Translate

Etiquetas

domingo, 2 de junho de 2013

O que é um granuloma umbilical?

O granuloma umbilical é uma lesão saliente, rosada/avermelhada e com aspecto "molhado" que geralmente se torna evidente após a queda do coto umbilical.
É relativamente frequente e surge devido a um "excesso" de tecido de cicatrização que se forma com a separação do cordão, sendo mais frequente nos casos em que houve infecção prévia. Na maior parte das vezes é detectado em consulta de rotina ou quando os pais referem que o filho continua a deitar líquido (claro ou sanguinolento) pelo umbigo.
Quando detectado, deve sempre ser observado por um médico, para distinguir de outras situações que se possam apresentar de forma semelhante. Apesar de ser uma fonte de anisedade para os pais, trata-se de uma situação que não comporta riscos e que não causa nenhum tipo de desconforto para o bebé.
Na maioria dos casos desparace sem nenhum tipo de tratamento, mas há algumas opções terapêuticas que podem ser consideradas:
  • álcool a 70º - a aplicação de álcool nestes casos não tem como objectivo a desinfecção, mas sim ajudar a "secar" o granuloma
  • aplicação de nitrato de prata - deve ser feita por um profissional de saúde para não lesar a pele íntegra que rodeia o umbigo
  • aplicação de pomada à base de "cortisona" - deve também ser prescrita por um médico e aplicada segundo as suas indicações
  • "estrangulamento" (esta tradução não é brilhante, mas não encontrei termo melhor)  - esta opção deve também ser feita por um profissional de saúde e consiste na aplicação de um fio de sutura por baixo da base do granuloma, apertando-se posteriormente até o "estrangular"; não dói, mas causa sempre alguma ansiedade aos pais
Quando a lesão não responde ao tratamento, devem ser consideradas outras hipóteses de diagnóstico, pelo que se torna importante a re-avaliação médica.

114 comentários:

  1. Pode ser aplicado o nitrato de prata a 90%?

    ResponderEliminar
  2. Meu bebe esta com 6 meses e ainda não curou o granuloma, fiz ultrassonografa e não é problema com bexiga, estou usando alcool, nitrato de prata, dermacerium e nada. Eles querem que eu cauterize mas não estou com coragem e sim com muito medo! Me ajuda!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Com 6 meses jão não vai passar com nitrato de prata e muito menos com o álcool. A solução passa mesmo por cauterizar ou retirar cirurgicamente, porque acho que já não vai lá de outra maneira.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Se estiver usando o nitrato de prata em liquido, não adianta, o certo é o nitrato em bastão esse reage em questão de segundos

      Eliminar
  3. Meu bebe esta com 1 mes e meio, estamos usando o nitrato de prata, espero não precisar do tal "estrangulamento".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Joyce, resolveu do seu bebê?
      Meu bebê foi encaminhado para cirurgia e amanhã tem consulta com anestesista...

      Eliminar
  4. Vanessa Martins 23 de janeiro de 2014.
    Minha bebê está com 1 mês e 25 dias e não consigo nitrato de prata, alguém sabe onde posso encontrar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O nitrato de prata é de aplicação pr médico ou enfermeiro, portanto deve perguntar ao médico da sua filha.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Na cidade de Feira de Santana na Bahia em uma farmacia

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Minha bebe tem, ela esta com 8 meses eu usei o nitrato de prata e secou mais ficou uma bolinha dentro do umbigo a medica disse que iria sumir com o tempo estou desconfiada que não vai .pode doer? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não consigo dar-lhe uma resposta muito certa sem ver exactamente do que se trata essa "bolinha".
      De qualquer forma, seguramente não dói, pode estar descansada.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  7. Parabéns pela iniciativa! Post muito esclarecedor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado!
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Boa noite,usei sal grosso mo granuloma,e hoje vi que escureceu e esta menos pra fora,é bom sinal?
      Pus novamente sal e tapei com uma gaze.
      Aguardo a sua resposta muito obrigada.

      Eliminar
    4. Boa tarde,

      Se escureceu é bom sinal e em principio não precisa de fazer mais nada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. umbigo do bebe sangrar é normal?meu bebe tem 17 dias e quando fui trocar a fralda dele vi que tinha um pouquinho de sangue escuro ,,fiquei assustada. isso é normal ? o que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      É muito frequente e geralmente tem a ver com o descolar de pequenas "crostas" que ficam muito agarradas à pele quando cai o cordão. Se é só assim um bocadinho, não se preocupe.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  9. Ola, minha bebê esta com 28 dias e o coto umbilical dela caiu com 15 dias. Desde então esta com uma pontinha dentro que sangra e sai pra fora toda vez que ela chora. Durante a noite quando ela dorme observei que o ferimento esta tentando entrar pra dentro junto com o umbigo, mas toda vez que ela chora estufa tudo pra fora e sangra!
    No posto de saúde não tem pediatra e pra ajudar o clinico geral entrou de ferias, além disso a enfermagem q esta atendendo no posto não encaminham para um pediatra em outro lugar a menos que considerem o caso grave ou urgente e me recomendaram fazer um curativo com gaze, porem o curativo esta ferindo a pele da minha bebê. Levei ela hoje em um hospital e passei ela com uma pediatra na emergência mesmo, e a medica confirmou o diagnostico de hernia dado pela enfermeira do posto de saúde, porem disse não posso fazer nem um curativo no umbigo, somente passar álcool 70 e espirrar um spray de andiroba e torcer pra que sare ou sera necessário cirurgia.
    Estou desesperada, eu acredito que seja granuloma e não hernia, alguém esta passando por algo parecido? não sei oque fazer,me ajudem por favor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pela sua descrição parece-me um granuloma e, se for caso disso, basta colocar um pouco de sal grosso no umbigo durante a noite (tapa com um adesivo) e vai ver que melhora muito. De qualquer forma, convém ter uma confirmação médica de que é mesmo um granuloma antes de experimentar.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Muito grata Dr, seria bom se tivesse como eu mostrar a foto, mas é muito semelhante a esta que vc usou de capa neste artigo. (agora que notei o erro na grafia, no meu post anterior, desculpe (a pediatra do hospital receitou spray Andolba e não de andiroba, o mesmo medicamento receitado pelo obstetra apos o parto para os pontos da episio)
      Granuloma é indolor? causa algum tipo de desconforto para o bebê? Com tratamento adequado é natural que leve até quanto tempo para desaparecer?

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      O granuloma é indolor, não se preocupe.
      O tempo que demora a desaparecer é muito variável, mas se puser o sal em principio resolve em 1-2 dias.
      Quanto ao spray, não o conheço, portanto não consigo ajudar.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  10. Ola meu bebê consultou hoje com a pediatra, ele irá fazer dois meses dia 26/10, e esta com um granuloma umbilical, ela me receitou usar nitrato de prata em bastão, mas ja me alertou de que seria dificil entra-lo, e mesmo assim me deu encaminhamento para uma pequena cirurgia, realmente eu liguei para todos os lugare, farmácias, farmacias de manipulaçao e nao consegui, sera que tem algo que faça o mesmo que o nitrato de prata que possa substitui-lo? para não precisar recorrer ha cirurgia? desde ja obrigado ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Experimente colocar um pouco de sal grosso no umbigo durante a noite (tape com um penso e retira tudo no dia seguinte), porque provavelmente vai conseguir resolver assim. Se não ficar bem faça o mesmo no dia seguinte.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Boa noite,agradeco desde ja o seu poste,estie a pensar fui uma mae desleixada pir minha filha ter o granuloma,pir favor como devo por o sal? se nao tiver adesivo o que faco.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Boa noite,agradeco desde ja o seu poste,estie a pensar fui uma mae desleixada pir minha filha ter o granuloma,pir favor como devo por o sal? se nao tiver adesivo o que faco.

      Eliminar
    5. Boa noite,agradeco desde ja o seu poste,estie a pensar fui uma mae desleixada pir minha filha ter o granuloma,pir favor como devo por o sal? se nao tiver adesivo o que faco.

      Eliminar
    6. Bom dia,

      Deve colocar umas pedrinhas de sal no umbigo durante a noite, tapadas com um penso e retirar no dia seguinte com um pouco de água. Em principio basta uma aplicação, mas se fizer falta pode repetir o processo ao fim de alguns dias.
      Cumprimentos

      Eliminar
    7. Meu bebê está com um carocinho no umbigo e saindo um líquido,o médico receitou o nitrato de prata e não achei,passou ácido fusidico e ainda não vi resultado,parece que a pomada deixa mais molhado o local.Também não sei se é granuloma ele disse que é uma inflamaçãozinha e vai passar com 7 dias

      Eliminar
    8. Meu bebê está com um carocinho no umbigo e saindo um líquido,o médico receitou o nitrato de prata e não achei,passou ácido fusidico e ainda não vi resultado,parece que a pomada deixa mais molhado o local.Também não sei se é granuloma ele disse que é uma inflamaçãozinha e vai passar com 7 dias

      Eliminar
    9. Meu bebê está com um carocinho no umbigo e saindo um líquido,o médico receitou o nitrato de prata e não achei,passou ácido fusidico e ainda não vi resultado,parece que a pomada deixa mais molhado o local.Também não sei se é granuloma ele disse que é uma inflamaçãozinha e vai passar com 7 dias

      Eliminar
  11. Bom dia DR como se chama o nome da pomada a base de cortisona para o tratamento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode ser o elocom, mas se calhar sugeria-lhe experimentar primeiro colocar um pouco de sal grosso (de cozinha) no umbigo durante a noite, tapando com um adesivo ou um penso. No dia seguinte retira e se fizer falta repete mais uma vez. Provavelmente vai-lhe resolver o problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Meu bb esta com dois meses e ja foi passado o nitrato de prata e acho q nao esta resolvendo acho ate q esta maior o granuloma e as vezes sai agua e um pouco d sangue...foi encaminhado p um cirurgiao mas estou cm medo...tem como me ajudar ??? Desde ja agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Experimente colocar um pouco de sal grosso durante a noite, com um penso por cime e retirar no dia seguinte de manhã. Cumprimentos

      Eliminar
  13. Boa tarde,

    O pediatra prescreveu o nitrato de prata antes do umbigo do meu bb cair, porém ele caiu e não usei e o umbigo esta sequinho e cicatrizando, quero saber se mesmo assim devo usar o nitrato? se não tem perigo de queimar a parte já cicatrizada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se está seco não precisa de colocar nada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Olá, meu bebê está com granuloma e o pediatra receitou o nitrato. Chegou Hj e ele parece a embalagem da manteiga de cacau. Eu estou na dúvida da aplicação. Aplico direto ou devo utilizar um cotonete?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Desconheço essa forma de apresentação, porque em Portugal temos apenas em stick, mas deve ser para aplicar com uma cotonete.
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. minha filha ta com o umbigo inchado como se fosse estufar o que deve ser

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não consigo ajudar muito sem ver, mas o mais provável é que possa ser um granuloma ou uma hérnia umbilical.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. o umbigo dela tem pus e tavermelho

      Eliminar
    3. o umbigo dela tem pus e tavermelho

      Eliminar
    4. Boa tarde,

      Se tem pus deve ser vista, pode ser alguma infecção.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Oi meu bb 2 meses e conforme descrição está com granuloma! O sal a er utilizado e o mesmo de cozinha o refinado ou o grosso de pedrinhas! ? Apos ser retirado no dia seguinte pode repeti a aplicação !?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O sal é o das pedrinhas e não o refinado.
      Pode ser repetido no dia a seguir, se fizer falta.
      Cumprimentos

      Eliminar
  17. Eu usei uma pomada no granuloma da minha bb, sulfadiazina de prata e em duas semanas o granuloma secou e caiu

    ResponderEliminar
  18. Coloquei um piercing no umbigo, a princípio apareceu a quelóide e depois, a granuloma. Estou usando propinato de clobetasol e antisséptico 2 vezes ao dia. Caso não resolva, a única saída seria a cirurgia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Confesso que a minha experiência com o granuloma umbilical é com os bebés, nos quais a aplicação de sal grosso (de cozinha) funciona bastante bem, tal como a aplicação de nitrato de prata. Nos adultos não sei bem se se pode usar da mesma forma, pois tenha algumas dúvidas em relação ao resultado estético, pelo que a aconselhava a tentar falar com o seu médico de família e se não melhorar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  19. Ola. Meu bebe precisou de nitrato de prata. Mas eu pus sal como o Hugo recomenda. Sarrou Numa so noite.. Preciso limpar com alcohol todos os dias? O que Faço agora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se já está seco não precisa d efazer nada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  20. Minha bebê está com 1 mês e 8 dias ao 8 dia caiu o umbigo e ficou um pedacinho tipo uma bolinha, levei ao pediatra e ele mandou que usasse Nitrato de Prata. Procurei em várias drogarias e farmácias de manipulação como não encontrei voltei ao pediatra e ele receitou rifocina, usei 15 dias e não houve sinal de melhora. Gostaria de mais informações de como usar o sal grosso eu faco a axepsia com álcool e então coloco o sal, deixo somente a noite ou o dia todo??
    Obrigada

    ResponderEliminar
  21. Minha bebê está com 1 mês e 8 dias ao 8 dia caiu o umbigo e ficou um pedacinho tipo uma bolinha, levei ao pediatra e ele mandou que usasse Nitrato de Prata. Procurei em várias drogarias e farmácias de manipulação como não encontrei voltei ao pediatra e ele receitou rifocina, usei 15 dias e não houve sinal de melhora. Gostaria de mais informações de como usar o sal grosso eu faco a axepsia com álcool e então coloco o sal, deixo somente a noite ou o dia todo??
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O sal de ficar só durante a noite.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. boa noite doutor..
      em minha filha apareceu um inchaço no umbigo uma carrninha de começo,mas agora ficou meio avermelhada tipo se estivesse secando..é normal ou devo ir no hospital??

      Eliminar
    3. Bom dia,

      Depende da idade, mas s ee algo que só apareceu agora se calhar é melhor ser vista.
      Cumprimentos

      Eliminar
  22. Meu bebe tem 7 dias e foi diagnosticado com um granulomazinho, estou usando alcool e nitrato de prata bastao. Espero que resulte. Meu 1 filho nao teve este problema, logo fico um pouco anciosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sendo um granuloma, é muito provável que melhore.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Ola resulta sim,pus sal na minha filha e hoje a noite o granuloma caiu,apenas 2 dias bj

      Eliminar
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  24. Bom dia Dr. Hoje envio lhe esta mensagem como uma forma de agradecimento,você ajudou me bastante,vivo na Inglaterra e os médicos ca so dizem que se deve apenas passar agua no cordao umbilical,a minha filha tinha granuloma,e Deus pos você no meu caminho,fiz como aconselhou,sal grosso,passaram se 2 dias e o granuloma caiu,você sim pode ser chamado de pediatra e afirmo que o senhor faz isso por amor aos nossos bebes! Agradeco que tenha sucesso na sua jornada como pediatra e desculpe o meu testamento.
    Mais sempre fui ensinada que quando alguém faz algo de bom seja indiretamente ou não,agradece-se ����

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Muito obrigado pelo seu comentário, fico contente por ter sido útil.
      Cumprimentos

      Eliminar
  25. Boa tarde... Gostaria de ajuda, meu filho tem dois meses e o umbigo dele não sarou, levei ele na pediatra e ela passou uma pomada pra eu passar toda vez após o banho, so q a uma semana atrás apareceu uma bolinha no umbigo dele de cor normal so q machucou e a bolinha ficou preta de sangue, ai levei ele na médica q disse q é um granuloma e me receitou o nitrato de prata, so q estou com medo de usar, e gostaria q vc me ajuda se... Se devo usar o sal grosso ou o nitrato de prata, e se o umbigo dele vai sarar? Agradeço se me responder...

    ResponderEliminar
  26. Boa tarde... Gostaria de ajuda, meu filho tem dois meses e o umbigo dele não sarou, levei ele na pediatra e ela passou uma pomada pra eu passar toda vez após o banho, so q a uma semana atrás apareceu uma bolinha no umbigo dele de cor normal so q machucou e a bolinha ficou preta de sangue, ai levei ele na médica q disse q é um granuloma e me receitou o nitrato de prata, so q estou com medo de usar, e gostaria q vc me ajuda se... Se devo usar o sal grosso ou o nitrato de prata, e se o umbigo dele vai sarar? Agradeço se me responder...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode colocar um ou outro, é como preferir. Se for um granuloma vai ficar bem, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Obrigada... Deu muito certo o sal grosso...

      Eliminar
    3. Obrigada... Deu muito certo o sal grosso...

      Eliminar
  27. Meu filho vai fazer 2anos em dezembro,a medica disse q c o tempo iria sumir a bolinha q ficou do granuloma,mas hoj sangrou um pouquinho,adianta alguma pomada ou só c cirurgia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se já tem 2 anos não vai desaparecer por si (só mesmo com cirurgia).
      Cumprimentos

      Eliminar
  28. Minha bebê te 21 dias e o umbigo não caiu a parte de cima ta bem sequinho mais a raiz do umbigo Não seca o que devo fazer e fica saindo uma secreção escura o que pode ser isso

    ResponderEliminar
  29. Minha bebê te 21 dias e o umbigo não caiu a parte de cima ta bem sequinho mais a raiz do umbigo Não seca o que devo fazer e fica saindo uma secreção escura o que pode ser isso

    ResponderEliminar
  30. A minha bebê está com 21 dias e o umbigo ainda não caiu a parte de cima está seca mais a raiz do umbigo E bem úmido e não seca e fica saindo uma secreção escura fui no pediatra ele disse que ia demora pra cai mais não seca o que devo fazer so tenho limpado com alcoo 70

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Deve continuar a limpar com álcool a 70, mas se não caiu com 21 dias deve falar com o seu médico, para tentar perceber se existe alguma causa para isso.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Caiu com 23 dias mas ficou um pedacinho mas não tem secreção E é meio amarelo e o umbigo ainda está aberto noites que tem fechado e esse pedacinho ta entrando e normal

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      Sim, pode ser normal, mas como caiu já depois dele ter 3 semanas é melhor falar com o seu médico para ele ver se vale a pena fazer algum tipo de vigilância.
      Cumprimentos

      Eliminar
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  32. Boa tarde!!
    Posso passar o nitrato de prata 90%?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O ideal é aplicar o nitrato de prata com um stick.
      Cumprimentos

      Eliminar
  33. gostaria de tirar uma duvida, meu bebe tem 7 dias e o coto umbilical esta vermelho e com um pouco de secreçao a pediatra receitou Dermazine " sulfadiazina de prata 1PORCENTO. Estou preocupada pois na bula diz que recém nascidos não devem usar. Vc pode me dizer se posso usar? Agradeço atenção....

    ResponderEliminar
  34. gostaria de tirar uma duvida, meu bebe tem 7 dias e o coto umbilical esta vermelho e com um pouco de secreçao a pediatra receitou Dermazine " sulfadiazina de prata 1PORCENTO. Estou preocupada pois na bula diz que recém nascidos não devem usar. Vc pode me dizer se posso usar? Agradeço atenção....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode usar em pequena quantidade.
      Cumprimentos

      Eliminar
  35. Minha bebê estava com granuloma pus o sal grosso e vir que escureceu e diminuiu e normal ele vai cair

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, agora vai cair.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Obg que Deus te der muita sabedoria que continue assim parabéns

      Eliminar
  36. Tive gemeas e o umbigo delas caiu com 5 dias, e nao apresentou nenhum pproblema e sarou muito rapido usava o alcool 70....mais agora com 5 meses a minha g1 apresentou tipo um carocinho no umbigo parecido com o da foto mais a cor e diferente e um roxo e nao sai nenhum tipo de liquido e nao doi seta q e granuloma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O granuloma surge logo quando cai o cordão, pelo que se só surgiu agora deveria ser vista para tentar perceber o que é (o granuloma é muito improvável, ou então já lá estava).
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. levei a uma medica e ela disse que poderia ser uma hernia e q eu nap me preoculpasse q sumiria sozinho mais nao confiei muito nela e vou procurar um pediatra de confianca

      Eliminar
  37. O do meu bebê também apareceu um roxo e sai líquido, será que é granuloma?

    ResponderEliminar
  38. O do meu bebê também apareceu um roxo e sai líquido, será que é granuloma?

    ResponderEliminar
  39. Meu bebê está com um carocinho no umbigo e saindo um líquido,o médico receitou o nitrato de prata e não achei,passou ácido fusidico e ainda não vi resultado,parece que a pomada deixa mais molhado o local.Também não sei se é granuloma ele disse que é uma inflamaçãozinha e vai passar com 7 dias

    ResponderEliminar
  40. Meu bebê está com um carocinho no umbigo e saindo um líquido,o médico receitou o nitrato de prata e não achei,passou ácido fusidico e ainda não vi resultado,parece que a pomada deixa mais molhado o local.Também não sei se é granuloma ele disse que é uma inflamaçãozinha e vai passar com 7 dias

    ResponderEliminar
  41. Olá, meu bebê está com um mês e 15 dias e está com um granuloma umbilical. O cirurgião pediatra receitou dermazine (sulfadiazina de prata 1%) por trinta dias. Porém faz 1 semana que estou aplicando e não vi mudança. Quanto tempo ele começa a fazer efeito? O granuloma caiu ou seca?Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Geralmente a resposta é imediata, em poucos dias e costuma secar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  42. Bom dia... Fugindo do assunto, gostaria de saber se é normal o bb ficar com as mãos e a cabeça quente? Sendo q ele não esta com febre... Agradeço se me responder...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se não tem febre é perfeitamente normal, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  43. Boa noite doutor. Reparei que por dentro do umbigo do meu bebé de 1mes e 2 semanas aoareceu uma bolinha tipo a da imagem mas um pouco mais escura. Sera o geanuloma? Quando vou mudar a fralda noto um pouquinho de pus ja seco. Estou a limpar com álcool mas não sei se é suficiente. Tenho consulta com o pediatra dia 8. Acha q da para esperar ate a consulta lavando sempre com o álcool, ou convem ir antes? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Acho que pode aguardar, não me parece que haja problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  44. Olá Dr.
    Aplicamos ontem na pediatra o nitrato de prata no umbigo do meu filho e ficou bem acidentado em volta do umbigo.É normal? Vai sair essa cor?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode acontecer e geralmente a pele vota ao normal ao fim de alguns dias.
      Cumprimentos

      Eliminar
  45. olha eu gostaria de saber se é verdade que o umbigo fecha totalmente aos quatro anos da criança

    ResponderEliminar
  46. olha eu gostaria de saber se é verdade que o umbigo fecha totalmente aos quatro anos da criança

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não, o umbigo fecha logo com a cicatrização do coto umbilical.
      Cumprimentos

      Eliminar
  47. Eu usei o sal grosso no granuloma do meu bebe, escureceu mais ainda não caiu, já fazem oito dias, é normal? Quanto tempo leva pra cair? Desde já agradecido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, primeiro escurece e depois é que cai, o que ode levar alguns dias.
      Cumprimentos

      Eliminar
  48. REALMENTE DEPOIS DE ALGUNS DIAS CAIU.
    OBRIGADA PELA ATENÇÃO!

    ResponderEliminar
  49. Ola meu nome e priscila meu filho tem 1 ano e vai ter que passar por essa cirurgia. Em media quantos sai essa cirurgia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Peço desculpa, mas não percebi a pergunta.
      Cumprimentos

      Eliminar
  50. meu filho esta com granulona no umbigo ,levei ele no pediatria e medico receito nitrato de prata a 2 % ,fui em varias farmacias e nao tem apenas o nitrato de prata de 90% o farmaceutico disse que o de 90% serve que ele ate uzou no filho dele , posso uzar esse no umbigo do meu filho ele vai fazer 2 meses

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Experimente primeiro colocar umas pedras de sal grosso no umbigo com um penso por cima e ficar lá durante a noite. No dia seguinte lava e retira o sal e vai ver que em princípio a situação resolve-se assim.
      Cumprimentos

      Eliminar