Translate

Etiquetas

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

É preciso ferver a água que se dá aos bebés?

Depende...
Se a água for engarrafada, a resposta é simples: não! 
No entanto, se for de poço ou furo, passa-se exactamente o oposto, porque deve ser fervida.
Já em relação à água da torneira, é um bocadinho mais discutível. Neste momento, a água em Portugal tem parâmetros de qualidade bem estabelecidos, pelo que não acho que seja necessário fervê-la. De qualquer forma, acho que nos primeiros1-2 meses não haverá nenhum inconveniente em fazê-lo. A partir daí, não me parece que se justifique...
Antes de terminar, queria apenas esclarecer que estas recomendações são para a água que se dá directamente aos bebés, mas também para a água com que se faz o leite. Acredito que para a maior parte dos pais, a vida vai ficar um pouco mais simplificada...

22 comentários:

  1. Boa tarde, tenho uma bebé de 3 meses, e sempre fervi a água da torneia no jarro elétrico. Será que estou a fazer bem? Ou é preferível ferver por 5m no fogão? Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Boa tarde,

      Se for água da companhia ou engarrafada não precisa de ferver.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. A minha bebe vai fazer 3 meses e só esta engordar 20g por dia. Ela só agora começou a mamar 120 e não mama sempre essa quantidade. Posso lhe dar umas vitaminas

      Eliminar
    3. Bom dia,

      20g por dia é normal, não precisa de fazer nada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Qual a vasilha adequada para ferver a água da mamadeira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode usar uma qualquer, sem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Boa tarde, tenho um bebe de 1mes e meio, alimentado com leite em pó. preparo o leite com água engarrafada, no entanto disseram-me que a água vimeiro original (água mineral) é bastante boa para bebes uma vez que é rica em bicarbonatos que ajudam no processo digestivo, evitando assim a presença de excesso de gases. Gostaria de saber se é verdade e se posso preparar o leite com esta água, ou se devo optar por uma água menos rica em minerais.
    Obrigada.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, é uma boa água, mas pode utilizar a água que preferir, porque na verdade não vai notar grande diferença.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. A água luso é boa para dar a minha filha de 4 meses sem ser fervida?

    ResponderEliminar
  7. Respostas
    1. Bom dia,

      Deve-lhe ir oferecendo água entre mamadas e deixá-lo beber o que quiser.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Bom dia,minha filha nasceu com microcefalia e tem muitas dificuldades no ganho de peso o que posso fazer preciso de ajuda.

    ResponderEliminar
  9. Bom dia,minha filha nasceu com microcefalia e tem muitas dificuldades no ganho de peso o que posso fazer preciso de ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Infelizmente essa é uma das situações em que não consigo ajudar a distância, porque é preciso observar a bebe para tentar perceber o que se passa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Olá.
    Eu fervo a agua do pingo doce,faz mal?
    Ou é melhor a agua vimeiro e sem ferver?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  11. Olá.
    Eu fervo a agua do pingo doce,faz mal?
    Ou é melhor a agua vimeiro e sem ferver?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não precisa de ferver nenhuma das águas, pode dar a que preferir.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Boa tarde Dr.
    Tenho um bebé de 16 meses, sempre lhe dei água fervida. Com esta idade já pode beber água da torneira ou é aconselhável continuar a ferver?
    Obrigada
    Cumprimentos
    Sofia

    ResponderEliminar