Como tratar o coto umbilical?

Este é um dos primeiros desafios com que os recém-pais se depreendem e importa esclarecer alguns aspectos.
Nos últimos anos generalizou-se a ideia de que o coto umbilical deve ser desinfectado todos os dias com álcool etílico a 70º e parece-me que está é mesmo a melhor opção. No entanto, recentemente tem vindo a ganhar força a corrente que defende que tal não é necessário e que o coto umbilical não precisa de nenhum cuidado especial, excepto mantê-lo seco. Isto é baseado nalguns estudos que dizem que nos países desenvolvidos, nos quais as condições higieno-sanitárias são boas, não está provado que o risco de infecção diminua com a desinfecção frequente. Apesar de achar uma informação relevante, na minha opinião pessoal também não considero que haja nenhum prejuízo com a aplicação do álcool, pelo que me parece que deve ser essa a atitude a tomar.
Já quando falamos em países em desenvolvimento, está mesmo recomendado fazer a desinfecção diária do coto umbilical, seja com álcool, clorexidina ou outro agente de aplicação local.
Para além de desinfectar, o que é mesmo fundamental é manter o coto seco (pode dobrar a fralda do seu filho, de forma a não tapar essa zona), para permitir que não fique macerado nem infecte.

Etiquetas: