Translate

Etiquetas

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O meu filho dorme com os olhos um bocadinho entreabertos - serão lombrigas?

Claro que não!
Este é mais um dos mitos que se vai perpetuando na nossa cultura.
A parte dos nossos olhos responsável pela visão é a chamada pupila, também conhecida por "menina do olho", pelo que se esta estiver coberta nós não conseguimos ver. Isso faz com que seja muito frequente haver pessoas que parece que dormem com os olhos entreabertos, mas na verdade a parte dos olhos importante de tapar está efectivamente coberta.
Isto é particularmente frequente nas crianças, que entram mais depressa no chamado "sono profundo" e acabam por ter um relaxamento muscular maior, o que faz com que não fechem completamente as pálpebras.
Como é lógico, esta situação isolada não representa nenhum tipo de problema e muito menos significa que as crianças têm "bichas" ou "lombrigas".
Podem descansar os avós...

84 comentários:

  1. Bom dia...vou enviar à minha filha ,teve uma Maria há 4 dias...A minha manicure pennsava que a azia das grávidas era causada pelos cabelos do feto a crescerem...ahahahahahahah....sem comentários...Bom trabalho

    ResponderEliminar
  2. Dr.Hugo a minha bebe tem quatro meses e meio à cerca de duas semanas começou a palrar de noitr enquanto dorme, tem uma voz forte que ninguém dorme cá em casa. Não usa chucha a única forma que tenho de a fazer parar e dando mamanhia. É normal palrar enquanto dorme?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, por vezes acontece e não há muito a fazer, se ela tem assim a voz "forte".
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Sim parar é coisa de patati patata, pacoca nela e sem piti

      Eliminar
  3. ola...minha filha tem dois anos e tres meses ñ dorme muito bem a noite,,eminha mãe acha que tenho que dar remédio para lombriga isso,isso é verdade,ja ñ sei oque fazer..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Desde 2006 a organização mundial de saúde recomenda que só se deve dar esse tipo de medicação quando há uma suspeita de infecção por parasitas. De qualquer forma, dormir mal não é um sintoma que se enquadre nessa suspeita, pelo que se for apenas por essa queixa, não me parece que se justifique.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Oi minha filha tem 10 meses e10 kilos eu peguei piolho e sem lembrar que ela mamava tomei 1comprimido para matar os piolhos faz mal se eu amamentar ela o quê pode acontecer?

      Eliminar
    3. Boa noite,

      Tem que ver no site www.e-lactancia.org se a medicação que fez é compatível com a amamentação.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. a minha filha dormia rangindo os dentes e minha sogra dizia que era verme rs
    quando fiz exame de ritina nela, nao deu nada kkk
    minha sogra ficou pra morrer kkkk falou que tava errado o exame

    ResponderEliminar
  5. a minha filha dormia rangindo os dentes e minha sogra dizia que era verme rs
    quando fiz exame de ritina nela, nao deu nada kkk
    minha sogra ficou pra morrer kkkk falou que tava errado o exame

    ResponderEliminar
  6. Gente minha filha tem 2 anos desmamei ela faz umas semanas,de uns dias pra CA ela ta rangindo os dentes e virando o olhinho quando está dormindo,e levando uns sustinho tipo quando está sonhando o que será q é isso eu estou assustada,por favor se alguém já viu esse tipo de coisa me responde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, é provável que seja ela a sonhar e estar com bruxismo (nome que se dá ao ranger dos dentes), como "reacção" ao desmame, o que vai passar com o temp.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Minha filha tem 7 anos e no i icio do mes teve uma crise alergica Orticarias gigantes e tomou antealergico 3 semanas na segunda semana ela co nvuncionou sem febre e na terceira semana convucionou mais 2 vezes sem febre. Ela pode estar entrando em um quadro epiletico?

    ResponderEliminar
  8. Minha filha tem 7 anos e no i icio do mes teve uma crise alergica Orticarias gigantes e tomou antealergico 3 semanas na segunda semana ela co nvuncionou sem febre e na terceira semana convucionou mais 2 vezes sem febre. Ela pode estar entrando em um quadro epiletico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se fez convulsões sem febre tem alguma probabilidade de ser uma epilepsia. Acho que faz sentido ser observado e investigado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Dr o meu filho ontem fez electrocardiograma e disseram que tem duplo desvio no coração, o que é e é grave? Ele tem so 6 aninhos agira vai ter que fazer ecocardiograma e prova de esforço fez o exame porque joga futebol estou apavorada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Tendo apenas essa descrição não consigo adiantar-lhe muito informação, pois precisava de perceber o que é isso de duplo desvio (só mesmo vendo o exame). De qualquer forma, penso que completar o estudo com o ecocardiograma é prova de esforco faz todo o sentido.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Boa noite dr... Na minha gravides fiz o ecocardiograma r deu uma alteração no coração da minha bebe o chamado golf boll.. Hj ela esta cin quatro meses e esta bem.... O medico pediu p ver meu exame isso me deixou muito preocupado devi repetir o exame nela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A maior parte das vezes essa alteração não tem nenhum significado e, se a sua filha está bem, provavelmente é mesmo isso que acontece.
      De qualquer forma, acho que faz sentido observá-la e ao exame, pelo que me parece sensato o médico tê-lo pedido. Em princípio não há necessidade de repetir o exame, mas se houver alguma dúvida pode fazê-lo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Meu filho completa três meses amanhã. Ontem estava no shopping e ele ficou com os olhos abertos, vidrados e sem se mexer. Mexi na boca dele e continuou com os olhos arregalados. Só reagiu depois que eu o tirei do bebê conforto e sacudi. Depois ele voltou ao normal mas quase morri de susto, até algumas pessoas em volta também se preocuparam ao ver que ele não respondia.Oque pode ser? Pode ter dormido de olho aberto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não se pode dormir de olhos abertos, pelo que me parece que com essas queixas ele deveria ser observado, para ver se está tudo bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. MINHA FILHA NÃO DORME BEM A NOITE POIS ELA SE MEXE MUITO E AS VEZES GEME TAMBÉM VIRA DE UM LADO PARA OUTRO E NÃO SUSEGA E ACORDA CHORANDO O QUE POSSO FAZER PARA ELA TER UM SONO TRANQUILO ELA TEM 10 MESES

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se ela se mexer e gemer mas continuar a dormir não tem que se preocupar.
      Quanto ao acordar, deve tentar ter uma rotina tranquila ao adormecer, para ver se tem um sono mais tranquilo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Doutor,minha filha há com 7 meses começou a comer papinhas de frutas no mês passado e papinhas salgadas com músculo batido no liquidificador esse mês e está sofrendo com prisão de ventre...parei de dar banana e só estou dando pela manhã além de leite materno mamão e papinha Nestlé de ameixa porém não está adiantando,o q o doutor me indica? Ela faz muita força pra evacuar e senti dor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não lhe dê banana e reduza a batata e cenoura.
      Se mesmo assim não melhorar acho que pode falar com o seu médico para ver a hipótese de fazer duranet 1-2 meses um medicamento que se chama macrogol (pediátrico).
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Bom dia
    Ando um pouco preocupada com minha bebé, tem 3 semanas e até aqui teve um sono tranquilo, nos últimos dias tem tido um sono mais agitado e revira muito os olhos com eles abertos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ela revira os olhos quando está acordada é capaz de ser melhor falar com o seu médico para ser vista.
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Acordada não o faz, dirige o olhar, segue o rosto e objectos, procura sons e vozes, e é até bastante atenta ao seu redor, fa-lo apenas quando adormece, naquela fase inicial em k ainda se mexe muito, depois vai acalmando e adormece profundamente... ainda assim será preocupante? Dizem-me que é normal (é a lua)?
    Obrigada desde já pela ajuda
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  16. Acordada não o faz, dirige o olhar, segue o rosto e objectos, procura sons e vozes, e é até bastante atenta ao seu redor, fa-lo apenas quando adormece, naquela fase inicial em k ainda se mexe muito, depois vai acalmando e adormece profundamente... ainda assim será preocupante? Dizem-me que é normal (é a lua)?
    Obrigada desde já pela ajuda
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se é só ao adormecer em princípio é normal, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  17. De:minha filha tem 1 mês, estou preocupada porque ela está dormindo com os olhos aberto e ficar revirando ele direto. A noite eu fico só levantando pra vê se ela está dormindo, quando vejo está com os olhos abertinho um pouco. E normal isso??

    ResponderEliminar
  18. De:minha filha tem 1 mês, estou preocupada porque ela está dormindo com os olhos aberto e ficar revirando ele direto. A noite eu fico só levantando pra vê se ela está dormindo, quando vejo está com os olhos abertinho um pouco. E normal isso??

    ResponderEliminar
  19. De:minha filha tem 1 mês, estou preocupada porque ela está dormindo com os olhos aberto e ficar revirando ele direto. A noite eu fico só levantando pra vê se ela está dormindo, quando vejo está com os olhos abertinho um pouco. E normal isso??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se é só ao adormecer é normal, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  20. Boa noite!Dr:o meu bebe está com 4 meses e vomita bastante!mas não é sempre.Tem dias que ta tranquilo, mas tem outros que ele vomita logo que mama. É vomitando quer o peito de novo.será que é refluxo?

    ResponderEliminar
  21. Boa noite!Dr:o meu bebe está com 4 meses e vomita bastante!mas não é sempre.Tem dias que ta tranquilo, mas tem outros que ele vomita logo que mama. É vomitando quer o peito de novo.será que é refluxo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, ode ser. Se for só de vez em quando é o peso estiver bem, não me parece eu haja muito motivo de preocupação.
      Cumprimentos

      Eliminar
  22. Eu Dormo com olho meio aberto tem algum problema comigo porq já sou grande já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não tem problema nenhum, pode ficar tranquilo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  23. Eu não sou mais criança e durmo de olhos entreabertos.

    ResponderEliminar
  24. Minha BB vai fazer dois meses no dia 21/04 ela mexe muito o olhinhos pra lá e pra cá não focalizar o olho não olha nos meus olhos já balancei diferentes objetos na frente dela e nada quando chamo ela ela virá pó lado acho que ela não enchega estou muito preocupada

    ResponderEliminar
  25. Minha BB vai fazer dois meses no dia 21/04 ela mexe muito o olhinhos pra lá e pra cá não focalizar o olho não olha nos meus olhos já balancei diferentes objetos na frente dela e nada quando chamo ela ela virá pó lado acho que ela não enchega estou muito preocupada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se acha que ela não vê deve marcar uma consulta médica para se poder avaliar a visão e perceber se está tudo bem, porque com essa idade já é suposto que fixe e vá seguindo os objectos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  26. Dr meu filho tem 2 meses tem vezes que ele está mamando ou até no carrinho ele parece que dorme o olho aberto fica virando da risada e depois ele da uma piscada suspira e volta a fazer o que estava fazendo, é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, pela sua descrição parece-me normal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  27. Ola queria tira uma dúvida depois que eu tomei medicamentos para fazer com tomografia meu filho tava com 27 dias e no mesmo dia meu leite diminiu e ficou aguado agora com 1 mes e 17 dias tem bastante leite e aguado ele mama o peito todo e continua transparente ele chora muitooo comprei remédio pra cólica mais ele continua chorando meu leite ta fraco oq eu faço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tar,

      O mais implante e pesa-la , para ver se está a engordar o que deve. Se estiver quer diz que o seu leite é bom, mesmo tendo esse aspecto mais diluído.
      Cumprimentos

      Eliminar
  28. Ola dt. Tenho um filho com 3 aninhos e tenho reparado que ele quando dorme tem de vez enquando espasmos e revira os olhos e fica de olhos entreabertos e depois de dormir prefundamente não faz nada e normal ou devo preocupar me ?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  29. Ola dt. Tenho um filho com 3 aninhos e tenho reparado que ele quando dorme tem de vez enquando espasmos e revira os olhos e fica de olhos entreabertos e depois de dormir prefundamente não faz nada e normal ou devo preocupar me ?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se isso acontece apenas nas primeiras horas de sono pode ser normal, mas o ideal era filmar e mostrar ao seu médico para ele ver.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. boa tarde. Meu filho tem um mes e 15 dias. Ele fica com o olhar perdido, tipo olhando protempo. As veses chega a revirar os olhinhos, fica com a bica aberta as veses meche um dos pezinhos. Isso é normal. Ou devo me preocupar.
      Percebi q isso acontece apos a mamada, ou qnd ele esta Relaxado e com soninho. As pessoas q eu comento disse q os bebes ficam assim mesmo. Mas fico precupada. A cinsulta esta marcada. Mas gostaria de me antecipar.

      Eliminar
  30. Ah. As veses ele fica olhando pro tempo sorrindo depois fica com a boquinha aberta, as veses revira os olhos. Nem sempre desperta qnd eu o chamo ou mecho nele. So as vezes. Parece estar ipnotizado.. fico preocupada com isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se isso acontece quando está a adormecer em princípio é normal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  31. Olá, meu bebê tem 1 mês e 7 dias, e muitas vezes ele dorme porém não fecha os olhos, dorme com eles aberto, eu não sei se está dormindo ou acordado, as vezes ficam entre abertos, e nem sempre ele fixa os olhos em mim. Pode ter algum problema na visão? Ele anda vomitando bastante, a fralda so posso trocar antes de dar mamadeira, pq se não ele vomita muito, e muitas vezes depois de quase 2 horas de ter tomado mamadeira, ele ainda vomita, estou preocupada que ele tenha refluxo, eu tive e tenho, porém quando bebê era muito forte. Aguardo, desde já obrigada!

    ResponderEliminar
  32. Olá, meu bebê tem 1 mês e 7 dias, e muitas vezes ele dorme porém não fecha os olhos, dorme com eles aberto, eu não sei se está dormindo ou acordado, as vezes ficam entre abertos, e nem sempre ele fixa os olhos em mim. Pode ter algum problema na visão? Ele anda vomitando bastante, a fralda so posso trocar antes de dar mamadeira, pq se não ele vomita muito, e muitas vezes depois de quase 2 horas de ter tomado mamadeira, ele ainda vomita, estou preocupada que ele tenha refluxo, eu tive e tenho, porém quando bebê era muito forte. Aguardo, desde já obrigada!

    ResponderEliminar
  33. Como saber a diferença entre vômito normal e quando a críanca tem refluxo? Refluxo é ereditario?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Em relação ao dormir, não se preocupe que não tem nenhum problema.
      Quanto aos vómitos, pode efectivamente ser refluxo, mas se o peso estiver bem não precisa de fazer nada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  34. Doutor meu neto têm1 ano e faz sangue nas fezes de a 1 mês para cá os médicos não se preocuparam em fazer exames só estão fazendo agora eu pergunto será que meu menino têm algo grave ..obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A causa mais frequente nessas situações são fissuras pequenas que se formam quando as fezes são muito duras, não sei se será o caso.
      Cumprimentos

      Eliminar
  35. Doutor meu outro netinho que também têm 1 ano têm um furinho no coração e agora faz muitas bronquiolite sempre toma antibiótico os médicos dizem que é do coração que têm que operar rápido eu pergunto será que têm mesmo a ver uma coisa com a outra .obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Infelizmente não consigo ajudar muito sem saber em concreto que alteração tem no coração. De qualquer forma, há algumas situações dessas que aumentam o risco de fazer infecções respiratórias, pode ser o caso.
      Cumprimentos

      Eliminar
  36. Bom dia Dr. Hugo ,

    Meu filho de 4 anos quase sempre tem febre de 38 a 38,5 sem nenhuma causa, não é garganta, gripe etc....
    Já foi feito vários exames pra tentar achar a causa, más até o momento nada graças a Deus, más vira e mexe aparece essa febre nele, más não perde o apetite , e continua brincando normal, é só febre mesmo, lembrando que ele sendo medicado com alivium e dipirona a febre dura 3 dias, já nem levo mais no pronto socorro porque já sabemos que dura 3
    dias. Por favor se tem alguma informação ou uma dica, gostaria de saber. Muito obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode ser normal, mas aconselhava-a a colocar num calendário esses episódios todos, para tentar perceber se surgem sempre com o mesmo intervalo de dias, uma vez que isso pode ajudar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  37. Meu sobrinho de 3 anos chora muito com os olhos abertos durante a madrugada ,mas td indica q ele continua dormindo isso acontece com freqüência, oq pode ser??

    ResponderEliminar
  38. Meu sobrinho de 3 anos chora muito com os olhos abertos durante a madrugada ,mas td indica q ele continua dormindo isso acontece com freqüência, oq pode ser??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em princípio devem ser terrores nocturnos, é bastante frequente nessa idade.
      Cumprimentos

      Eliminar
  39. Minha filha tem oito dias e revira os olhos deixa bem apertos, isso pode ser alguma coisa grave?

    ResponderEliminar
  40. Minha filha tem oito dias e revira os olhos deixa bem apertos, isso pode ser alguma coisa grave?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se for ao adormecer é normal, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  41. Boa tarde.
    Minha filha tem 2 anos e 4 meses, mas ainda não dorme a noite toda. Faz apenas uma cesta de 1h30 na minha casa, mas nos avos faz sempre de 3h. Parece que tem sempre vontade de dormir mais lá do que na minha casa. porquê?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Provavelmente porque as rotinas de adormecer são diferentes. Tente que sejam iguais nos dois lados e provavelmente vai melhorar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  43. Boa Noite, minha filha tem 1 ano e 1 mês... Quando ela tinha 10 meses começou a ter bastante diarréia por causa do leite ninho fases +1 e por conta própria decidi dar leite integral zero lactose, e tudo mais zero lactose, desde então nunca mais teve diarréias... É provável que ela tenha intolerância lactose?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, é provável. De qualquer forma, pode introduzir a lactose aos poucos, para ver como reage.
      Cumprimentos

      Eliminar
  44. Bom dia , minha filha estava doentinha mais agora ja esta melhorando , mas as vezes nao consegue dormir , parece que senti dor na barriga. Quando ela consegue dormir , ela dormi com os olhos um pouco aberta e as vezes os olhos vira e fica branco por alguns segundos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      É muito frequente isso conhecer, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  45. Boa tarde Dr Hugo meu filho tem apenas 4anos e ele ronca muito e normal em uma criança

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ressona só quando está mais constipado pode ser normal, mas se o faz sempre deve ser visto por um otorrino.
      Cumprimentos

      Eliminar