O meu filho tem a boca toda branca - serão "sapinhos"?

É muito frequente os bebés (particularmente os pequeninos) terem uma infecção da boca por fungos, chamada candidíase oral ou então "sapinhos".
Caracteristicamente, esta situação manifesta-se por lesões brancas na língua, lábios, bochechas e/ou gengivas, com o aspecto de leite "coalhado" ou iogurte e que não saem bem se se tentar raspar. Pode causar alguma recusa em comer pelo desconforto, mas não causa febre nem outro tipo de sintomas.
Nestas situações o bebé deve ser observado, pois o tratamento passa por um medicamento anti-fúngico, que só deve ser parado 2 dias depois de ficar bem. Outros cuidados a ter incluem um reforço da esterilização das chupetas e tetinas durante essa período e, no caso das mães estarem a amamentar, pode ter que se aplicar o mesmo medicamento nos mamilos caso eles comecem a ficar inflamados, vermelhos e doridos.
É comum surgirem também umas borbulhas na região do rabinho nesta altura, que geralmente dizem respeito à infecção pelo mesmo fungo e que necessitam de um creme antifúngico.

Etiquetas: ,