Quantas horas devem dormir os bebés?

É muito frequente ser confrontado com esta pergunta nas consultas de rotina e, apesar de não haver nenhuma regra "estanque", há alguns princípios que é bom ter em conta.
O primeiro é que é muito mais importante a qualidade do que a quantidade de sono. O problema é que a primeira não é fácil de medir de forma objectiva, o que causa sempre alguma insegurança. Uma forma subjectiva de o fazer é observando o comportamento do seu filho, apercebendo-se se apresenta grande irritabilidade ou sonolência durante o dia, pois estes podem ser indícios de que não está a descansar o suficiente.
No entanto, também é bom não esquecer que a maior parte dos bebés tem a vantagem de poder dormir sempre (ou quase sempre) que quiser, o que pode "baralhar" um bocado as contas...
Posto isto, há realmente um número médio de horas de sono que as crianças devem dormir, que é o seguinte:
  • 1ª semana - 16 horas
  • 1-6 meses - 15 horas
  • 1 ano - 14 horas
  • 3-5 anos - 12 horas
  • 10-12 anos - 10 horas
  • > 12 anos - 8-9 horas
Em jeito de conclusão, queria apenas realçar que se o seu filho não dorme exactamente estas horas, mas tem um comportamento tranquilo, penso que não haverá razão para estar muito precocupado/a.
O comportamento das crianças é sempre o melhor indicador do seu bem-estar...

Comentários

  1. A minha filha tem 4 meses e dorme normalmente 12h, às vezes mais, por noite. Durante este período acordo-a para mamar mas depois de mamar volta rapidamente a adormecer. Já chegou a acontecer dormir 15h. Durante o dia faz 2 ou 3 sestas de meia hora cada. Isto é normal ou devo preocupar-me?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se o desenvolvimento estiver bem, penso que não haverá motivo para alarme. É só uma questão de ela ser mais "dorminhoca"...
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  2. Olá, em primeiro lugar, muitos parabéns pelo blog, os artigos são muito interessantes e estão muito bem explicados!
    Bem, tenho uma filhota com 4 meses e meio que quando nasceu dormia muito bem, chegando a dormir a noite toda e ser muito dificil amamentá-la durante a noite por ser tão dorminhoca. Mas á cerca de 2 meses que se passa o inverso, ela simplesmente não tem sono. Dorme no máximo 5h/6h e acorda super bem disposta como se tivesse dormido o seu soninho todo e só volta a adormecer (se insistir muito) passado no minimo 2h, e dorme mais 2h no máximo. Ela dorme na caminha dela, ao lado da minha. E fica brincando e conversando e não se deixa dormir. Durante o dia dorme cerca de 2h, mas está sempre bem e divertida. Acho que dorme muito pouco e penso que já tentei de tudo um pouco para ela descansar mais um pouco e nada tem funcionado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Obrigado pelo seu comentário.
      Realmente por volta dessa idade, grande parte dos bebés passa a ter um sono mais entrecortado e agitado. De qualquer forma, como eles podem compensar durante o dia quando estão mais cansados, isso acaba por não ter grande reflexo no seu comportamento, como parece ser o caso.
      Não desista e vá insistindo, que ela vai acabar por ceder, é mesmo o melhor conselho... Se ela começar a palrar de madrugada (o que é muito frequente), não lhe responda para ela não se habituar a essa rotina.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  3. olá Dr. Hugo!
    bebê de 3 meses pode ainda ter hipoglicemia? meu filho está começando a dormir melhor, ele só mama e tem noites que dorme 8 horas seguidas, não adianta eu querer acorda-lo para mamar, ele não acorda e nem mama dormindo, está ganhando peso normalmente, mais ainda sim tenho um pouco de receio de deixa-lo tantas horas sem se alimentar, durante o dia o intervalo medio é de 3/4 horas no minimo 6 refeiçoes por dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se o peso está bem e faz 6 mamadas por dia deixeo dormir, sem problema. Com essa idade a hipoglicemia já não é uma preocupação.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Olá boa tarde

    Gostaria de tirar umas dúvidas acerca do sono do meu filhote. Ele vai fazer 4 meses dia 17 do próximo mês, e tento que ele faça "sestas" durante o dia. Ele fica muito rabugento e noto que não consegue estar mais de uma hora, hora e meia acordado e bem disposto.
    Ele não consegue adormecer sozinho na claridade, e por isso adormeço-o na caminha dele e faz 3 sestas por dia (uma pela manhã e duas à tarde). À noite dorme cerca de 10 horas... estará a dormir de mais? É normal eles serem sonolentos nesta idade?

    Cumprimentos

    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A pediatra dele falou que normalmente o que se faz é mamar, um pouco de actividade e dormir... é assim que deve ser?

      Eliminar
    2. Boa noite,

      A sua descrição parece-me perfeitamente normal, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Bom dia Dr. Hugo Rodrigues

    O meu bebé tem 2 meses, durante o dia não tem dormido muito à dias que só dorme 1 hora, mas se o colocar no colo dorme muito bem até à próxima mamada.
    Depois à noite é capaz de dormir 7 horas sem acordar para mamar sou eu que o acordo para comer e ele mama a dormir. Faço bem em acorda - lo?
    O que me aconselha já que ele de dia gosta de dormir no colo? Eu não o quero habituar a isso.
    tem 2 meses e pesa 5.300kg.

    Cumprimentos
    Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se o peso estiver a evoluir bem, acho que não precisa de o acordar de noite.
      Quanto aos sonos do dia, tente que ele se acalme ao colo e, quando estiver tranquilo deitei-o na cama dele ainda acordado para aprender a adormecer sozinho. Só assim ele vai deixar de associar o colo ao sono.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Boa tarde Dr. Hugo!
    Tenho um bebé de 5 meses que, felizmente e quase sempre, dorme a noite inteira (cerca de 9 a 10 horas). Normalmente deito-o por volta das 22h e acorda por volta das 8h para tomar o primeiro leitinho do dia.
    Durante as noites sou uma sortuda porque o meu bebé me permite um descanso reparador. O problema é durante o dia. Faz 2 a 3 soninhos muito curtos. Cerca de meia hora cada um. Uma vez ou outra lá dorme 1h ou uma hora e alguns minutos. À noite noto-o muito irritadiço e cansado e às vezes abrevio a hora do último leite para o deitar um pouco mais cedo.
    Um dos truques que utilizo quando ele não faz um dos sonos de jeito é mal ele acorde ir ao quarto e ajudá-lo a adormecer de novo. Quando isso resulta, o sono que dorme a seguir é grande.
    O Sr. Doutor acha que me devo preocupar com os sonos diurnos curtos? Tem alguma sugestão para que eu possa ajuda-lo a dormir durante mais tempo. Isto da internet faz-nos chegar muita informação. Leio que com esta idade o meu bebé deveria dormir cerca de 15 horas. Ele n o faz, talvez umas 12 a 13 (no máximo).
    Desde já muito obrigada pela sua atenção e disponibilidade.
    Parabéns pelo seu trabalho e blogue!
    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Geralmente nessa idade os bebés fazem sonos curtos durante o dia.
      O que eu lhe sugeria era para tentar habituá-lo a uma sesta maior quando introduzir a sopa, para ver se ele cria essa rotina. Para além disso, as rotinas de adormecer nesse momento devem ser semelhantes às da noite, para ele associar bem essa hora ao sono.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Muito obrigada, Dr. Hugo.
      Felicidades!

      Eliminar
  7. olá dr. Hugo. Meu filho tem 1 ano e 8 meses, e faz três meses que não come nada de comida ( aliais exceto arroz e macarrão puro) às vezes.
    ultimamente anda recusando suco e até mesmo a mamadeira. já o levei ao pediatra, fez exames, todos normais. tratei com anita mesmo com exame ppf normal. está fazendo uso de apevitin. já tentei de tudo, comida colorida, variar,...enfim, ele nem se quer tem curiosidade de experimentar seja o que for. fica nervoso só de oferecer a ele. Notei que agora está perdendo peso. e por ultimo o pus na escolinha ( hoje é o terceiro dia) para ver se ao ver as outras crianças comerem ele coma)
    fico com receio de ter traumatizado meu filho, pois nas primeiras semanas eu e o pai dele o forçamos e ficamos nervosos com a situação, até que fui orientada a não fazer mais, mas de lá pra cá, mesmo sem mais forçar, está piorando.
    por favor me ajuda. o que faço? recorri ao seu blog pois estou desesperada.

    obrigado
    fico no aguardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Gostava de poder ajudar, mas realmente essa é daquelas situações em que não é fácil ajudar à distância.
      Pela sua descrição parece-me um problema comportamental, pelo que a entrada para a escola pode mesmo ser uma boa solução.
      Se mesmo assim o problema se mantiver, acho que deveria ser visto novamente.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Olá Dr. Hugo!
    Estou tão inquieta... peço por favor a sua ajuda.
    A minha filha tem 4 meses e 10 dias, é alimentada exclusivamente com leite materno, nasceu com 3,440 e tem agora 7,670 kg.
    Estou em grandes divergências com a pediatra, o meu coração de mãe está abalado.

    A pediatra quer que comece sopa e fruta ao almoço com 5 meses. Eu quero amamentar em exclusivo até aos 6 meses mas a pediatra insiste que devo é começar a sopa. Não sei o que fazer.

    Depois é o sono. Desde que a minha filha tem 1 mês que dorme seguido. Até aos 3 meses a pediatra recomendava que o jejum nocturno não excedesse as 6 horas e a partir daí que não exceda as 8 horas. Assim sendo sou sempre eu quem acorda a bebé para mamar, todos os dias sem excepção. perguntei na consulta dos 4meses quando a posso deixar dormir quanto queira e disse-me que será sempre assim, que tanto para adultos como para crianças não é saudável que o jejum exceda as 8 horas!!! Eu nunca ouvi nada assim... não sei o que fazer e ao mesmo tempo tenho medo de contrariar as recomendações, receio que comece a dormir mal, que cresça menos...

    Já ponderei mudar de pediatra mas o pai acha que devo seguir cegamente as recomendações da pediatra.

    Não consigo tomar decisões com receio da reacção da pediatra e do impacto no desenvolvimento da minha pequenina...

    Pode-me ajudar?

    Obrigada!!

    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Em primeiro lugar, acho que é importante esclarecer que em alguns assuntos a opinião dos diferentes médicos varia um pouco e a alimentação e o sono são dois exemplos claros disso. Assim, o que eu costumo encomendar e a introdução dos alimentos o mais perto possível dos 6 meses e geralmente faço-o cerca de uma semana antes dessa idade, só para ganhar algum tempo e introduzir progressivamente a sopa, fruta é papa, por esta ordem.
      Quanto ao sono, quando o peso está a evoluir bem também costumo dar liberdade aos bebês, deixando-os dormir o período que quiserem, sem os acordar.
      Volto a dizer que nestas áreas não há verdades absolutas, pelo que não estou, de todo, a dizer que a minha opinião é mais válida do que as outras, mas estas são mesmo as minhas recomendações, baseadas no que leio e na minha experiência pessoal.
      Por fim, acho que nenhum pai deve ter medo de tomar decisões proprias, porque é mesmo esse o papel dos pais, decidir os aspectos da vida dos seus filhos. Na minha opinião, nenhum profissional de saúde deve nem pode substituir esse papel dos pais...
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Olá Dr. Hugo.
    O meu filho tem 4 anos e desde que nasceu contam-se pelos dedos as noites que dormiu completas. No primeiro ano mamava de 2 em 2 horas e assim continuou a acordar à noite.
    Já passou para o quarto dele há mais de um ano e também não obtive melhorias. Teve uma fase que pensei que fossem pesadelos. Contudo as noites dele são agitadas. Acorda 5 ou 7 vezes por noite. Umas só para que o cubra, outras porque quer fazer xixi (que são raras), mas a maioria é só porque sim. Deito-o às 22h, dorme das 22:30 às 00:30 +/- acorda e chama imensas vezes. Por voltas das 3h 3:30 da manhã acorda todas todas as noites e às vezes só adormece depois das 4. A hora de levantar é às 7h. No infantário sei que dorme quase 2h após o almoço, bem como ao fim de semana em casa.
    A minha questão, além de ele dormir poucas horas, as noite que só acorda 1 ou 2 x são regulares, é saber se concorda com a medicação para que ele durma. Já ouvi falar do Atarax e até hoje evitei dar-lhe tudo o que fosse medicação para o fazer dormir, porque ele era pequeno e não o queria submeter a isso. A questão é que já lá vão 4 anos passados e eu, Mãe, começo a entrar em desespero porque nem ele nem eu descansamos.
    O que me aconselha a fazer para não o medicar demasiado e poder tentar resolver esta situação.

    Obrigada.
    Marlene Palma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Como ele já apresenta esses problemas desde o início, acho que é uma questão que não vou conseguir ajudar muito assim à distância.
      Como princípio geral, o ideal era tentar que ele adormeça sozinho, sem nenhum tipo de "muleta". Vocês podem ajudá-lo a acalmar, mas o adormecer deve ser autónomo. Se conseguirem implementar isso, vão ver que quando ele acorda vai conseguir voltar a adormecer sozinho na maior parte das vezes...
      Se mesmo assim não resolver, o melhor era mesmo tentar falar com o seu médico assistente, para ver o que é que ele aconselha em termos de rotinas de sono. Quanto à medicação, terá que ser usada pontualmente e com muito critério e não me parece que o atarax seja a melhor opção.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Boa noite Dr. Hugo.
    O meu filho nasceu tem 2 semanas, neste momento já está a recuperar
    do peso que perdeu na 1ª semana de vida, neste momento pesa 4kg.
    No entanto, temos verificado que tem muitas colicas e a 1ª questão é
    se lhe podemos dar aero-om?
    A 2ª questão, é respeitante ao sono e alimentação, pois ao acordá-lo para amamentação ele fica de tal forma rabujento que depois passa imensas horas acordado e a chorar imenso por nao conseguir dormir. Será que o podemos deixar dormir até acordar por si mesmo ou ainda é muito cedo?

    ResponderEliminar
  11. Boa noite Dr. Hugo.
    O meu filho nasceu tem 2 semanas, neste momento já está a recuperar
    do peso que perdeu na 1ª semana de vida, neste momento pesa 4kg.
    No entanto, temos verificado que tem muitas colicas e a 1ª questão é
    se lhe podemos dar aero-om?
    A 2ª questão, é respeitante ao sono e alimentação, pois ao acordá-lo para amamentação ele fica de tal forma rabujento que depois passa imensas horas acordado e a chorar imenso por nao conseguir dormir. Será que o podemos deixar dormir até acordar por si mesmo ou ainda é muito cedo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Relativamente ao aero-om, pode dar, sem problema.
      Quanto ao acordar, como está a evoluir bem de peso, acho que pode deixá-lo dormir, desde que não passe (por regra) muito maid do que 5h sem comer. A partir do 1º mês eu costumo dar liberdade "total" e aí já não me parece que se justifique acordá-lo mesmo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Boa tarde Dr.

    O meu filho neste momento já tem o sono do período noturno regularizado, acorda de 4 em 4h para mamar. Contudo no período diurno só consegue adormecer no ovo/carrinho a passear, chora imenso enquanto está acordado, o que nos preocupa é este choro e se o facto de estar tantas horas acordado de dia, se é prejudicial para a saúde dele.

    obgd

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Todos os bebês devem dormir também de dia, para além do sono da noite. Não sei qual é a idade do seu filho, mas se ele passa o dia todo a chorar acho que devia ser visto, para tentar perceber qual a melhor forma de o ajudar ( e a vocês tambem).
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Boa tarde. O meu filho tem que 3 meses e anda sempre resmungão. Depois de comerfica irritado como se tivesse sono... as vezes passa gases. Todo o dia assim não pode ser apenas sono.... Eu deito-o e as vezes acorda a resmungar.... tenho dúvida se ele não será intolerante a lactose tal como eu. Será que devia comprar sem lactose para experimentar ou fazer testes
    ? Durante um tempo dei coliprev acho que fez efeito mas não posso dar para sempre. O que me aconselha fazer? Desde já muito obrigado

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde. O meu filho tem que 3 meses e anda sempre resmungão. Depois de comerfica irritado como se tivesse sono... as vezes passa gases. Todo o dia assim não pode ser apenas sono.... Eu deito-o e as vezes acorda a resmungar.... tenho dúvida se ele não será intolerante a lactose tal como eu. Será que devia comprar sem lactose para experimentar ou fazer testes
    ? Durante um tempo dei coliprev acho que fez efeito mas não posso dar para sempre. O que me aconselha fazer? Desde já muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode efectivamente ser uma intolerância a lactose, principalmente porque melhorou com o coliprev. Assim, sugeria-lhe manter o coliprev ou trocar para um leite sem lactose até aos 4-5 meses e depois experimentar voltar ao normal, para ver como responde.
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Olá Dr. Hugo Rodríguez,

    Sempre fui uma Felizarda em relação ao sono da minha filha. Mas aos 10 meses e a partir do momento que se levanta sozinha tem sido dificil. Passou a ter que dormir ao colo PK sempre que vai para o berço levanta-se e não quer dormir. De noite dorme bem mas de dia as vezes só dorme meia a uma hora. Não sei que faça para reverter a situação do colo. Deixo-a sozinha no berço até adormecer, tenho receio que caia e bata com a cabeça, mas o colo não acho que seja solução. Precisava mesmo da sua opinião. Obrigada e parabéns pelo seu trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Também me parece que o colo não e a melhor opção.
      De qualquer forma, se de noite dorme bem, não me parece que esses sonos mais curtos de dia estejam muito fora do habitual com essa idade.
      Acho que deve manter as rotinas e insistir um pouco nelas, para ela perceber que não há grande escolha...
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Dr Hugo, bom dia.
    Minha filhinha tem 2 meses e 15 dias. De 4 dias para hoje ela não dorme. Durante o dia tira alguns cochilos de minutos e aparentemente se assusta e acorda, porém não chora muito, só qdo está com fome.
    O problema começa a noite, ela chora inconsolavelmente, as vezes desesperadamente e só acalma qdo colocada no peito.
    Me passou pela cabeça cólica e refluxo. Mas ao colocar no peito o choro para imediatamente, mama um pouco e dorme em seguida. Tiro do peito, ela cochila e acorda chorando novamente. Fico nesse ciclo por horas. Estou dando Flagass para as cólicas.
    Qual sugestão para que ela possa dormir tranquila?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Podem efectivamente ser cólicas, pelo que tentaria algo nesse sentido.
      O medicamento que descreveu (flagass) não existe em Portugal, pelo que não lhe sei dizer qual a melhor alternativa, mas seguramente aí terão várias opções, pelo que tentaria uma delas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  17. Dr. o meu filho tem 3 semanas e agora simplesmente não dorme.

    Já tentamos todas as técnicas para o embalar, cantar, adormecer no colo, adormecer na alcofa ou no berço e ele simplesmente luta contra o sono!

    Que fazemos? Estamos a ficar desesperados!

    Ele come muito bem e está a aumentar favoravelmente de peso. Dormir é que é o elas!

    Só para dar um exemplo..... hoje são 19h00 e se ele dormiu 3-4 horas foi muito.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Com 3 semanas ainda é tudo muito "novidade", pelo que é preciso tentar descobrir quais as rotinas que ele gosta mais para conseguir adormecer. Geralmente o contacto físico acalma os bebés e deve ser utilizado com esse propósito.
      É também muito importante perceber como é o comportamento dele quando está acordado, porque se for um bebé tranquilo não preocupa tanto, mas se for um bebé muito irritado implica que se calhar é melhor ele ser observado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Boa tarde Dr Hugo

    Preciso mesmo de opinião urgente.
    A minha filha tem um mês e 8 dias , as desde que tem 15 dias nunca mais foi a mesma nas sestas ...
    Já fui a pediatra pelas cólicas , ela anda melhor nesse sentido..
    Mas continua a não dormir de dia , a noites que dorme bem outras que assim a assim...
    Ela tem feito a minha mama de xuxa , pois dorme 5 min e acorda , o máximo por vezes é 40 min...
    Eu estou exausta já tentei de tudo.
    Agora estou a ver se será existacao de falarem muito com ela..
    Se poder me ajudar, agradeço lhe desde já.
    Liliana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se esse comportamento é só durante o dia é relativamente habitual, mas se também é assim de noite já não é assim tão comum.
      De qualquer forma, tente aos bocadinhos que ela não adormeça na mama (se conseguir) para ver se ela se habitua a adormecer sozinha. Não é fácil, mas se conseguir vai ver que vai melhorar bastante.
      Cumprimentos

      Eliminar
  19. Bom dia,
    Não tem muito a ver com este tópico mas como não encontrei esta questão por aqui decidi colocá-la aqui mesmo.
    Até que idade se recomenda a elevação do colchão da cama do bebé? A minha já tem 11 meses e acho que já não faz muito sentido talvez ate porque ela já se mexe e posiciona a dormir como bem entende...
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      É um pouco variável, mas a partir do momento em que os bebés começam a rebolar 6-9 meses) começa a fazer pouco sentido, pelo que acho que pode retirar a inclinação.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Obrigada. Esqueci-me também de perguntar com que idade recomendam o uso da almofada. Penso que será o mais tarde possível não? Cumprimentos.

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      Não há propriamente uma idade muito bem estabelecida, mas diria que até aos 3-4 anos em princípio não faz falta.
      Cumprimentos

      Eliminar
  20. Olá dr
    O meu filho têm 6 meses e meio e de à uns dias para cá que anda rabugento grita muito parece que não está bem em lado nenhum não sei qual a razão . Será normal ?

    ResponderEliminar
  21. Olá dr 
    O meu filho têm 6 meses e meio e de à uns dias para cá que anda rabugento grita muito parece que não está bem em lado nenhum não sei qual a razão . Será normal ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não é obrigatório que tenha algum significado, mas não é o comportamento mais habitual, pelo que se ele se mantém assim acho que deveria ser observado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  22. Boa noite. A minha filha tem 12 meses e para dormir, de dia ou de noite, é um castigo. Dps de varias tentativas, mudanças e adaptação,agora consigo q durma 2 sestas de dia, sempre no carrinho e de noite adormece sob a vigilância do pai, mas acorda de 2 em 2horas para mamar. Posto estas rotinas, gostaria de perg: é prejudicial q adormeça e permaneça no carrinho ,durante os sonos diurnos? E durante a noite, como lhe posso retirar o vício da mama?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O ideal era que dormisse na cama dela, mas não é propriamente prejudicial dormir no carrinho.
      Quanto à mama da noite, ela adormece ao peito ou sozinha?
      Se for ao peito, deve tentar que ela adormeça por ela, para não associar o sono à mama.
      Cumprimentos

      Eliminar
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  24. Boa noite, o meu filho tem 10 semanas e ando a habitua lo a dormir na caminha dele nas sestas diurnas. A noite dorme comigo e dorme 10h em que da sinal que quer comer mas nao acorda totalmente. De dia, as sestas ja sao mt curtas, por vezs nem chegam aos 45mins. No total so dorme 13h num dia por mais que insista com ele.
    A minha questão é, ao po lo na caminha dele e ele se chatear e nao adormecer quando lá esta metido, é mais importante insistir que ele la fique para o habituar, ou que o pegue ao colo e que durma o que conseguir para não lhe faltar sonos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Penso que o ideal é tentar trabalhar as rotinas, porque ele vai acabar por se habituar e dormir o que deve. O único reparo é que não me parece muito lógico para ele dormir sozinho de dia e acompanhado de noite, acredito que isso dificulte o processo de aprendizagem das rotinas do sono.
      Cumprimentos

      Eliminar
  25. Boa tarde, Dr. Hugo
    A minha filha nasceu há 5 dias e dorme todo o dia. Acorda sozinha raramente; somos nós que a acordamos para mamar.
    Ela mama bem, reage quando se muda a fralda/banho e, na maternidade, a pediatra disse que estava tudo bem com ela.
    Apesar de não ser mau, até porque tenho um filho de 3 anos e algumas dores, ainda, por causa do parto, este excesso de descanso começa a preocupar-nos. Acha que ela pode ter algum problema?...
    Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se de resto ela está bem e vai mamando bem, é perfeitamente normal que passe o dia quase todo a dormir.
      Cumprimentos

      Eliminar
  26. Boa noite Dr e normal que um bebê de 10 meses não durma uma noite inteira? Choraminga/chora muitas vezes e mexe se MT...levanto me imensas vezes para dar a chucha e ver se está bem e coloca lá mais direitinha pois como se mexe fica toda torta. Faz birra para despir e vestir, sentar na cadeira auto e de passeio e as vezes durante o dia anda meia rabugenta. Será uma fase? Personalidade? É normal

    ResponderEliminar
  27. Boa noite Dr e normal que um bebê de 10 meses não durma uma noite inteira? Choraminga/chora muitas vezes e mexe se MT...levanto me imensas vezes para dar a chucha e ver se está bem e coloca lá mais direitinha pois como se mexe fica toda torta. Faz birra para despir e vestir, sentar na cadeira auto e de passeio e as vezes durante o dia anda meia rabugenta. Será uma fase? Personalidade? É normal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, é normal o que me descreve. Deve tentar trabalhar uma boa rotina de adormecer, porque assim vai conseguir melhorar a situação, que vai melhorar (seguramente) com o tempo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  28. Boa tarde, tenho um menino de 2 anos. Acordo o de manhã as 6h45 +- porque entro cedo a trabalhar,Ele acorda bem disposto. Dorme a sesta no infantário do 12h as 15h +- as vezes um pouquinho mais. A tarde vou buscá lo perto das 16h30 e as 19h30 já começa a ficar chato com sono (não é sempre, tem dias), o meu marido não o quer deixar dormir sem primeiro comer. Muitas horas de sono sem comer preocupa o. o que me pode dizer sobre isso para que ele não se preocupe tanto. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa não assinei. Patrícia Anjos

      Eliminar
    2. Peço desculpa não assinei. Patrícia Anjos

      Eliminar
  29. Boa tarde, tenho um menino de 2 anos. Acordo o de manhã as 6h45 +- porque entro cedo a trabalhar,Ele acorda bem disposto. Dorme a sesta no infantário do 12h as 15h +- as vezes um pouquinho mais. A tarde vou buscá lo perto das 16h30 e as 19h30 já começa a ficar chato com sono (não é sempre, tem dias), o meu marido não o quer deixar dormir sem primeiro comer. Muitas horas de sono sem comer preocupa o. o que me pode dizer sobre isso para que ele não se preocupe tanto. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se calhar o ideal era deixá-lo dormir um apequena sesta ao fim da tarde, antes de jantar.
      Pode ser que ele depois fique tranquilo e coma bem. Acho que podia ser vantajoso também pelo facto de ajudar a que ele participe na rotina familiar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  30. Tenho um filho com 3 meses e uma semana de vida e à cerca de 3 dias que está a dormir cerca de 20 horas por dia. Acorda para mamar de 4 em 4 horas mas adormece logo a seguir. Só se mantém mais tempo acordado de manhã cedo e ao final da tarde. É normal? Estou preocupada porque até agora chegava a estar durante toda a manhã acordado e à tarde fazia 1 a duas sestas.Será porque está num pico de crescimento? O tempo que está acordado costuma estar bem disposto e sossegado mas como com 10 dias de vida foi operado a uma atrésia intestinal e teve anemia aguda e tem um exame ao coração para fazer aos 6 meses qualquer situação fora do normal deixa-me preocupada....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Com 3 meses esse não é o padrão mais habitual, porque geralmente os bebés dessa idade passam bastante tempo acordados durante o dia.
      Se notou recentemente essa alteração acho que deve falar com o seu médico, para o observar e ver se está tudo bem. Pode mesmo ser só uma fase, mas é melhor ser visto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  31. Bom dia.
    Tenho uma filha com 12 meses e que acorda muitas vezes de noite para mamar. Ela durante o dia dorme em média 2 horas depois do almoço e à noite dou-lhe 150 ml de leite de suplemento e adormeço-a logo de seguida, ao colo, por volta das 23:00. Por volta das 2:00 ela acorda e só quer mama para voltar a adormecer e acorda várias vezes no resto da noite e só acalma com a mama (ela não usa chupeta, já tentamos que ela se habituasse à chupeta mas ela não a quer). O nosso médico já sugeriu umas gotas e Atarax mas nós achamos que a nossa bebé é muito pequena para tomar esse tipo de medicação. A minha mulher anda exausta e nós pensamos que a chave está em fazer com que seja ela a adormecer sozinha mas não sabemos como o fazer porque se a deitamos na cama ela só quer brincadeira. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Acho que estão a pensar bem e a solução deve mesmo ser habituá-la a adormecer sozinha na cama, sem ser ao colo.
      Por vezes ajuda dar o leite e a seguir o banho, para ficar mais tranquila.
      Cumprimentos

      Eliminar
  32. Boa noite Dr. Hugo,
    O meu bebe esta com 3 meses e 3 semanas, o peso esta a evoluir bem. De noite dorme cerca de 8h com uma unica paragem para mamar. De dia é um castigo para dormir, só esta bem acordado e ao colo para ver tudo o que se passa à volta dele. So adormece por norma uma vez de manha cerca de 1/1,5h. Percebe-se que ele esta perdido de sono pois fica com os olhinhos bem vermelhinhos e esta sempre a abrir a boca mas nao adormece nem na caminha dele sozinho (so chora), nem ao colo (em que fica muito observador). De noite so dorme com a maminha a servir de xuxa. O que posso fazer para que ele durma mais e nao se habitue a dormir desta forma?
    Obrigada pela ajuda e parabens pelo blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O ideal é tentar encontrar uma rotina de sono calma, para ele associar aos períodos em que vai dormir. O melhor seria tentar que ele adormecesse por ele (antes de ficar rabugento), sem ser na maminha, mas isso é algo que demora um pouco a estabelecer.
      Cumprimentos

      Eliminar
  33. Boa tarde Dr.Hugo,
    Sou mãe de uma menina de 9 meses que nunca foi muito dorminhoca,nem de dia, nem de noite.
    Dorme 3 períodos de, no máximo, meia hora, durante todo o dia e de noite acorda imensas vezes. Nota-se que ela tem sono e que resiste e por isso fica a chorar e aborrecida. Sei que todos os bebés são diferentes, mas será motivo de preocupação?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não digo que seja motivo de preocupação, mas é algo que deve tentar melhorar aos bocadinhos, principalmente na hora de adormecer, em que deve fazê-lo sozinha, sem "muletas".
      Cumprimentos

      Eliminar
  34. Boa tarde o meu filho tem 8 messes e por norma dorme umas 4h na cesta da manha e outras 4h na cests da tarde!! Devo consultar um pediatra?? E que dizeram me na creche que pode não ser normal e que pode ter algum problema de saude!!??

    ResponderEliminar
  35. Boa tarde o meu filho tem 8 messes e por norma dorme umas 4h na cesta da manha e outras 4h na cests da tarde!! Devo consultar um pediatra?? E que dizeram me na creche que pode não ser normal e que pode ter algum problema de saude!!??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se de resto estiver tudo bem e o desenvolvimento dele for bom, não me parece nada alarmante.
      Cumprimentos

      Eliminar
  36. Boa tarde o meu filho tem 1 ano e desde os 4 meses que não dorme nem de dia nem de noite ou seja está sempre a acordar de hora em hora. Será que não há nenhum medicamento ou maneira de ele poder descansar. Já estou e entrar em desespero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se mesmo de noite acorda de hora em hora é algo que deve ser visto com calma, porque não é o comportamento mais habitual com essa idade. Provavelmente precisará de reajustar as rotinas de sono dele, mas acho que era importante marcar uma consulta com o seu médico para ver se está tudo bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  37. Boa Tarde,
    A minha filha faz 4 meses dia 18 e de noite sempre dormiu muito bem, aliás ultimamente dorme cerca de 9/10 horas por noite (não sei se será de mais) mas de dia dorme muito pouco se fizer 2 sestas de 20m é muito. E só mama 4/5 vezes por dia sendo, ou seja, se dormir muito de noite mama 4 vezes se dormir menos um bocadinho mama 5 vezes mas cada mamada dura cerca de 1 hora. Acha que estou a fazer alguma coisa mal? Ela nasceu com 2630kg e tem engordado cerca de 20g por dia exclusivamente com LM. Está sempre bem disposta e desperta e nunca teve cólicas, a única coisa é que acho que vomita demais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Como o peso e o comportamento dela estão bem, acho que não precisa de se preocupar.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Boa noite Dr. Hugo e obrigada pela sua resposta, a minha preocupação é que mamar 4 vezes ao dia para um bebé de 4 meses seja pouco porque realmente é como eu lhe disse ela dorme muito bem de noite por norma 9/10 horas mas há noites em que dorme quase 12 horas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  38. Boa tarde, o meu filhote vai fazer um ano no próximo mês. E normal que ele de vez em quando nao queira dormir a folga da manhã? E um problema que tenho e que se ele acordar ate as 15:30 da folga tarde e impossível aguentar o bebé ate a hora de ir dormir, ate porque ele nao dorme mais ate à noite, e deitando.o mais cedo acorda de madrugada. As vezes d desesperante. Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bomd ia,

      Sim, pode acontecer não querer dormir de tarde, mas aí acho que pode tentar que ele durma uma pequena sesta ao fim da tarde.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Boa tarde, obrigada doutor. Vou tentar novamente. As outras tentativas têm sido rm vão. Quando ele bebezinho fazia isso mtas xs mas agora!?... Cumprimentos

      Eliminar
  39. Boa noite... Minha bebe nasceu com hipoglecemia hoje ela tem 53 dias ela ainda pode ter a hipo? Ate quando preciso acordar ela de 3 em 3 horas pra mamar o aptamil?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Depende da causa da hipoglicemia, mas se não tem nenhum problema que a tivesse causado, o risco com essa idade é muito baixo, pelo que já não precisa de comer de 3/3h.
      Cumprimentos

      Eliminar
  40. Boa noite dr., meu filho tem 11 meses e por vezes dorme duas horas seguidas kd esta comigo em casa durante o dia, mas na creche nunca dorme mais do que 1 h, chega super cansado, com os olhos vermelhos. Devo preocupar.me? Na creche ele tem resistido ir para o berço e em minha casa ele dorme sempre bo seu berço. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não acho que seja alarmante, mas pode tentar compensar colocando_o a dormir uma sesta ao fim da tarde, quando o vai buscar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  41. Boa tarde,

    Eu tenho uma bebe com 6 meses e ela mais ao menos desde os 5 meses que durance a noite tem dormido umas 11h/12h. Ou seja, eu por norma deito-a por volta das 9h30 e dp ela só volta a comer às 9h30m da manhã. Durante esta horas ela choraminga 1 ou 2 vezes pq quer a chupeta e eu dou-lha e ela continua a dormir. Será que devo acordá-la e dar-lhe o leite? Não será prejudicial para ela estar tantas horas sem comer? O desenvolvimento dela está bom mas eu fico preocupada se estarei a fazer bem e/ou a prejudicá-la.

    Obrigada Dr.

    ResponderEliminar
  42. Boa tarde,

    Eu tenho uma bebe com 6 meses e ela mais ao menos desde os 5 meses que durance a noite tem dormido umas 11h/12h. Ou seja, eu por norma deito-a por volta das 9h30 e dp ela só volta a comer às 9h30m da manhã. Durante esta horas ela choraminga 1 ou 2 vezes pq quer a chupeta e eu dou-lha e ela continua a dormir. Será que devo acordá-la e dar-lhe o leite? Não será prejudicial para ela estar tantas horas sem comer? O desenvolvimento dela está bom mas eu fico preocupada se estarei a fazer bem e/ou a prejudicá-la.

    Obrigada Dr.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se o peso estiver bem acho que a deve deixar dormir, sem a acordar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  43. Doutor, primeiramente amei seu blog, parabéns ,ajuda muito a esclarecer as dúvidas das mamães e dos papais de primeira viagem, contudo sou avó de primeira viagem, minha netinha tem sete meses, até então dormia entre 14 e 15 horas por dia, o que ocorre é que ao começarmos dar papinhas para ela a mesma tem ficado muito irritada, ela ainda mama no peito o que para minha filha é uma dádiva , contudo de 14 horas de sono, ela passou a dormir em média 8 horas a noite e durante o dia o sono dela não passa de meia hora , não sabemos mais o que fazer , já indicaram chá ,mas como sempre seguimos a risca o que a pediatra indica achamos melhor aguardar a próxima consulta , entretanto uma boa dica nos ajudaria muito nessas horas , ainda mas vindo de um pediatra.pois acho que o soninho dá pequena está muito curto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Como houve uma redução muito grande, penso que a solução passa por voltar a insistir um pouco com o sono, para ver se conseguem "esticá-lo" mais um pouco.
      Cumprimentos

      Eliminar
  44. Boa tarde Dr. Sou mãe de gemeos de 2 meses e meio que por acaso foram vistos por si no hospital de ponte de lima. Ambos dormem sempre a seguir às mamadas (suplemento). Eu deito os na espreguiçadeira(aquelas que vão crescendo com eles e que dão até aos 3 anos). Há algum problema nisso ou deveria coloca los no berço? Mamam de 4 em 4h mas o menino nestas 2 últimas noites não tem acordado para mamar e dormiu quase 10 h seguidas.como está a aumentar de peso o pediatra disse para não acordar.mas não será muito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bomd ia,

      Se o peso está bem não precisa de os acordar.
      Se puder colocá-los no berço não é pior, mas se preferir pode manter a espreguiçadeira.
      Cumprimentos

      Eliminar
  45. O meu bebê tem 7 meses e não dorme nada de jeito... Lá vem uma noite por outra que até dorme bem, mas isto acontece para ao 1 noite em 10... O problema é que anda sempre irritado, não se interessa por nada, nem.no colo está sossegado... Já não sei o que fazer...

    Pode ajudar me de alguma maneira? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Infelizmente essa é uma das situações em que não consigo ajudar a distância, porque era preciso observar o bebé para tentar perceber se está tudo bem com ele.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Obrigada. Vou tentar procurar ajuda..

      Eliminar
  46. Boa tarde,

    Tenho uma bebé com 2 meses e meio (faz 3 meses no dia 17 de Fevereiro). A partir da 3a semana de vida começou a ficar com um padrão de sono totalmente desorganizado. Passou por várias fases mas neste momento dorme cerca de 3 sestas durante o dia, a primeira de manhã que é a mais longa e a partir daí cada vez mais curtas e com mais dificuldade em pousa-la. A questão é que fazemos a higiene por volta das 19h e tentamos que inicie a noite às 20h mas não conseguimos, só adormece por volta das 2h da manhã, fica este tempo todo acordada e progressivamente mais irritada. Fazemos de tudo para que adormeça entre colo, mama, etc. Depois durante a noite dorme das 2h às 6h e das 6.30h às 9h. Esta alteração do padrão pode indicar alguma doença neurológica? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não me parece que seja uma doença neurológica, penso que será mais uma questão comportamental.
      Cumprimentos

      Eliminar
  47. Boa tarde,

    Tenho um bebé com 16 meses que continua a acordar todas as noites de 3 em 3 horas, mama um pouco e adormece.
    Ele janta bem e a pediatra refere que ele já não precisa da mama e que só o prejudica, face ao "vicio" que não nos deixa descansar em pleno. Fico triste em retirar o leite materno, visto que com a minha filha mais velha aconteceu de forma natural (ela deixou de querer mamar por volta dos 2 anos e meio). Não sei o que fazer. Pode dar-me a sua opinião?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Penso que não precisa de tirar a mama, deve apenas tentar que ela não use a mama como muleta para adormecer.
      Cumprimentos

      Eliminar
  48. Bom dia ,
    Meu filho tem 6 semanas e não dorme mais de 2h seguidas durante a noite e ultimamente até quando dorme faz uns ruídos como se estivesse com algum desconforto.durante o dia se dormir 30m já é muito e só adormece ao colo. Já li que poderia ser má alimentação mas ele está a engordar mais de 200gr semana.
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se está a engordar bem não tem a ver com a alimentação. Pode, no entanto, ficar desconfortável com a lactose, por exemplo.
      Experimente dar-lhe um probiotico para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  49. Boa noite... meu filho está prestes a completar 3 meses e ele sempre foi muito sonolento, nasceu com a glicose baixa devido algumas complicaçocomplicações na gravidez.. porém já fui em dois pediatras e ambos dizem que não tenho com que me preocupar em questão da glicose.. porém gostaria de saber se é normal um bebe de 3 meses ficar a maior parte do tempo dormindo? Por exemplo: ele vai se deitar as 20:00 E só acorda as 7 da manhã( somente acorda para mamar e volta a dormir) quando acorda as 7 fica 1h acordado e volta a dormir, dorme em meia 3 horas seguidas e acorda e fica no máximo 2hr (as vezes menos) acordado e já dormir de novo. Será que é normal ele ser tao sonolento assim? Ele é brm calminho, não tem cólicas, difícil ver chorar e é sempre muito risonho e ativo quando está acordado . .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Geralmente com essa idade os bebés começam a dormir menos durante o dia, mas se ele está bem activo e bem disposto quando está acordado penso que não há problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  50. Boa noite, meu bebê tem 6 dias de vida e normal meu bebê dormir muito durante o dia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, com essa idade eles passam a maior parte do tempo a dormir.
      Cumprimentos

      Eliminar
  51. Boa tarde Dr.minha bb tem 5 meses e não comer nada só chora,dorme muito pouco também. Que fzer para ela comer e dormir bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O aspecto mais importante é perceber se está a evoluir bem de peso. Se estiver, tem que ir insistindo com ela, sem "massacrar", para ela se habituar aos bocadinhos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  52. Olá, Doutor. Primeiramente, parabéns por responder todas as nossas dúvidas. O meu baby tem 1 mês e 15 dias, ela geralmente dorme de 00:15h às 06:30 h. Ela está ganhando peso normalmente, porém eu acordo ela para mamar, pois se deixar, ela vai até às 08:00h da manhã. O senhor acha que com essa idade tem risco de hipoglicemia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se o peso estiver a evoluir bem acho que não precisa de o acordar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  53. Olá doutor. Meu bebe tem 1 mês e 8 dias e tem dormido em média 10/11 horas por dia (entre as soneca do dia e o sono à noite). Devo me preocupar já que ele não está dormindo tanto quanto um bebê na idade dele dorme?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Com essa idade deveria dormir um pouco mais, pelo que acho que deveria tentar que ele dormisse mais um bocadinho.
      Cumprimentos

      Eliminar
  54. Olá doutor estou desesperada , minha bebe tem 6 meses de uns dois meses para ka ela vem rejeitamos leite artificial mas mamava bem memso recusando , agora de uma semana não quer mais empurra a mamadeira , chora se joga pra traz ontem mamou somente 130 ml as 19:00 horas , quando foi umas 23 tentei oferecer e nada nem dormindo ela quer mais era extrategia que estava usando , hoje as 6 da manhã fui dar vez uma briga mas mamou um pouquinho , comecei agora da papa mas ela não tem costume Ainda , minha pediatra mandou mudar leite mas já mudei várias várias ela toma aptamil , já tentei nam , enfamil , nestogeno entre outros até engrossantes já coloquei e nada , não sei mais o que fazer , o que pode tá acontecendo ela simplismente não aceita leite nenhum

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Experimente colocar um pouco de cevada ou uma colherzinha de papa no leite, para ver se gosta mais.
      Cumprimentos

      Eliminar
  55. Boa noite Dr.Hugo,
    A minha filha tem 8 meses e meio. Nasceu de cesariana às 40 semanas, é saudável, P50.
    Adormece por volta das 20h30 / 21h, após a sopa e fruta, e depois mama cerca das 23h. Perto da 1h da madrugada acorda e desde então é de hora em hora que acorda e só adormece se mamar, a maioria das vezes só uns segundos.
    Pondero introduzir LA à ceia na esperanca que durma mais horas seguidas... mas receio que isso não resolva as noites mal dormidas e contribua para que seque o meu leite. Será que devo dar de mamar apenas á ceia e de manhã e retiro as mamadas da madrugada? O que me aconselha? Estou exausta. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Provavelmente o problema está na forma como adormece. Devia tentar que ela adormeça sozinha, sem colo ou mama, para não exigir também essas "muletas" quando acorda a meio da noite.
      Cumprimentos

      Eliminar
  56. bom dia Dr. Hugo...tenho uma bebe com 3 meses e duas semanas. até aos 2 meses e meio a minha bebé conseguia dormir 6h seguidas durante a noite....mas daí para cá ela anda a acordar de 3 em 3h durante a noite.... não deveria ser ao contrário? e primeiro não chorava e agora chora...e custa-lhe a adormecer sozinha....pareceque quere sentir-me sempre ao pé dela....mesmo durante os soninhos da tarde...se tiver sozinha dorme uma meia hora...se eu estiver perto dela e tocar-lhe dorme umas 2h....nao estou a conseguir criar uma rotina....entao à noite é um castigo ....ela não me deixa sair do quarto.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Com essa idade ela precisa do contacto físico para se sentir segura, mas deve tentar, aos bocadinhos, que ela deixe de precisar desse contacto para adormecer. Se conseguir passar essa mensagem ela vai passar a dormir melhor é durante mais tempo quando não estive à beira dela.
      Cumprimentos

      Eliminar
  57. Olá! Minha filha acaba de fazer dois meses, e faz quase uma semana que não se alimenta com a mesma rotina a que estava acostumada, está noite mamou as dez da noite, e acordou as duas da manhã e não quis o peito, tentei dar leite artificial a ela mas bebeu apenas vinte ml depois disso demorou pra cair no sono. Acordei ela as oito da manhã pra mamar e novamente recusou o peito, tentei dar mamadeira mas tomou apenas dez ml, tirei o leite do peito e pus na mamadeira mas preferia dormir do que beber. Estou preocupada! Tô com medo que fique hipoglicemica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Como houve essa redução acho que deveria pensá-la para ver se o peso está bem. Se estiver vigiaria apenas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  58. Boa tarde Dr.,o meu bebé tem 3 meses e meio e durante o dia dorme 3 sestas (uma de manhã mais ou menos de 2h, outra a seguir ao almoço de 3h e antes de jantar dorme 2h), é normal dormir tanto de dia?Ele é muito chorão,acorda brinca um pouco e começa a chorar,esta situação preocupa-me.Qual a sua opinião? Obrigada

    ResponderEliminar
  59. Boa tarde Dr.,o meu bebé tem 3 meses e meio e durante o dia dorme 3 sestas (uma de manhã mais ou menos de 2h, outra a seguir ao almoço de 3h e antes de jantar dorme 2h), é normal dormir tanto de dia?Ele é muito chorão,acorda brinca um pouco e começa a chorar,esta situação preocupa-me.Qual a sua opinião? Obrigada

    ResponderEliminar

Enviar um comentário