O meu filho tem alergia às proteínas do leite de vaca - o que pode comer?

A alergia às proteínas do leite de vaca é uma situação relativamente frequente em Pediatria e foi já abordada num post anterior sobre esse assunto.
Apesar de ser habitualmente transitória, por vezes mantém-se durante algum tempo, o que coloca grandes questões aos pais sobre a escolha dos alimentos e identificação do que é ou não proibido.
Assim, deixo aqui uma lista dos alimentos a evitar.

PROIBIDO:
·      Leite
·      Iogurte 
·      Manteiga 
·      Margarina 
·      Maionese 
·      Natas 
·      Queijo 
·      Requeijão 
·      Leite-creme
·      Pudim
·      Coalhada
·      Chantilly
·      Leite condensado
·      Pudim 
·      Papas lácteas

EVITAR:
·      Sopas pré-preparadas
·      Batas fritas congeladas
·      Rebuçados
·      Chocolate
·      Pão
·      Puré de batata pré-preparado
·      Molhos
·      Cereais/barritas de cereais
·      Bolachas
·      Salame
·      Salsichas

Ingredientes que indicam a PRESENÇA de leite:
·      Caseina
·      Caseinato de sódio
·      Caseinato de cálcio
·      Caseinato potássico
·      Caseinato magnésio
·      Soro de leite
·      Lactoglobulina
·      Lactoalbumina
·      Lactulose
·      Lactoferrina
·      Proteínas hidrolizadas
·      E-279, E-585, E-325, E-326, E-327, E 472, E– 478, e-481, E-82, H-4512, H4513

Comentários

  1. ola boa tarde!!

    tenho uma dúvida...a criança deve beber leite gordo ou meio gordo?

    cumprimentos

    Liliana Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Quando as crianças iniciam leite de vaca ("de pacote") devem fazer meio gordo e não gordo.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Porquê Dr. Hugo Rodrigues? Não é o que a Sociedade Portuguesa de Pediatria recomenda... É que o leite gordo é uma importante fonte de vitaminas lipossolúveis e nesta idade o bebé precisa efectivamente da gordura. Para além de que a diferença entre meio gordo e gordo é cerca de 1,5g por cada 100mL...

      Eliminar
    3. Porquê Dr. Hugo Rodrigues? Não é o que a Sociedade Portuguesa de Pediatria recomenda... É que o leite gordo é uma importante fonte de vitaminas lipossolúveis e nesta idade o bebé precisa efectivamente da gordura. Para além de que a diferença entre meio gordo e gordo é cerca de 1,5g por cada 100mL...

      Eliminar
    4. Bom dia,

      Este é um comentário antigo e penso que não me expliquei bem. Se iniciar aos três anos, conforme é recomendado, deve ser um leite meio gordo. Se for antes dos dois anos, deve efectivamente ser gordo, para não haver restrição de gorduras.
      Obrigado pelo seu comentário.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Bom dia
    Estou sempre preocupada pq o meu filho nem sempre come tudo e deixou de beber leite por volta dos quatro meses
    Estou a dar 4 refeições dia
    Papa ao pequeno almoço 210ml , sopa e fruta ao almoço ( sopa 200ml ) dois iougurtes ao lanche

    ResponderEliminar
  3. Acha que o facto de nao beber leite pode influenciar o seu crescimento ??
    Estou sempre ansiosa se ele vai comer ou nao nao sei se pelo facto de ter nascido prematuro nasceu de 33 semanas que sou uma mãe muito galinha

    ResponderEliminar
  4. Esqueci me de referir que ele tem seis meses e a ultima vez que foi pesado que foi no dia 26 de Agosto estava com 6.550 e comprimento 66 acha que esta bem ? Nao é pouco peso
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em relação ao peso e comprimento dele, o mais importante é ver a evolução ao longo do tempo, porque assim só com as medidas isoladas não lhe consigo adiantar muito (depende sempre de quanto é que ela tinha para trás).
      Quanto ao leite, o que ela deve fazer são cerca de 400-500ml de leite ou equivalentes por dia, que me parece que é o que a sua filha faz (210 de leite + 200 dos 2 iogurtes), portanto acho que acaba por ser suficiente. Pode ficar descansada...
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  5. Bom dia
    Antes de mais queria paraabenizá-lo pelo excelente blog e pela ajuda que tem prestado aos pais deste país.
    Sou mãe de um menino com cinco meses e meio. Fez LM em exlusivo até aos quatro meses e meio, periodo após o qual começou a comer sopa ao jantar mais fruta e há uns dias inciou papa ou sopa também ao almoço. Durante 4 meses o meu filho sofreu de cólicas, tinha abdomen ligeiramente timpanizado, regurgitava frequentemente e fazia birras constantes. Decidi retirar o leite da minha alimentação e todos os sintomas acima descritos desapareceram. Mais, durante esse periodo, dei 4 vezes LA sendo que nas 2 primeiras tomas correu tudo bem mas nas 2 seguintes ele vomitou em jacto o dia todo. Os médicos falam de APLV e as indicações que tenho são para erradicar com tudo o que possa conter leite de vaca. Não aconselham exames por este poderem ser inconclusivos. Ora perante isto sinto-me totalmente perdida. A única papa sem PLV (sinlac) tem 63%de hidratos e sal pelo que não considero "saudável". Assim, tenho feito papas caseiras mas ele só come se adicionar fruta. Poderei dar fruta na papa e voltar a dar como sobremesa depois da sopa,à noite? Não é frutose a mais para uma criança de 5meses? Juntar leite hidrolizado a papas sem leite não é opção pois ele detesta esse leite e tirar do meu leite é impensável actualmente.
    Também não sei o que fazer quando chegar a altura dos iogurtes, bolachas e afins. Se ele não poderá comer iogurte, qual o lanche mais indicado?
    Custa-me privá-lo de tanta coisa podendo ser infundada esta atitude.
    Queria ter certeza se se trata de uma intolerância à lactose ou, realmente de uma APLV. Isto porque, recentemente introduzi na minha alimentação leite sem lactose e ele não reagiu negativamente, não quererá dizer que realmente é um problema em relação à lactose?
    Se não fazem exames não poderei experiementar alimentos sem lactose na dieta dele (p.e. fazer iogurtes caseiros com um iogurte sem lactose), para ver como reage? A vontade é de ir fazendo experiências uma vez que ninguem me dá certezas mas por outro lado receio de o prejudicar caso se trate efectivamente de APLV.
    Gostaria de saber qual a sua opinião.
    Muito grata,
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em relação à papa, pode dar com fruta, não há problema.
      Quanto às suas dúvidas, percebo perfeitamente porque eu também fiquei com elas. Pode ser pelo facto de não conhecer bem o caso, mas também não estou certo que seja uma APLV mesmo. De qualquer forma, havendo essa dúvida, acho que deve mesmo ter cuidado e não dar nada com leite ao seu filho, porque pode fazer alguma reacção grave. Se calhar não era pior consultar um imunalergologista, para fazer os testes cutâneos e, eventualmente, uma prova de provocação.
      Parece-me a atitude mais sensata...
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. ola boa noite meu bebe tem 4 meses ele fez o rast de leite de vaca e soja deu negativo e o iga normal mas o ige deu 20.4 a medica disse que é alergia a proteína do leite ele já tentou vários leites principalmente com o neocate e o pregomim é o que ele passa mais mal, não seria para ele melhorar com estes leite será que ele tem mesmo alergia pois com o neocate e pregomim ele tem uma reação imediata ele bebe e junta um catarro ele vomita em 10 min e fica parado este catarro , os outros ele bebe e reações são bem menores como uma diarreia um dia ou outro e dermatite atópica será alergia a proteína mesmo ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Apesar das análises serem negativas, isso não exclui completamente a alergia, embora a torne menos provável tendo em atenção as manifestações que me indicou. Se ele não melhora nem com o neocate nem com o pregomin, diria que a probabilidade de ser realmente uma alergia é muito baixa e aconselhava-a a falar com o seu médico para ver o que é que ele acha.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Boa noite, queria a sua opinião acerca da introdução de leite de vaca nos bebés. No colégio da minha filha os lanches que oferecem são à base de iogurtes feitos com leite de vaca e papas nestum tbm feita com leite de vaca. Eu tenciono prolongar leite adaptado até aos 2 anos. Já costumo dar iogurtes mas iogolinos só que percebi que eles n são feitos totalmente com leite de transição pelo que fico na dúvida se haverá problema ela comer os iogurtes que dão na creche... Qual a sua opinião?
    Já agora o Broncho vaxom pode ser dado na papa? Ou iogurtes? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Relativamente ao leite de vaca, o ideal é introduzi-lo só pelos três anos,Melo que me parece boamopcaomtenyar prolongá-lo até essa idade.
      Já em relação aos iogurtes de leite adaptado, a diferença não é tão grande, pelo que a partir dos 15 meses (mais ou menos) acho que já se pode trocar para os normais (mesmo que na creche dêem antes não acho "dramático").
      Por fim, penso que o broncho-vaxo m pode ser dado na papa e iogurte, mas acho preferível o iogurte porque é frio.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Obrigada pela sua atenção,
      A Leonor está a tomar a Broncho vaxom até 30 setembro, ela tem de tomar a última dose de prevenar 13 até final de outubro, acha q estando a tomar a Broncho vaxom pode tomar prevenar 13 ao mesmo tempo ou é melhor esperar que acabe a vacina oral? Obrigada

      Eliminar
    3. Bom dia,

      Penso que pode tomar na mesma, mas se calhar não é pior aguardar que termine a vacina oral.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Bom dia Dr Hugo, embora a minha questão não se relacione diretamente com este assunto, agradecia a sua atenção. O meu filho tem 13 meses, poderá comer nestum mel? já lhe dei nestum cereiais integrais com leite 1+3 da mimosa e ele gostou. è errado? Agradeço desde já a sua atenção. Alex

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode comer nestum, mas o ideal é que fosse feito com um leite adaptado (que deve ser o leite que ele deve beber até aos 3 anos).
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Olá, Dr. Hugo, bom dia! Obrigado pela sua disponibilidade para esclarecer as dúvidas que lhe colocamos e parabéns por este blog a que tantas e tantas vezes recorro! Sobre a minha dúvida... A minha filha tem 9 meses e desde o início de vida que bebe leite adaptado e leite materno. O leite adaptado dela sempre foi hipoalergénico e ela sempre tolerou bem. Eu bebo leite de vaca, magro. Quando recebi a indicação da introdução da papa na alimentação, apercebi-me de que poucos minutos depois de começar a dar a papa, aparece rubor em torno da boca e na face nos locais onde a papa tocava, que progressivamente evoluía para pápulas e demorava cerca de uma hora a começar a desaparecer. A minha filha recusava comer a papa. O máximo que comeu de qualquer uma delas que tentei foram 3 colheres. A conselho do pediatra, comecei a dar a Sinlac, que ela tolera bem. A cada consulta, o pediatra insiste para voltar a tentar introduzir a papa. A bebé faz sempre a mesma reacção. Quando recebi a indicação para introduzir o iogurte, foi-me dito para ser um iogurte apropriado para bebé. Verificou-se a mesma reacção cutânea na face. Está a comer iogurtes de soja e a tolerar. O pediatra acha que ela não pode ter APLV porque o leite hipoalergénico contém proteína do leite de vaca. Se não poder APLV, o que é? Eu não sei explicar o porquê disto suceder, mas parece que o pediatra duvida de mim pelo facto dela tolerar o leite. Diz-me que não adianta fazer testes, que serão para já inconclusivos, mas estou a ter dificuldade em diversificar a alimentação da pequena por esta limitação. Até as bolachas que ela come procurei sem leite: são bolacha maria mas para serem sem lactose e sem proteína do leite são também sem glúten. A Sinlac é também sem glúten. Onde vou buscar o glúten, que ela devia introduzir aos 8 meses, sem a proteína do leite de vaca? Desde já obrigado pela atenção dispensada. Sem outro assunto de momento, despeço-me cordialmente, Daniela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Realmente a descrição pode ser sugestiva de uma APLV (apesar de não ser muito lógico haver resolução com um leite HA), pelo que me parece sensato fazer umas análises para despistar essa situação.
      Quanto ao glúten, pode colocar um pouco de massa na sopa (coze e passa com os legumes), que já resolve o problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Boa noite o meu filho tem 13 meses e alérgico a proteína do leite de vaca. Ainda estou um pouco confusa quanto a sua alimentação pois recebi a noticia a poucos dias.
    Que tipo de papas ele pode comer?

    ResponderEliminar
  11. Boa noite o meu filho tem 13 meses e alérgico a proteína do leite de vaca. Ainda estou um pouco confusa quanto a sua alimentação pois recebi a noticia a poucos dias.
    Que tipo de papas ele pode comer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Só pode comer papas não lácteas que não contenham vestígios de leite. Em Portugal as únicas que conheço são a sinlac e da marca holle.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. O meu filho tem 19 meses e iniciou o leite de vaca, gordo, mas ao fim de 3 dias surgiram borbulhas devo parar e passar para meio gordo? Ele nunca fez reacção ao meio-gordo pois já come iogurtes de base leite meio gordo. Obrigado

    ResponderEliminar
  13. O meu filho tem 19 meses e iniciou o leite de vaca, gordo, mas ao fim de 3 dias surgiram borbulhas devo parar e passar para meio gordo? Ele nunca fez reacção ao meio-gordo pois já come iogurtes de base leite meio gordo. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Acho que não precisa de dar meio-gordo, porque não me parece que seja reacção ao leite.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Boa noite a minha filha é seguida no Hospital santo António em gastro no entanto eu e a médica não parecemos falar a mesma língua, supeita-se que seja intolerante à proteína da vaca, a minha questão é ela só faz exclusivo leite materno tem 5 meses e 9 dias e sempre que como um alimento proibido faz cocó sozinha se não comer ela não faz. Isso mostra que é intolerante ou não? Obrigada

    ResponderEliminar
  15. Boa noite a minha filha é seguida no Hospital santo António em gastro no entanto eu e a médica não parecemos falar a mesma língua, supeita-se que seja intolerante à proteína da vaca, a minha questão é ela só faz exclusivo leite materno tem 5 meses e 9 dias e sempre que como um alimento proibido faz cocó sozinha se não comer ela não faz. Isso mostra que é intolerante ou não? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Só por essa descrição não consigo afirmar que tem nenhuma intolerância. Provavelmente terá outras manifestações, para ter sido feito esse diagnóstico.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Bom dia! Sou Mãe de uma bb nascida prematura extrema (23 semanas, hj com 06 meses e meio de idade corrigida e diagnosticada com aplv. Em função de sua prematuridade ela precisa tomar complementos de FERRO até os 2 anos, mas todos os ferros prescritos pelos médicos, possuem algum componente com a proteína do leite e que ocasiona várias efeitos ruins em minha filha, mtas lesões em sua pele e etc... Dr. Hugo, vc recomendaria algum ferro limpo? Lembro que ela tem hj 06 meses e meio de idade corrigida... Tomava o noriporum e o neotrofer, mas todos esses são agora proibidos para ela. Vc indicaria algum outro ferro livre da proteína? Muitíssimo obrigada desde já!!! Geísa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Desconheço a composição dos suplementos de ferro no brasil (moro em Portugal). Vou tentar ler algo sobre o assunto e se tiver alguma informação contacto-a.
      Cumprimentos

      Eliminar
  17. Boa noite dr,

    estou com uma duvida e muito preocupado com a barriga da minha filha, ela tem alergia severa a lactose, e vem tomando desde que descobrimos primeiro Aptamil pepti, se deu muito bem, conseguimos incluir ela em um programa de doacoes de um hospital que passou a fornecer um leite Pregomin, mas pela falta dele passaram a fornecer o Nan que ja é de soja. Nao apresentou nenhuma reacao, mas de um tempo pra ca temos reparado que a barriguinha dela anda meio inchada. ela nao apresentou nenhuma alergia a soja nos exames. o senhor ja identificou alguma vez esse inchaço como sendo causado por uso de leite de soja em crianças ela tem 1 ano e meio, ela teve febre esses dias e a pediatra vi que era principio de otite mas ja acabou o tratamento ela esta melhor mas com uma fere de 38,5 em media, agora nao sabemos se e por que os dentes detrás da boca estao pra sair, otite deixa a barriga inchada? pode mesmo ser o leite de soja, pode ser algo mais serio ???


    Meus parabens pelo blog, aguardo sua resposta e agradeço desde ja .


    Luciano Silva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se não tem mais nenhum sintoma, em princípio essa barriga mais inchada não tem a ver com a soja, pode ficar tranquilo.
      Quanto à febre, pode mesmo ser da otite, mas é suposto que passe com o tratamento.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Boa noite Doutor
    a minha filha faz 7 meses dia 29.
    comecou a comer sopa aos 5 meses e meio e papa aos 6 mas sempre preparada com o meu leite.
    como vou começar a trabalhar ontem dei pela primeira vez uma papa lactea da nutriben. Assim que acabou de comer ficou com umas manchas vermelhas a volta da boca e por baixo do queixo. Hoje voltou a acontecer a mesma coisa e tanto ontem como hoje fez coco a noite completamente liquido. Tem muitos gazes também. Será que estes sintomas são alergia ao leite?? Se sim o que lhe posso dar de papas e leites, pois tenho receio que o meu leite comece a diminuir assim que for trabalhar visto que nao vai mamar com tanta frequência. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se continua com essas queixas acho que deveria ser observada, para tentar perceber se realmente há alguma suspeita de alergia, porque a orientação é completamente diferente.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Obrigada Doutor
      acabei por deixar de lhe dar papas lacteas porque os sintomas são sempre os mesmos e ja experimentei 3 marcas diferentes.Na papa.cerelac ate lhe inchou um bocadinho o labio. Nunca consigo dar-lhe mais que 5 colheres de papa porque ela serra a boca, e comeca a controrcer-se e a chorar. Com a papa preparada com o meu leite não acontece nada e come muito bem. Então decidi suspender a papa lactea. De momento ficamos sem pediatra por motivos de saude dele mas ja estou a procura de outro que me possa aconselhar e observa-la.
      mais uma vez obrigada e parabéns pelo seu blog que tem ajudado imenso

      Eliminar
  19. Boa tarde dr Hugo
    Desde já agradeço o seu blogue, simplesmente fantástico. Sou mãe de terceira viagem do Lourenço com 4 meses, foi lhe diagnosticado suspeita de APLV, desde o mês e meio infelizmente não pude amamentar. Foi a partir daqui que introduzi LA, passado uns tempos da sua toma, fez uma reacção de inchaço nos pés, mãos, passando para a face, acompanhado de plaquetas vermelhas.ficou internado e começou a tomar Aptamil Pepti, fez exames e a percentagem de alergia é de 36, dito pela pediatra que era uma alergia muito baixa e que quando completa se um ano faria lhe o teste de provocação. Não é fácil arranjar este leite e às vezes compro o ALthera da Nestlé, facto que mudo de leite, e ele não faz reação.introduzi a papa, optando pela cerelac 1 papa não láctea, o que indicava que podia ter vestígio de leite mesmo assim, dei e nenhuma reacção até agora. A minha dúvida prende se essencialmente, sobre o valor de 36 que os exames indicaram, é realmente um valor baixo? Tenho curiosidade porque apenas o meu bebé fez aquela vez reação, também nunca mais lhe facultei nada que contivesse proteína de leite de vaca. É um bebé gorducho, bem desenvolvido e sem ecizemas dificuldades gástricas,sem cólicas, sem sangue nas fezes...etc qual o significado deste valor??? obrigado e parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Confesso que o valor assim isolado é difícil de interpretar, porque não sei quais as unidades em questão nem a que componentes do leite é que ele é alérgico.
      Tem as análises consigo? Se calhar era mais fácil se mas enviasse por mail para ver, por favor.
      Cumprimentos

      Eliminar
  20. Boa tarde.o meu filhote tem 9meses e tem aplv. recentemente fizemos análises e deu que tem 0,68ku/l ...o que acha deste valor?? Acha que a introdução de leite e derivados se pode dar?ele também era para tmar ferro(ferrum)mas ele vomita o.. terá componentes de leite?? haverá outro que possa dar? obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O valor é bastante baixo, mas a introdução do leite deve ser sempre feita em ambiente hospitalar, de forma progressiva (a chamada prova de provocação oral). A reacção ao ferro pode ter a ver com o sabor, mas não há outra formulação.
      Cumprimentos

      Eliminar
  21. Boa noite
    Tenho uma filha com 20meses com APLV que tem vindo a reduzir. Entretanto já tenho outra com quase 6meses e a conselho da médica por a irmã ser APLV estou a dar à recente bebé sinlac. ELa só comeu ainda 6 vezes mas em duas das vezes vomitou tudo, umas das vezes 3h após ter comido e outra vez 2h após... mas ate vomitar estava muito irrequieta e a chorar. De resto bebe leite materno, sopa só com legumes e fruta.O que poderá ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Como foi uma situação pontual, pode ser mesmo só uma questão de adaptação. Para já não faria nada de diferente.
      Cumprimentos

      Eliminar
  22. Boa noite dr. A minha menina tem 3anos e é alergica à proteina do leite (nivel 3)e mais recentemente ao ovo ... Ela faz uma dieta isenta desses elementos... Mas é extremamente complicado encontrar alimentos sem vestigios de leite e muitos alimentos são mal rotulados... Se tiver vestigios não irá agravar o nível de alergia? A reação dela à proteina do leite é vomitos, comichão moderada dificuldade respiratoria

    Tenho esperança que um dia ela deixe de ter tais alergias , mas da mesma forma penso que já devia ter atenuado. Sendo ela alergica desde os 6meses


    Cumprimentos
    Andrea

    ResponderEliminar
  23. Boa noite dr. A minha menina tem 3anos e é alergica à proteina do leite (nivel 3)e mais recentemente ao ovo ... Ela faz uma dieta isenta desses elementos... Mas é extremamente complicado encontrar alimentos sem vestigios de leite e muitos alimentos são mal rotulados... Se tiver vestigios não irá agravar o nível de alergia? A reação dela à proteina do leite é vomitos, comichão moderada dificuldade respiratoria

    Tenho esperança que um dia ela deixe de ter tais alergias , mas da mesma forma penso que já devia ter atenuado. Sendo ela alergica desde os 6meses


    Cumprimentos
    Andrea

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O ideal é dar alimentos mesmos em vestígios, porque senão pode prolongar o quadro.
      Cumprimentos

      Eliminar
  24. Bom dia.
    O meu bebé tem suspeita de APLV desde os 20 dias de vida, embora tenha análises negativas. Após quadro de fezes com sangue que se resolveu com alteração do leite para extensamente hidrolisado, ficou com este diagnóstico (tem 5meses agora). Na altura, começou pelo nutriben hidrolisado e por não haver melhorias passou ao nutramigen lhe (isto no espaço de mais ou menos uma semana). A verdade é que ele nunca se adaptou verdadeiramente ao nutramigen, bebendo pouco leite (apesar de ainda fazer também LM) e apesar de ter um desenvolvimento aparentemente saudável, todos sentimos que ele se alimentaria melhor se não fosse este leite. Agora a imunoalergologista quer alterar o leite novamente para o nutriben hidrolisado porque ele o bebia melhor e porque diz que não há razão para ele fazer reacção a este leite. Que provavelmente não se deu tempo para que ele resolvesse o quadro aquando da introdução do nutramigen. Qual a sua opinião? Poderei trocar o nutramigen lgg pelo nutriben hidrolisado sem culpas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em princípio o nutribén hidrolisado e o nutramigen são semelhantes, pelo que não me parece errado trocar, já que ele bebia melhor.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário