Translate

Etiquetas

sábado, 20 de outubro de 2012

O que são os terrores nocturnos?

Os terrores nocturnos e os pesadelos são muitas vezes encarados como sendo a mesma coisa, mas na verdade são duas entidades bem distintas. Os primeiros surgem mais nas primeiras horas de sono, pois acontecem nos períodos de sono profundo. Os segundos surgem na fase de sono REM (rapid eye movements) e geralmente são mais evidentes na 2ª metade do sono, mais próximo da hora de acordar. Em termos de comportamento, nos terrores nocturnos a crianças acorda logo no início do episódio e fica "inconsolável" até voltar a adormecer de forma abrupta, não se lembrando do que se passou. Já nos pesadelos a criança só acorda depois de iniciar as manifestações, pois o sonho evolui até se tornar suficientemente desagradável para provocar o despertar. Nestes casos, geralmente a criança lembra-se do que estava a sonhar.
Os terrores nocturnos são mais frequentes entre os 4 e os 12 anos de idade, embora possam surgir desde os 18 meses.
Não existe grande forma de prevenção, embora uma boa rotina de sono possa ajudar. Um aspecto importante é tentar evitar a fadiga extrema, pois esta interfere com o sono profundo e pode aumentar o risco de surgirem estes episódios.
Perante uma situação de terror nocturno, a única coisa a fazer é comprovar a segurança da criança, pois ela pode ficar agitada, levantar-se e eventualmente cair da cama. Não vale a pena tentar acordá-la, pois ela está numa fase de sono profundo e não irá ouvir, podendo até ficar mais agitada.

65 comentários:

  1. Tenho um menino com 11 quase 12 meses que passa a noite a gemer sem outros sintomas evidentes. Esta situação persiste por 3 meses. Serão terrores noturnos? Quanto tempo poderá prosseguir esta situação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se mesmo com esses barulhos ele continua a dormir bem e tem um comportamento e desenvolvimento normais, não se preocupe. Não lhe sei dizer se serão terrores nocturnos, mas se estiver tudo bem com ele, seguramente não será nada alarmante.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  2. Bom dia,
    À cerca de 1 semana a minha filha de 17m foi mordida na bochecha, ficando a zona negra. Desde esse dia ela por volta da 1:30/2h acorda aos gritos histéricos e não quer de modo algum ficar na cama. A solução tem sido levá-la para a nossa cama para podermos descansar. Ela senta-se na cama ao berros. Quando a agarramos cala-se, faz q mastiga e adormece aninhada em nós, mas já quer ficar na cama. Serão terrores nocturnos? Devo deixa-la chorar até voltar adormecer? Agradeço ajuda, pq já n sei o que fazer.Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Respondi-lhe a esta questão através do facebook.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Boa noite.
    O meu filho de 17 meses de há uns dias para cá tem tido umas noites terríveis. Umas 3 ou 4 horas depois de adormecer acorda a chorar e, a partir daí, de hora a hora, acorda a berrar. Às vezes nem os olhos chega a abrir, mas senta-se na cama e nada do que eu faça o parece acalmar. Não quer leite, e nem o mudando para a minha cama fica mais calmo. Pelo contrário. Quando o tento acarinhar, repele-me. Acaba por adormecer em poucos minutos, como se nada fosse, até à repetição do episódio, várias vezes por noite, todas as noites. Posso acreditar que se trata de uma fase de terrores nocturnos e que naturalmente irá passar, ou devo subentender algum episódio de dor camuflada? Grata, desde já, pela atenção. Parabéns pelo blog e pelo livro que tanto nos ajuda a compreender os mais pequenitos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pela sua descrição parecem mesmo uns terrores nocturnos.
      Tente fazer com que ele não ande muito cansado nestes dias (dentro do possível), porque a fadiga aumenta os terrores nocturnos. Se ele durante o dia andar bem e não sonolento ou demasiado irritado, acho que pode aguardar.
      Cumprimentos,.

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  4. Boa tarde Dr. Hugo.
    Venho mais uma vez pedia a sua ajuda/conselho.
    O meu bebé de 3 meses e meio ultimamente está a dormir mt bem, e "acorda" a chorar, coloco entre aspas porque na verdade ele continua de olhos fechados mas a chorar e agitado.Isto acontece nas sestas durante o dia.
    Vamos ter com ele damos umas festinhas ficamos um pouco por ali e ele fica de novo calmo e sem chorar.. Mas acontece várias vezes!
    é possível serem pesadelos, sendo ele tão pequenino?ou seram dores?
    Ele está bem de saúde não apresenta sinal nenhum de estar doente.

    Se me pudesse dar a sua opinião agradecia.

    Agradecida

    Vera

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não lhe sei dizer muito bem porquê, mas quase todos os meninos passam assim por uma fase por volta dos 4 meses (que depois passa com o tempo).
      Não sei se serão pesadelos ou não, mas o que é certo é que é muito frequente.
      Vá mantendo o que faz e aguarde mais um pouco, provavelmente vai acabar por passar...
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Boa tarde,

    A minha filha tem quase 12 meses e na semana passada começou a acordar durante a noite a chorar ( berrar até) sem que nada a acalme. Até agora era normal ela chorar mas bastava colocar a chucha e ela ficava bem... Agora nada a acalma, não quer o biberon , não quer deitar-se na nossa cama e até no colo demora largos minutos até se acalmar. Serão os terrores nocturnos? O que podemos fazer para a ajudar a acalmar?
    Obrigada desde já pela ajuda.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Geralmente os terrores nocturnos começam mais a partir dos 18 meses, mas não quer dizer que não surjam antes. Se durante o dia ela está bem, acho que é mais tranquilo, mas se mantiver as queixas acho que deve ser observada só para ver se está tudo bem.
      Se estiver, podem mesmo ser os terrores nocturnos, apesar de não ser a idade mais frequente.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Bom dia,

    O meu filho tem 16 meses e iniciou-se na creche faz amanhã duas semanas. A adaptação tem sido difícil pois anteriormente apenas ficava connosco, pais, ou com os avós maternos. A semana passada teve uma noite com um episódio que na altura desvalorizei, mas que se repetiu esta noite com mais intensidade. Cerca das 2 da manhã acordou-nos a chorar como nunca... baba e ranho, sem conseguir sequer segurar a chucha tal a aflição, nem colo de mãe ou pai o acalmavam; cantei como costumo fazer para que adormeça, mas gritava ainda mais, levamo-lo para a nossa cama (coisa que ele adora), mas continuou inconsolável. Acabámos por levá-lo para a sala para ver "A casa do mickey" e foi acalmando durante as músicas ao colo do pai enquanto eu lhe preparava com biberão com 3 doses de leite só para ver se conseguia que ele acalmasse definitivamente. Bebeu o biberão e ficou a dormir até depois das 7 da manhã. Nunca tinha passado por um episódio tão aflitivo com ele. Seriam dores ou terrores nocturnos?
    Agradeço desde já a sua atenção.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pela descrição parece-me que pode ter sido um episódio de terrores nocturnos, provavelmente fruto de um maior cansaço e agitação que ele tem agora que anda na creche.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Bom dia. De há uns dias para cá a minha filha de 27 meses tem medo de adormecer. Vê-se mesmo medo nos olhinhos dela. Já tentei tudo o que me lembro como luz acesa, deitar-me c ela, miminho de embalo e custa. Ela depois dorme bem tanto na sesta como à noite, é só para adormecer que se vê aquele medo. Serão pesadelos e que ela não consiga explicar por ser pequena? Obrigada,
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Bom dia. De há uns dias para cá a minha filha de 27 meses tem medo de adormecer. Vê-se mesmo medo nos olhinhos dela. Já tentei tudo o que me lembro como luz acesa, deitar-me c ela, miminho de embalo e custa. Ela depois dorme bem tanto na sesta como à noite, é só para adormecer que se vê aquele medo. Serão pesadelos e que ela não consiga explicar por ser pequena? Obrigada,
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se é ao adormecer não devem ser pesadelos, deve mesmo ser medo do escuro/noite.
      Tem que ir falando com e explicando que não há motivo para ter medo, porque provavelmente será só uma fase e vai passar com o tempo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Boa noite a todos. Aconteceu qualquer coisa ao meu filho nesta 5ª feira que não consigo explicar. Eram cerca das 2h da manhã, quando acordou e começou a mexer-se muito na cama. Como tenho o sono leve, levantei-me e fui buscá-lo, pondo-o a dormir comigo e com a minha mulher. Passado uma meia hora, acordou e sentou-se na cama, começando a ter comportamentos estranhos. Gritava, olhava para as mãos, olhava para as paredes, e parecia que perseguia qualquer coisa invisível. O facto de estar no meu colo era indiferente, pois não se apercebeu que os pais estavam ali. Este episódio aflitivo durou cerca de uma hora ( com as luzes do quarto acesas). Agarrei e fui com ele ao hospital de cascais mas mesmo assim, durante a viagem ele ia bastante assustado com tudo, inclusive com as luzes que reflectiam na sua camisola. Saímos do hospital ás 3h40 e como não ficámos contentes com a resposta, fomos ao hospital dona Estefânia onde mesmo assim ás 5 da manhã o meu filho já estava mais calmo mas ainda continuava com receio de qualquer coisa... Acabou por adormecer ás 10h da manhã no sofá da sala. A noite de 6ª feira, já foi mais calma mas mesmo assim teve um ataque mais calmo, em que pediu para ir para o meu colo e não se apercebia que lá estava, pedindo repetidamente para ir para lá. Lá o conseguimos adormecer com a mão na cara e a falar-lhe ao ouvido com frases mimosas. Com estas 2 experiências, apercebi-me de 2 coisas que passo a descrever: não creio que o meu filho estivesse totalmente acordado ás 5 da manhã, mesmo indo a 2 hospitais e, se não houver luz no quarto, não existe nada para ele ver, logo, fica mais calmo. Obrigado para quem leu e espero algum feedback :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Que idade tem o seu filho?
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Bom dia. Vai fazer 3 anos agora em Novembro.

      Eliminar
  10. Fazendo um pequeno update a esta situação, a noite de Sábado para Domingo teve um pequeno episodio de 10 minutos e de Domingo para hoje, não teve nada, mas mesmo assim pediu a mãe ás 5 da manha. Veio para a nossa cama, continuou a dormir e acordou bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pela sua descrição parece-me que devem ser pesadelos.
      Evite que ele veja TV antes de ir dormir, porque é algo que perturba a qualidade do sono e também evitar contar histórias que o assustem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Boa noite. A minha filha faz hoje 16 meses e regra geral dorme muito bem, mas nas últimas noites tem acordado por volta da 01:00 a chorar desalmadamente e quando vou à beira dela coloco a xuxa mas ela repele, aconchego-a com a "naninha" mas também a sacode... agarro-lhe na mão e faço festinhas e ela agarra-se com toda a força ao meu dedo. Chego a ficar mais de 20 minutos de cócoras até ela adormecer e me libertar o dedo!
    Outro factor, não sei se estará relacionado é que lhe dou sempre um biberão com 200 ml de leite por volta das 23:30/00:00 que ela sempre bebeu até ao fim e sem acordar, mas ultimamente ela bebe 50 ml e repele a chorar que não quer mais.
    Agradeço desde já a atenção.
    Boas entradas em 2016

    ResponderEliminar
  12. Boa noite. A minha filha faz hoje 16 meses e regra geral dorme muito bem, mas nas últimas noites tem acordado por volta da 01:00 a chorar desalmadamente e quando vou à beira dela coloco a xuxa mas ela repele, aconchego-a com a "naninha" mas também a sacode... agarro-lhe na mão e faço festinhas e ela agarra-se com toda a força ao meu dedo. Chego a ficar mais de 20 minutos de cócoras até ela adormecer e me libertar o dedo!
    Outro factor, não sei se estará relacionado é que lhe dou sempre um biberão com 200 ml de leite por volta das 23:30/00:00 que ela sempre bebeu até ao fim e sem acordar, mas ultimamente ela bebe 50 ml e repele a chorar que não quer mais.
    Agradeço desde já a atenção.
    Boas entradas em 2016

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pela sua descrição parece-me que podem ser os terrores nocturnos, provavelmente irá passar com o tempo.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Boa noite,
      Antes de mais obrigada pelo feedback!
      Felizmente a minha Di já voltou a beber muito bem o leitinho da seia e a alongar mais as horas do sono. Infelizmente não voltou ao que era mas melhorou substancialmente!!
      Acorda por volta das 6:00 da manhã e quer leitinho, às vezes não volta a adormecer!
      Li que os bebés devem dormir entre 10 e 11 h, espero que essas horas a menos não a prejudique...
      Obrigada!

      Eliminar
    3. Boa noite,
      Antes de mais obrigada pelo feedback!
      Felizmente a minha Di já voltou a beber muito bem o leitinho da seia e a alongar mais as horas do sono. Infelizmente não voltou ao que era mas melhorou substancialmente!!
      Acorda por volta das 6:00 da manhã e quer leitinho, às vezes não volta a adormecer!
      Li que os bebés devem dormir entre 10 e 11 h, espero que essas horas a menos não a prejudique...
      Obrigada!

      Eliminar
  13. boa noite Dr.
    temos um filho de 7 meses que de uma semana pra cá acorda varias vezes a noite, de 7 a 9 vezes, choraminga e pequenos gritos por cerca de 2 minutos e nada o acalma depois dorme profundamente. Os dentes estão a crescer. Durantes os episodios nao quer leite nem chupeta, e se revira para todo lados. Percebemos que ele esfrega muito os pés durante o episodio e apresenta um pouco de suor. Normal, Pesadelo ou Terrores?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se tem os dentes a crescer pode ser dai. Se calhar experimentava dar paracetamol antes de dormir para ver se sossega melhor.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Boa noite,

    A minha filha tem 15meses sempre dormiu mal acorda mtas vezes durante a noite. Mas qd lhe pegamos ou dou a maminha acalma se. mas esta noite acordou por volta das 2h aos gritos a arquear as costas e nao queria nada pelo contrario afastava me a mim e a maminha e ao pai.... esteve assim uns 15min num choro inconsolavel ao ponto de vomitar um pouco. depois disso acalmou mamou e adormeceu. ela tem estado doente com amigdalite e temos de acorda la durante a noite p tomar o antibiotico o que perturba o sono dela pq ela n quer tomar.... sera que foram.terrores noturnos ou outra coisa?! Foi extremamente aflitivo. obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pela sua descrição podem mesmo ter sido terrores nocturnos. Se foi isolado não me parece que precise de ficar preocupada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Bom dia
    Tenho um filho com 28 meses, que tem noites que dorme bem as noites todas, outras acorda uma vez para beber leite.
    Mas há cerca de 3 semanas que anda com o sono muito agitado, em que não para de se mexer, geme não sei o que poderá ser. Já pensei que possa estar a sonhar, mas será que sonha todas as noites e há tanto tempo seguido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Com essa idade é mesmo provável que seja ele a sonhar, mesmo sendo alguns dias seguidos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Bom dia,

    O meu filho de 16 meses e deita-se por volta das 21h-21.30h. Desde o fim-de-semana que começou a acordar entre as 0h/1h da manhã, senta-se na cama, muito agitado e chora bastante, mesmo histérico. Como ainda bebe leite durante a noite, damos-lhe o biberão para acalmar. Mas, não tem resultado com o biberão, ele continua muito agitado e já não quer ficar na cama dele. Se o deito, ele chora histericamente, bate com os pés na cama e volta a sentar-se, muitas vezes com olhos fechados. Para conseguirmos dormir, levamo-lo para a nossa cama, onde ele acalma e dorme. Nestes momentos histéricos, ele só quer o meu colo e aninhar-se a mim... imagino que seja para se sentir mais protegido.
    Serão terrores nocturnos? Pesadelos? Devo deixa-la chorar até voltar adormecer, ainda que nos custe bastante? Agradeço a sua ajuda. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      É provável que sejam terrores nocturnos. Não acho que o deva deixar chorar. Se ele se acalma com o seu contacto, acho que deve pegar nele, para ficar mais sossegado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  17. Boa noite.
    Há algumas semanas que o meu filho, com 6 meses, desata a gritar entre 1 a 2 horas após deitar, como se estivesse muito aflito, mas sem sequer abrir os olhos. Esses episódios duram entre 2 a 5min, e nada o acalma, até que por fim se cala. Como outros problemas, tem eczema atópico, e tem sestas muito irregulares, tanto dorme apenas 10min como 2h seguidas, sendo que quando dorme pouco, luta muito contra o sono.
    O gritar de noite é aleatório, não corresponde a dias em que dorme melhor ou pior a sesta.
    Peço por isso uma opinião!
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Apesar de não ser a idade mais típica, pode mesmo ser ele a sonhar, pelo que se depois continua a dormir e fica bem, não me parece que haja motivo para preocupação.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. boa tarde Dr.
    esta noite o meu filho teve um episodio muito estranho, ele tem 8 anos.
    por volta das 07:00 ele deu um berro "MAE" e depois começou a ter "pasmos" deitado na cama eu foi ter com ele para ver o que se passava e dei com ele da seguinte maneira.
    tinha os olhos meio abertos e voltados para cima, tremia o corpo todo e estava mol, a respiração era ofegante, o coração estava acelerado, não reagia a nada.
    teve assim 20m +/-.
    depois quando voltou a si não tinha forças nas pernas e não se lembrava de nada.
    já é a 2 vez que isto acontece no espaço de uma semana.
    Eu e a minha esposa estamos preocupados e afeitos.
    Oque pode dizer-me souber isto?
    Só para tentar ter uma ideia.
    Obrigado pela atenção.

    Ps: Já fomos ao medico e o menino vai fazer alguns exames para tentar perceber oque poderá ser.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pela sua descrição pode ter sido uma convulsão, pelo que me parece que faz sentido investigar essa possibilidade.
      Cumprimentos

      Eliminar
  19. Boa noite,

    O meu filho vai fazer 18 meses para a semana e nunca deu noites sossegadas, mas de a uns tempos para cá a situaçao piorou.

    Desde que fomos de férias que as noites que estivemos fora ele acordava aos berros e muito dificil de acalmar, voltamos a casa e ele continuou a acordar de noite como sempre mas já sossegadinho. De a umas noites para cá ele acorda sempre entre as 3/4h da manha e dou por ele ou em pé ou sentado na cama de olhos abertos, outras vezes fechados e aos berros, quero pegar nele e ele deita-se, se pego nele ele contorce-se e chora mais, ontem deitei-o na minha cama e ele foi para o chão e encostou-se a parede a chorar... Serão terrores nocturnos? Ele já fazia isto de vez enquando mas era tão de longe a longe que associamos sempre que poderiam ser dentes a romper mas ultimamente esta mais frequente e não sabemos o que fazer.... Será que por termos estado de férias a 2 semanas e ele se ter habituado a estar com o pai e com a mãe sempre e agora o voltar a rotina pode influenciar? principalmente o pai que trabalha fora e foi de novo para fora na semana passada...

    Obrigada pela ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, parece-me que podem ser terrores nocturnos. Geralmente surgem mais quando as crianças estão mais cansadas, pelo que pode ajudar tentar que ele durma um pouco ao fim da tarde.
      Cumprimentos

      Eliminar
  20. Ola Dr. Hugo! A minha filha vai fazer 6 meses e ate bem pouco tempo dormia a quase a noite toda, so acordava uma vez para mamar. À umas duas semanas para ca ela tem acordado quase de hora em hora aos gritos e outras vezes a gemer a gente poe-lhe a chupeta e ela adormece, acontece as vezes que mesmo estando com a chupeta ela acorda. Ela apanhou constipaçao entretanto e a situaçao so piorou, agora esta melhor mas mesmo assim acorda de hora em gora. Sera que ela esta a ter terrores noturnos? O que posso fazer para melhorar a situaçao?
    Obrigado pela ajuda
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      É um pouco cedo para ter terrores nocturnos. De qualquer forma, o que deve fazer e, em primeiro lugar, lavar bem o nariz com um spray de água do mar antes dela dormir. Depois, deve tentar que ela tenha uma rotina de adormecer calma, sem televisões ou estímulos fortes e, de preferência, que ela adormeça na cama dela sem nenhum tipo de contacto (pode e deve usar o contacto físico para a acalmar, mas não para a adormecer).
      Cumprimentos

      Eliminar
  21. Boa Tarde Dr Hugo,

    O meu filho tem 8 anos. Tem estado a acordar todas as noites, levanta-se da cama e vai ter comigo ao quarto a dizer que não consegue dormir. Pergunto-lhe porquê e ele simplesmente responde que não sabe.

    Ele vai para a cama sempre à mesma hora( 21H30/22H). Normalmente demora entre 10 a 20 minutos a adormecer. Não adormece sozinho. Tenho que estar ao pé dele até adormecer.

    Depois de adormecer, dorme 2 a 4 horas seguidas e acorda.

    Vai ter comigo ao quarto e se o deito na minha cama volta a adormecer e dorme o resto da noite.

    Poderão ser terrores nocturnos? Pesadelos?

    Ele quando adormece, com alguma frequência range os dentes ( Bruxismo) e mexe-se muito na cama.

    Gostaria de uma opinião sua, pois já pensei em levá-lo a um Psicólogo. Eu e o meu marido estamos a entrar numa fase de exaustão extrema por não conseguirmos dormir.

    Aguardo a sua resposta.

    Obrigado.

    Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Penso que lhe respondi a esta questão por email.
      Cumprimentos

      Eliminar
  22. Boa tarde Dr.,
    Tenho um filho com quase 7 meses que há uns 3 dias para cá tem dormido muito mal.
    Nunca foi um bebé de dormir imenso tempo seguido, mas desde que começou as duas refeições sólidas por dia, chegou mesmo a dormir noites seguidas.
    Entretanto como referi nos últimos dias, custa imenso adormecê-lo à noite, e depois de adormecer acorda imensas vezes a chorar de olhos fechados e a mexer-se muito, quando digo imensas vezes, chega a ser com intervalos de 15m.
    Poderá isto ser os terrores noturnos?
    Obrigado Dr.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Geralmente os terrores nocturnos começam mais tarde, mas é verdade que por volta dos 8-9 meses grande parte dos bebés passa por uma fase em que se comportam dessa forma.
      Tente ver se o consegue adormecer sem nenhuma "muleta", ou seja, na cama dele e sem contacto físico, para ele conseguir voltar a adormecer quando acorda a meio da noite.
      Cumprimentos

      Eliminar
  23. Bom dia, o meu filho tem quase 7meses e é um bebé super bem disposto, raramente chora e está sempre a rir e a brincar. Durante o dia wuaserbao dorme mas à noite, costuma dormir a noite toda. Só adormece quando lhe dou maminha e se disperta durante a noite, assim que lhe dou peito ele volta a adormecer de imediato.
    Acontece que de à um mês para cá, passaso mais ou menos 1h/2h de estar a dormir, acorda com um choro super aflito, a gritar imenso. Tento dar peito e ele rejeita, tento falar com ele e ele grita ainda mais. Meto-o no meu colo, meto as suas musicas favoritas e nada. O.episódio só acaba passadomubs 5minutos. Ele fica sempre de olhos fechados durante o episódio e quando se acalma ou abre os olhos e sorri ao me ver, ou acaba por continuar a dormir.
    Sei que disse que os terrores noturnos sao mais frequentes apartir dos 18meses. Mas o que será que se está a passar? Fico muito preocupada pois não estou habituada a vee o mei filho chorar. Muito menos desta forma.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Por volta dos 9 meses grande parte dos bebés comporta-se como se estivesse com pesadelos, penso que seria isso que se está a passar. Se for isso, é uma fase, vai passar com o tempo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  24. Sou mãe de um bebê de 21 meses que tem já 4 vesículas de varicelas. Como devo proceder? O que administrar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Desculpe, só vi agora a mensagem e provavelmente a situação já se resolveu.
      Cumprimentos

      Eliminar
  25. Boa noite Dr. Hugo, a minha filha tem 4 anos e meio e desde os 2 que tem terrores noturnos, já tentei de tudo, acho eu. Hoje foi um daqueles dias, chegou a levantar-se da cama e a correr pela casa aos gritos eu estou com ela para a proteger mas tocar-lhe é impensável porque grita ainda mais, é como já disseram outros país, parece que não me reconhece. A minha questão é a seguinte, será que pelo facto de o pai dela não ser um pai presente pode provocar esta situação? A pediatra diz que é normal mas eu às vezes entro em desespero, dou-lhe todo o carinho, amor e atenção que ela merece mas às vezes acho que é culpa minha. O que posso fazer para parar estes terrores? Obrigada.

    Cumprimentos,

    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Penso que não tem a ver com o pai.
      Uma vez que o cansaço interfere com o sono profundo, acho que deveria tentar colocá-la a dormir uma sesta ao fim da tarde, para ver se o sono da noite melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  26. Boa noite, temos um filho de quase 5 anos. Há 2 semanas que tem tido , pensamos nós, terrores noturnos. Uma hora depois de adormecer começa a chorar aflito a chamar por mim, mamã e a esticar os braços como que a querer agarrar algo. Depois passado uns 5 min de o acalmar lá adormece... recordo que um dia destes disse me que tinha medo do escuro por causa dos monstros... que recomenda? Obrigada, Celia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Geralmente essas situações acontecem quando eles estão mais cansados, pelo que tentaria reforçar as horas de sono, para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  27. Olá Dr.
    Tenho uma menina com 15 meses, que sempre dormiu a noite toda sem acordar. De há 2 semanas para cá, que acorda de duas em duas horas a chorar. Dou lhe a mão, acalma, e adormece novamente. E de duas em duas horas é isto. Estou a ficar preocupada com a situação, visto sempre ter sido uma bebé muito tranquila no que diz respeito ao sono. Serão esses ditos terrores nocturnos que a deixam assim mais agitada?
    Obrigada.
    Cumprimentos
    Ana Sofia

    ResponderEliminar
  28. Olá Dr.
    Tenho uma menina com 15 meses, que sempre dormiu a noite toda sem acordar. De há 2 semanas para cá, que acorda de duas em duas horas a chorar. Dou lhe a mão, acalma, e adormece novamente. E de duas em duas horas é isto. Estou a ficar preocupada com a situação, visto sempre ter sido uma bebé muito tranquila no que diz respeito ao sono. Serão esses ditos terrores nocturnos que a deixam assim mais agitada?
    Obrigada.
    Cumprimentos
    Ana Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, podem ser terrores nocturnos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  29. Boa noite,
    O meu bebé faz na proxima semana 8 meses e hoje passadas prai 1 a 2 horas de adormecer acordou aos berros. Um choro muito aflito. Estava de olhos abertos mas parecia que estava longe... não olhava para nós. Parecia ausente. Não queria chupeta ( que adora) e ao fim de alguns minutos acalmou ao colo e adormeceu.
    Será motivo para ser examinado ? Ou será terrores noturnos...
    Foi mesmo assustador o facto de estar aflito e parecer que estava ausente... normalmente dorme a noite toda calmo
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Em princípio é um pouco cedo para os terrores nocturnos.
      Se mantiver esse comportamento deve ser observada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  30. Boa tarde. Estou um pouco preocupada com meu bebê. Ele tem 4 meses e desde os 3 meses chora e resmunga dormindo. Pego ele no colo e ele chora muito, até de olhos fechados. A pediatra disse que é cedo para pesadelos ou terror noturno e disse que podeser indício de que ele teve sofrimento fetal. Pediu um ultrasson da cabeça. Isso pode ser algum problema mais sério? Pelo que sei ele nao teve sofrimento, é super saudável

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se de resto ele está bem e com um bom desenvolvimento, penso que não terá nada a ver com sofrimento fetal. Podem ser só as chamadas "cólicas", experimente dar-lhe um probiótico, para ver se ele melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Muito obrigada! Ele fez o us e esrá tudo bem! !

      Eliminar
  31. Boa tarde,
    Uma das minhas filhas de 5 meses, por vezes, acorda durante o dia com um choro inconsolável, mesmo ao colo chora durante bastante tempo.
    O que poderá ser nesta fase?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  32. Boa tarde , a minha filha tem 7meses e já algumas noites que acorda a fazer uns barulhos estranhos,da ideia que está aflita e depois começa a soluçar como que se estivesse a chorar,mas isto tudo de olhitos fechados, e normal?obrigada

    ResponderEliminar