O leite de soja é aconselhável para as crianças?

Começando pelo nome, este é incorrecto, pois na verdade não se trata de "leite", mas sim de uma bebida de soja.
Não está indicado em nenhuma situação para bebés com menos de 6 meses e, acima desta idade, apenas é "permitido" em situações restritas:
- opção dos pais, em contexto de dieta estritamente vegetariana
- por questões económicas, em crianças com alergia às proteínas do leite de vaca
Nesses casos, a criança deve sempre manter vigilância para detectar possíveis carências alimentares ou outras alterações.
Isto não quer dizer que as crianças não possam beber de vez em quando "leite" ou comer iogurtes de soja, mas esta não é a melhor opção quando utilizada em substituição dos produtos lácteos em meninos saudáveis, pelo que deve ser evitada.

Comentários

  1. Tenho mais uma dúvida/sugestão:

    Como se trata o "coto umbilical"?

    Já fizeste algum post sobre isso?

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde e obrigado pelo site,è muito elucidatIvo.O meu bebe de 16 meses come pouco de cada vez,ele vai crescendo,mas no seu proprio ritmo(lentamente) tem agora 8 kgs.A minha duvida esta na quantidade de leite que bebe,nunca mais de 400ml/dia e por vezes ate menos.Talvez devesse substituir algumas refeicoes de outros alimentos por leite,mas isso tambem nao me parece o mais adequado...O que lhe parece?muito obrigada.loureiro olga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      As necessidades de leite (ou derivados - iogurte, papa, ...) nessa idade são de cerca de 400ml/dia, pelo que me parece que a quantidade que ele bebe é adequada. Também acho que não se deve substituir os outros alimentos pelo leite, concordo consigo.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  3. Boa tarde, Meu bebe mama no peito e eu bebo muito sucos de soja porq não gosto de suco comum,, isso causa algum problema pro meu filho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não tem problema nenhum, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Boa tarde,
    Minha filha nasceu com o olho muito amarelado, e no hospital em que tive ela não tive acompanhamento de nenhum pediatra para tirar dúvidas, quando levei ela no pediatra ele não olhou os olhos dela pq a pele dela não estava amarelada.
    Mas como fiquei preocupada passei a dar uma gota de vitamina D por dia, isso pode ser prejudicial a ela???

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde,
    Minha filha nasceu com o olho muito amarelado, e no hospital em que tive ela não tive acompanhamento de nenhum pediatra para tirar dúvidas, quando levei ela no pediatra ele não olhou os olhos dela pq a pele dela não estava amarelada.
    Mas como fiquei preocupada passei a dar uma gota de vitamina D por dia, isso pode ser prejudicial a ela???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Deve dar a vitamina d, sem problema.
      Quanto aos olhos, é normal estarem um pouco amearelos se a pele está bem, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Boa tarde,

    O meu filho é alérgico á Proteina de Vaca, e gostaria de saber quais os iogurtes aconselhados para ele. Tem 7 meses.

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Os únicos iogurtes que não tem proteína do leite de vaca são os iogurtes de soja.Cumprimentos

      Eliminar
  7. Ola. Gostava muito de poder abdicar da proteína animal para alimentar o meu bebe até aos 6 meses, porque não é viável uma bebida vegetal? Amêndoa ou arroz em vez da soja?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Neste momento são essas as recomendações da Sociedade Europeia de Nutrição Pediátrica. Penso que tem a ver com o ferro, o zinco e a vitamina B12, mas não tenho certeza se será só por esses nutrientes (teria que reler o documento para lhe poder responder com toda a certeza). Isos não quer dizer que os bebés não bebam uma bebida vegetal de vez em quando, só não devem fazê-lo como substituto a 100%.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário