O que é a escarlatina?

Todos os anos ocorrem surtos de escarlatina, o que causa um verdadeiro "pânico" nos pais e nas escolas. O problema é que toda essa confusão é desnecessária e vou explicar porquê de seguida.
A escarlatina é uma doença muito frequente na infância e trata-se apenas de uma amigdalite que se acompanha por manchas na pele. Essas manchas são rugosas quando se passa a mão por cima, localizam-se preferencialmente no tronco, axilas e virilhas e podem dar alguma comichão. O micróbio que a causa é o mesmo das amigdalites comuns, bem como o risco de contágio, complicações e tratamento. Para além das manchas, é frequente também a língua ficar com um aspecto de morango e haver uma certa palidez em volta da boca. A febre, dor de barriga e dor de cabeça são outros dos sintomas que surgem com frequência.
Trata-se com um antibiótico e é uma doença de evicção escolar obrigatória. No entanto, a partir do momento em que as crianças estão sem febre há mais de 24 horas, podem retomar a sua vida normal, incluindo a frequência dos Infantários e Escolas.
No fundo, é uma amigdalite que tem um nome mais pomposo, mas que não passa disso mesmo: uma amigdalite...

Comentários

  1. Porque a doença é mais comum em crianças de 2 a 10 anos?

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    Tem a ver com a maior probabilidade de contactar com a bactéria responsável e com a própria capaidade de defesa do organismo. É apenas uma constatação estatística...
    Cumprimentos,

    Hugo Rodrigues

    ResponderEliminar
  3. Sou Educadora de infancia. Gostava de saber quais as doenças de eviçao escolar, uma vez que este ano tive uma criança muito pequena com escabiose e foi muito dificil passar esta situaçao. Fiquei muito admirada quando contatei com a enfermeira que nos dá apoio em alguns projetos na escola e a mesma nos informar que esta doença nao consta da lista das doenças de evicçao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Realmente é verdade, a escabiose (estranhamente) não faz parte das doenças de evicção escolar obrigatória.
      Pode consultar o decreto-regulamentar no seguinte link:

      http://portal.arsnorte.min-saude.pt/portal/page/portal/ARSNorte/Conte%C3%BAdos/Sa%C3%BAde%20P%C3%BAblica%20Conteudos/D_Regulamentar_3_95.pdf

      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Ola, antes de mais muios parabens por todo trabalho e dedicação que tem para com o blog e as rubricas!
    Tenho um filho no 1o ciclo que fez agora 6 anos e as notas dele tem sido acima dos 90% tanto no 1o periodo como agora esta a ser!
    Gostava de saber se e correto "premia-lo" de vez em quando com um mimo que ele gostava de ter dentro das minhas posses ou o premio deve ser so o reconhecimento sem presente?? Ele tem boas notas mas a nivel de comportamento os professores queixam-se que na sala de aula ele gosta muito de falar com os colegas, profs dizem que tem as notas desejadas mas não o comportamento correto!!

    ResponderEliminar
  5. Ola, antes de mais muios parabens por todo trabalho e dedicação que tem para com o blog e as rubricas!
    Tenho um filho no 1o ciclo que fez agora 6 anos e as notas dele tem sido acima dos 90% tanto no 1o periodo como agora esta a ser!
    Gostava de saber se e correto "premia-lo" de vez em quando com um mimo que ele gostava de ter dentro das minhas posses ou o premio deve ser so o reconhecimento sem presente?? Ele tem boas notas mas a nivel de comportamento os professores queixam-se que na sala de aula ele gosta muito de falar com os colegas, profs dizem que tem as notas desejadas mas não o comportamento correto!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, acho que o bom trabalho pode e deve ser recompensado de vez em quando.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Boa noite,
    O meu filho tem 5 anos e foi-lhe diagnosticada escarlatina. Contrariamente ao que se passou com a minha filha quando teve escarlatina levou duas injeções de penicilina (também tinha 5 anos), a ele receitaram um antibiótico Klacid pediátrico, o que acha? ele não foi visto em pediatria mas sim em clinica geral. Quantos das deve ficar em casa resguardado? A irmã agora com 12 anos já teve aos 5 anos, pode ser contagiada novamente? e nós adultos? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Qualquer pessoa pode voltar a ter escarlatina. O antibiótico não está mal, embora a penicilina ou um derivado fosse mais adequado.
      A partir do momento em que fica sem febre pode fazer vida normal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. A minha filha está com umas bolhinhas há já alguns dias...apareceram nas costas das maos e agora pescoço e cara...as da cara estao bastante vermelhas...levei-a a um dermatologista q me disse q seria acrodermatite...e q passaria c o tempo...mas uma colega minha falou-me na escarlatina e real/a nivel físico é parecido c aquilo q a minha filha tem...mas nunca teve febre,nem dores de garganta.é possível ser escarlatina sem estes sintomas? Obrigada

    ResponderEliminar
  8. A minha filha está com umas bolhinhas há já alguns dias...apareceram nas costas das maos e agora pescoço e cara...as da cara estao bastante vermelhas...levei-a a um dermatologista q me disse q seria acrodermatite...e q passaria c o tempo...mas uma colega minha falou-me na escarlatina e real/a nivel físico é parecido c aquilo q a minha filha tem...mas nunca teve febre,nem dores de garganta.é possível ser escarlatina sem estes sintomas? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Para ser escarlatina tem que ter amigdalite. Se não tiver será outra coisa.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário