A partir de que idade se podem fazer os testes das alergias?

A pesquisa de alergias numa criança assenta essencialmente nas queixas que ela apresenta e na relação que essas queixas têm com diferentes eventos (estação do ano, brincar com determinado tipo de animais, comer algum alimento em particular, ...).
No entanto, muitas vezes o diagnóstico é suportado com recurso a 2 tipos diferentes de exames:
  • testes cutâneos - aplica-se na pele umas gotas com as partículas a pesquisar e faz-se umas pequenas picadas para o líquido penetrar na pele e depois avaliar se houve ou não reacção
  • análises sanguíneas - pesquisa-se a existência ou não de anticorpos para diferentes alergénios
Não existe nenhuma idade que limite o uso destes exames, embora os testes cutâneos sejam geralmente efectuados em crianças maiores e mais colaborantes. No entanto, é importante frisar que as alergias são algo extremamente dinâmico, ou seja, podem mudar com o tempo, à medida que as crianças vão contactando com as diferentes partículas.
Assim, apesar de não haver nenhuma idade mínima para se pesquisar a existência de alergias, penso que é sensato atrasar os exames, desde que o quadro cínico não seja grave e se possa retardar um pouco o diagnóstico definitivo.
Não é obrigatório esperar até aos 2 anos, como é habitualmente referido pelas mais diversas pessoas, mas o tempo acaba por ser um aliado precioso, pelo que devemos saber utilizá-lo em nosso favor...

Comentários

  1. Ola doutor,bom dia!minha filha tem 2 meses e começou a ter uma tosse seca,e esta engasgando demais.semana passada a levei a consulta mensal a medica disse estar tudo bem,mas essa tosse esta me deixando preocupada.Não tem secreçao e ela esta espirrando tambem.O que eu faço?Desde ja agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Penso que o ideal é apenas lavar-lhe bem o narizinho com soro fisiológico e aspirar. Vai ver que ela vai melhorar...
      As melhoras,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  2. Bom dia Dr. Minha filha teve a Síndrome de Stevens-Johnson com 07 meses de vida. Tudo indica alergia ao fluibrom (inalado e ingerido), foi muito sério, mas não chegou a ficar internada. Que exame faço para saber a que ela tem alergia e se não terá essa síndrome novamente? Hoje ela está com 1 ano e 8 meses. Desde já, agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      A Síndrome de Stevens-Johnson não é uma reacção alérgica, mas sim inflamatória, pelo que penso que qualquer teste que faça tem uma alta probabilidade de vir negativo. De qualquer forma, se quiser investigar uma alergia a esse medicamento, pode sempre fazer um teste cutâneo com o próprio xarope para ver se faz reacção. Esse teste tem sempre que ser realizado por um médico, pelo que deve falar com o seu pediatra para ver a opinião dele.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  3. Ola Dr.
    A minha questao nao tem nada a ver com alergias(penso eu).
    A minha bebe de 4meses nos ultimos dois dias tem andado com diarreia e deita muito leite fora, o k podera ser? Devo m preocupar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Já não vou seguramente a tempo, mas provavelmente trata-se d eum quadro vírico, que é muito frequente nestas idade. O truque é sempre hidratar muito bem as crianças, para repôr o que elas perdem.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  4. boa tarde
    tenho uma bebe de 6 meses e esta constipada desde os 4 meses a medica veio a dizer k ela pode ter alergia,, asmas , mas so com 1 ano se pode fazer os exames. estou contatemente a fazer vapores , e a lavar o nariz com soro e ela anda sempre com o nariz a pingar.... ja nao sei o k fazer....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Os testes podem ser feitos em qualquer altura, mas quanto mais tempo passar, mais informativos serão.
      No entanto, para o quadro que me descreveu, eu mantinha a lavagem do nariz e acrescentava um anti-histamínico (fenistil gotas, por exemplo).
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  5. boa noite doutor, meu filho tem 7 meses e desde os 5 meses que apareceu com umas pintinhas vermelhas pelo corpo, na primeira vez ficou com o corpo todo empolado, levei a emergencia e foi diagnosticado como dermatite de contato e ate hoje observe que de vez em quando ele fica com essas pintinhas, agora que já começou a fazer uso de papinhas, as pintinhas estão aparecendo também ao redor da boca e nos olhos,o que será??? a pediatra receitou polaramine quando ele tiver com esse quadro alergico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Tenho alguma dificuldade em ajudá-la, porque as lesões da pele são um tema muito complicado para dar opinião se ver. Assim, acho que o melhor é mesmo seguir a indicação da pediatra e aguardar para ver se resulta.
      Cumorimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Minha filha teve muita alergia alimentar..Banana(ficou super inchada e embolada), leite, alguns legumes...Na minha sobrinha deu edema de glote com abóbora. Sugiro como foi a indicação feita para ela, acrescentar um alimento de cada vez, sempre passando em volta na boca antes para verificar se há reação. Para você não deve servir mais pelo tempo que postou mas, espero que ajude alguém.

      Eliminar
  6. Boa noite, tenho uma filha de 11 meses em que foram solicitadas analises ao sangue para verificar se teria alguma alergia, nessas analises os resultados deveriam de sr inferiores a 6,60 mas no caso dela o resultado foi de 25,10 na Imoglobulina, será preocupante? Obrigada pela ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Fiquei na dúvida sobre qual a imunoglobulina que está aumentada. É a imunoglobulina E? Se for, penso que não será preocupante, pois não é um valor muito elevado. De qualquer forma, as análises das alergias podem variar com o tempo...
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  7. Boa noite Dr.!
    Gostaria de saber a sua opinião relativamente a animais de estimação e recém-nascidos.
    Existe alguma probabilidade aumentada de fazerem alergia aos animais por terem um contacto precoce com os mesmos? Isto é, se os animais frequenterem o mesmo espaço que bebé, uns minutos por dia? Refiro-me a espaço como sala, não quartos...
    Quais os conselhos que dá a pais com bebés que têm cães em casa?
    Agradeço desde já a atenção dispensada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Em princípio o contacto precoce com animais parece ser benéfico na prevenção de alergias, porque induz tolerância.
      Quanto aos conselhos, basicamente prendem-se com a segurança do bebé e com os cuidados a ter com o animal (vacinação e desparasitação).
      Para além disso, penso que não é preciso mais nada em especial.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  8. Bom dia Dr.

    Tenho uma filha com 12 meses e ultimamente, desde que começou a andar, parece que está sempre constipada, com o nariz sempre a pingar mas sem febre ou indisposição.

    Tenho um cão em casa e todos me dizem que poderá ser alergia ao cão. Este fim de semana a respiração dela agravou e muito, depois de andar e brincar ficava com uma respiração ofegante toda vermelha e com dificuldades respiratórias.

    A minha questão é se poderei pedir à pediatra para fazer o teste de alergias.

    Para limpar o nariz utilizo apenas soro fisiológico e aspiro. Está neste momento a tomar Fenistil gotas de 8h em 8h mas apenas durante 3 dias, o que acho pouco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Os testes das alergias podem ser feitos em qualquer altura, mas se forem feitos muito cedo podem ser "falsamente negativos". Isto porque a criança pode ser alérgica, mas ainda não ter níveis de anticorpos suficientemente elevados para ser detectados. É por esse motivo que às vezes é vantajoso atrasar um pouco essa avaliação. De qualquer forma, acho que é um assunto que deve discutir com a pediatra da sua filha, com certeza.
      Em relação ao nariz, o fenistil pode ser utilizado mais dias, sem problema. Geralmente eu recomendo 1 gota por kg de peso de manhã + 1 gota por kg à noite.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Boa noite! O Fenistil pode interferir c os resultados dos testes de Alergologia? Obrigado

      Eliminar
    3. Boa noite! O Fenistil pode interferir c os resultados dos testes de Alergologia? Obrigado

      Eliminar
    4. Bom dia,

      Sim, pode interferir com os teste cutâneos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Bom Dia Dr. O meu filho faz constantes bronquiolites e a medica apos o primeiro ano e meio de vida recomendou fazer testes a alergias. Fizemos mas ele não é alergico a nada especifico, mas tem valores de IGM Total de 300. Logo a medica disse k teria alergia a algo, mas nao sabemos especificamente a k! Apartir dai foi-lhe ereceitado o xzal, o singulair e o zaditen diariamente até ao verão e desde então deixou de ter as bronquiolites. Pensamos ser de carater ambiental. Acha que deveriamos apos um ano refazer os testes? Ou deverei pedir opinião especificamente a um imunoalergogista? Sei que a medicação é para o bem dele e realmente faz efeito, mas gostaria tanto que ele a deixa-se. :( Em acso de ter tosse tb lhe damos o flixotaide e na pieira o ventilan em camara expansora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Essa medicação é para alívio sintomático (excepto o singulair), pelo que penso que se ele já não tem queixas pode experimentar parar. De qualquer forma, acho que deve perguntar primeiro à médica.
      Em relação aos testes, se ele está bem não repetia para já, porque o tempo neste caso "joga" a nosso favor e quanto mais tempo passar, maior a probabilidade de encontrar algum teste positivo.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  10. Boa tarde, doutor!
    Peço orientaçoes pois minha filha de 4 anos é super alergica. Tem rinite cronica e ja fiz tudo o que é possivel para tratar. Ela agora esta usando: desloratadina e budesonida. O nariz ferido por dentro e sai varios carocinhos como picadas pelo corpo que coçam muito... O que mais posso fazer? desde ja agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A medicação está adequada a uma rinite alérgica, mas para além disso é também importante perceber a que é que ela tem alergias e tentar fazer uma evicção desses agentes. Só assim vai conseguir solucionar o problema.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  11. Bom dia Doutor! Minha filha de 5 anos foi diagnosticada com dermatite a uns 2 anos. Desde entao passo pomada de corticoide nela e tracolimo 0,01, porem vai e volta. Enquanto passo a pomada controla, quando paro volta! Agora ela esta com uma coceira na vagina e ja banhei com flogo rosa, passei nistatina, hipoglós ( o que to passando agora), e nada, fiz exame de urina e fezes e nao ta com verme nem infecção! Ja tirei sabao em po e amaciante, so lavo as roupas dela com sabao de coco! Fico pensando que isso nao seria alergia de alguma coisa ao inves de dermatite?? nao sei mais o que fazer...poderia dar algo pra ela tomar? ou fazer testes alergicos? me ajuda doutor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se a sua filha mantém dermatite com essa idade, acho que seria benéfico fazer os testes das alergias, pelo que me pareceria sensato fazê-los.
      Quanto ao cremes, apenas conheço os que são comercializados em portugal, pelo que penso que nessa ária não poderei ajudar muito.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  12. Ola Dr. minha filha tem 7 meses, tem alguns alimentos que ela come (pão, bolo, leite de vaca, chocolate) que hora dar alergia hora não, dai aparece ao redor da boca umas bolinhas vermelhas, e tb ja atingiu os olhos ficando inchados. Ela ja pode fazer o exame? A pediatra dele disse que e apenas na alimentação que e que ela nao pode consumir nehum desses alimentos. O que faço? e realmente ma alimentação ou alergia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Com 7 meses o único alimento dessa lista que ela deve comer é o pão. Concordo completamente que é má alimentação e que não deve dar esses alimentos à sua filha. No entanto, pode tê-la sensibilizado ao ovo ou chocolate, por exemplo, pelo que seria de considerar os testes das alergias antes de os reintroduzir na alimentação. Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  13. Boa tarde
    O meu filho tem 20 meses e há 10 dias começou com muita comichão nos olhos e no nariz e espirra intensamente. Começou a tomar aerius uma vez por dia, no entanto, e apesar da comichão e vermelhidão nos olhos ter acalmado, tem muita tosse seca quando está deitado. Há 3 dias surgiu uma erupção no rosto, levei-o ao centro de saúde e receitaram-lhe 10 gotas de rosilan durante 5 dias. Será aconselhável levá-lo a um alergologista para fazer saber qual é a origem desta reação alérgica, ou será cedo para fazer testes de alergologia? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não diria que é cedo, mas se foi o único episódio que o seu filho apresentou até agora, penso que pode aguardar mais algum tempo, porque a probabilidade de virem positivos aumenta com esta "espera". Acho que era importante tentar perceber se este episódio não teve nada a ver com algum alimento novo.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  14. boa noite, minha filha tem 2 anos, e qdo completou 1 ano surgiu uma alergia, e nao mais sumiu, foi diagnosticado por dermatite atópica, tratatada com anti-alérgicos e homeopatias, some e depois volta, o que fazer?

    att.
    cesar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se a dermatite atópica está difícil de controlar, acho que faz sentido fazer uns testes das alergias, particularmente ao ovo. Fale com o seu médico e veja o que é que ele lhe diz em relação a isso.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  15. Bom dia, estou com uma dúvida, meu filho frequenta a creche desde os 7 meses de vida, e hoje falta 1 semana para ele completar 1 ano.
    E desde que esfriou o tempo, ele vem tendo um resfriado de 15 em 15 dias. melhorando 1 semana e depois volta tudo novamente, ei vivo dando remédio, sorine, percof ou abrilar, decongex... porém tenho medo de ficar entupindo ele com essas medicações, e não sei o porque dele ficar tanta vezes gripado, com tosse, corisa, ronquidão no peito, e esses últimos dias ele vem apresentando febre, tenho medo que seja alergia ou até mesmo bronquite, como faço para ter esse diagnóstico?

    (mamãe desesperada)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      No primeiro ano de creche é muito frequente os bebés ficarem doentes semana sim/semana não, pelo que me parece que é mesmo isso que se passa com o seu filho.
      Não me parece que este quadro seja alérgico, até porque ele tem febre, mas na dúvida a soluçãoi é sempre levá-lo a uma consulta para ele ser observado e ser mais fácil dizer-lhe alguma coisa com certeza.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  16. Muito obrigada, já levei no pediatra, e o médico disse que esta com inicio de pneumonia, receitou amoxilina e xarope bricanil... mais inalação.

    Bom, se o meu desespero já era grande, imagine agora!

    ResponderEliminar
  17. Bom dia Doutor a minha filha tem dois meses e mama leite artificial para complementar o materno. Desde que nasceu começou a tomar um leite para crianças que sofrem de prisão de ventre por erro meu e do meu esposo, troquei para um normal da mesma marca porque deitava leite e estava com diarreia. Mas após quatro dias da introdução do novo leite começou a tossir após a mamada e a vomitar, não tosse com muita frequência expira muito e agora tira leite quando lhe coloco para arrotar. Será que ela é alérgica ao leite de vaca? Onilda Rosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não me parece que seja uma alergia, porque as proteínas são idênticas nos dois leites.
      Provavelmente o quadro já passou, mas se persistir acho que deve levá-la a um médico.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  18. Bom dia doutor,
    tenho um bebê de 2 meses e desde de quando nasceu vive com uma certa dificuldade na sua respiração, ao mesmo tempo que é aquele ronco, parece ter catarro no nariz impatando a passagem do ar, fico agoniada, a pediatra disse que é pra lavar com soro que a medida que for crescendo vai melhorando, levei no otorrino e ela disse que ele tem laringomalacia isso é normal??? fico muito agoniada e triste por ver a dificuldade dele....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A obstrução do nariz e a laringomalácia são coisas completamente diferentes e que só se conseguem distinguir observando.
      De qualquer forma, acho que o conselho da pediatra é importante: lavar bem o nariz (de preferência com um spray de água do mar em vez de soro) e aspirar. Quanto à laringomalácia, na grande maioria das vezes também não precisa de nenhum tratamento, pois resolve com o tempo, mas acho que era importante esclarecer com o otorrino qual o grau que ele tem.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Meu filho nasceu com laringomalácea que foi resolvida sozinha, com o tempo ( uns 3 ou 4 meeses).

      Eliminar
  19. Boa noite, Dr. Gostaria se saber quanto tempo devo deixar passar entre a ultima toma de medicamentos para alergias e os testes cutâneos, a fim de não saírem comprometidos? Bem haja. Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Deve aguardar pelo menos 5 dias, mas o ideal é esperar 1 semana.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  20. Boa noite Dr. Minha filha tem 6 meses e mama aptamil confort desde que nasceu. O problema é que ela por vezes vomita o leite mesmo sem estar com tosse ou constipada. Ela já começou a comer não vomita a comida mas continua a vomitar o leite em algumas mamadas. Será que o organismo dela nunca se deu com esse leite? ela nasceu com 3 kg e aos 6 meses pesa 7 kg. Onilda Rosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A primeira questão é tentar perceber se é mesmo vomitar ou bolçar. Se for um vómito sai em jacto, como se fosse um esguicho de leite (caso contrário é bolçar). Como é só com líquidos, pode ainda ser algum refluxo, que não tem significado quando os bebés evoluem bem de peso e tem tendência a passar com o tempo. Se for esse o caso, não necessita de trocar o leite.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Bom dia Dr, muito obrigado pelo esclarecimento contudo importa referir que a minha filha vomitava em jacto mesmo mas só acontecia quando tomava o leite, não tinha tosse nem gripe o que me deixava mais confusa. Mas depois de alguns dias começou a perder peso e preocupa me bastante daí começar a pensar numa possível alergia. Onilda Rosa

      Eliminar
    3. Bom dia,

      Peço desculpa, que não tinha visto este seu comentário. A sua filha continua a vomitar o leite?
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  21. Dr. boa noite!
    Meu esposo e alergico a aspirina, temos um bebe de um mes, ele tem chance de ter a mesma alergia? Fico com medo de dar algum medicamento quando for necessario e ele apresentar alergia. Teria algum teste a fazer como forma preventiva?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O risco do seu filho ter a mesma alergia é muito baixo, portanto não me parece que haja motivo para preocupação, exceto a vigilância normal. Não há forma nenhuma de prevenir, portanto não necessitam de fazer nada.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  22. Boa tarde,
    o meu filho tem 11 meses e o pediadra pediu para fazer análises para tentar saber se o mesmo tem alergias uma vez ele tem reações na pele! Fizemos e o IgE total deu 666. o Phadiatop inalante negativo e o multi alimentar positivo.
    No entanto no multialimentar descriminado não tem valores preocupantes de alergia, faz referencia ao leite mas de risco baixo e ao amendoim de risco moderado.
    O pediatra desvalorizou porque os valores do que foi discrimidado são baixos e são, e acha não haver necessidade de fazer os testes cutâneos de despiste, mas a mim preocupou-me o valor do IgE total uma vez que ele apresenta 666 e o valor de referência é menor de 13.
    O que acha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Com esse valor de ige, acho que não seria disparate fazer os testes cutâneos, até porque a alergia ao amendoim pode ser grave e difícil de gerir.
      Cumprimentos

      Eliminar
  23. Olá Dr. minha filha tem 4 anos e tem rinite, ela fez os exames de sangue e tem alergia a um tipo de acaro, mas a pediatra disse que é muito baixo e falou que tem que fazer o teste, queria saber se é mesmo necessário fazer e se esse teste não vai causar um crise alergica, estou preocupada.Milha filha esta sempre com o nariz entupido e tosse. Muito obrigada! Andrea

    ResponderEliminar
  24. Olá Dr. minha filha tem 4 anos e tem rinite, ela fez os exames de sangue e tem alergia a um tipo de acaro, mas a pediatra disse que é muito baixo e falou que tem que fazer o teste, queria saber se é mesmo necessário fazer e se esse teste não vai causar um crise alergica, estou preocupada.Milha filha esta sempre com o nariz entupido e tosse. Muito obrigada! Andrea

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não sei que teste é. Será o teste cutâneo? Se for isso, não tem problema nenhum, pode fazer.
      Cumprimentos

      Eliminar
  25. Ola, boa tarde Dr. Hugo.
    Gostaria de pedir a sua opinião , uma vez que ja faz 3 semanas que o meu filho esta nesta situação e cada vez mais estamos preocupados.
    O meu filho tem 5 meses e 2 semanas , nasceu de parto normal - com 2.960kg e 46cm. Mamou em exclusivo Leite Materno até aos 4 meses e sempre foi muito bolsador (idade em que tive de regressar ao trabalho) e começou lhe a ser introduzido na alimentação o Leite de Lata. Foi um pouco dificil acostumar-se a ele e ao biberon , mas consegui-mos. Bebe o Aptamil Confort 1. Agora gosta muito dele. Ha cerca de 1 semana deixei de dar Leite Materno, pois noto que já não tenho nada e está somente a Aptamil. Introduziu a sopa cerca de 1-2 semans depois de começar a trabalhar e foi correndo bem, seguindo todas as recomendações de introdução de ingredientes, pausas... , 3-4 dias depois da sopa a fruta e adorava, esta. Passado uma semana da sopa , foi a introdução da papa e apartir daqui piorou. Adorou a papa e começou a comer mal a sopa e fruta ( fruta coisa que gostava muito) . O pior é que 3 semanas depois da introducao de solidos, um dia cheguei a casa e começei a brincar com ele (ja tinha comido a papa à cerca de 3 horas , quase pronto para a nova refeição) e vomitou (pela 1ª vez) a papa toda em jato... fiquei preocupada e assustada , mas como pensei que tinha tado a faze-lo rir ponderei que podesse ser esse o caso. Demos lhe banho e foi beber o seu biberon... mal o acabou de beber vomitou todo em jato novamente e assim se repetiu até ao dia seguinte que os sintomas começaram a ser mais consistentes, tive que me dirigir as urgencias pois ele estava mesmo aflito ja e deitava fora o suco gastrico amarela e um genero de espuma... No hospital fizeram analises, e ponderaram que era viral... Assim foi. Fizemos uma pausa na alimentacao, salientando mais o leite e passado uma semana exactamente volta a acontecer o mesmo ... comeu a sopa e seguidamente a papa e vomitou toda a papa. Neste caso piorou pois ficou sonolento, sem reação, apatico (sempre sem febre) fuii logo de urgencia com ele novamente e neste caso ficou internado 2 dias a soro e sob vigilancia,( fizeram novamente analises e eco para despite do musculo que pode crescer demasiado no estomago e necessitar de cirurgia - que nao me recordo do nome clinico. - deu tudo negativo) introduzindo pouco a pouco a alimentacao. Quando chegou a parte da sopa nao a comeu pois (como ja em casa se tornou dificil depois da introducao da papa ) no hospital ainda gostou menos do sabor, tentamos de seguida a papa do hospital e tambem nao gostou , levamos a nossa de casa e comeu. Nao vomitando no hospital e tivemos alta. Voltando a levar para casa a dieta e re--introdução alimentar toda novamente. Este sabado re-introduzimos a sopa (pois começamos a perceber que o bebe so vomita quando come a sopa e nunca vomita esta, mas sim sempre o que come a seguir seja papa ou leite) e demos-lhe uma sopa com base de arroz, temendo que podesse ser alguma coisa relacionada com a batata, correu mais ou menos bem, demos a papa e passado 3 horas da papa novamente (preparados para dar o leite ) vomita-a toda em jato. Demos passado um pouco leite , voltou a vomitar. Tenho falado com a pediatra , apertando com ela... e o que conseguimos foi hoje uma consulta com um imunoalergologista para tentarmos ver o que se passa. Começa a ser demasiado e ja nao sabemos o que possa ser. Se é de facto da sopa pois é sempre que a come que acontece isto ou se pode ser de outro aliemento/ ou mesmo leite.
    Com a sua experiencia, o que acha que pode ser? Alguma sugestao?
    Ele tem aumentado de peso normalmente, apesar de desde que está assim ter emagrecido um pouco claro. Tem sempre apetite, apesar de tudo.

    Presumo que hoje na consulta o vao picar novamente para ver em termos sanguineos, porem suspeito que nao irá dar em nada novamente. É possivel que neste caso lhe possam/devam fazer o teste das alergias cutaneas?

    Obrigada Dr,
    Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O quadro que me descreve é já um pouco arrastado e complexo, pelo que é difícil para mim dar uma opinião muito fundamentada assim à distância.
      De qualquer forma, pode efectivamente ser algum tipo de intolerância e eu apontava mais para a questão do leite do que para a sopa. Quanto aos testes cutâneos, é provável que os façam, embora não seja obrigatório.
      Parece-me que deve ser a primeira hipótese a considerar e que deve ser excluída antes de avançar para outras.
      Cumprimentos

      Eliminar
  26. Boa tarde Dr. Regressamos ao Hospital e estamos a ser seguidos por uma Imonualergologista, fez testes cutaneos e sanguineos que acusaram de facto Alergia as Proteinas do Leite da Vaca. Apesar de ser um caso muito atipico, que somente é manifestado em alguns episodios, coincidindo com a introdução da sopa.
    Por isso por aconselhamento médico fizemos a introdução da mesma 2 x em meio hospitalar, tendo corrido em ambas as vezes bem. Até ontem... voltou a vomitar.

    Ja estava aparentemente melhor, desde que fora introduzido o novo leite. Na segunda feira passada, introduzimos sopa de alface, batata, abobora e cenoura e nesse dia - horas apos, correu tudo bem. Durante a noite , notei que teve com imensos gases, Terça feira dei novamente a mesma sopa, apesar do custo de a comer (pois nao gosta mesmo) correu ate aqui bem, comeu a papa mas sem a vontade que costuma ter, e apos terminar vomitou-a em jacto. Aqui nestes dois dias o Ingrediente novo foi a abobora, mas nos testes que realizamos tanto cutaneos como sanguineos nao deu positiva a alergia.
    O que pode estar em causa é a má digestão ou mesmo uma intolerancia.

    Pensavamos que estavamos num bom caminho e regressou tudo de novo! :S Agora vamos ser encaminhados para uma Especialista de Gastro Pediatrica , falaram em Esofagite, Endoscopia... enfim!

    Agradeço a atencao.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, realmente é um caso menos típico, só resta mesmo aguardar para tentar obter mais respostas...
      Cumprimentos e felicidades

      Eliminar
  27. Olá Dr.Hugo! Gostaria de lhe sugerir um tema: vacinas que na sua composição contém proteína do ovo. Como saber se o bebe é alérgico? Existe uma polêmica entre dar ou não clara de ovo para o bebê antes de 1 ano, a pediatra do meu filho que hoje está com 6 meses e meio disse que eu poderia oferecer um ovo cozido inteiro pro meu bebê, porém fazendo pesquisas vi que a grande maioria dos pediatras recomendam apenas a gema do ovo até 1 ano, que foi o que fiz, ele comeu apenas a gema e uma única vez ainda, mais ai vem o período da campanha de vacinação contra a gripe e se o bebe for alergico nao pode tomar! Só q gema do ovo é capaz de indentificar se o bebe é alergico ou ele realmente precisa comer a clara? Estou super na dúvida do que fazer, acho que esse tema é bem interessante! Nos ajude mais uma vez!!

    ResponderEliminar
  28. Olá Dr.Hugo! Gostaria de lhe sugerir um tema: vacinas que na sua composição contém proteína do ovo. Como saber se o bebe é alérgico? Existe uma polêmica entre dar ou não clara de ovo para o bebê antes de 1 ano, a pediatra do meu filho que hoje está com 6 meses e meio disse que eu poderia oferecer um ovo cozido inteiro pro meu bebê, porém fazendo pesquisas vi que a grande maioria dos pediatras recomendam apenas a gema do ovo até 1 ano, que foi o que fiz, ele comeu apenas a gema e uma única vez ainda, mais ai vem o período da campanha de vacinação contra a gripe e se o bebe for alergico nao pode tomar! Só q gema do ovo é capaz de indentificar se o bebe é alergico ou ele realmente precisa comer a clara? Estou super na dúvida do que fazer, acho que esse tema é bem interessante! Nos ajude mais uma vez!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Muito obrigado pela sugestão, vou realmente escrever.
      De qualquer forma, as recomendações portuguesas aconselham a que a clara seja introduzida apenas aos 11 meses, podendo (e devendo) a gema ser introduzida antes. Quanto à necessidade de introdução antes da vacina, não existem propriamente recomendações nesse sentido, pelo que não costuma ser a minha prática.
      Cumprimentos

      Eliminar
  29. Que bom que gostou da sugestão! Fico feliz em poder contribuir de alguma forma já que nos ajuda tanto com seu blog e sua atenção!! Vou tentar ver novamente com a pediatra dele sobre a vacina, pois a campanha começa essa semana e fico com medo de vaciná-lo e apresentar alguma reação alérgica. Obrigada mais uma vez!

    ResponderEliminar
  30. Meu bebê de 4 meses sobre amamentação exclusiva devido a minha volta ao trabalho tentei dar-lhe LA mas recusou sempre e depois de duas semanas de tentativa onde o leite caia ao redor de sua boquinha ficava vermelho e com umas bolinhas embaixo do queijo e foi assim nas outras tentativas. Sera que meu filho é alérgico a leite de vaca, sendo que não apresentou nenhum outro sintoma e eu nunca deixei de consumir o leitece seus derivados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se as borbulhas são so a volta da boca e pouco provável que seja alergia, mas se continuar acho que deveria mostrar ao seu médico, para ele ver.
      Cumprimentos

      Eliminar
  31. Boa noite Dr a minha bebê de 10 meses desde os 6 q todas as noites tosse. Uma tosse seca por vezes produtiva com ranho verde que n cedia totalmente a fenistil e zaditen. Foi vista en cons alergologia e deu alergia ao ovo ( clara gema e albumina) - testes da pele. Realizou analises IgE que aguarda. Passaram monbtelucaste. Tem asma??? A introdução do ovo não posso fazer nunca? Estou preocupada com a qualidade de vida da minha filha e custa me ter de lhe dar medicamentos sendo tao pequenina... Não haverá outras soluções mais naturais? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O diagnóstico de asma só pode ser feito com uma observação da sua filha, pelo que quanto a isso não conseguirei ajudá-la muito.
      Relativamente à alergia ao ovo, na maior parte das vezes é temporária e tem tendência a desaparecer, mas só mesmo o tempo é que irá dar-lhe esse tipo de resposta definitiva.
      Por fim, em relação à medicação, é a melhor forma que temos de prevenir novas crises, porque a ideia é mesmo tentar prevenir os sintomas, para não estarem sempre presentes. Que eu conheça não existe nenhuma solução natural equivalente.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  32. Obrigada pela sua atenção. Os valores de IgE total estão negativos tal como para a clara e gema, embora tenha dado positivo nos testes cutâneos, cm isto é explicado? Questionei sobre a asma PK o montelucaste tem como indicação asma, estou confusa, preocupada por n entender o que está na causa desta tosse, rinorréia e ranho verde pela manha... Ela n tem gatos qd respira é só esta tosse nocturna...como se precisa um diagnostico de asma? É apenas pelos sintomas ou existem analises específicas? Obrigada pela sua atenção

    ResponderEliminar
  33. Obrigada pela sua atenção. Os valores de IgE total estão negativos tal como para a clara e gema, embora tenha dado positivo nos testes cutâneos, cm isto é explicado? Questionei sobre a asma PK o montelucaste tem como indicação asma, estou confusa, preocupada por n entender o que está na causa desta tosse, rinorréia e ranho verde pela manha... Ela n tem gatos qd respira é só esta tosse nocturna...como se precisa um diagnostico de asma? É apenas pelos sintomas ou existem analises específicas? Obrigada pela sua atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Geralmente as análises e os testes cutâneos dão resultados compatíveis, mas há situações (como a sua) em que isso não acontece, provavelmente por se tratarem de mecanismos diferentes que são detectados nos testes cutâneos, mas que podem não ser detectados nas análises.
      Quanto ao diagnóstico de asma, é essencialmente clínico, com base nos sintomas. Nas crianças mais velhas pode-se fazer alguns testes respiratórios, mas com bebés isso não é possível.
      Cumprimentos

      Eliminar
  34. Dr. A minha bebe mesmo com o montelucaste e desloratidina ao deitar continua a tossir à noite!!! Já está a fazer esta medicação ha 10 dias....não deveria já não ter tosse?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Com esse tempo muitos meninos já respondem à medicação, embora por vezes demore mais um pouco, pelo que lhe sugeria voltar a falar com a sua médica para ver o que é que ela diz (pode querer alterar ou então aguardar mais 1-2 semanas, são aceitáveis as duas opções).
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Ela desde há 2 dias que agravou em muito a tosse tendo períodos longos a tossir durante a noite. Não lhe dou o singular há 3 dias e melhorou imenso... Não consigo entender...

      Eliminar
    3. Ela desde há 2 dias que agravou em muito a tosse tendo períodos longos a tossir durante a noite. Não lhe dou o singular há 3 dias e melhorou imenso... Não consigo entender...

      Eliminar
    4. Bom dia,

      Não percebi muito bem se melhorou com o singulair ou quando parou. Se foi com a medicação, acho que deveria voltar a dá-la.
      Cumprimentos

      Eliminar
    5. Boa tarde, parei com o singulair porque ela estva pior. Agr passaram lhe o flixotaide bomba, está a fazer há 4 dias, o ranho melhorou mas os acessos de tosse nocturna estão iguais e as vezes até pior, ainda esta noite tossiu 2h30 seguidas... Sempre que lhe damos o leite pelas 23h com ela ainda a dormir e deitada ela no fim tosse tosse tosse... Mas até já mudei de leite e é igual... estou muito preocupada por não a ver melhor mesmo com terapêutica... Tem algum conselho/ orientação para avaliar do que possa causar esta tosse? Obrigada,
      Cumprimentos

      Eliminar
    6. Boa tarde, parei com o singulair porque ela estva pior. Agr passaram lhe o flixotaide bomba, está a fazer há 4 dias, o ranho melhorou mas os acessos de tosse nocturna estão iguais e as vezes até pior, ainda esta noite tossiu 2h30 seguidas... Sempre que lhe damos o leite pelas 23h com ela ainda a dormir e deitada ela no fim tosse tosse tosse... Mas até já mudei de leite e é igual... estou muito preocupada por não a ver melhor mesmo com terapêutica... Tem algum conselho/ orientação para avaliar do que possa causar esta tosse? Obrigada,
      Cumprimentos

      Eliminar
    7. Bom dia,

      Apesar de a idade já não ser muito a favor, pode ser um refluxo gastroesofagico, pela sua descrição.
      Qual é o leite que está a fazer? Se calhar fazia sentido tentar um leite AR.
      Cumprimentos

      Eliminar
  35. Boa tarde, faço o aptamil normal. Mas ela continua com expectoração e alguma tosse... Já fez um RX tórax a médica diz que notou uma zona de reforço à esquerda mas n me explicou... Sabe o que é? Disse para fazer a bomba flixotaide e atrovent se tiver mais tosse... Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O reforço é uma espécie de secreções que se acumulam nesse local, daí ter medicado com essas "bombinhas". Quanto ao leite, não me parece descabido mudar para um com a designação "AR" para testar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  36. Estou desconfiada que meu bebe tenha aplv. O exame de fezes dele deu positivo +++/4 para substâncias redutoras. O que isso significa? Ele é alérgico? Obrigada! Aguardo resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Esse resultado aponta para uma intolerância à lactose e não para APLV. Fale com o seu médico, mas em princípio a solução será beber leite sem lactose.
      Cumprimentos

      Eliminar
  37. Boa noite doutor meu filho tem tosse persistente depois de entrar para escolinha e o nariz dele vive escorrendo fui na farmácia comprar água do mar para espirrar no nariz meu vi q é a partir de 6 anos ele tem 1 e 9 posso usar nele??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, pode usar um spray de água do mar, mas deve ser pediátrico.
      Cumprimentos

      Eliminar
  38. Boa noite Dr Hugo Raodrigues, meu filho tem 2 anos , ele está com a pele estourada, cheia de caroços, corça muito e enflama, ele vive tomando antibióticos e anti alérgicos, o medico cortou tudo que tenha corante e conservantes e o outro falou que é alérgia a picadas de mosquitos, chas preciso fazer o exames ante alérgicos?

    ResponderEliminar
  39. Boa noite Dr Hugo Raodrigues, meu filho tem 2 anos , ele está com a pele estourada, cheia de caroços, corça muito e enflama, ele vive tomando antibióticos e anti alérgicos, o medico cortou tudo que tenha corante e conservantes e o outro falou que é alérgia a picadas de mosquitos, chas preciso fazer o exames ante alérgicos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se realmente for reacção ao mosquito, em princípio não há grandes testes a fazer, porque a solução passa por aplicar um repelente e dar um anti-alérgico.
      Cumprimentos

      Eliminar
  40. Olá Dr. Hugo Rodrigues, tenho uma filha e ela está com 8 meses. Há alguma semanas ela apresentou um quadro febril e foi diagnosticada com amidalite, logo no PSI foi receitado amoxicilina, embora até o presente momento ela só apresentara alergia à dipirona. Mas quando começado o tratamento com a amoxicilina percebi que apareceram pintinhas (rash cutâneo) as reações tardias e a diarréia ( é comum em crianças - o dito efeito colateral), porém quando fui ao PSI novamente os médicos informaram que seria impossível ser alergia ao medicamento, tendo em vista que ela não apresentava coceira.
    Gostaria de sua ajuda para tirar minhas dúvidas a respeito... Se pode ou não ser uma quadro de alergia a amoxicilina, já que esse tipo de alergia parece ser bem comum em crianças, inclusive farei nela o teste de alergia para evitar qualquer mal estar a ela e a mim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O facto de não ter comichão não exclui uma alergia, mas torna-a menos provável.
      De qualquer forma, acho que deve fazer os testes e fazer o despiste de alergia, porque é mais seguro e sensato.
      Cumprimentos

      Eliminar
  41. Boa tarde Dr.
    A minha filha te 14 meses e desde os 12 meses que toma aerius, receitado pela médica de família, nunca fiz pausas. Eu tenho rinite alérgica (tomo Zyrtec diáriamente), o pai também tem e é um historial de rinite alérgica na familia, será hereditário? Quando me esqueço de lhe dar o Aerius ela não dorme bem, ressona e tem o nariz entupido a noite toda, há mais alguma coisa que eu possa fazer ou tenho mesmo de lhe dar aerius indefinidamente? Tem complicações a longo prazo?
    Obrg.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode manter a medicação, mas quando mudar a estação penso que deveria parar uns dias para ver se ainda precisa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  42. Boa noite,
    Gostava de colocar uma questão, agradecendo, desde já a atenção dispensada.
    O meu filho tem 6 anos e a pediatra pediu testes cutâneos, na mesma consulta receitou montelucaste, mas não sei se a sua toma pode interferir com os resultados do exame.
    Ele anda com muita tosse (seca), alguma dispneia e está rouco (laringite, talvez?).

    Mais uma vez obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O montelucaste não interfere com os testes, apenas os anti-histamínicos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  43. Dr, minha filha é alergica, ele tem borbulhas por todo corpo e cabeça a 1 ano. Meu filho, com bronquiolite des aos 11 dias. Me ajude. Já foi a quase todos pediatras aqui em Maputo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se tem borbulhas há 1 ano acho que deve mesmo ser observada, porque é muito tempo de evolução e é daquelas situações em que não é fácil ajudar a distância. De qualquer forma, deve tentar perceber se faz alergia a alguma coisa que usa todos os dias, nomeadamente gel de banho, hidratante ou detergente da roupa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  44. Olá o meu filho tem 27 meses e nos últimos 4 tem tido crises de asma,tudo começa com pingo nariz depois tosse e a chiadeira,depois tem que fazer ventilan e flexotaide como prevenção,ainda não fez testes de alergias...o Sr Dr , aconselha alguma coisa,

    ResponderEliminar
  45. Olá o meu filho tem 27 meses e nos últimos 4 tem tido crises de asma,tudo começa com pingo nariz depois tosse e a chiadeira,depois tem que fazer ventilan e flexotaide como prevenção,ainda não fez testes de alergias...o Sr Dr , aconselha alguma coisa,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se as crises são recorrentes acho que faz sentido fazer medicação de prevenção e, se não resolver, tentar investigar se há alguma alergia por trás.
      Cumprimentos

      Eliminar
  46. Boa tarde, Dr Hugo
    Tenho um filho com 7 aninhos, desde 1 ano foi diagnosticado algumas alergias, sendo que após ter efectuado alguns exames a pedido do médico assistente, exames esses espirometria +curva débito - volume Pre/Post, Difusão CO e Análise Funcional de Bomba Respiratória: P0.1, Plmax, PEmax, o relatório foi o seguinte: os valores dos parâmetros funcionais avaliados aproximam-se de valores de referência, com excepção do RV que se encontra aumentado.
    Teste de provocação inespecífico positivo. PC20=0.29 mg/ml.
    O teste de broncodilatação pelo sulbutamol, realizado após o de provocação permitiu recuperar os valores para a área da normalidade.
    Saturação de oxigénio por Oximetria transcutânea de 97% Pulsação cardíaca ritmica de 104 bpm.
    P0.1 e pressão inspiratória máxima normais. Pressão expiratória máxima diminuida.
    Conclusão: Quadro funcional representativo de asma em período de intercrise (PC20=0.29 mg/ml), que curso com "air trapping".
    Gostariamos de ter um animal de estimação e o nosso eleito será o gato, mas pela saúde do meu filho tenho dificuldade...desta forma gostaria de saber a opinião do dr.? Por outro lado, o pediatra assistente do meu filho em consulta referiu que em alguns casos com o aumento da idade as alergias poderão diminuir...quando poderei verificar essa situação, se for o caso do meu filho? Também sei que um animal de estimação trás muito de bom a uma família como responsabilidade, melhoramento de auto-estima, entre outros benefícios. Obrigada pela atenção dispensada, com os melhores cumprimentos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A preferência por um gato, como animal de estimação é totalmente evidente por toda a família, mas acima de tudo pelo elemento mais novinho da família. atenciosamente

      Eliminar
    2. Boa tarde,

      Penso que com esse quadro faz algum sentido avaliar se existe alguma alergia ao gato, porque se não houver não vejo problema nenhum em terem um gato em casa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  47. Bom dia dr. minha filha tem 5 meses e quando dei pela primeira vez uma fórmula a base de leite aonde pingou o leite no rostinho ficou vermelho e empolado e depois de algum tempo sumiu, a pediatra disse que ela poderia ser alérgica ao leite e pediu para substituir o leite por uma fórmula a base de soja (aptamil soja), mas falou que só poderia fazer teste para saber se tem alergia com 2 anos. Gostaria de saber se essa informação procede e como faço para saber se a minha filha possui alergia ou intolerância?

    ResponderEliminar
  48. Para completar quando dei a fórmula a base de leite ela na mamou só pingou um pouco na boca,mas ela rejeitou já a base de soja ela mamou depois de um pouco de relutância, mas não apresentou nenhum ponto vermelho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Perante uma suspeita de alergia ao leite pode fazer análises ao sangue em qualquer idade e penso que as deve fazer agora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  49. Bom dia,

    o meu filho mamou em exclusivo até aos 5meses e meio, nessa altura introduzi papa sem gluten milho e arroz. Das três primeiras vezes tudo ok. Da quarta vez vomitou passado 1h30, e continuou com vómitos mesmo nao tendo nada no estomago, ficou sonolento. No hospital disseram que já n devia ser da papa, pq já tinha tomado três vezes sem reações adversas. Talvez fosse o inicio de uma gastroenterite. Ao final da noite estava bem, mamou n voltou a vomitar. Decidi retirar a papa e introduzir antes a sopa, não vomitou mais, até ao dia em que introduzi arroz na sopa. E o episódio voltou a repetir-se, vómitos, sonolência apatia durante 5h. Retirei o arroz e nunca mais vomitou. Agora com 8 meses fiz a tentativa de introduzir papa com glúten, escolhi uma sem arroz ou farinha de arroz, mas voltou a repetir-se: vómitos, apatia sonolência durante 5h. Será que é alérgico a cereais? Faz sentido fazer testes de alergia com8 meses? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Como tem essas queixas semelhantes sempre que come cereais acho que faz sentido tentar perceber se não tem nenhuma alergia. Penso que deveria marcar consulta com o seu médico para tentar perceber qual a melhor forma de investigar.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Boa tarde Srº Doutor! Agradeço a sua resposta. O pedriatra mandou fazer exames de sangue para detetar possível alergia às proteínas do leie de vaca e aos cereais com os quais o meu filho já tinha tido contacto, neste caso arroz, milho e trigo. Os resultados dizem que não é alérgico. Mediante isto, o pediatra disse-me para tentar dar-lhe iogurte "o meu 1º danone". Assim fiz...ele só comeu pouco mais do que uma colher de chá de iogurte e a verdade é que voltou a vomitar passados 1h30/45 ficando novamente apático e sonolento, e com vómitos repetidos, tal como sucedeu nos episódios anteriores. Desta vez, noo entanto, mostrou sinais de recuperação mais cedo, cerca de 3h depois do 1º vómito.O pediatra acredita que o problema seja o leite e não os cereais. Mas eu pessoalmente continuo sem saber,pois o iogurte contém amido de milho e caso seja intolerante aos cereais, nada me diz que o episódio do iogurte não se possa ter dado devido ao cereal e não ao leite. gostaria de ler a sua opinião e ter eventualmente alguma sugestão/conselho da sua parte. Estive a pensar pedir à médica de família para encaminhar o meu filho para uma consulta da especialidade no que se refere a alergias alimentares. Farei bem? Acha que se justifica face aos episódios de reações adversas que descrevi? Mais uma vez agradeço toda a atençao dispensada. Cumprimentos.

      Eliminar
    3. Se alguém poder me responder agradeço imensamente,pôs estou muuuuito perdida!

      Meu bebe esta com 4 meses desde que fez 2 apresentou alergia as fezes, a pouco tempo percebi que a alergia se apresentou quando comecei a tonar anticoncepcional, e desde então parei de tomar, ele melhorou subitamente, só fica um pouco vermelho as nadegas bem pouco mesmo. A medica disse que em casos raros o bebe apresenta alergia ai ph do leite por conta do anticoncepcional pesquisei a respeito não vi nada. Gotaria de saber se isso é possível? lembrando que já analisei e não é ao meu alimento como leite ou ovo a alteração veio mesmo por causa do anticoncepcional.

      Eliminar
    4. Bom dia Sandrina Lopes,

      A hipótese de ser uma alergia ao leite não me parece descabida, embora não explica a reacção à sopa com arroz. Acho que neste caso justificava-se fazer uns testes cutâneos e, eventualmente, uma prova de provocação oral em ambiente hospitalar, para ajudar a esclarecer a situação.
      Cumprimentos

      Eliminar
    5. Bom dia Ayane Cristina,

      Por vezes os bebés ficam com o rabinho vermelho e não significa alergia. Não me parece que seja motivo suficiente para parar o anticoncepcional, pelo que me parece que o pode introduzir novamente para testar.
      Cumprimentos

      Eliminar
    6. Mas não ficavam apenas vermelhas era umas bolinhas que se abriam e ficavam em carne viva, a medica suspendeu lenço, fraudas com cheiro medicou e nada, percebi a diferença mesmo quando ela me perguntou oque estava comendo e parei para pensar e lembrei que o anticoncepcional era a única coisa que eu tomava de diferente, ela suspendeu e nunca mas ele teve. queria voltar a tomar pra não correr o risco mas tenho medo das reações dele voltar

      Eliminar
    7. Boa tarde,

      Não digo que não esteja relacionado, mas acho que faz algum sentido voltar a tomar para ver.
      Cumprimentos

      Eliminar
    8. então eu voltei a tomar e voltou a alergia dele logo no segundo dia, e pior. Dessa vez eu tomei injetável. e alem de extremamente vermelho inchou sendo possível sentir. trocava a fralda na mesma hora que ele evacuava as vezes nem esperava ele terminar já abria a fralda pra trocar o mas rápido possível pra ter menos possível p contato com as fezes, mas não adiantava so de incostar as vezes no bumbum dele, ele ficava assim, e alem disso ele sentia muito dor pra tomar banho passar o lenço e ate a pomada tira que da remédio pra dor pps ele gritava muito. Fui cuidado e ele melhorou, e não apresentou mas, mes que vem tenho que tomar novamente e vou ver como ele reagi. obrigada pela dica e fica com Deus !

      Eliminar
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  51. Boa tarde, doutor. Amei seu blog, Parabéns!
    Gostaria de pedir-lhe uma orientação:meu filho aos 10 dias de vida começou a apresentar dificuldade de respirar a noite com presença de secreção. passamos a pingar o soro no nariz que nao resolveu em 5 dias, passamos a fazer nebulização com soro ao longo do dia, usamos umidificador a noite e retiramos tds os produtos perfumados dele e de suas roupas, tapetes etc. Ele piora gradativamente. A secreção aumentou muito mas não aparece nas narinas p ser aspirada e passou a respirar mal de dia. Ele tbm passou a espirrar bastante. Hoje ele esta com 45 dias.
    Será alergia?
    Procuro um alergologista ou otorrinolaringologista?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Acho que o ideal é começar por marcar consulta com um pediatra, porque ele é muito pequeno. Depois, pode tentar usar um spray de +agua do mar em vez do soro, porque é mais eficaz.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Olá Dr. Bom dia!Gostaria de uma orientação. Meu filho tem 1 ano e 9meses e já faz uns dois meses que ele está com um quadro de rinite e que não melhora. Aliás, melhora enquanto toma o Allegra pediátrico, mas três dias depois q ele para de tomá-lo começa os sintomas novamente, que são: Muita secreção no nariz, olho lacrimejando, espirros e à vezes tosse seca! O que devo fazer?

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      Se calhar o ideal é dar a medicação durante 2-3 semanas seguidas e depois parar. Se voltar a ter os sintomas devia falar com o seu médico para tentar perceber se se pode tratar ou não de uma alergia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  52. Boa noite Dr. gostaria de começar por agradecer o seu artigo e o facto de se prontificar a responder às questões que vão surgindo às pessoas. Por vezes é difícil encontrar orientação fidedigna.

    Tenho uma filha com 2 anos que frequenta a creche desde os 6 meses. Desde sensivelmente os 9 meses e 1 ano e meio fez uma série de otites e 2 amigdalites. Entretanto deixou de fazer otites e este inverno já teve 2 bronquiolites e 1 princípio de pneumonia. Apesar de o número de infeções ser inferior quando comparado com o ano passado, o seu tipo sendo da zona inferior causa-nos alguma preocupação. Dada a idade da menina e a natureza das infeções que contrai, seria sensato fazer algum tipo de exames ou deveremos aguardar (visto este inverno ter sido particularmente agressivo)? Importa acrescentar que ela toma Singulair desde Janeiro (teve principio de pneumonia já estava a tomar singulair).

    Não temos histórico de alergias na família à excepção de sinusite.

    Desde já agradecido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Para já acho que não se justifica fazer nenhum tipo de exame, porque parece-me um quadro que está dentro dos parâmetros "normais".
      Cumprimentos

      Eliminar
  53. Boa noite dr. Tenho um bebé com 2 meses, ele tem a algum tempo um género de dermatite seca na testa, uma crosta amarelada. Como estava a ficar muiito seca, coloquei ontem creme lavante stelatopia da mustela e hoje grande parte da pele seca caiu, isso é bom é mau? Tenho medo de ter feito pior..obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Em princípio é bom, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  54. Bom dia Doutor, minha filha tem 3 anos e fez exames e o médico disse que ela está bem alérgica e deu um tratamento de dois meses com 3 ml de desloratadina a noite, ela apresenta tosse e nariz escorrendo e as vezes apresenta alergia na pele também. O que o senhor acha do tratamento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sem ver a criança não é fácil de dar uma opinião muito fundamentada, mas pela sua descrição parece-me bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  55. Boa noite..queria trocar uma ideia...pois tenho uma filha de 1 ano e seis meses...até seu primeiro ano completo se teve um narizinho entupido foi muito....agora qdo completou 1 ano e um mês.....acabou meu sossego...todo início de mes ela adoece........1mes...garganta.....antibiótico....2mes garganta...antibiótico......3mes garganta...antibiótico....4mes tosse....prelone......5mes muito tosse...prelone...e agora veio tosse febre e ouvido......estou apavorada.....penso no pq....ela tomava aptamil...e logo depois de 1 ano passei para ninho 1e até leite de caixinha costuma beber....preciso de concelho....

    ResponderEliminar
  56. Boa noite..queria trocar uma ideia...pois tenho uma filha de 1 ano e seis meses...até seu primeiro ano completo se teve um narizinho entupido foi muito....agora qdo completou 1 ano e um mês.....acabou meu sossego...todo início de mes ela adoece........1mes...garganta.....antibiótico....2mes garganta...antibiótico......3mes garganta...antibiótico....4mes tosse....prelone......5mes muito tosse...prelone...e agora veio tosse febre e ouvido......estou apavorada.....penso no pq....ela tomava aptamil...e logo depois de 1 ano passei para ninho 1e até leite de caixinha costuma beber....preciso de concelho....

    ResponderEliminar
  57. Boa noite..queria trocar uma ideia...pois tenho uma filha de 1 ano e seis meses...até seu primeiro ano completo se teve um narizinho entupido foi muito....agora qdo completou 1 ano e um mês.....acabou meu sossego...todo início de mes ela adoece........1mes...garganta.....antibiótico....2mes garganta...antibiótico......3mes garganta...antibiótico....4mes tosse....prelone......5mes muito tosse...prelone...e agora veio tosse febre e ouvido......estou apavorada.....penso no pq....ela tomava aptamil...e logo depois de 1 ano passei para ninho 1e até leite de caixinha costuma beber....preciso de concelho....

    ResponderEliminar
  58. Boa noite..queria trocar uma ideia...pois tenho uma filha de 1 ano e seis meses...até seu primeiro ano completo se teve um narizinho entupido foi muito....agora qdo completou 1 ano e um mês.....acabou meu sossego...todo início de mes ela adoece........1mes...garganta.....antibiótico....2mes garganta...antibiótico......3mes garganta...antibiótico....4mes tosse....prelone......5mes muito tosse...prelone...e agora veio tosse febre e ouvido......estou apavorada.....penso no pq....ela tomava aptamil...e logo depois de 1 ano passei para ninho 1e até leite de caixinha costuma beber....preciso de concelho....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não acho que tenha a ver com o leite.
      Não entrou para a Creche este ano? Provavelmente contacta com mais vírus agora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  59. Boa noite doutor, meu filho está hoje com 4meses, e com apenas 2semanas de vida, pegou uma micose em somente um lado do rosto, foi crescendo cada vez mais, o médico me receitou nesta tina, porém não resolveu, já passei Diversos tipos de Pomada e nada resolve, um médico disse que era fungo, o outro disse dermatite de contato, e nada até agora, estou desesperada, gostaria de mandar a foto mas por aqui não consigo.
    Desde já agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode enviart por mail (blogpediatriaparatodos@gmail.com) que eu vejo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  60. Bom dia Doutor.
    Meu Nome É Cristiene, tenho um filho de 1 ano e 4 meses.
    Ele tem sintomas de alergia e tem Bronquite.
    No caso foi diagnosticado com os referentes.
    Sintomas dele consistem em tosse seca persistentes a mais de 1 mês, fadiga, dificuldades para respirar, vive de boquinha aberta, chiado pequeno no Peito.
    As crises de tosse sempre se dão ao período da manhã (quando ele acorda) e à noite ( no caso a madrugada toda ).
    Não dormimos mais e meu rendimento no trabalho diminuiu.
    Cada Pediatria me passa Remédios diferentes, o último passou até Berotec e Atrovent junto.
    Estou limpando todos os dias o quarto, uso o ar condicionado e o umidificador e é feito varias vezes no dia nebolizacao e lagem do nariz com soro. Ele toma vítimas, mas começou a n se alimentar tão bem.
    Os médicos me falaram que tenho q conbiver com isso ate os 2 anos, período no caso que poderá ser feito um exame de alergia.
    Ate lá vivemos com as crises.
    No momento ele usa o Desloratadina, Budecort,Montelair,Calceos, Nebolizacao com Clenil e lavagem do nariz com Sorine.
    Queria sua opinião.
    Pode me ajudar?
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se ele faz essa medicação toda e não melhora acho que fazia sentido parar e ver se agrava. Pode também aplicar no nariz um spray com corticóide durante 1 mês, para ver se melhora.
      Quanto aos testes, pode fazê-los agora, sem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  61. Boa tarde Dr. Hugo,
    Minha filha de 20 meses está a uns 40 dias sempre com uma tosse que começou do nada, mais para o seco, a respiração é ruidosa, assim como quem tem algo a atrapalhar ali na garganta, por vezes qd vai falar fica rouca, esta 2 situações melhora assim que tosse, mas depois volta. É possível ter aspirado algum objeto para a traqueia? será já um sinal de rinite?, pois quer a minha mulher quer eu temos rinite. Ela já foi a 2 médicos e agora está a fazer celestone e fenistil, só que a tosse e o chiadinho a respirar continua... Gostava de saber a sua opinião, embora saiba que sem ver e auscultar é um pouco difícil. A questão que me preocupa é ter mesmo aspirado algo, visto que a apanhei a brincar na terra e assustou-se imenso qd lhe chamamos a atenção. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se a tosse já dura há mais de um mês tem mesmo que se tentar perceber a causa. A aspiração de alguma coisa é uma hipótese a considerar e acho que deveria fazer uma radiografia para ver se está tudo bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Obrigado Dr., Realmente fomos a 4 médicas, a hipótese era sempre auscultação está boa e pais com rinites/sinusites, então é tosse alérgica... A última que fomos era otorrino e pensou logo na hipótese da radiografia, só que a bebê já estava com uma inflamação na garganta e então ficou-se pelo tratamento da amigdalite com pus e do nariz entupido. Até que um dia cá em casa com um ataque de tosse a bebê espulsou um pedacinho de madeira... :( A partir desse momento deixou de haver tosse, que já bastante me preocupava, nem o acordar noturno. Aproveito para fazer-lhe uma nova questão, agora que passou-se 2 semanas sem tosse e a dormir mais descansada e a garganta já nao está inflamada, ela ao se deitar parece por vezes ficar ainda com um pouco de expectoração no nariz e causar um ressono e de manhã fica por vezes com a voz rouca que passa com soro fisiológico. Será possível ter ainda algum resto do objeto ou não será tão provável é ser sim ainda um resto da inflamação que tardou em sarar. Pois o antibiótico enquanto não saiu o objeto não parecia estar a causar efeito. Obrigado e cumprimentos.

      Eliminar
    3. Bom dia,

      Nestas situações essas secreções por vezes demoram 2-3 semanas até resolver completamente, pelo que acho que pode aguardar mais uma semana. Se mantiver tem que se tentar perceber se realmente já saiu o objecto todo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  62. Bom dia doutor,
    Meu filho tem 8 anos e ontem apresentou marcas vermelhas na pele que caçavam mt e que mudavam de lugar. A médica olgou ele e me disse que era urticária, passou 2 remédios para tratar os sintomas e ele deveria tomar por 5 dias.
    Meu filho não é de comer muitas coisas diferentes, por isso, gostaria de saber se ele pode ter tido alergia a um alimento que sempre consumiu e que só agora provocou alergia, desconfio que seja o leite com tody.
    Desde já agradeço,
    Luana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A urticária tem inúmeras causas possíveis e geralmente não se consegue encontrar o que a provoca. De qualquer forma, pode ser do chocolate, é possível.
      Cumprimentos

      Eliminar
  63. Dr. Boa tarde

    Me tira uma duvida por favor, minha filha nos últimos quatro dias teve umas manchas muito grande no rosto avermelhadas e com bolinhas,levei ao PS e o medico disse que era alergia, mas no exame de sangue não deu nada, as manchas vem e volta, chegou a ter vômitos também intensos, ela começou a tomar alguns medicantes antialérgicos e percebi a melhora, mas ainda sim aparecem umas manchas... Sera que eu consigo saber se ela tem alergia a alguma coisa om a idade de 1 ano e 1 mes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, é possível detectar alergias em crianças com 1 ano, mas o facto das análises virem normais não as exclui.
      Cumprimentos

      Eliminar
  64. Boa noite dr. Gostaria de sua ajuda com minha filha, ela tem 1,9 meses e um tempo pra cá ela vem tendo uma tosse seca, é virar o tempo e ataca a tosse dela. Ao menos uma vez no mês e demora uns 15 dias pra sarar.
    O pediatra dela passa antux pra tosse e na última vez passou clenil hfa 250. Seria o caso de testes alérgicos? Se for uma rinite qual medicamentos usar?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Penso que para já guardaria mais um pouco para ver como evolui antes de fazer os testes das alergias.
      Quanto à medicação, a que referiu também serve para rinite.
      Cumprimentos

      Eliminar
  65. Boa tarde Dr. minha filha tem sete meses e teve uma diarreia de mais de vinte dias com assaduras terríveis, que só passou esta diarreia quando substituímos o leite para o sem lactose.Agora preciso saber se ela tem alergia ou intolerância a lactose, que exame devo sabe? Com esses meses que ela tem para pode fazer aquele teste que toma o liquido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não precisa de fazer nenhum teste.
      Deve manter o leite sem lactose durante 2 meses e depois reintroduzir o leite habitual dela aos bocadinhos, para ver se tolera.
      Cumprimentos

      Eliminar
  66. Boa noite.
    O meu filhote tem 12 meses e está com urticária à cerca de 1 mês. O pediatra receitou o xyzal mas provocou muita inquietação pelo que tivemos de suspender. Entretanto ele está a fazer o aerius 2X ao dia mas as manchas voltam sempre. Poderá ser alguma alergia alimentar ou será mais de contacto? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, se a urticária dura há 1 mês pode ser de causa alérgica.
      Cumprimentos

      Eliminar
  67. Ola Doutor. Minha filha tem 4 anos. A um bom tempo por volta de dois anos ela apresenta uma suposta gripe que vem e volta de 15 e 15 dias uma vez no mes. Tem casos isolados de olho e orelha inchado, olho avermelhado, tosse, espirou constante ,coceira no Céu da boca e ouvido e Chega a Fazer um barulho um tanto irritante. O pediatra dela receitou desloratadina ,dexametasona e noex. Mais não tem sido de grande valia para o caso dela. Não sei Mais o que Fazer tenho medo de prejudicar ela dando essa medicação praticamente sem pausa. Devo solicitar um exame de alergia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Com esse quadro acho que sim, pode ser util fazer uns exames para ver se tem alergias.
      Cumprimentos

      Eliminar
  68. Boa tarde,Dr.Hugo.Antes de mais queria felicita lo pelo excelente trabalho e pela disponibilidade em responder a todas as nossas dúvidas.
    Tenho uma bebé com seis meses e há duas semanas apareceram lhe umas manchas vermelhas (2 no braço direito,1 no esquerdo e outra numa maminha) tipo eczema.Iniciei tratamento com Bepantol e está a melhorar.Entretanto a pediatra aconselhou me a usar pandermil se não melhorasse.Tenho receio de usar pomadas com cortisona nesta idade, gostaria de saber a sua opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Desculpe só responder agora, mas estive com problemas informáticos no blogue e não conseguia colocar as respostas.
      Se forem tratamentos curtos (3-4 dias) não há problema em usar o pandermil.
      Cumprimentos

      Eliminar
  69. Boa tarde dr.
    Oeu filho faz dia 3 um ano desde os 4 meses que tosse já o levei a dois médicos diferentes já fez alguns tratamentos mas a verdade é que até hoje ainda tosse e eu acho que é alergias e tanto um médico como outro dizem que é cedo para ter alergias.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Podem ser alergias e como já é um quadro muito arrastado acho que faz algum sentido pensar nisso.
      Cumprimentos

      Eliminar
  70. Boa noite Dr. Minha filha aos 7 meses apareceu bolhas que estouram criam cascas. Como se fosse uma catapora. Passamos em vários médicos e descobrimos ,alergia a mosquito. TD vez que 1 mosquito pica ela o corpo todo empola. Há alguma alternativa pra que isso melhore ? Ou vou sempre conviver a uma caixinha fechada onde nenhum mosquito pode picar minha filha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Provavelmente com o tempo vai melhorar e fazer menos reacção, mas neste momento o que tem a fazer é mesmo usar um repelente e tentar evitar as picadas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  71. Olá Dr. Minha filha esta com 7 meses e tem vômito e alergia das fórmulas, testamos vários inclusive o pregomim e o leite de cabra ... Nas fórmulas vomita e com leite de cabra não; porém fica com bolinhas pelo corpo. A pediatra desconfia de alergia a proteina do leite , mas nem o pregomim resolveu ... Será que leite de soja seria recomendado em casos assim ? Qual sua opinião?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Como ela é muito pequena acho que a bebida de soja não é o ideal. Se calhar tentaria falar com o seu médico e testar um leite que seja "dieta semi-elementar".
      Cumprimentos

      Eliminar
  72. Olá boa tarde Dr. gostaria de saber se a minha filha com dois anos pode fazer os teste de alergia. Ela tem 2 anos e com 18 meses começou a fazer uma intolerância à lactose e agora após alguns meses o médico disse que tinha a pele atópica e além disso eu também tenho rinite alérgica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode fazer, embora a intolerância à lactose não esteja relacionada com alergias.
      Cumprimentos

      Eliminar
  73. Bom dia Dr. Sobre o assunto acima (RINITE ALERGICA) o que o senhor acha de tratamento com vacinas?!
    Qual o melhor tratamentos em crianças (no caso a minha tem 3 anos e meio). Grata.

    ResponderEliminar
  74. Ela está no segundo tratamento de 3 meses com Piemont (montelucaste de sódio 4mg) e Avamys spray nasal (furoato de fluticasona 27,5 mcg)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      As vacinas estão indicadas para os casos em que não há grande resposta à medicação e as alergias que a criança tem assim o permitem.
      Quanto ao tratamento que está a fazer, parece-me bem. Pode eventualmente adicionar um anti-histamínico, se tiver muita comichão no nariz.
      Cumprimentos

      Eliminar
  75. Bom dia Dr., meu filho tem 4 meses e desde o primeiro mês tem refluxo e toma medicamento, ele não está pegando muito peso, ele está com 5,350...Agora o pediatra está desconfiado que ele tem alergia do Leite e queregião que eu seque o meu leite e de uma fórmula de arroz. Qual sua opinião sobre sobre isso...Parabéns pelo blog, muito esclarecedor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Quando se suspeita de alergia nessas situações a primeira opção é retirar o leite e derivados da sua alimentação para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  76. Ola Doutor. Tenho 33 anos e estou com uma alergia no rosto. Ja tratei com corticosteroide topico, sem sucesso. 2 dermatologista e um alergista pediram para fazer o teste de contato (pach teste). Tem algum perigo eu fazer o teste estando com a alergia ainda "ativa"?.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não tem risco, pode fazer.
      Cumprimentos

      Eliminar
  77. Bom dia meu bebe tem quatro meses e ta com uma alergia so que nao tenho como espera pa consutar vou fazer exames de sangue pra saber doque ele e alergico. Ele se enche de bolinha a pele fica seca ele se cossa muuito e ontem com o calor que tava ele se encheu e deu febri. Que exames eu pesso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Infelizmente sem ver não consigo ajudar muito, pois os exames devem ser pedidos tendo em conta as alterações que tem na pele.
      Cumprimentos

      Eliminar
  78. Ola dr,meu nome e monique tenhojeo um filho de 3 anos e ultimamenteele vem apresentando sintomas alergicos na pele e renite, essa semana ele teve uma picada de inseto na qual nao sei dizer q inseto foi, e a perna dele inchou toda a coxa dele na hora fez uma enorme bolha ele nem conseguia andar e muitas picadas de pernilongos na qual nao saram nunca e viram feridas seria o caso de fazer tesres alérgicos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se for só com a picada de pernilongo acho que não se justifica,as se fizer reação às abelhas ou vespas deve fazer.
      Cumprimentos

      Eliminar
  79. Boa noite Dr! Minha filha tem 3 anos e 10 meses e faz uns 3 meses que tem tosse seca, faz tratamento com Clenil 200mg mas não está curando, a pediatra dela diz que é tosse alérgica, alergia a que? minha mãe diz que é coqueluche, a noite ela tosse bastante. Não sei mas o que faço, o que vc acha Dr?

    ResponderEliminar
  80. Boa noite Dr. Esclareca-me por favor, quantos dias devo esperar para submeter o meu filho a analises clinicas (sangue) para despiste de eventuais alergias, sendo que interrompeu o xyzal (perscrito pelo otorrino) ha precisamente 10 dias? Podera fazer a colheita daqui a 2 dias ou deverei esperar mais tempo? Desde ja obrigada. Mae Sandra

    ResponderEliminar

Enviar um comentário