O que são os terrores nocturnos?

Os terrores nocturnos e os pesadelos são muitas vezes encarados como sendo a mesma coisa, mas na verdade são duas entidades bem distintas. Os primeiros surgem mais nas primeiras horas de sono, pois acontecem nos períodos de sono profundo. Os segundos surgem na fase de sono REM (rapid eye movements) e geralmente são mais evidentes na 2ª metade do sono, mais próximo da hora de acordar. Em termos de comportamento, nos terrores nocturnos a crianças acorda logo no início do episódio e fica "inconsolável" até voltar a adormecer de forma abrupta, não se lembrando do que se passou. Já nos pesadelos a criança só acorda depois de iniciar as manifestações, pois o sonho evolui até se tornar suficientemente desagradável para provocar o despertar. Nestes casos, geralmente a criança lembra-se do que estava a sonhar.
Os terrores nocturnos são mais frequentes entre os 4 e os 12 anos de idade, embora possam surgir desde os 18 meses.
Não existe grande forma de prevenção, embora uma boa rotina de sono possa ajudar. Um aspecto importante é tentar evitar a fadiga extrema, pois esta interfere com o sono profundo e pode aumentar o risco de surgirem estes episódios.
Perante uma situação de terror nocturno, a única coisa a fazer é comprovar a segurança da criança, pois ela pode ficar agitada, levantar-se e eventualmente cair da cama. Não vale a pena tentar acordá-la, pois ela está numa fase de sono profundo e não irá ouvir, podendo até ficar mais agitada.

Etiquetas: