A importância das texturas da comida...

Cada vez se discute mais a importância da estimulação sensorial para o correcto desenvolvimento da criança e isso atinge o seu expoente máximo nas questões da alimentação.
Está provado que não é fácil introduzir comida sólida às crianças após os 15 meses de idade, se antes elas não tiverem iniciado já esse contacto. Esse aspecto é particularmente relevante se pensarmos que nos primeiros meses da diversificação alimentar, as crianças contactam apenas com "papas": sopa, fruta, farinhas, ...
Assim, acho que os pais devem tentar variar o mais possível a consistência das suas comidas (sopa e fruta, essencialmente) e introduzir precocemente - entre os 6-9 meses - alguns alimentos sólidos (pão, bolacha e, eventualmente, pequeninos pedaços de fruta).
Há hoje em dia no mercado uma espécie de "rede" que serve para colocar alimentos lá dentro e as crianças metem à boca para ir "chuchando" neles, sem o perigo do engasgamento. Parece-me uma ideia lógica e bastante produtiva e, pelo que tenho visto da minha prática profissional, funciona muito bem.
A partir dos 9 meses deve mesmo começar a dar alimentos sólidos como 2º prato e, até, começar a tentar passar pouco a sopa para lhe dar uma textura diferente.
É preciso educar o paladar, mas também o seu componente "táctil" e a melhor altura são os primeiros tempos de vida.
É mesmo como diz o ditado: "é de pequenino que se torce o pepino"!

Comentários

  1. Eu tenho uma questão relativa ao inicio da diversificação alimentar. A minha bebé começou agora, com 5 meses, a sopa e fruta. A questão é: deverei começar a oferecer água?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,
    Sim, deve começar a oferecer água.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Muito boa tarde,

    Tenho uma filha de 16 meses. Desde cedo (8,5 meses) que lhe ofereço bolachinhas, miolo do pão etc. Contudo, a partir dos 12 meses, quando me foi aconselhado introduzir alimentos sólidos, ela rejeitou e inclusive provocou o vómito. A questão é que tenho tentado de mil e uma maneiras e, ainda hoje, resulta sempre no vómito, desde a mais pequena grainha. Porém, quando se trata das tais bolachas e pão, nada disto ocorre!
    De que forma me aconselha a ultrapassar este problema?

    Obrigada pela atenção,
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Há meninos que são mais sensíveis às texturas e isso dificulta um pouco as coisas.
      O primeiro conselho é que deve manter a insistência, tentando começar por texturas que a sua filha tolere melhor e só depois passar para as outras.
      O segundo é tentar dar-lhe os alimentos sólidos no início das refeições, para não lhe vomitar a sopa ou os outros alimentos. Quando já estiver habituada à comida, volta à forma tradicional e, no meu entender, mais correcta: sopa - comida - fruta.
      Por fim, tente ver também se ela tolera a fruta aos bocadinhos em vez de ser totalmente passada, porque às vezes os meninos toleram relativamente bem.
      Espero ter ajudado...
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  4. Boa noite, tenho uma menina com 19 meses que ate vai comendo bem alimentos sólidos, o principal problema é que nao quer fruta aos pedaços, só passada.
    O que me aconselha? Ir dando a experimentar até ela criar gosto pela fruta inteira?
    Cumprimentos Neuza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa por só responder agora, mas estive de férias.
      Sim, penso que será apenas uma questão de insistência (mesmo fora das refeições).
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  5. Tenho uma filha de 10 meses e 20 dias! ela comia super bem, mas nessa última semana, rejeita a comida! não quer comer de modo algum, cheguei a mudar a textura da comida, diferenciar e nada. ela só quer a mamadeira...o que faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Provavelmente é só uma fase.
      Tente não mostrar muita ansiedade e vá tentando que ela coma alguma coisa.
      Vai ver que ela acaba por ceder...
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  6. Boa tarde Dr,

    O meu filho tem 3 anos e meio e há cerca de 1 ano e meio atras comia maçãs, bananas e morangos. Não sei se foi um erro meu na insistência com este tipo de alimento, acontece que agora ele rejeita totalmente qualquer fruta! Prefere ficar no castigo ou sem brinquedos a ter que comer fruta. Sei que devia ter insistido e implementado esse hábito com mais intensidade naquela altura, mas agora... o que posso fazer? O mesmo com ervilhas e cenoura e outros legumes, que já comer e agora rejeita por completo!
    Se tiver alguma dica fico muito agradecida.

    Cumprimentos,
    Marlene

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Realmente esse é um problema relativamente comum e não é muito fácil resolver.
      De qualquer forma, aqui ficam algumas sugestões:
      - ir às compras com ele e deixá-lo ser ele a escolher as frutas que compra (ensine-o a ver se estão maduras, os nomes, ...)
      - tente premiá-lo sempre que comer em vez de castigar quando não come
      - dê-lhe a opção (transitória) de comer a fruta antes da refeição, porque tem mais fome e pode achar alguma piada (mal se habitue, deve voltar ao esquema "normal")
      - misture a frita com alguma coisa que ele goste (não é o mais saudável, mas pode de vez em quando derreter um pouco de chocolate e ele molhar diferentes tipos de fruta, pode usar chantilly ou gelado, ...)
      Pode fazer o mesmo com os legumes.
      Penso que se for persistente vai ganhar a "guerra", mas seguramente irá perder muitas batalhas pelo meio... Não desista, é o melhor conselho.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Obrigada pela sua resposta... É certo que tenho tentado de tudo e claro também, comprar o menino com brinquedos e afins! Não tenho conseguido, mas vou continuar a minha luta.
      Muito obrigada pelas sugestões.
      Marlene

      Eliminar
  7. Boa tarde
    A minha filha tem 8meses, e já ando a pesquisar no que deverá ser feito aos 9meses. No artigo diz que aos 9meses para introduzir um 2ºprato de sólidos, isso quer dizer que por exemplo devo tirar a carne e a massa da sopa e dar em separado? Mas deve ser moído ou esmagado, e pouco a pouco vou aumentado a textura?

    Cumprimentos
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, é isso mesmo, o objectivo é ir retirando a carne da sopa e dar em separado. A comida deve ser partida em pedaços muito pequenos (mas não deve ser "passada") e aumentar a textura progressivamente.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde.
    A minha filhota de 17 meses ,desde que iniciou a sopa sempre a comeu de bom agrado, agora à coisa de uma semana não quer a sopa . Para mim a sopa é um prato indesejável. O que posso fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Tente encontrar sabores que ela goste mais e, acima de tudo, não lhe mostre alternativas quando está a comer a sopa. Não sei se já põe sal ou não, mas colocar um bocadinho por vezes também ajuda.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Boa tarde. A minha bebe tem 8 meses e come sopa e fruta passada. Agora, e conforme recomendado pelo medico, tenho tentado dar-lhe biscoitos para bebe, bolacha tipo Maria e codea de pao, mas como ja tem varios dentes, corta pedaços grandes e engole, e depois engasga-se, o que deixa muito aflita. Eu tento tirar-lhos, mas ela nao abre a boca! Tenho medo que se asfixie! As vezes fica mesmo aflita... e eu tambem!!! O que devo fazer para que se habitue a comida solida, sem a por em risco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A melhor forma é mesmo controlar a quantidade que ela põe na boca, ou seja, serem vocês a colocar-lhe na boca pequenos pedaços, para ela se ir habituando.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Boa noite,

    O meu filho mamou até aos 6 meses. Aos 7 introduzi a sopa (não foi muito fácil) e agora com 13 meses ainda não come sólidos. Não é uma criança comilona, e o único sólido que come bem são bolachas, detesta sentir as mão sujas (só de comida). Ainda mama (prefere mamar ao um prato de sopa). A minha questão inicial é se ele associa os alimentos sólidos a um possível desapego comigo, uma vez que ainda mama?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não me parece que tenha a ver consigo, provavelmente ele é mais sensível as texturas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Boa tarde
    Meu nome é Vânia e meu filho tem 1 ano e 6 meses e até hoje ele sócome comida batida e frutas batidas. Eu já tentei cortar a fruta em pedaços e dar para ele comer, mas ele recusa. A comida eu costumo bater a carne com alguns legumes ou macarrão e qdo vira um creme misturo no arroz, feijão e outros legumes amassados. Ele come como se fosse um risoto mais mole. Carne em pedaço ou desfiada e mesmo carne moída ele não come de jeito nenhum. Se entra na boca dele este alimento ou ele cospe ou dá ânsia e tenho que dar água para engolir. as frutas eu acabo dando batidas e misturadas como se fosse um creme. Ele tem bastante dentinhos e come normalmente bolachas, biscoitos e pães, só a comida que faz isso. Como proceder para que ele coma pedaços?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se ele come alguns alimentos e outros não, penso que sera mesmo uma questão de insistência (pode inclusivamente aproveitar quando ele tiver mais fome para dar os alimentos com que ele tem mais dificuldade). O idela é tentar trabalhar uma textura diferente de cada vez e não experimentar tudo de uma só vez.
      Tem mesmo que insistir e ser persistente e, acima de tudo, não o "compensar" quando ele não come.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Boa noite,

      Tenho duvidas relativamente á quantidade de comida que a minha filha deve comer. Ela tem 10 meses e ao pequeno almoço bebe 240ml leite, ao almoço e jantar 200g de sopa + 100g de fruta, no 1º lanche 210ml papa e 2º lanche 1 iogurte. As quantidades estão correctas ou ela devia comer mais? As vezes fico com a sensação que se desse mais, ela comia mais.
      Obrigado pela ajuda.
      Cumprimentos,
      Bruno

      Eliminar
    3. Bom dia,

      Parece-me que a quantidade está bem, mas se lhe parecer que tem fome pode dar um pouco mais.
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Boa tarde Dr
    O meu pequenote fez na semana passada 12 meses. Sempre comeu a sopa e fruta desde os 4 meses sem qualquer problema. Come a bolacha e pao por ele. Contudo iniciou a introdução do 2 prato como sólido mas tem rejeitado. Se colocar o peixe ou carne na sopa ele aceita e come caso contrário não quer. Tenho algum receio esta rejeição pois na creche todos os meninos já comem os sólidos na refeição exceto o meu que está atrasado (sendo o 2 mais novo da turma).
    Não sei se está relacionado com o facto de ter apenas 4 dentes frontais e só agora estar a romper o canino superior direito. Os restantes meninos já tem mais de 6 dentes.
    É motivo de preocupação?
    O que aconselha?
    Devo proceder de alguma forma em especial ?
    Muito obrigado
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde Dr
    O meu pequenote fez na semana passada 12 meses. Sempre comeu a sopa e fruta desde os 4 meses sem qualquer problema. Come a bolacha e pao por ele. Contudo iniciou a introdução do 2 prato como sólido mas tem rejeitado. Se colocar o peixe ou carne na sopa ele aceita e come caso contrário não quer. Tenho algum receio esta rejeição pois na creche todos os meninos já comem os sólidos na refeição exceto o meu que está atrasado (sendo o 2 mais novo da turma).
    Não sei se está relacionado com o facto de ter apenas 4 dentes frontais e só agora estar a romper o canino superior direito. Os restantes meninos já tem mais de 6 dentes.
    É motivo de preocupação?
    O que aconselha?
    Devo proceder de alguma forma em especial ?
    Muito obrigado
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      É uma situação relativamente frequente e só o "treino" é que vai fazer com que ele aceite. Se calhar é boa ideia durante uns tempos dar-lhe os sólidos antes da sopa, para ver se ele se habitua e depois volta a dar como 2º prato.
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Bom dia,

    O meu filho tem 8 meses, sempre foi uma criança difícil para tomar o leite e comeu sempre muito melhor os sólidos (papa, sopa, fruta). Há 5 dias tudo isto mudou, de repente deixou de mastigar, fica de boca aberta com a comida na boca e não engole e.... só lhe consigo dar o leite!

    O que terá acontecido? Não consigo perceber porque de repente parece que deixou de saber comer!Pode ajudar-me?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  16. Boa noite Dr.
    Estou muito preocupada com o meu filho. Está com quase 7meses e segundo a pedi o refluxo que tem desde que nasceu ia melhorar com a introdução de novos alimentos, no entanto não se verifica. Continua a bolsar seja leite(AR com papa), seja sopa etc, e há dias a dormir engasgou-se e acordou muito aflito. Também se engasga várias vezes a comer a sopa, ficando aflito e tendo que o virar inclinado para expelir a comida... Já não consigo dormir descansada com medo que se sinta mal. Que devo fazer?? Peço a sua opinião.
    Obg
    Andreia machado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se ele se engasga sempre que come ou bebe penso que deveria fazer uma phmetria para confirmar o refluxo.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Boa tarde dr.
      Não se engasga sempre... Mas basta ter um grãozinho de nada e engasga. Já fez ecografia e disseram que tinha refluxo fisiológico normal. A pedi diz que não é normal na idade dele e já marquei consulta, mas não sei o que esperar...

      Eliminar

Enviar um comentário