Translate

Etiquetas

domingo, 2 de junho de 2013

O que são as manchas mongólicas?

A mancha mongólica é a lesão pigmentada da pele mais frequente nos recém-nascidos, principalmente nos asiáticos e nos bebés de raça negra.
Tem uma tonalidade azulada (geralmente com aspecto de "nódoa negra" ou equimose) e o seu tamanho é muito variável, podendo inclusivamente atingir grandes proporções. A localização mais típica é no fundo das costas e nas nádegas, embora possa também surgir em outros locais e não dói nem faz comichão.
Trata-se de uma situação benigna, sem nenhum tipo de risco futuro e geralmente desaparece nos primeiros anos de vida. No entanto, há alguns casos em que persiste até à idade adulta. Não requer nenhum tipo de exame para se comprovar o seu diagnóstico, que na esmagadora maioria das vezes se faz apenas pela observação da pele. No entanto, em casos com aspecto e/ou localização atípica, pode ser útil a avaliação por um Dermatologista.

29 comentários:

  1. Se meu filho tem é porque vai ser moreno?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não obrigatoriamente, não existe essa relação.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Es normal que mi bebe aparte de las manchas en la espalda como la fotofrafia tenga en las piernas

    ResponderEliminar
  3. Bom dia!
    Eu sou filha de Chileno com Brasileira e tive essas manchas quando nasci(inclusive confundidas pelo pediatra como hematomas por espancamento!), e agora estou grávida e meu marido é descendente de Alemão e Português, é possível que o bebê venha com as manchas também? Elas podem ser maiores que as que eu tive? Tive algumas poucas e hoje sobrou apenas uma que quase não dá pra ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, pode acontecer ter também e o tamanho é muito variável.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Meu filho é asiático e essa mancha apareceu com quase três meses nas costas, mas até alguns dias atrás ele não possuía. É normal aparecer após alguns meses?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não, estas manchas são congénitas e estão presentes desde o nascimento.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Olá ! O umbigo do meu bebe demorou 17 dias pra cair. Na consulta de rotina o pediatra disse que o umbigo dele caiu antes de fechar e que ficou um pedaço do coto umbilical. Mas já faz 15 dias do processo de cauterização (com bastão de nitrato) e o umbigo dele ainda não fechou. Sai um pouco de secreção amarela e tem uma pontinha branca lá dentro. É normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pode ser normal, mas só mesmo observando é que se consegue ter a certeza.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Eu sou branca e o pai do meu filho tbm! Porém meu pai é negro e meu bebê nasceu com a mancha mongolica, ele pode ficar moreno por conta do avô? Obrigada

    ResponderEliminar
  7. Oi Dr, minha bebe ja esta com mais de 6 meses e a 2 ela está com umbigo inflamado, sai pus de amarelado de dentro e nao quer sarar, ja levei em dois médicos e mim receitaram o asulfadiazina de patra e antibiótico, deu uma melhorada só que nao sarou ainda nao. Eu vejo que o canal do umbigo dela ainda tem um furinho, um buraquinho que creio que e por lá sai todo pus. Mim ajude por favor, ja nao sei mais oque eu faço , estou desesperada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se parece que tem um buraquinho deveria fazer uma ecografia, para ver onde termina.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Ola !

    É os bebes que nao tem este tipo de mancha ? Que relaçao tem ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não existe nenhuma relação.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Boa tarde,

    Meu bebê tem 4 meses, nasceu com manchas mongólicas bem visíveis na bunda e nos tornozelos. Há alguns dias atrás percebemos umas 8 ou 9 manchas azuladas redondas e menores na região das costas e na lateral do abdômen (parecidas com essas menores da foto acima). Fizemos exame de sangue e ele está 480.000 plaquetas, o que descartaria a Púrpura trombocitopênica idiopática. Minha dúvida é se as manchas mongólicas podem se tornar mais visíveis depois de alguns meses do nascimento (nesse caso quatro meses)? Ou o que podem ser essas manchas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      As manchas mongólicas surgem ao nascimento, pelo que se essas só apareceram aos 4 meses deverão ter outra causa. De qualquer forma, só mesmo observando é que é possível perceber a que se devem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Boa noite Dr!
    Eu e o meu marido não temos ninguém na família de origem asiática nem africana. A nossa filha tem 15 meses e nasceu com a mancha mongólica no fundo das costas. Sendo assim o porquê de nascer com esta mancha?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Ninguém sabe muito bem porque surgem estas manchas, mas podem surgir em qualquer família, mesmo sem influência africana ou asiática.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Boa noite o meu bebe nasceu com essa manchinha por cima do rabinho .. mas tanto o pai como eu somos portugueses e nao temos outras etnias na familia .. eh normal a mancha ? Sempre pensei qe fosse marca de nascimento ..

    ResponderEliminar
  12. Usei o sal grosso no umbigo do bebê por 48 horas e secou o granuloma o umbigo está lindo realmente funciona

    ResponderEliminar
  13. Usei o sal grosso no umbigo do bebê por 48 horas e secou o granuloma o umbigo está lindo realmente funciona

    ResponderEliminar
  14. A minhha filha nasceu com essas anchas no coccix, no ombro e por baixo do olho. As que estão escondidas não me preocupa. Mas se isto pode ir até a adolescência fico preocupada com a do olho pois pode sofrer com isso. O normal é esaparecer em que idade? Existe algum creme oublaser que ajude a eliminar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Geralmente desaparecem a partir do ano de idade, mas pode ser mais tarde.
      Quanto a tratamentos, desconheço se com laser é possível, só mesmo um dermatologista é que saberá aconselhar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Oi eu tenho um pontinho azul nas costas e não sei do que é, apareceu ano passado, como se alguém tivesse pegado uma canetinha colorida azul e tivesse feito um pontinho em mim, do que é isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode ser um sinal azul, mas só mesmo observando é que se consegue ter certeza.
      Cumprimentos

      Eliminar