As "correntes de ar" fazem mal?

Já há algum tempo que não escrevia nada no meu blogue, mas aqui estou eu de novo. Para este regresso, decidi pegar num tem muito controverso, que são as terríveis "correntes de ar"...
Tal como a maior parte das pessoas, eu cresci a ouvir que elas podem ser a causa de (quase) todos os males e que temos que nos proteger delas com todo o empenho, sob pena de nos acontecer algo de muito perigoso.
Quando comecei as minhas incursões na Medicina, sempre me interessei por estes conhecimentos "populares", tentando perceber quais deles é que têm fundamento científico e quais não passam de mitos.
Posto isto, e depois de algumas leituras, a minha opinião é que as "correntes de ar" (que não passam de ar "encanado") não são mais do que um perigo infundado, que se mantém perpetuado de geração em geração, mas que não representa uma ameaça real. Sei que estou a ir contra muitas "verdades" e contra a opinião de muita gente, mas na verdade não há justificação para afirmar algo diferente.
As "correntes de ar" provocam constipações?
Não!
Provocam gripe?
Não!
Provocam otites?
Não!
Provocam pneumonias?
Não!
Não pretendo com este post defender que as crianças devem andar ao frio, nem nada que se pareça. Penso apenas que é importante desmistificar alguns conceitos, pois muitas vezes levam a medos não justificáveis e que se vão perpetuando de forma quase "cultural"...

Etiquetas: ,