Pode-se tomar banho depois de comer?

A resposta a esta pergunta é praticamente inquestionável: claro que sim!
No entanto, como em tudo na vida, há algumas excepções…
Provavelmente todos os leitores deste blogue (pelo menos os portugueses, porque eu acho que isto é uma questão muito “cultural”) cresceram a ouvir dizer que tal não deveria ser feito.
Na verdade, tomar banho depois de comer não tem mal nenhum, seja imediatamente após a refeição ou mesmo algum tempo depois, DESDE que a água não seja gelada. Essa é a única situação em que o banho não deve ser realizado depois das refeições, pois a água fria altera a distribuição do sangue no nosso corpo, o que vai desequilibrar os processos digestivos e todas as funções corporais.
Tirando essa excepção, o horário do banho é apenas uma questão pessoal, sem nenhum tipo de consequência negativa para a saúde.
Este é mais um dos mitos que se vai perpetuando de geração em geração sem nenhum tipo de fundamento científico e sobre os quais eu me vou debruçando pontualmente neste blogue…

Comentários

  1. E cortar as unhas depois de comer? Também sempre ouvi dizer que não se devia fazer isso após as refeições.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa por só responder agora, mas estive de férias.
      Pode cortar as unhas à vontade, não há problema. É mais um mito...
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  2. Finalmente, alguém escreve preto no branco o que sempre achei sobre esse mito. Tenho 3 filhos e sempre os deixámos ir ao banho fosse a que horas fosse, excepto exactamente no caso descrito: quando tenham comido uma farta refeição (coisa já de si rara) e pretendam mergulhar em água muito fria. Obrigado pela divulgação.

    ResponderEliminar
  3. Tenho de admitir que apesar de ter sido criada a ouvir as mesmas coisas, o meu Avô até dizia que não se podia cortar o cabelo nem fazer a barba, os meus filhos tomam regra geral o seu duche sempre depois do jantar. E mesmo na piscina só os deixo comer uma refeição muito leve e eles andam sp na água.

    ResponderEliminar
  4. A minha mãe está sempre a dizer que nunca se pode tomar banho depois de se comer e que têm que se esperar 3 horas e bla bla bla, eu pergunto-lhe sempre porquê e então a minha mãe disse-me já que eu era tão esperta para vir ver á internet e vejam só o que eu encontrei! ahahah quem tinha razão era eu xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E outra, se fosse esperar as 3 horas ja seria hora de comer e nunca poderia tomar banho então 😜

      Eliminar
  5. eu acabei de ler em outro lugar que isso é perigoso quando a água é quente, agora fiquei confuso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O problema é o choque térmico, seja com água muito fria ou muito quente.
      No entanto, se estivermos a falar de água quente, mas que é tolerada por nós, não coloca qualquer problema (apenas temperaturas mais elevadas), pelo que o problema coloca-se muito mais com a água fria...
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  6. Eu li algures que quando comemos, seja o que for, o nosso organismo começa o processo da digestão, esse processo utiliza mais quantidade do sangue do nosso organismo e acaba por elevar um pouco mais a nossa temperatura corporal. Por isso se tomarmos banho com água com temperatura mais baixa ou mais alta que a do nosso organismo, dá-se um choque térmico parando a digestão.
    Estará Correto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      É exactamente isso. Claro que para haver um choque térmico a diferença de temperatura tem que ser grande, mas o que disse está correcto.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  7. Boa noite! Acredito que água de chuveiro não tenha problema. No entanto, quando o assunto é imersão, seja na piscina, no mar ou no ofurô, creio que tenha risco sim em função que da temperatura da água fria ou quente. Pois a água deveria estar na mesma temperatura corporal para não haver riscos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Concordo, é exactamente isso.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  8. á pessoa tem q é para e de ter medo de viver.

    ResponderEliminar
  9. se for banho de banheira , ou seja se a agua não for corrente e estiver a uma temperatura adquada ao banho do bebe há problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não há problema nenhum, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Se eu tomar o pequeno almoço e depois quiser ir para a praia e a água tiver para ai a uns 15 graus, posso ir para a água à vontade??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Como a diferença de temperatura e muito grande acho que deve ser mais prudente e habituar o organismo a temperatura da água gradualmente e de forma lenta.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. E se tomarmos banho na banheira? Faz mal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não tem mal nenhum, pode fazê-lo sem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. No caso das mamadeiras de leite morno e o banho de piscina com águas em temperatura ambiente, há algum problema? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Depende do que é a temperatura ambiente, mas se não houver uma grande diferença de temperaturas não há problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Eu estive procurando a saber sobre isso,e percebi que em outros sites falam que não pode tomar banho na água quente mas sim na gelada.O seu foi o primeiro a dizer que não pode é na água gelada estou confuso :s

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não pode tomar banho de água gelada por causa do choque térmico.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. É uma irresponsabilidade dizer de forma generalizada que não faz mal tomar banho no fim de comer eu conheço casos de pessoas que no fim de comer tomoram banho de imersão com a bandeira cheia e morreram por exemplo eu não tenho qualquer problema na fim de comer tomar banho de chuveiro mas de imersão sinto-me muito mal. Portanto há qque ser responsável

    ResponderEliminar
  15. É uma irresponsabilidade dizer de forma generalizada que não faz mal tomar banho no fim de comer eu conheço casos de pessoas que no fim de comer tomoram banho de imersão com a bandeira cheia e morreram por exemplo eu não tenho qualquer problema na fim de comer tomar banho de chuveiro mas de imersão sinto-me muito mal. Portanto há qque ser responsável

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Agradeço o seu comentário, mas não se morre por tomar banho depois de comer, se não houver um choque térmico. Provavelmente os casos que conhece deveram-se a outro motivo qualquer e não ao banho em si.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Ola Gostaria de fazer algumas perguntas?/ se possível para o seu email.comprimentos vania

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Claro que sim. O meu email é blogpediatriaparatodos@gmail.com
      Cumprimentos

      Eliminar
  17. No caso de querermos dar banho ao bebé após digestão, se ele só beber leite em pó e mama, quanto tempo seria uma 'digestao'? A minha mãe diz que é 2h30. O q me parece exagero se o bebé mamar em livre demanda nunca poderia tomar banho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Desde que o banho seja dado com a água perto da temperatura corporal pode dar quando quiser, não precisa de ter nenhum intervalo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Respostas
    1. Boa tarde,

      Claro que sim! Pode seleccionar essa opção na barra lateral esquerda do blogue ou então colocar o seu like na nossa página de facebook, porque todas as novidades são também colocadas lá:
      https://www.facebook.com/blogpediatriaparatodos
      Cumprimentos

      Eliminar
  19. Minha dúvida é:Meu bebê tem 8 meses ja come fruta,almoça e janta,mama no peito..Ontem dei almoço pra ele mas estava ja sonolento..O problema que so dorme com peito na boca..Acabou de almoçar dei o peito dormiu um pouco e acordou vomitando..Foi se o almoço todo será pq não deu tempo fazer a digestão?😳

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Provavelmente foi uma situação pontual.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário