a comer menos de dia para dia.
    Recusa sopa, papa e comida de qualquer tipo. Come muito bem pão, panqueca de ovo com aveia e coco, iogurte e bolo de caseiro. De líquidos só bebe água (cerca de 250 ml/dia).Também pede bolachas e chocolates mas não lhe dou.
    Já segui o conselho de não lhe dar mais nada até à refeição seguinte mas ela "aguenta" sem comer nada até ao lanche e eu lá cedo com o iogurte ou uma panqueca. Já foi 2 noites para a cama sem comer nada e dorme tranquilamente a noite toda. De manhã, se lhe oferecer papa com fruta (que era o peq. almoço habitual, não come...
    A minha dúvida: será que esta mudança drástica de comportamento se deve a termos mudado de país (aqui estão 37/38 graus)? Será que devo ser flexível e dar-lhe os alimentos que prefere e esperar que isto passe? Quanto tempo é aceitável que esta fase dure?
    Obrigada,
    Alexandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      é provável que seja uma fase de adaptação, mas ninguém lhe consegue dizer quanto tempo vai durar. Acho que aos bocadinhos deve ir insistindo na alimentação normal dela e evitar compensar, para ela não perceber que tem alternativas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  21. Boa tarde Dr.
    O meu filho tem 26 meses.Sempre comeu razoavelmente .Ultimamente tem rejeitado a comida das refeições (arroz massa batatas carne ).Tem comido fruta cerelac nestum iogurtes leite.
    Estou preocupada.Será que ele pode ficar com carência de vitaminas que advém da comida das refeições?Será só uma fase?
    Obrigada desde já pela atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode ser uma fase, mas se mantiver esse comportamento pode mesmo ficar com carencia, principalmente de ferro.
      Cumprimentos

      Eliminar
  22. Boa noite, Dr. Hugo. O meu filho tem 19 meses e sempre comeu bem, à excepção das fases do nascimento dos dentes. É muito activo, bem disposto e saudável. De há 15 dias para cá as coisas têm corrido muito mal com a alimentação... continua a beber bem o leite (1 biberão de manhã e outro antes de ir dormir), mas as restantes refeições feitas em casa viraram o caos! Recusa a sopa, a restante comida, as papas lácteas, ... vai comendo fruta. Começou por não querer comer a papa ao lanche e comecei a dar-lhe iogurte e pão, o que resultou por uns dias, mas na última semana não come nada a não ser fruta e pão.... isto em casa, pois no infantário come tudo! Já levei sopa para o infantário feita por mim e ele comeu...
    eu estou a desesperar (e sei que não ajuda....), Já o deixei sem comer nada até à próxima refeição um fim de semana inteiro e não resultou... ele é muito autónomo, só come se for ele sozinho, e mesmo a fruta acaba por comer se eu "não estiver a ver", ou mostrar que estou a ignorar o comportamento, mas não funciona com os restantes alimentos. Até já tentei outras coisas (dar suissinho, que nunca tinha dado, e gelatina, também nunca tinha dado, por ser doce), mas não tenho tido sucesso. E tenho medo que ele fique doente por não comer....ele fazia 4 cocos por dia e agora só faz 1. Provavelmente é uma fase (quero acreditar que sim), mas fico muito preocupada com a duração da fase, pois na verdade só consigo pensar que ele não está a receber os nutrientes de que necessita para se desenvolver.
    Será isto anorexia fisiológica? Será comportamenral? Ele não come doces (comeu duas vezes gelatina, mas muito pouco), nunca aceitou muito bem iogurtes (comia no maximo 1/4 de um), aceitou mais tarde do que a maioria das crianças os sólidos e novas texturas.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode ser mesmo uma fase, mas também pode ser uma questão mais comportamental.
      Deve tentar não valorizar muito quando ele não come e, acima de tudo, não pode compensar com outros alimentos de que ele goste, mesmo que seja em pequena quantidade. O ideal é que ele não coma entre as refeições, para garantir que tem apetite.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Obrigada pela sua resposta! Quatro dias depois de escrever o comentário apareceram-lhe as primeiras bolhas da varicela...acho que está relacionado! As bolhas já estão secas, em crosta e com crostas a cair, mas o apetite ainda não voltou. Passa os dias sem comer sopa, legumes, carne ou peixe e apenas com duas colheres de iogurte, um biberão de leite, uma peça de fruta e um pouco de pão...está a ser muito desgastante, temo que fique doente por não se alimentar. Pode ser que voltando ao infantário recomece a comer normalmente!
      Uma vez mais, obrigada!

      Eliminar
    3. ...e 4 caninos apareceram.... :( tudo ao mesmo tempo!

      Eliminar
  23. boa tarde Dr.minha bebe tem 4 messes já vai completar 5 e estou muito preocupada com o ganho de peso dela ela nasceu com 360 e hoje estar com 5200 ela estar muito abaixo do peso ela parece ter 2 messes

    ResponderEliminar
  24. boa tarde Dr.minha bebe tem 4 messes já vai completar 5 e estou muito preocupada com o ganho de peso dela ela nasceu com 360 e hoje estar com 5200 ela estar muito abaixo do peso ela parece ter 2 messes

    ResponderEliminar
  25. Dr me ajude por favor minha bebe tem 4 messes e já estar quase completando 5 não ganha peso do migalhas não gosta de nada nem de água tudo ela cospe nasceu com 3kg e 60 e hoje estar com 5200

    ResponderEliminar
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar