O meu filho tem sempre os olhos lacrimejantes - será normal?

Todas as pessoas têm uma espécie de "tubinhos" que permitem a drenagem das lágrimas para o nariz.
Por vezes os bebés nascem com uma obstrução desses canais, o que vai fazer com que eles acumulem lágrimas nos olhos e, por vezes, façam conjuntivites de forma pontual.
Nestas situações, o tratamento passa apenas pela massagem na zona do ducto naso-lacrimal (ver figura acima), que deve ser efectuada da seguinte maneira:
  1. coloque o seu dedo indicador abaixo do canto do olho do seu filho, encostado ao nariz
  2. faça alguma pressão (sem magoar) e movimente o dedo para cima e para baixo
  3. repita esta massagem várias vezes ao longo do dia
Por vezes demora meses a resolver completamente a situação e, se tal não se conseguir até ao ano de idade, deve levar o seu filhote a um oftalmologista, porque pode precisar de colocar uma sonda no canal obstruído.
Para além da massagem, é importante também frisar que sempre que o bebé faz uma conjuntivite, necessita de tratamento tópico com uma pomada oftálmica ou colírio ("gotas").

Comentários

  1. Olá Dr. boa noite!
    É normal Um bebe de um mes e meio ao chorar produzir lagrimas? Vi que isso so acontece após 3 meses, as lágrimas não chegam a escorrer, porém os olhinhos ficam bem molhados, me preocupei pois estpu isando nele repelente de citronela 2% inclusive no rosto, tenho medo de ser alguma irritação, mas não fica vermelho e é só quando chora mesmo, o wue o sr acha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Geralmente começam a produzir lágrimas mais tarde, mas podem fazê-lo antes, sem problema.
      Quanto ao repelente, se ele não fica irritado na altura, penso que não está relacionado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Bom dia Dr. O meu filho de 2 anos esteve há cerca de 2 semanas com um quadro viral que orignou para além de tosse e constipação, otite e conjuntivite. Parecia estar melhor mas ontem o olho inchou e tem a pele em cima da pálpebra, abaixo da sobrancelha inchada e vermelha e coça muito o olho. Estou preocupada porque sei que existe a celulite naquela zona e é grave. Como distinguir se é conjuntivite? Obrigada e boas festas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se a zona inchada estiver vermelha, quente e dolorosa, pode mesmo ser uma celulite, pelo que é melhor uma observação medica.
      Cumprimentos e bom ano

      Eliminar
  3. Boa noite. Tenho um bebé com 1 mes e a 2 semanas fui ao pediatra e ele receitou clorocil para uma conjutivite. Coloquei durante 2x ao dia durabte uma semaba. Uma pintinha vermelha que ele tinha no olho desapareceu mas passado 2semanas ainda noto a especie de "pus" no olho que quando seca fica amarela. Isso manifesta se mais quando chora pois esse olho produz tipo lagrimas. O que podera ser? Sera ainda conjutivite? Deverei voltar a colocar pomada? Se sim quanto tempo e x ao dia? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Provavelmente ele tem uma obstrução do canal que drena as lágrimas.
      Tem que fazer massagem como indico no post acima e ir lavando com soro.
      Só precisa de fazer tratamento novamente se começar a ter muitas secreções.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Boa tarde doutor. Ja escrevi anteriormente sobre este assunto mas terei que o fazer novamente. Como lhe disse o meu filho de 1 mes e uns dias teve uma conjutivite e foi lhe receitado clorocil pomada. Apos uma semanade ttratamento verifiquei que largava ainda algum "pus" juntamente com água. Como o doutor falou do canal obstruido fui fazendo a massagem e lavando com soro. Acontece que tive que ir com ele a uma consulta ee pediatria ao hospital onde nasceu e falei disso a pediatra. Ela indicou o mesmo que o doutor mas disse para eu colocar mais uma semana a pomada. Perguntei se poderia ser da mesma ela disse que sim visto ainda não ter 1mes de abertura. Coloquei a pomada 3 x e reparei que o olhinho comecou a ficar vermelho por for do lado de cima das pestanas, ate da a sensação esta um pouquinho inchado. Deixei de por. Nas aulas de preparação para o parto falaram que o leite materno era muito bom para as conjutivites. Então decidi colocar no olhinho. Hoje o vermelhocde cima do olho esta melhor agora esta um pouco mais vermelho no canto de fora do olho e por baixo do olho um pouquinho. Continua a dar a sensação de estar um pouco inchado. Continuo a por o leitinho pois da-me a sensação de melhorar. A pomada deixei de por pois pensei que podesse ser alguma reacção por ela ter estado aberta. Acha que devo ir ao medico? Como o vrrmelho não é muito forte e é por fora penso que não será grave contudo estou com medo. O meu menino é tão pequenino. Quando ele esta a dormir praticamente nem se nota. Aguardo resposta. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se estiver melhor acho que pode aguardar, mas se estiver na mesma ou pior deve ser visto. Quanto ao leite materno, não sei se será muito boa ideia colocar no olhinho.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Meu filho tem apenas 20 dias de nascido e ta saindo muita secreção nos olhos amarelada,estava passando soro mais fui informada por uma infermeira que tem na familia que é entupimento dos vasos lacrimais que não era para passar soro pois soro contem sal e sim passar agua boricada, isso procede ou nao ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode colocar soro, sem problema. Deve fazer a massagem todos os dias para ajudar a desentupir.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Boa Tarde,
    Dr. Hugo gostaria que me esclarecesse a forma correta de limpar os olhos. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      a melhor forma é com soro fisiológico e com compressas esterilizadas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Olá, gostaria de saber o nome que se da pra quando é adulto e tem o saco lacrimal entupido ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Penso que se chama na mesma obstrução do canal lacrimal, mas se estiver inflamado pode-se chamar dacriocistite.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. ola minha filha de 3 anos ta com pus saindo dos dois olhos tosse e dor no ouvido,e nariz escorrendo o que faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se tem essas queixas deve ser observada, porque deve ser uma conjuntivite.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Boa tarde a minha filha desde do dia 3 de janeiro que tem um conjuntivite já foi ao hospital 5 vezes, fez 3 tipos de antibioticos tanto pomada como gotas, fez exsudado ocular ao qual a bacteria era sensivel a todos os antibioticos que fez, dizeram para fazer a massagem no canto do olho, tenho feito isso e limpo com compressa e soro e continuo com antibiotico mas o olho continua a lacrimejar e com secreção amarela , o que devo fazer? A minha bebé tem 22 meses. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não sei os tratamentos que já fez, mas se não ficou bem deveria ir a um oftalmologista.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Boa noite, a minha filha tem um corrimento amarelado num dos olhos. Quando coloco clorocil (1 gota de 4h/4h durante 5 dias) o olho fica bom. Mas quando paro de por o clorocil, passado 2 ou 3 dias o olho volta a ficar assim. Não devo colocar clorocil todos os dias, certo? Neste caso o que aconselha a fazer?

    ResponderEliminar
  11. boa tarde doutor
    tenho uma filha de 1 ano e 6 meses, a um mes atraz ela teve conjuntivite a agora um dos olhos vive lacrimejando, não toda hora, mais sim de vez em quando o que pode ser? sera algum problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode ser uma conjuntivite alérgica, uma obstrução do canal lacrimal ou o olho mais "seco". Se mantiver as queixas acho que deve ser observada para tentar perceber a causa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Boa noite Dr.
    Minha filha tem 1e6 meses,vive lacrimejando o olho desde de bem nenê a pediatra recomendou pra fazer a massagem, mais até hoje não parou

    ResponderEliminar
  13. Boa noite Dr.
    Minha filha tem 1e6 meses,vive lacrimejando o olho desde de bem nenê a pediatra recomendou pra fazer a massagem, mais até hoje não parou

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Como já tem mais de um ano acho que deveria ser observada por um oftalmologista, para tentar perceber se precisa de colocar uma pequena sonda no canal ou não.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Boa tarde Doutor!
    Minha filha tem 2 anos e, principalmente o esquerdo dela está sempre lacrimejando, não há outros sintomas, estou preocupada,o que devo fazer?

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde Doutor!
    Minha filha tem 2 anos e, principalmente o esquerdo dela está sempre lacrimejando, não há outros sintomas, estou preocupada,o que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Apesar de já ser "grandinha", pode tentar massajar junto ao canto do olho durante umas semanas, para tentar perceber se ajuda.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. oi,minha filha tem 3 anos,e sempre sai lagrimas sem ela ta chorando,serar pq isso acontece??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode ter os canais lacrimais mais estreitos, mas se não faz conjuntivite não tem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário