Translate

Etiquetas

sábado, 20 de outubro de 2012

O que é a varicela?

A varicela é uma infecção vírica caracterizada pelo aparecimento de "borbulhas" (caracteristicamente vesículas, com "cabeça de água"), sendo a sua gravidade muito variável. Na esmagadora maiora dos casos trata-se de uma doença benigna, particularmente se apanhada nos primeiros anos de vida. Já na adolescência e na idade adulta o risco de complicações é maior, pelo que é uma boa doença para se apanhar nos primeiros anos de vida. Só surge uma vez na vida, porque a partir daí adquire-se imunidade para a doença, sendo impossível tê-la duas ou mais vezes. O tempo de incubação varia entre 7 e 14 dias e pode inclusivamente ocorrer sem dar sintomas (forma subclínica).
Sempre que surgem os picos de varicela (todos os anos), começam também as questões sobre o “isolamento” das crianças doentes. Pessoalmente, tenho as minhas dúvidas sobre o interesse de evitar o contágio entre crianças, devido ao maior risco se apanharem a doença numa fase mais avançada da vida. Para além disso, mesmo que tal seja feito, é sempre difícil uma prevenção eficaz, porque as pessoas com varicela começam a eliminar o vírus nas gotículas respiratórias cerca de 2 dias antes de iniciarem as manifestações da doença, pelo que quando surgem as manchas na pele, muito provavelmente já contagiaram outras pessoas.
Relativamente à vacinação, neste momento as recomendações da Sociedade Portuguesa de Pediatria seguem as orientações da Organização Mundial de Saúde, que dizem que as actuais vacinas contra a varicela só devem ser utilizadas na criança se se assegurar uma cobertura vacinal acima dos 85-90%, ou seja, se tivermos uma taxa de vacinação semelhante à do plano nacional de vacinação. Assim, a minha opinião é a de que não se deve vacinar por rotina as crianças, mas pode-se vacinar os adolescentes e adultos susceptíveis, pois isso não altera a chamada "imunidade de grupo". Perante a ausência de uma história de varicela, pode-se fazer a determinação de anticorpos para este vírus nesses indivíduos e, em caso de serem negativos, proceder à sua vacinação.
Quanto ao tratamento, este serve essencialmente para alívio sintomático e compreende um anti-histamínico (para retirar a comichão) e paracetamol para a febre. Existe ainda a possibilidade de utilizar um antivírico (aciclovir), mas aí as opiniões já não são tão consensuais, até porque é eficaz apenas quando administrado nas primeiras 24-48h de doença. A Academia Americana de Pediatria não recomenda a sua administração por rotina, já que os seus efeitos são apenas ligeiros. No entanto, está recomendada a sua utilização nos seguintes casos: a) adolescentes; b) segundos casos na família, porque geralmente têm manifestações mais graves; c) crianças com doenças cardiopulmonares ou cutâneas crónicas; d) crianças a fazer tratamentos prolongados com cortisona (ou derivados), mesmo que sob a forma inalada; e) crianças a fazer tratamento crónico com ácido acetilsalicílico.
Os cuidados a ter com as crianças com varicela dependem muito do estado geral da criança. Se ela estiver bem e sem febre, penso que não precisa de ficar fechada em casa. Os principais cuidados, nesses casos, prendem-se com a tentativa de evitar o contágio de pessoas susceptíveis, nomeadamente grávidas e pessoas com algum tipo de imunodepressão (SIDA, doenças oncológicas, quimioterapia, ...), pelo que não devem frequentar locais fechados onde possam espalhar o vírus. É bom relembrar sempre que as crianças são contagiosas até todas as lesões estarem em crosta.
As principais complicações podem estar associadas a sobre-infecção bacteriana da pele ou então a lesão directa pelo próprio vírus, com infecção do cérebro ou pneumonia. Algumas podem ser graves, mas não há grande forma de as prevenir. Alguns conselhos são o de manter as unhas da criança bem cortadas e não utilizar anti-inflamatórios, nomeadamente o ibuprofeno. De qualquer forma, estas situações são mais frequentes em crianças com défice imunitário, adolescentes e adultos jovens.

111 comentários:

  1. Boa tarde dr.

    Parabéns pelo seu trabalho e obrigada pela ajuda!!
    O meu filho tem 18 meses e após um surto de varicela de quase 1 mês na creche está agora a ter as primeiras borbulhas com água tem cerca de 10.

    Como ele faz infeções respiratórias com frequência os médicos recomendam faZer praia e íamos fazer daqui a uma semana e dois dias.

    São 10 dias após o aparecimento das primeiras borbulhas... Deveremos adiar a praia?
    Tenho ouvido falar tanto nas pneumonias associadas a varicela q tenho medo... Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      E,reincidir não precisa de adiar, porque a duração média da varicela são cerca de 5 dias. Quanto a pneumonia da varicela, é uma complicação possível, mas é bastante rara, não se preocupe.
      Cumprimentos e boas ferias

      Eliminar
  2. Boa tarde dr. Tenho uma dúvida, a minha filha esta com varicela, durante estes dias devo aplicar o hidratante habitual no final do banho ou só a loção prescita pelo médico? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Enquanto tiver as lesões use só a loção.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite.
    A minha filha está com varicela há 2 dias. O meu marido não sabe se teve ou não...deverá fazer alguma coisa para se precaver?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não existe nada a não ser tentar evitar o contacto directo com as lesões.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Bom Dia! O meu filho de 2 anos vai tomar a vacina da varicela por indicação médica, dado que tenho agora uma bebé recém nascida, que estou a amamentar, e eu não sou imune. Entretanto, li na bula da vacina que deve ser evitado contato com pessoas susceptíveis durante 6 semanas após a vacina por haver o risco de transmissão do vírus. Há realmente risco de tal acontecer? É frequente? Dada a dificuldade de evitar contato direto, nesta situação, no caso de a minha bebé ser contagiada, é grave ter a infecção com tão pouco tempo de vida? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não é muito frequente haver contágio, mas pode acontecer. Acho que era boa ideia a sua bebé ter, pelo menos, um mes de idade.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Bom dia dr
    A minha filha tem varicela desde quarta feira. Neste momento as vesículas da zona genital é que são problemáticas pois dá muita dor...
    Acha que vale a pena dar agora zovirax? Será que vai aliviar alguma coisa os sintomas? E para s zona genital, o que posso colocar para aliviar a dor e desconforto?
    Muito obrigada, Fabiana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O zovirax só se justifica dar se a doença tiver menos de 3 dias de evolução. Para aliviar a dor pode dar o benuron e, eventualmente, colocar um gel chamado pruriced ou algo do género.
      Quanto ao aerius, acho que deve manter.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. bom dia Dr.

    O meu filho tem 3 anos e 9 meses e devido a desenvolver infeções respiratórias toma como prevenção 2 vezes por dia cortisona inalada. Há um surto de varicela na escola. Deve tomar antiviral mal surjam os primeiros sintomas?

    Sandra Mendes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não está indicado dar o antivírico em todos os casos, mas acho que é capaz de ser boa ideia, dada a medicação que faz.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Bom dia meu filho tem 4anos e tem varicela ja a 5 dias so que agora ficou muito rouco e tem uma berbulha no ceu da boca o que e que eu poderei dar lhe???? AGRADECIA UMA RESPOSTA obrigado

    ResponderEliminar
  9. Bom dia meu filho tem 4anos e tem varicela ja a 5 dias so que agora ficou muito rouco e tem uma berbulha no ceu da boca o que e que eu poderei dar lhe???? AGRADECIA UMA RESPOSTA obrigado

    ResponderEliminar
  10. Bom dia meu filho tem 4anos e tem varicela ja a 5 dias so que agora ficou muito rouco e tem uma berbulha no ceu da boca o que e que eu poderei dar lhe???? AGRADECIA UMA RESPOSTA obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em princípio não precisa de lhe dar nada, porque a rouquidão acaba por passar com o tempo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. ola o meu filho tem varicela há 4 dias eu estou a dar-lhe o atarax ele não ganhou febre tem e muitas borbulhas dentro da boca e na zona genital e tem asma acha que esta bem medicado ou devia lhe dar mais alguma coisa. ele e gémeo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. gostava de receber uma resposta obrigado

      Eliminar
    2. Boa tarde,

      Acho que está bem medicado, com 4 dias de evolução já não há mais nenhum medicamento a dar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. om dia!

    Tenho um filho com 5 anos que contraiu varicela ha cerca de 5 dias, pelo menos com sintomatologia. Todavia tenho o Gustavo que tem apenas 1 mês e uma semana e é amamentado pelo leite materno exclusivamente. Eu sou imune. Existe possibilidade de não contrair o vírus? Se contrair qual o tratamento face a sua idade e peso, 4,5Kg e existem riscos acrescidos oeka febre incontrolável? Ou outras complicações? Como devo proceder para minimizar a doença no meu filho mais novo?

    Muito obrigada pela sua disponibilidade
    Ana Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dr. Hugo aproveito ainda para felicitá lo pelo excelente trabalho, verdadeiro serviço publico na sua área de atuação. Não conhecia o blog. Na pesquisa de informação sobre a varicela na NET conheci este seu projecto. Parabéns pelo seu trabalho.
      Ana Martins

      Eliminar
    2. Boa noite,

      Em princípio o leite materno exerce algum efeito protector, embora haja sempre o risco de contágio.
      Apesar de ser pequeno, não tem maior probabilidade de complicações pelo que não acho que se justifique ficar muito preocupada. O tratamento deve ser paracetamol se tiver febre, um anti-histamínico para aliviar a comichão e o aciclovir para impedir que a situação progrida, mas apenas se manifestar a doença.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Dr a minha filha de 3 anos acaba de ter varicela e ao meu filho de 4 meses apareceram na 4ªf ao fim do dia umas borbulhitas que se multiplicaram mas apenas e só na cabecita e pescoço. Têm pus mas a pediatra que a viu ontem (5ªf) ficou na dúvida se seria varicela mas receitou aciclovir. A minha questão é se a varicela pode-se manifestar apenas na cabecita e se acha que deva iniciar o Aciclovir hoje ou apenas o fenistil (que também toma para o eczema atópico)? Ele coça muito a cabeça (mesmo quando tem sono) e noto que as mesmas borbulhas voltam a deitar pus talvez de se coçar. Será normal? Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Geralmente a varicela aparece no corpo todo, mas pode surgir só na cabeça. D qualquer forma, se voltam a ter pus não é muito habitual na varicela.
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. Boa noite, a minha filha de 4 anos está com varicela, ontem teve febre e tinha apenas uma borbulhinha no nariz e outra na orelha, e hoje acordou cheia de borbulhas pelo corpo todo. Provavelmente ela terá pegado à irmã que tem 11 meses, mas ainda não deu sinais nenhuns..a minha dúvida é que nós temos uma viajem de avião marcada para o dia 4 de Junho e regresso dia 7, acha que há problema de elas viajarem de avião?
    Fico a aguardar uma resposta, e obrigado pela atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se elas não estiverem na fase activa da doença (ou seja, se as lesões já estiverem todas em crosta), não há problema nenhum.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Boa tarde!
    O meu filho tem 20 meses, e está com varicela através do contacto que teve com o irmao. No entanto não fiz logo zovirax porque uma vez que ainda amamento,pensei que a doença se fosse manifestar menos.
    as primeiras vesículas apareceram ha dois dias, só que hoje acordou com imensas, muitas mesmo.Acha que ainda vale a pena fazer zovirax? Posso fazer aerius 2x ao dia ou só apenas uma?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Desculpe, só vi a mensagem agora. O zovirax pode ser dao nas primeiras 72h de doença e o aerius é só 1x/dia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  19. Bom dia. A minha filha de 3 anos apanhou varicela e à 3 dias atrás sairam as primeiras borbulhas nos temos viagem marcada para dia 20 de junho. Sera que posso viajar? Será que ela ainda pode contagiar alguem ? Ela vai estar em contacto com outras criancas e com um doente oncológico. Será que há problema?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  20. Bom dia. A minha filha de 3 anos apanhou varicela e à 3 dias atrás sairam as primeiras borbulhas nos temos viagem marcada para dia 20 de junho. Sera que posso viajar? Será que ela ainda pode contagiar alguem ? Ela vai estar em contacto com outras criancas e com um doente oncológico. Será que há problema?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Desculpe, só vi a mensagem agora.
      Em princípio deixa de ser contagiosa quando todas as lesões estiverem secas, em crosta.
      Cumprimentos

      Eliminar
  21. Boa noite, o meu filho teve varicela,por consequencia pegou-meha 15 dias, o meu marido ja teve varicela na infância mas estou com receio que desenvolva zona, é possivel. Diz sentir uma impressão no fundo das costas superficial na pele. Obrigada

    ResponderEliminar
  22. Boa noite, o meu filho teve varicela,por consequencia pegou-meha 15 dias, o meu marido ja teve varicela na infância mas estou com receio que desenvolva zona, é possivel. Diz sentir uma impressão no fundo das costas superficial na pele. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, pode acontecer, mas só mesmo o tempo é que dá essa resposta.
      Cumprimentos

      Eliminar
  23. Bom dia,
    A minha filha tem 10 anos e está com varicela há 1 semana. Já começaram a surgir as primeiras crostas.
    Uma vez que já tínhamos as férias programadas, pode-me dizer, por favor, se e quando é que ela pode ir à praia (mar) e à Piscina?
    Muito obrigada!
    Patrícia Lousada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Enquanto tiver as lesões em crosta não deve apanhar muito sol, senão vai ficar com manchas mais escuras na pele.
      Cumprimentos

      Eliminar
  24. Boa tarde,
    A minha filhota foi inicialmente diagnosticada com síndrome das mãos e pés e boca numa consulta no SAP (tinha febre, muitas aftas e algumas borbulhas nas mãos, cara e rabinho). Agora passado uma semana passou a febre e as aftas mas continuam a aparecer novas borbulhas com bolha (no tronco, pernas e pés). Não tem as borbulhas no couro cabeludo que dizem ser características da varicela e só algumas parecem fazer comichão.
    A médica de família diz ser varicela com uma manifestação atípica, contrariamente ao que havia sido diagnosticado uma semana antes no SAP.
    É comum ou possível ter tido as duas doenças de seguida? Quais os pontos chave para distinguir as duas doenças?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Podem coexistir as duas infecções, mas não é frequente. O ponto-chave para diagnosticar a varicela é o facto das lesões estarem em estadios diferentes, ou seja, tem que ter as "borbulhas" vermelhas e, ao mesmo tempo, as vesículas (com "bolha de água") e as crostas. Geralmente a varicela afecta o couro cabeludo, mas não é obrigatório que isso aconteça.
      Cumprimentos

      Eliminar
  25. Boa noite.
    É possivel a varicela não dar coceira?
    Tudo indica que o meu filho de 2 anos tenha mas ele não parece incomodado.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  26. Boa tarde, a minha filha de 3 anos e meio contraiu varicela, está medicada, a minha dúvida é se posso proporcionar-lhe uns banhos na piscina à sombra ou se existe alguma contraindicacao pelo tratamento da piscina com cloro? Já agora aproveito para perguntar se caso a mais nova manifeste, o tratamento também é zovirax uma vez que tem 18meses. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, o tratamento é o mesmo (só a dose é que difere, por causa do peso).
      Enquanto tiver as cristas devia evitar a piscina e o sol, para tentar que não fique com marcas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  27. Boa noite, tenho uma filha com 4 anos que contraiu varicela, mas estou preocupada pois tenho uma bebe com 12 dias em casa. Quais os cuidados a ter e como atuar caso me aperceba que a bebe recem nascida tambem apanhou a varicela? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O principal cuidado é evitar o contacto com a irmã, mas se perceber que a bebé começa com borbulhas deve falar com o seu médico para lhe indicar o tratamento.
      Cumprimentos

      Eliminar
  28. Boa tarde. Tanto eu como a minha filha de 10 anos, estamos com varicela desde o domingo passado! Gostava de saber aos quantos dias posso sair de casa, eu e a minha filha. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Desculpe que só vi a mensagem agora. Geralmente não há problema em sair de casa, só deve evitar locais onde possa contagiar outras pessoas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  31. Boa noite Dr. Queria que me desse uma palavra sobre o que lhe vou tentar explicar, pois estou com algum receio. O meu filho apareceu-lhe varicela na passada sexta. E segunda começou a ficar com manchas vermelhas pelo corpo, terça de manhã tava completamente todo vermelho e um pouco inchado. Fomos as urgências na análise do sangue foi diagnosticado uma infeção derivado as borbulhas da varicela que infetaram. Agora está a tomar antibiótico. A minha questão é se mais tarde ele não vira a ter outros problemas por causa dessa infeção?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não terá nenhum problema, se a infecção ficar resolvida.
      Cumprimentos

      Eliminar
  32. Boa noite dr.
    Meu filho tem 5 anos e está com varicela. As bolinhas apareceram na sexta-feira (14/10). Está fazendo uso de cloridrato de hidroxizina e calamed. Não teve febre e hj completa 4 dias do diagnóstico. Hj começou a ficar congestionado e com secreção amarela. Gostaria de saber se preciso fazer algo. Pode ser um quadro de complicação da doença? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não precisa de fazer nada, não me parece que esteja relacionado. Só deve preocupar-se se ficar com falta de ar ou voltar a ganhar febre.
      Cumprimentos

      Eliminar
  33. Boa noite
    A minha filha está com varicela, a tomar zovirax, ao 4 dia da doença começou com febre baixa que aguenta as 8horas. Será indicação das lesões infeccionadas?! Devo preocupar me?! Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A infecção das lesões vê-se pelo seu aspecto, que ficam cada vez mais vermelhas e, por vezes, com pus.
      Cumprimentos

      Eliminar
  34. Boa noite, a minha filha com três anos e meio teve varicela, faz amanhã 15 dias. Na sexta-feira começou com imensa tosse....foi piorando e hoje tem estado com tosse sem parar e dificuldades em respirar. Fomos fazer um rx e tem umas manchinha mas disseram que não era preocupante e que o problema seria ao nível do nariz e ouvidos com secreções. Acha normal? Estou com muitas dúvidas porque a dificuldade dela em respirar é imensa. Receitaram um antibiótico por via das dúvidas, mas estou muito preocupada com a dificuldade dela a respirar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Infelizmente não consigo ajudar muito assim a distância, porque é importante auscultar e ver a radiografia. De qualquer forma, se não melhorar deve ser observada novamente.
      Cumprimentos

      Eliminar
  35. Bom dia
    Parabéns pelo seu trabalho, é uma ajuda enorme para as mães e pais...A minha filha tem 6 anos e está com varicela. Começou na noite de sábado para domingo a ter as borbulhas, sendo que ontem ao final do dia já tinha bastantes, foi observada e medicada com Zovirax e Atarax e a recomendações dos banhos mornos com um pó, que não me recordo do nome....A minha preocupação é o meu filho mais novo, que tem somente 16 meses, pois quando fomos à farmácia levantar a receita, e falamos no caso do contagio, disseram que ela era muito pequeno e que não convinha ser contagiado. O problema é que eles dicidem o quarto e ficam os dois com a avó. Vê alguma grande complicação, no caso de eele ficar infectado devido a ó ter 16 meses? Aguardo o seu comentário. Desde já muito obrigada pela atenção.
    Cumprimentos
    Maria João Melo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Desculpe, só vi a sua mensagem agora.
      Não tem problema apanhar a varicela com essa idade, não tem risco maior de complicações.
      Cumprimentos

      Eliminar
  36. Parabéns pelo site
    Dr tenho uma filha de 6 anos de idede com varicela esta a medicar ja a 7 dias e as feridas ja estão todas em crostas excepto nas mãos, mas o problema é que tenho um bebê de 3 dias na mesma casa em nenhum momento deixei que ela se aproximasse muito dele e não tiveram nenhum contacto físico.
    gostava de saber se há muita chance de contágio ?
    Estou bastante preocupada
    aguardo a resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O risco de contágio existe até todas as lesões estarem em crosta.
      Cumprimentos

      Eliminar
  37. Olá bom dia, a minha filha de 4 anos e meio está com varicela desde o dia 4, já tem as borbulhas todas em crosta. A minha dúvida é se continuo a colocar o Cytelium em cada borbulha ou se posso colocar apenas um creme hidratante. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      A partir do momento em que estão em crosta pode por um creme normal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  38. Olá , minha filha tem 13 anos e teve catapora e todas as bolhas já viraram casquinhas e algumas caíram mas ainda tem casquinhas , se ela entrar na piscina o cloro pode manchar ou arder a pele ? ( Não seria no sol , seria mais a tardinha/noite )

    ResponderEliminar
  39. Olá , minha filha tem 13 anos e teve catapora e todas as bolhas já viraram casquinhas e algumas caíram mas ainda tem casquinhas , se ela entrar na piscina o cloro pode manchar ou arder a pele ? ( Não seria no sol , seria mais a tardinha/noite )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O principal problema é se com a água as crostas caem, porque pode deixar marcas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  40. Boa noite
    O meu filho está a iniciar a varicela.já lhe poso administrar fenistil gotas e betadine?(algumas bolhas ainda estão em água. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, pode começar o fenistil. O betadine só se alguma das lesões ficar com um aspecto infectado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  41. Boa noite. O meu filho teve a 1° vesícula dia 1 de janeiro. Estão todas com crosta exceto uma no pé. Quando poderá ir à escola ? Obrigada

    ResponderEliminar
  42. Boa noite. O meu filho teve a 1° vesícula dia 1 de janeiro. Estão todas com crosta exceto uma no pé. Quando poderá ir à escola ? Obrigada

    ResponderEliminar
  43. Boa noite. O meu filho teve a 1° vesícula dia 1 de janeiro. Estão todas com crosta exceto uma no pé. Quando poderá ir à escola ? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Quando todas as lesões estiverem em crosta pode regressar à vida normal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  44. Boa Tarde,
    A minha filha contrai facilmente bronquiolites. À 5 Dias for diagnosticada uma otite e bronquilite. Neste momento está a tomar: fenistil (gotas) montelucaste, lantigen B, flixotaide e ventilan e antibiótico para a otite). Desde à 4 dias começaram a aparecer borbulhas com água no tronco e tem evoluído, já foi diagnosticada varicela nas urgências. Não tem muitas borbulhas, pouco febre (apenas hoje) e não tem coceira. Foi receitado Aciclovir Bacitracina + cicabio Bioderma. Como já toma o antistaminico fenistil é necessário incluir mais medicação uma vez que já está tomar tantos por dia. Muito Obrigado, Sofia Gomes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não precisa de dar mais nada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  45. Olá boa noite. Desde já um muito obrigada pelo seu tempo e disponibilidade.
    O meu filho tem 7 meses. Ainda está na fase de introduzir novos alimentos. Esta tarde, depois de lhe dar pela primeira vez um ponte de fruta comprado, surgiram-lhe pintas vermelhas na barriga com um biquinho no meio que se sente ao toque. Nao me parecem as tais cabeças de água típicas da varicela.passado umas horas teve a febre. Dei-lhe be-nu-ron. Passasram 4 horas e fez febre outra vez e dei-lhe ibuprofeno. Fui dar-lhe banho e reparei que tem as mesmas pintas nas costas.
    A minha pergunta é se a varicela começa logo com bolhas de água ou vai evoluindo? E,como li aqui que não se deve dar anti-inflamatórios, é muito grave ter feito essa toma? Nessa altura nao parecia varicela...e como baixo a febre se nao aguentar o be-nu-ron?

    ResponderEliminar
  46. Olá boa noite. Desde já um muito obrigada pelo seu tempo e disponibilidade.
    O meu filho tem 7 meses. Ainda está na fase de introduzir novos alimentos. Esta tarde, depois de lhe dar pela primeira vez um ponte de fruta comprado, surgiram-lhe pintas vermelhas na barriga com um biquinho no meio que se sente ao toque. Nao me parecem as tais cabeças de água típicas da varicela.passado umas horas teve a febre. Dei-lhe be-nu-ron. Passasram 4 horas e fez febre outra vez e dei-lhe ibuprofeno. Fui dar-lhe banho e reparei que tem as mesmas pintas nas costas.
    A minha pergunta é se a varicela começa logo com bolhas de água ou vai evoluindo? E,como li aqui que não se deve dar anti-inflamatórios, é muito grave ter feito essa toma? Nessa altura nao parecia varicela...e como baixo a febre se nao aguentar o be-nu-ron?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      A varicela começa com borbulhas pequenas e vermelhas, só depois é que ganham a bolha de água. Não tem mal ter dado uma dose de ibuprofeno, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  47. Boa noite. O meu filho tem 2 anos de idade e há vários casos de varicela na creche. Há 24h atrás que iniciou febre alta, máxima de 39,5. Tenho feito o bennuron de 6/6h mas esta pouco activo mesmo quando baixa a febre. Ainda não lhe vi qualquer borbulha. A partir de quando é que posso descartar a hipótese de varicela? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa, mas não consegui responder antes devido a um problema informático com o meu blogue.
      A incubação da varicela é de cerca de 2 semanas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  48. Boa noite, o meu filho de 33 meses tem.varicela, desde quarta feira, começou com febre quinta e hoje ja nao conseguia controlar a febre. Chamei a medica a casa e mandou me dar de imediato brufen. Que faço agora? Ja li que nao devia ter dado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O brifen não deve ser dado, mas não é por tomar uma vez que vai causar problemas, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  49. Ola eu já tive varicela aos 5 anos, 13 anos e agora de novo pode me dar uma explicação para isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A varicela só pode ter uma vez, portanto uma das vezes não foi varicela.
      Cumprimentos

      Eliminar
  50. Boa noite ! A minha filha tem 2 anos e 6 meses, e está com varicela !! 0 medico receitou o zovirax de 6h em 6h durante 5 dias e o atarax de 8h em 8h durante 3 a 4 dias , acha apropriado ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa, mas não consegui responder antes devido a um problema informático com o meu blogue.
      De qualquer forma, acho que foi bem medicado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  51. Boa tarde a minha filha tem 9 e meio e apanhou varicela. A minha questão é,quando é que ela pode voltar a fazer as aulas de natação e se o coloro pode prejudicar as marcas,pois ñ quero que fique com as marcas,espero me ter feito entender. Agradeço desde já pela ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa, mas não consegui responder antes devido a um problema informático com o meu blogue.
      Espero que a situação da sua filha já esteja resolvida.
      Cumprimentos

      Eliminar
  52. Bom dia
    A minha filha tem 11meses! Ontem foi-lhe detectado varicela. Estamos de férias, ela pode sair de casa? Pode dar banhos na praia? Pode ir à piscina?
    Não lhe foi receitado antiviral, acha que é necessário para viajar no avião? Portanto neste momento faz 24h que lhe vi a primeira borbulha!
    Aguardo resposta
    Obrigada e muitos parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostava de saber a resposta... Estando com varicela a criança pode fazer praia?
      Obrigada!

      Eliminar
    2. Boa tarde,

      Peço desculpa, mas não consegui responder antes devido a um problema informático com o meu blogue.
      Espero que a situação da sua filha já esteja resolvida.
      Depois das lesões estarem em crosta pode fazer praia, mas o problema é que não deve apanhar sol, para não ficar com marcas, pelo que se calhar é preferível outro tipo de local sem ser a praia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  53. Boa tarde
    Tenho um filho com varicela,e tenho um bebé que faz amanhã 1 mês e que ja não estou a amamentar pode ja estar contagiado com o vírus?
    Obrigado Maria delgado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, o contágio pode ser feito 3 dias antes de começar com as borbulhas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  54. Boa tarde. O meu filho começou a apresentar sintomas de varicela (a primeira borbulha com líquido) há 14 dias. Neste momento as borbulhas já estão em crosta, tenho inclusivamente caído muitas das crostas. Contudo, mantém uma borbulha com líquido na palma da mão. Mantém-se o perigo de contágio? Obrigada. Sandra Pires

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A partir do momento em que as lesões estão todas em crosta já não existe risco de contágio.
      Cumprimentos

      Eliminar
  55. O meu filho teve contacto com menino com varicela, mas na altura estava a tomar antibiótico será que lhe pode aparecer a varicela?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  56. O meu filho teve contacto com menino com varicela, mas na altura estava a tomar antibiótico será que lhe pode aparecer a varicela?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O antibiótico não previne o aparecimento da varicela.
      Cumprimentos

      Eliminar
  57. Bom dia a minha filha tem dois anos e esta com varicela faz hoje cinco dias,mas desde a dois dias comecou com uma tosse com espetiracao,estou preocupada se devo ir ou nao ao medico derivado as pneumenias...o surto da varicela foi muito agracivo nela ficou muito contaminada...esta tosse bastante houve se a espetuxacao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa, mas não consegui responder antes devido a um problema informático com o meu blogue.
      Espero que a situação da sua filha já esteja resolvida.
      Cumprimentos

      Eliminar
  58. A minha filha tem 8meses e está com varicela...ela faz o flixotaide diariamente e o montelucast tambem. Deve continuar com esta medicação?

    ResponderEliminar
  59. Boa noite.
    O meu menino com quase 3 anos está com varicela à 2 dias, mas não tem febre e está normal. Tem borbulhas e alguma comichão, mas ja está com medicação.
    A praia interfere c a varicela? Tendo o cuidado de ñ estar c outras pessoas e crianças, usando todo o cuidado solar pode ir à praia e à água?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O maior problema da praia e mesmo o facto de poder ficar com marcas, pelo que deve mesmo tomar medidas para proteger do sol.
      Cumprimentos

      Eliminar
  60. Boa noite Dr. Gostava de saber a sua opinião relativamente à vacinação da minha filha de qusar 12 anos. Ela não teve varicela na infância.
    Muito obrigado e parabéns pelo seu blog, como mãe de duas meninas (12 e 1) sou uma leitora assídua.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se não teve varicela acho que devia ponderar a vacinação.
      Cumprimentos

      Eliminar
  61. Minha filha tem a varicela eu nunca tive... será que devo ir comprar a vacina para tomar? Obrigada

    ResponderEliminar
  62. Boa noite, a minha filha tem 17 meses, e apareceu-lhe a primeira borbulha na sexta feira, sábado fui ao médico, ele receitou me zovirax em pomada e betadine. Pra fazer primeiro betadine e todas as borbulhas, deixar secar, e em seguida colocar a pomada do zovirax. Ela ja tem muitas em todo corpo, tem muita comichao. Será que não devo dar xarope aerius para ajudar a combater a comichão??? Febre não faz, pelo menos ate agora nao, mas tem 3borbulhas com muito mau aspeto,efeito de pus. O que devo fazer? Ajude m

    ResponderEliminar