Translate

Etiquetas

terça-feira, 7 de agosto de 2012

O meu filho tem 1 ano e ainda não anda - devo preocupar-me?

Há um ditado português que descreve as crianças como "ao ano andante, aos 2 falante" e, apesar de não estar totalmente errado, muitas vezes não espelha completamente o desenvolvimento normal.
Isso deve-se ao facto de a maior parte das crianças não andar com 1 ano de idade, mas sim aos 13, 14, 15 meses. É inclusivamente aceite que o normal é começar a andar até aos 18 meses e só a partir daí se considera atraso na marcha...
Assim, se o seu filho tem menos dessa idade e ainda não anda (e considerando que tem o resto do desenvolvimento normal), penso que pode aguardar pacientemente, pois o tempo vai ajudar a resolver a situação.
Para além disso, acho que não deve ter grande pressa em ver o seu filhote a andar, pois a partir daí acaba-se completamente o sossego...

33 comentários:

  1. Boa noite Hugo, eu trabalho com crianças e neste momento estou no berçário, e tenho uma dúvida, não em relação ao andar mas sim a passar da posição "deitado para sentado". Tenho uns pais com um bebé de 9 meses que querem que o menino passe de deitado para sentado já e estamos (a pedidos dos mesmos) a insistir mas o bebé não corresponde e os pais acham que ele se está a atrasar no desenvolvimento, no entanto, ele adora dar os primeiros passos agarrado a nós, mas segundo os pais, está errado ele aprender a andar antes de "gatinhar", será assim mesmo? Gostaria de saber a sua opinião, obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Com 9 meses pode ainda não conseguir fazer essa transição, pelo que não me parece alarmante (ainda por cima já dá passos com apoio!).
      Quanto a andar sem gatinhar, não vejo onde está o problema. Não é o padrão mais habitual, mas é relativamente frequente isso acontecer. Posso até cometer-lhe a inconfidência de lhe dizer que eu próprio comecei a andar sem gatinhar...
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  2. Boa noite Dr. Hugo,
    tenho a minha filha com 16 meses e estou preocupada por ela ainda não andar...quer dizer, andar anda, mas sempre com uma das mãos dadas ou agarrada aos armários, móveis...já se levanta sozinha sem nenhuma apoio, mas quando chega a altura de andar, tem medo de fazê-lo sozinha, parece-me que se sente insegura. a pediatra disse que estava tudo bem com ela, simplesmente teriamos de ser pacientes... Gostaria de saber qual a sua opinião. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se a sua filha já faz isso tudo sozinha e só não anda, também concordo que provavelmente é só uma questão de ganhar confiança. Aqui o tempo joga a nosso favor, pois vai dar-lhe segurança e vai ver que ela vai começar a andar em breve.
      Não se esqueça é que a partir daí se acaba completamente o sossego... :)
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Boa tarde tenho uma filha de 2 anos e 6meses e ela só vevi se equilibrando a todo tempo fica toda durinha será se é normal isso por favor mim responda

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      Peço desculpa, não percebi muito bem o que é que ela faz. Ela anda sem apoio, não anda?
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Bom dia,

    Meu filho tem 16 meses e ainda nao anda, tenta se equilibrar de pe, mas qdo o espaco a percorrer é grande senta e engatinha. como posso estimula-lo? é normal demorar anto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O normal e os bebês aprenderem a andar até aos 18 meses.
      Deve tentar "convencê-lo" a andar estimulando-o com algo à frente, mas sempre sem forçar, até porque deve ser ele a descobrir como é que se faz.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Boa noite dr Hugo.
    Temos uma bebe de 13 meses que para além de não andar nunca gatinhou.
    O que faz é sentada usa os braços como pontos de apoio e arrasta o rabo. Já vi diversos vídeos na net e o modo de se deslocar é tipo "bum shuffle".
    Quando tentamos coloca-la de pé simplesmente levanta os pés do chão e evita tocá-lo. Quando apoia no chão chora imenso pois parece bastante chateada.
    Estamos preocupados pois parece não ser muito "normal" este tipo de deslocação e tenho receio que possa ter problemas futuro na marcha.
    O que podemos fazer para minimizar essa situação?
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Esse tipo de deslocação é perfeitamente normal e provavelmente a única coisa que vai acontecer é que ele não vai ser dos primeiros a andar.
      De qualquer forma, isso não tem nenhum problema nem consequência paro o seu futuro.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Bom dia Dr Hugo
    Tenho um bebé que acabou de fazer 17 meses, ele gatinha imenso, mas para se levantar apenas consegue com apoio, para andar pede sempre uma mão e depois até é bem desenrascado. noto que ele tem medo de dar algum passo sem qualquer apoio, será normal?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O normal é começar a andar sozinho até aos 18 meses, pelo que ainda é aceitável que não o faça. Se dentro de um mês não começar por ele acho que faz sentido falar com o seu médico para ver o que é que ele acha .
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Olá meu nome é Jéssica e estou muito preocupada, tenho uma filha de 1 ano e 7 meses quase passando pra 8 meses e ela ainda não anda só se der as mãos pra ela dar os passos não tem confiança em se apoiar em objetos apenas nas mãos, ela engatinha mas é do jeito dela arrastando o bumbum no chão e quando a gente tenta soltar das mãos dela la chega a tremer de medo de cair e chora, já levei ao medico e estou aguardando para fazer uma tomografia, ela também fala poucas palavrinhas mas balbucia bastante, estou ansiosa pelo exame tenho medo que ela tenha alguma coisa mais grave, pois ela quando nasceu passou por um sofrimento fetal muito grande teve parada cardiaca e tudo, mas quando saiu de alta da UTI os exames deram todos como normalidade... O que voce pode me dizer sobre isso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode efectivamente ser só uma questão de tempo, mas com essa história dela ao nascimento acho que deve fazer os exames, para ter certeza.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Boa tarde dr Hugo, o meu bebé tem 13 meses... Nunca gostou muito de estar de barriga para baixo, mas a partir dos 11 meses houve um clic e começou a adoptar essa posição com maior regularidade. Fica sentado desde os 7-8 meses... No entanto se estiver deitado não consegue sentar-se sózinho. Para além disso não tem equilibrio ainda que o permita ficar em bipedestação sózinho, dá uns passinhos agarrados a 2 mãos e se tentarmos só com uma não possui equilibrio... Estou um pouco preocupada... devo salientar que tem um perímetro cefálico que ultrapassa a linha máxima do percentil, mas a nível de ecografia transfontamelar não acusa nenhuma alteração (talvez seja apenas uma questão genética). O que acha que posso fazer? Tenho medo de estar a pressionar a estimulação do menino quando poderá ser apenas uma questão de preguiça...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Com 13 meses é perfeitamente normal que não ande, pelo que continuaria a estimulá-lo aos bocadinhos, sem massacrar. O normal é andar até aos 18 meses, portanto ainda tem alguma margem de segurança.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Boa tarde Dr. Hugo
    O meu bebe fez hoje 1 aninho e na consulta de hoje o médico de família e enfermeira mandaram me fazer uma ecografia a anca e bacia do meu filho porque acham que ele tem algo pois ele ainda não se consegue equilibrar quando o pomos de pé,de salientar que ele é muito alto! Com um ano já tem 83,5cm e perímetro cerâmico de 50. Já aos 4meses mandaram me para uma urgência ao pediátrico porque tb achavam isso é no entanto la disseram que estava tudo bem com ele é disseram que ele poderia voltar as consultas normais ( e ele foi seguido pela pediatria de la dos 4 aos 9 meses). Hoje são não me mandaram para la outra vez porque eu aos nove meses ja la tinha ido.. eu tb sempre achei que até aos 18 meses era o nrmal e hoje a enfermeira diz que é até aos quinze que ele tem que andar se não tem que ser seguido! É eu agora estou na dúvida e aos quinze ou e aos dezoito? E normal ele ainda não se conseguir equilibrar nem se segurar ao móveis? Ele deitado tenta se sentar mas ainda não consegue..
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O normal é andar até aos 18 meses. Quanto ao equilibrar a pé, ainda pode ser aceitável, só mesmo observando e vigiando.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Boa tarde
    Meu filho têm vinte meses e ainda não anda nem diz nada.
    Foi com ele a ortopedista disse me que não tinha nada apenas estava mais atrasado.
    Vejo nele que não têm confiança nele parace ter medo levanta se sozinho agarrado as coisas se eu o chamar ele vêem para mim sozinho mas se me ponho um pouco mais longe já se deita para o chão para gatinhar.
    Será que me pode ajudar o que posso fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Infelizmente essa é uma das situações em que não consigo ajudar muito a distância, porque o desenvolvimento tem sempre que ser avaliado de forma presencial para lhe poder responder às suas questões.
      Deve levá-la ao seu pediatra, para ver o que é que ele acha.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Boa noite dr. Hugo
    Já o levei ao pediatra disse me que estava tudo bem já não sei mais o que lhe fazer hoje já anda um pouco mais mas não se levanta e anda gatinha muito

    ResponderEliminar
  11. Boa noite dr Hugo. O meu filho vai a caminho dos 13m e já anda uns metros sem apoio e com um apoio corre a casa toda. A questão é que não sabe levantar se sozinho nem passa da posição de deitado para sentado se nao se agarrar ou for ajudado. Conclusão,onde o sento ali fica. Devo preocupar me?é gordinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Como de resto parece estar tudo bem não me parece preocupante. Vá estimulando para que ele comece a fazer isso sozinho, mas para já aguardava.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Olá doutro Hugo minha filha tem 1 ano fez dia 10 de maio. Porém ela não engatinha e nem da passinhos.. Ela tem firmeza nas pernas mais nao quer saber de se segurar sozinhas nos móveis e nem se levantar ela só senta sozinhas.. Mais dependendo se estiver em lugar deitada muito plano aí ela se esforça pra levanta mais nao levanta. Eu fico preocupada pq tem muitos palpite falando q não é normal ela não andar q deveria ao menos a gatinha ou ficar segurando nos móveis.. Não sei o q fazer sou mãe de primeira viagem ����

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O normal é andar até aos 18 meses, pode ficar tranquila.
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Olá Dr.hugo minha bebê tem 18 meses e ainda não anda sem apoio mais ela sobe e desce da cama sozinha fica em pé muito bem anda empurrando objetos anda segurando na mão mais quando vai dar algum passinho sozinha quer engatinhar o desenvolvimento dela é ótimo já fala bastante o que me preocupa é isto o que faço doutor me ajude?!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se o resto do desenvolvimento estiver bem acho que pode aguardar mais um mês, mas depois tem que ser avaliada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Boa tarde Drº.
    A minha bebé está com 18 meses e meio e ainda não anda sozinha, não tenho estado muito apreensiva com a situção já que o pediatra dela sempre me diz "que cada bebé tem o seu tempo e que nunca se deve comparar bebés da mesma idade", mas começo a ficar ansiosa á medida que o tempo passa. Visto que o normal é começarem a andar até aos 18 meses, e ela neste momento já ultrapassou o limite. Ela é super energética, corre a casa toda a andar, mas sempre agarrada ao que vai encontrando pelo caminho. Desce da cama, sofás sem qualquer ajuda, e soube. Levanta-se sozinha, para passar da posição de sentada para de pé, o que falta mesmo é andar sem ser agarrada ás coisas ou de mão dada. Ela começou a gatinhar já depois os 13 meses, o pediatra que acompanha na altura disse que o problema dela era ter a vida facilitada pelos pais, para não nos preocupar-mos com estes atrasos. Mas como deve compreender começa a ser algo que nos deixa apreensivos, pois a quase todo instante há alguém que diz que a bebé já estava na altura de andar sozinha o que acaba por abalar a nossa descontração mesmo que sejamos descontraidos no que respeita a evolução da nossa bebé. Espero ansiosamente por o seu parecer. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se o resto do desenvolvimento está bem, acho que pode aguardar até aos 19-20 meses, mas depois deve ser novamente avaliada.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Agradeço desde já a sua resposta, e peço desculpa de não tê-lo feito na altura que respondeu.
      Gostaria que soubesse que a minha bebé só agora decidiu começar andar sozinha. 21 meses!!! Demorou, mas já está andar. Tudo mesmo uma questão de preguiça e falta de vontade. Deixo aqui esta informação porque penso que seja importante e até interessante como pediatra ter esta informação já que vejo que há imensas situações de atrasos de marcha.

      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Meu filho Tem 1 ano e 7 mes e ainda nao anda , ele converssa fala mãmae papai ele fica en pé sozinho da uns três quatros passos mais depois voltaa arrastar a bunda
    Ele sobe desçe do sofa sozinho
    Anda segurando as coisas
    Mais eu Pego na mãozinha dele pra andar nois anda só um pouquinho ele ja cansa as perninhas dele e volta a arrastar a bunda que e engatinhar
    Muitos fala que e medo , mais estou muito preocupada pq ja era para ele tar andando
    Ja levei ele na pediatra ela falou que era pra incentivar ele pq as vezes poderia ser medo
    Queria saber de vcs ,
    Alguma conclusão pq ando preocupada ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Infelizmente esta é uma das situações em que não consigo ajudar muito a distância, pois precisaria de observar o seu filho, para tentar perceber se o resto do desenvolvimento está todo em ordem.
      De qualquer forma, se o pediatra lhe disse que estava tudo bem e que devia apenas insistir, acho que deve fazer isso.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Boa Noite Dr Hugo!
    Sou responsável por uma sala de 2anos e tenho uma criança que ainda não adequiriu a marcha e nem tão pouco consegue permanecer de pé sem apoio.A criança em causa tem uma cardiopatia congénita,este poderá ter alguma ligação na ñ aquisiçao da marcha?!
    Desde já um muito obrigada.

    ResponderEliminar