Translate

Etiquetas

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O que é uma bronquiolite?

A bronquiolite é uma inflamação da parte terminal do aparelho respiratório (bronquíolos) e geralmente é causada por uma infecção vírica.
No nosso país é extremamente comum, com um claro pico de incidência entre Janeiro e Fevereiro. É uma causa frequente de internamentos, particularmente em crianças pequenas e na maior parte dos casos não é uma doença muito grave (embora haja algumas excepções, principalmente quando estão presentes factores de risco, tais como a prematuridade, o baixo peso ao nascer e o convívio com outras crianças, entre outros).
Afecta crianças até aos 2 anos de idade e caracteriza-se por uma combinação variável dos seguintes sinais e sintomas:
- dificuldade respiratória
- "chiadeira" a respirar (espécie de "assobio" que se ouve na expiração)
- tosse
- dificuldade na alimentação
- apneias (paragens respiratórias), particularmente em bebés pequenos
- febre, geralmente baixa
Neste momento, o tratamento das bronquiolite é um tema de grande controvérsia em Pediatria. A maior parte dos estudos não comprovam a eficácia das nebulizações ou outros medicamentos, o que nos coloca com um problema para resolver: o que fazer?
Na prática, é costume testar-se as nebulizações e, por vezes, medicamentos da família da cortisona, pois muitas vezes aliviam parcialmente os sintomas e tranquilizam um pouco as crianças (e os pais!).
Os critérios de internamento para esta situação são os seguintes:
- falta de oxigénio no sangue
- dificuldade respiratória significativa
- bebés pequenos (abaixo dos 3 meses de idade)
- dificuldades marcadas na alimentação
- ansiedade dos pais (esta é uma questão polémica, mas é sempre importante perceber se os pais estão capazes de lidar com o filho doente; se não estiverem, é preferível internar 1-2 dias e ensiná-los a lidar com esta situação)
Por fim, quero deixar apenas uma palavra para a relação entre bronquiolite e asma. É também um tema que suscitou grandes debates há uns anos e neste momento parece mais ou menos consensual que a bronquiolite não pode evoluir para asma. No entanto, por vezes o primeiro episódio de falta de ar de um asmático pode ser falsamente rotulado de "bronquiolite". Com o tempo essas crises vão-se repetindo e, a posteriori, percebe-se que afinal já era uma asma desde o início (só o tempo dá essa resposta).

17 comentários:

  1. O meu Budinha passa a vida a ter bronquiolite é um desassossego...

    tenho um presentinho no meu blog, passa por lá.. :D

    ResponderEliminar
  2. Já dei uma espreitadela, obrigado.
    Vou tratar das respostas... :)

    ResponderEliminar
  3. Meu filho de 4 meses está com bronquiolite .. e não sei mais como lidar pois já tomou CLARITROMININA , tomou PREDNISOLONA e basta terminar o tratamento via oral para no dia seguinte ele voltar a ter crises ..
    Por favor me ajude!

    gislaine.clobo@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Infelizmente neste momento não há nenhum tipo de tratamento comproadamente eficaz na bronquiolites. O mais importante é sempre garantir que os níveis de oxigénio no sangue estão bem e que o bebé se alimenta correctamente, pois esses são pontos fundamentais.
      Quando aos tratamentos, há vários no mercado, mas com eficácia muito variável. Gostava muito de ajudar mais, mas esta é uma daquelas situações em que só mesmo observando é que se consegue ter uma opinião mais fundamentada.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  4. boa noite dr. hugo.
    o meu filho de 16m já fez 3 bronquiolite (4,5m outra 15m e agora 16m) acho que isto é hereditário, pois á familiares diretos com problemas brônquios. devo levar Imunoalergologia para dar alguma coisa se prevenção?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa. Lute,

      Se há historia de asma na família, acho que deveria falar com o seu pediatra ou então consultar um imunoalergologista, pois pode efectivamente ser algo familiar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Ola dr tenho 1 bebe de 3 meses e ele ao respirar parece k ta xeio de expetoracao e a dormir ressona?e fica mt irrequieto ta sempre a com as maos nos olhos e no nariz!axa k e algo grave?
    Obrigado
    Fico aguardar resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sem ver não é fácil de lhe dar uma opinião muito fundamentada, mas pela sua descrição não me parece nada grave.
      Provavelmente serão só algumas secreções no nariz, pelo que a aconselhava a ir lavando o narizinho com soro fisiológico ou água do 3-4x por dia para ver se alivia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Ola dr o meu bebe de 3 meses teve internado 8 dias porque tava com febre e depois foi diagnosticado virus respiratorio(rinovirus e etenovirus) no hospital so lhe davam benuron para a febre e aspiravam o nariz entretanto ficou sem febre e mandaram embora..so k entretanto continuava mt tapado com a expetoracao entao levei-o ha pediatra e ela disse k era bronquiolite e mandou fazer 3 x ao dia soro com atrovent e dar 10 gotas de celestone 3 x ao dia axa k ta bem medicado?ele faz dia 14 4 meses e pesa 5.200kg
    Aguardo resposta
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Neste momento não existe nenhum tratamento que seja comprovadamente eficaz nas bronquiolites, mas mesmo assim o atrovent e o celestone são opções que nós muitas vezes utilizamos, pelo que não me parece mal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Muito obrigado pela resposta dr..mas sabe-me dizer qt tempo pode demorar a recuperar de uma bronquiolite?
    Ele ta a beber bem o leite mas transpira mt isso e normal?
    Ele tem a moleirinha 1 pouco afundada axa k e algo de grave?
    Fico aguardar resposta
    Muito obrigado sempre pelas suas respostas

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigado pela resposta dr..mas sabe-me dizer qt tempo pode demorar a recuperar de uma bronquiolite?
    Ele ta a beber bem o leite mas transpira mt isso e normal?
    Ele tem a moleirinha 1 pouco afundada axa k e algo de grave?
    Fico aguardar resposta
    Muito obrigado sempre pelas suas respostas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O tempo de recuperação é muito variável e é normal que transpire mais porque faz mais esforço respiratório.
      Se a moleirinha está afundada deve ser visto, embora muitas vezes não tenha significado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Boa noite. Não sei se me consegue ajudar mas gostava de ter uma opinião sua: o meu bebé tem 9m, há 6dias fomos ao banco de urgência w foi-lhe diagnosticada uma bronquiolite. Temos feito atrovent, ventilan e fez 4 dias de celestone. Ao 4o dia começou a ter febres mais altas recorrentes, a pediatra voltou a avaliar ouvidos e garganta mas defende que se trata de algo viral e sugeriu cinesioterapia. Fez uma sessão e a febre hoje chega aos 39. É normal este tipo de evolução???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Essa evolução pode acontecer, mas se a febre persiste mais de 3-4 dias sem noção de melhoria deve ser reavaliado, porque pode haver alguma sobreinfecção por bactérias.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Boa tarde dr hugo. O meu bebe tem 3 meses e meio e pesa 6,600kg. Esta com um início de uma bronqueolite, pois eu notei q ele estava a fazer um barulho ao respirar fora de normal e fui com ele ao pediatra. O pediatra receitou celestone 1,5ml uma vez ao dia, xarope e antibiótico três vezes ao dia. Não acha q é demasiada medicação para imbele de três meses e meio? Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Desculpe só responder agora, mas tive um problema informático no blogue e não conseguia colocar as respostas.
      Espero que o seu filho já esteja bem.
      Cumprimentos

      Eliminar