Translate

Etiquetas

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O meu filho tem a boca toda branca - serão "sapinhos"?

É muito frequente os bebés (particularmente os pequeninos) terem uma infecção da boca por fungos, chamada candidíase oral ou então "sapinhos".
Caracteristicamente, esta situação manifesta-se por lesões brancas na língua, lábios, bochechas e/ou gengivas, com o aspecto de leite "coalhado" ou iogurte e que não saem bem se se tentar raspar. Pode causar alguma recusa em comer pelo desconforto, mas não causa febre nem outro tipo de sintomas.
Nestas situações o bebé deve ser observado, pois o tratamento passa por um medicamento anti-fúngico, que só deve ser parado 2 dias depois de ficar bem. Outros cuidados a ter incluem um reforço da esterilização das chupetas e tetinas durante essa período e, no caso das mães estarem a amamentar, pode ter que se aplicar o mesmo medicamento nos mamilos caso eles comecem a ficar inflamados, vermelhos e doridos.
É comum surgirem também umas borbulhas na região do rabinho nesta altura, que geralmente dizem respeito à infecção pelo mesmo fungo e que necessitam de um creme antifúngico.

59 comentários:

  1. Mto obrigado, estou um bocadinho assustada pk não sabia o k era.

    ResponderEliminar
  2. Olá o meu filho também esta com essas manchinhas brancas. É contagioso. Preciso retirá-lo da creche durante o tratamento?
    Ele também esta fazendo cocô muito mole. Não chega a ser diarreia, pois ele faz somente uma ou duas vezes ao dia, mas quando evacua é bem mole. Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Apesar de ser uma situação contagiosa, os bebés podem continuar a frequentar a creche. Em relação ao cocó mais mole, provavelmente não tem a ver com as lesões da boca.
      Cumprimentos e as melhoras,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  3. Boa noite Dr. Hugo,

    Antes de mais, quero-lhe dar os parabéns pelo seu Blog, é bastante útil e muito esclarecedor.
    Tenho um bebé de 36 dias e está com sapinhos, no hospital recomendaram dar-lhe daktarin 2 vezes ao dia, mas não indicaram a duração do tratamento, gostaria de saber a duração do tratamento.

    Desde já agradeço a sua atenção para este assunto.

    ResponderEliminar
  4. Meu bebê está com a língua branca tou achando que é sapinho mas não sei oque fazer,e minha primeira filha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se as manchas brancas não desaparecerem se as tentar tirar pode mesmo ser uma candidiase, pelo que acho que deveria ser observada por um médico para ter certeza é poder medicar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. A minha filha tem 9 dias, tem a língua branca. Devo consultar um Pediatra de imediato, ou posso esperar pela consulta dos 15 dias?

    ResponderEliminar
  6. A minha filha tem 9 dias, tem a língua branca. Devo consultar um Pediatra de imediato, ou posso esperar pela consulta dos 15 dias?

    ResponderEliminar
  7. A minha filha tem 9 dias, tem a língua branca. Devo consultar um Pediatra de imediato, ou posso esperar pela consulta dos 15 dias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se ela mama bem acho que pode aguardar.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. A minha bebe tem seis meses e esta com essas manchas nas bochechas e lingua levei ao pediatra ele falou pra mim esperar caso aumentar levar ela novamente devo espera mais mim ajudem por favo ah e ela mama normal bj

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      Se tem essas manchas deve mesmo ser uma candidíase.
      Acho que era melhor fazer o tratamento com um antifúngico.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Boa noite, a minha filha tem 10 meses e apareceu uma mancha esbranquiçada na cara, o que poderá ser. Aguardo resposta obrigada

    ResponderEliminar
  9. Boa noite, a minha filha tem 10 meses e apareceu uma mancha esbranquiçada na cara, o que poderá ser. Aguardo resposta obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Essa é uma das situações em que não consigo ajudar muito à distância, porque precisava de ver a mancha para saber o que é.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Meu filho.ta com tosse quase 2 mês estar tomando xarope msis nao passa

    ResponderEliminar
  11. Meu filho.ta com tosse quase 2 mês estar tomando xarope msis nao passa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se já está com tosse há 2 meses deve marcar uma consulta com o seu médico, para auscultar e perceber se está tudo bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Ola boa noite...minha pequena tem 11 meses e esta com uma manchinha parecendo leite calhado na boca...esteve a tomar zolvirax 6 dias....mas parei o tratamento e voltaram as manchinhas....

    ResponderEliminar
  13. Ola boa noite...minha pequena tem 11 meses e esta com uma manchinha parecendo leite calhado na boca...esteve a tomar zolvirax 6 dias....mas parei o tratamento e voltaram as manchinhas....

    ResponderEliminar
  14. Ola boa noite...minha pequena tem 11 meses e esta com uma manchinha parecendo leite calhado na boca...esteve a tomar zolvirax 6 dias....mas parei o tratamento e voltaram as manchinhas....

    ResponderEliminar
  15. Ola boa noite...minha pequena tem 11 meses e esta com uma manchinha parecendo leite calhado na boca...esteve a tomar zolvirax 6 dias....mas parei o tratamento e voltaram as manchinhas....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O zovirax é para herpes, para a candidíase oral deve-se usar um anti-fúngico (nistatina ou miconazol).
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Boa tarde! Tenho uma bebê de seis meses à mais ou menos uns vinte dias minha bebê teve zica ou Chikungunya os médico não fizeram sorologia pra indentificar hoje ela se encontra ótima graças a Deus, só que quando fui alimenta-la hoje percebi que ela estava com sapinho em toda parte da bochecha, então, eu gostaria de saber se posso passa Daktarin nas mamá e da a ela nistatin? Gostaria muito de que o senhor me desse uma resposta.Ficaria muito grata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, acho que deve fazer isso.
      Cumprimentos

      Eliminar
  17. Boa noite, o meu bebe tem 11 meses e ontem reparei que tinha umas manchinhas brancas no interior dos lábios. Hoje ia ver como estava para ir para o medico e vi que as manchinhas em alguns sitios tinham saido!
    Achei que era sapinhos mas agora não sei... Pode dar opinião por favor? Estou muito preocupada e ja marquei consulta na pediatra!
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se forem os "sapinhos" as manchas não saem de um dia para o outro. Pode ser só restos de leite...
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Boa tarde, obrigado por me responder. Mas ele é leite materno ainda. Pode acontecer isso na mesma? Obrigado

      Eliminar
    3. Boa noite,

      Sim, pode acontecer.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Oi, boa tarde! Meu filho têm 1ano e está com esses indícios de sapinho. Como devo proceder? É possível nesta idade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, é possível nesta idade.
      Ponha um xarope de nistatina ou miconazol (peça na farmácia).
      Cumprimentos

      Eliminar
  19. oi bom dia o meu filho de um ano e cinco meses tambem esta com essas manchinhas brancas nos labios o que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Deve colocar-lhe um antifúngico, para tratar a situação.
      Cumprimentos

      Eliminar
  20. Boa noite, Dr. O meu bebé está com candidiase oral desde 3 feira, mas ao contrário do que li, ele teve febre nos 2 primeiros dias. Esta a fazer de 6 em 6h o micostantin. Será que a febre indicia outra coisa? Que pomada posso administrar no rabinho uma vez que as borbulhinhas apareceram depois da consulta no hospital. Muito obrigado e bem haja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A febre terá sido outra coisa, porque a candidiase não dá febre. No rabinho deve colocar um creme antifúngico (clotrimazol ou sertaconazol, por exemplo).
      Cumprimentos

      Eliminar
  21. A lingua do meu BB ta dando a impressão que ta bem grossa e toda branca.. E tem um monte de bolinhas pelo rosto... É sapinho??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      As borbulhas do rosto não, mas a língua pode ser. De qualquer forma, só observando e que se pode ter a certeza.
      Cumprimentos

      Eliminar
  22. O meu bebê tem isso como devo tratar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Tem que lhe dar um antifúngico, para tratar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  23. Minha filha tem 1 ano e 10 meses e apareceu umas manchinhas Brancas na boca dela são pequenas bolinhas. Por dentro dos lábios o que pode ser?

    ResponderEliminar
  24. Minha filha tem 1 ano e 10 meses e apareceu umas manchinhas Brancas na boca dela são pequenas bolinhas. Por dentro dos lábios o que pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      É provável que seja uma candidiase oral (sapinhos).
      Cumprimentos

      Eliminar
  25. Oi Boa noite meu filho quando tinha 3 meses teve sapinho e agora ele tem 1 ano e 6 meses ta tendo febre e no ceu da boca dele ta cheio de manchas brancas tentei tirar e não saiu escovei os dentes e língua e nada me ajude prfvr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Podem ser novamente sapinhos, mas só mesmo observando e que da para ter certeza.
      Cumprimentos

      Eliminar
  26. Meu filho tem 1 ano e estar com essas manchas brancas na gengiva...
    Qual o medicamento apropriado??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode colocar a nistatina oral.
      Cumprimentos

      Eliminar
  27. Levei ele no pediatra era sapinho mesmo mais eu limpo com bicarbonato PQ foi isso que salvou ele quando ele pegou a primeira vez sapinho eu limpava e passava a nistatiba e fiz isso de novo e já passou graças a Deus e obg.

    ResponderEliminar
  28. Doutor meu filho tem dois meses de vida e ele tbm esta com essas manchas na boca bochecha e lábios qual a quantidade certa de bicarbonato devo usar

    ResponderEliminar
  29. Doutor meu filho tem dois meses de vida e ele tbm esta com essas manchas na boca bochecha e lábios qual a quantidade certa de bicarbonato devo usar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Confesso que prefiro a nistatina, acho que é mais eficaz.
      Cumprimentos

      Eliminar
  30. Ha minha filha tem 7 meses e ela ta com umas machas branca perto do olho esquerdo e agora esta passando para o lado direito e estar passando paara o rosto o que pode ser ??

    ResponderEliminar
  31. Ha minha filha tem 7 meses e ela ta com umas machas branca perto do olho esquerdo e agora esta passando para o lado direito e estar passando paara o rosto o que pode ser ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Infelizmente não consigo ajudar muito à distância, pois precisava de observar a bebé.
      Cumprimentos

      Eliminar
  32. Boa tarde,minha filha tem um mes de vida,a linguinha dela sempre ficou branquinha,porem de um dia para o outro apareceram nas bochechinhas branquinhas dos dois lados. Sera que é resto de leite pois ela mama muito ou sera que é sapinho pode aparecer assim de um dia para o outro.

    ResponderEliminar
  33. Gostaria que o dr me ajudasse a esclarecer sobre o que escrevi

    ResponderEliminar
  34. Ela esta bem enjoadinha,tirando as colicas e o refluxo,continua mamando bem,mais notei que ela esta mais inquieta,dormindo menos e as bochechinhas continuam branquinhas,o labio. Em baixo esta com umas manchinhas brancas tb sera que é sapinho,a linguinha esta vermelinha

    ResponderEliminar
  35. Olá... Meu bebê tem um mês e está com manchas brancas apenas no céu da boca, passei Nistatina liquida, e nos lábios ele tem umas rachaduras aparentemente do frio. Pode ser sapinho?

    ResponderEliminar
  36. Olá... Meu bebê tem um mês e está com manchas brancas apenas no céu da boca, passei Nistatina liquida, e nos lábios ele tem umas rachaduras aparentemente do frio. Pode ser sapinho?

    ResponderEliminar
  37. Boa noite, minha filha tem 1 ano e 7 meses, está sendo medicada com nistatina. Com quanto tempo começo a ver resultados? Desde já obrigada

    ResponderEliminar