Translate

domingo, 2 de Junho de 2013

O que é um granuloma umbilical?

O granuloma umbilical é uma lesão saliente, rosada/avermelhada e com aspecto "molhado" que geralmente se torna evidente após a queda do coto umbilical.
É relativamente frequente e surge devido a um "excesso" de tecido de cicatrização que se forma com a separação do cordão, sendo mais frequente nos casos em que houve infecção prévia. Na maior parte das vezes é detectado em consulta de rotina ou quando os pais referem que o filho continua a deitar líquido (claro ou sanguinolento) pelo umbigo.
Quando detectado, deve sempre ser observado por um médico, para distinguir de outras situações que se possam apresentar de forma semelhante. Apesar de ser uma fonte de anisedade para os pais, trata-se de uma situação que não comporta riscos e que não causa nenhum tipo de desconforto para o bebé.
Na maioria dos casos desparace sem nenhum tipo de tratamento, mas há algumas opções terapêuticas que podem ser consideradas:
  • álcool a 70º - a aplicação de álcool nestes casos não tem como objectivo a desinfecção, mas sim ajudar a "secar" o granuloma
  • aplicação de nitrato de prata - deve ser feita por um profissional de saúde para não lesar a pele íntegra que rodeia o umbigo
  • aplicação de pomada à base de "cortisona" - deve também ser prescrita por um médico e aplicada segundo as suas indicações
  • "estrangulamento" (esta tradução não é brilhante, mas não encontrei termo melhor)  - esta opção deve também ser feita por um profissional de saúde e consiste na aplicação de um fio de sutura por baixo da base do granuloma, apertando-se posteriormente até o "estrangular"; não dói, mas causa sempre alguma ansiedade aos pais
Quando a lesão não responde ao tratamento, devem ser consideradas outras hipóteses de diagnóstico, pelo que se torna importante a re-avaliação médica.

22 comentários:

  1. Pode ser aplicado o nitrato de prata a 90%?

    ResponderEliminar
  2. Meu bebe esta com 6 meses e ainda não curou o granuloma, fiz ultrassonografa e não é problema com bexiga, estou usando alcool, nitrato de prata, dermacerium e nada. Eles querem que eu cauterize mas não estou com coragem e sim com muito medo! Me ajuda!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Com 6 meses jão não vai passar com nitrato de prata e muito menos com o álcool. A solução passa mesmo por cauterizar ou retirar cirurgicamente, porque acho que já não vai lá de outra maneira.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Se estiver usando o nitrato de prata em liquido, não adianta, o certo é o nitrato em bastão esse reage em questão de segundos

      Eliminar
  3. Meu bebe esta com 1 mes e meio, estamos usando o nitrato de prata, espero não precisar do tal "estrangulamento".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Joyce, resolveu do seu bebê?
      Meu bebê foi encaminhado para cirurgia e amanhã tem consulta com anestesista...

      Eliminar
  4. Vanessa Martins 23 de janeiro de 2014.
    Minha bebê está com 1 mês e 25 dias e não consigo nitrato de prata, alguém sabe onde posso encontrar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O nitrato de prata é de aplicação pr médico ou enfermeiro, portanto deve perguntar ao médico da sua filha.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Na cidade de Feira de Santana na Bahia em uma farmacia

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Minha bebe tem, ela esta com 8 meses eu usei o nitrato de prata e secou mais ficou uma bolinha dentro do umbigo a medica disse que iria sumir com o tempo estou desconfiada que não vai .pode doer? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não consigo dar-lhe uma resposta muito certa sem ver exactamente do que se trata essa "bolinha".
      De qualquer forma, seguramente não dói, pode estar descansada.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  7. Parabéns pela iniciativa! Post muito esclarecedor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado!
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  8. umbigo do bebe sangrar é normal?meu bebe tem 17 dias e quando fui trocar a fralda dele vi que tinha um pouquinho de sangue escuro ,,fiquei assustada. isso é normal ? o que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      É muito frequente e geralmente tem a ver com o descolar de pequenas "crostas" que ficam muito agarradas à pele quando cai o cordão. Se é só assim um bocadinho, não se preocupe.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  9. Ola, minha bebê esta com 28 dias e o coto umbilical dela caiu com 15 dias. Desde então esta com uma pontinha dentro que sangra e sai pra fora toda vez que ela chora. Durante a noite quando ela dorme observei que o ferimento esta tentando entrar pra dentro junto com o umbigo, mas toda vez que ela chora estufa tudo pra fora e sangra!
    No posto de saúde não tem pediatra e pra ajudar o clinico geral entrou de ferias, além disso a enfermagem q esta atendendo no posto não encaminham para um pediatra em outro lugar a menos que considerem o caso grave ou urgente e me recomendaram fazer um curativo com gaze, porem o curativo esta ferindo a pele da minha bebê. Levei ela hoje em um hospital e passei ela com uma pediatra na emergência mesmo, e a medica confirmou o diagnostico de hernia dado pela enfermeira do posto de saúde, porem disse não posso fazer nem um curativo no umbigo, somente passar álcool 70 e espirrar um spray de andiroba e torcer pra que sare ou sera necessário cirurgia.
    Estou desesperada, eu acredito que seja granuloma e não hernia, alguém esta passando por algo parecido? não sei oque fazer,me ajudem por favor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pela sua descrição parece-me um granuloma e, se for caso disso, basta colocar um pouco de sal grosso no umbigo durante a noite (tapa com um adesivo) e vai ver que melhora muito. De qualquer forma, convém ter uma confirmação médica de que é mesmo um granuloma antes de experimentar.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Muito grata Dr, seria bom se tivesse como eu mostrar a foto, mas é muito semelhante a esta que vc usou de capa neste artigo. (agora que notei o erro na grafia, no meu post anterior, desculpe (a pediatra do hospital receitou spray Andolba e não de andiroba, o mesmo medicamento receitado pelo obstetra apos o parto para os pontos da episio)
      Granuloma é indolor? causa algum tipo de desconforto para o bebê? Com tratamento adequado é natural que leve até quanto tempo para desaparecer?

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      O granuloma é indolor, não se preocupe.
      O tempo que demora a desaparecer é muito variável, mas se puser o sal em principio resolve em 1-2 dias.
      Quanto ao spray, não o conheço, portanto não consigo ajudar.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar