A partir de que idade se podem fazer os testes das alergias?

A pesquisa de alergias numa criança assenta essencialmente nas queixas que ela apresenta e na relação que essas queixas têm com diferentes eventos (estação do ano, brincar com determinado tipo de animais, comer algum alimento em particular, ...).
No entanto, muitas vezes o diagnóstico é suportado com recurso a 2 tipos diferentes de exames:
Não existe nenhuma idade que limite o uso destes exames, embora os testes cutâneos sejam geralmente efectuados em crianças maiores e mais colaborantes. No entanto, é importante frisar que as alergias são algo extremamente dinâmico, ou seja, podem mudar com o tempo, à medida que as crianças vão contactando com as diferentes partículas.
Assim, apesar de não haver nenhuma idade mínima para se pesquisar a existência de alergias, penso que é sensato atrasar os exames, desde que o quadro cínico não seja grave e se possa retardar um pouco o diagnóstico definitivo.
Não é obrigatório esperar até aos 2 anos, como é habitualmente referido pelas mais diversas pessoas, mas o tempo acaba por ser um aliado precioso, pelo que devemos saber utilizá-lo em nosso favor...

Etiquetas: