Translate

Etiquetas

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O que é a laringomalácia?

Ao fim de alguns meses de "pausa", finalmente vou retomar as minhas escritas no blogue e, como podem calcular, nestes tempos fui recolhendo algumas sugestões dos leitores para possíveis temas.
Sendo assim, vou tentar atender a essas sugestões e os próximos posts vão ser sobre os temas que me pediram, mesmo sabendo que alguns serão um pouco mais específicos, tal como este que decidi escrever hoje.

A laringomalácia é o colapso de parte das vias respiratórias que ocorre durante a inspiração (entrada de ar nos pulmões). É a anomalia congénita mais comum da laringe e a sua causa não está bem estabelecida.
Geralmente provoca alguma dificuldade respiratória, com um barulho típico que ocorre na inspiração, sendo mais frequente no período neonatal. Esse barulho designa-se estridor e costuma atingir um pico de intensidade por volta dos 4-8 meses, acabando por ir desaparecendo gradualmente até aos 12-18 meses. Estas manifestações são mais evidentes quando o bebé está constipado, a chorar ou durante a alimentação, embora possa surgir apenas durante o sono.

Nas formas ligeiras, mesmo durante os episódios de estridor  as crianças respiram e alimentam-se bem, mas nas formas mais graves pode haver dificuldades grandes na alimentação, com má evolução de peso associada.
Por vezes a laringomalácia existe em conjunto com outras anomalias e é relativamente frequentemente a associação com refluxo gastro-esofágico.
O diagnóstico é feito com base nos sintomas que a criança apresenta e pode ser confirmado por observação da laringe por um otorrinolaringologista. No entanto, se as manifestações forem muito típicas, esta não é mandatória para o diagnóstico. De qualquer forma, há várias doenças que podem dar sintomas semelhantes, pelo que uma observação médica cuidada é muito importantes
O tratamento depende da gravidade da situação. Na grande maioria dos casos, a laringomalácia não é grave e resolve-se espontaneamente, sem necessidade de tratamento. Quando existe refluxo gastroesofágico associado, este deve ser tratado e é importante manter uma vigilância adequada do peso.
Os casos mais graves podem implicar tratamento cirúrgico e devem sempre ser acompanhados por um otorrinolaringologista.
Em jeito de conclusão, pode-se afirmar que esta é uma situação que causa bastante ansiedade aos pais, mas que na maior parte das vezes não coloca nenhum problema e se resolve facilmente.

171 comentários:

  1. Boa tarde
    A minha filha, com 8 meses tem laringomalacia, come bem, não tem problemas na alimentação, apenas faz esse estridor quando dorme, e só em determinadas posições, mas é um barulho que me causa muita impressão.
    Ela tem cerca de 69,5 cm e pesa cerca de 9,050 kg. A pediatra não valorizou o facto de ela ter laringomalacia. E a minha filha se não fosse o estridor não se notava nada, agora não sei que fazer?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se ela está bem e não tem repercussão da laringomalácia na alimentação, penso que a atitude da pediatra é a mais correcta, até porque provavelmente o quadro vai resolver-se com o tempo.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  2. Estou muito contente com o facto de ter retomado a actividade no seu blog! Gosto imenso dos conteúdos que são bastante explícitos e simples de entender :)

    ResponderEliminar
  3. Boa noite:
    Desde já agradeço a sua excelente explicação da laringomalácia. Hoje numa consulta de pediatria com a minha filhota (4 semanas) a dra. disse que provavelmente a pequena tinha laringomalácia. Ela não nos encaminhou para um otorrino devido ao facto de a bebé estar a ganhar peso. Nasceu com 3.235kg e tem agora 3.940kg. Mas a verdade é que é bastante assustador porque por vezes engasga-se quando está a mamar e já teve um episódio em que deixou de respirar por alguns segundos. A verdade é que o barulho não é constante e às vezes dorme muito silenciosamente. pelo que já li deve ser laringomalácia leve. A minha pergunta é a seguinte: Existem algumas dicas que nos possam ajudar no sono ou na enquanto se alimentam? Penso que elevar o colchão e colocá-la a dormir de lado pode ajudar... Obrigado pela sua atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Realmente não parece haver nenhum sinal de gravidade pela sua descrição, o que é óptimo.
      Quanto a dicas, não há muita coisa que eu lhe possa dizer. A elevação da cabeceira é sempre uma boa ideia e acho que deve fazê-lo, mas de resto não faria muito mais.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  4. Meu filho foi diagnosticado com laringomalácia logo na maternidade pelo som estridente que fazia. O pediatra deu uma olhada o disse que não é grave, porém no primeiro mês meu bebê não ganhou quase nada de peso. O pediatra então disse que eu proavelmente tinha pouco leite e passou complemento. O bebê quanhou um pouco mais de peso no mês seguinte, porém faz uma semana que tem golfado muito mais que costumava, tem saido leite até pelo nariz, ele não para de chorar e constatemente eu ouço e posso até sentir liquído subindo a garganta dele até durmindo, e ele fica super incomodado. Será que é refluxo gastroesofágico? Tambem tenho reparado sua dificuldade em respirar durante as mamadas e uma respiração chiada. Devo procurar um otorrinolaringo? Será que meu filho se enquadra na severa e vai precisar de cirurgia?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não é muito fácil responder-lhe sem conhecer o seu filho, mas vou tentar ajudar.
      Em primeiro, queria reforçar que os casos de laringomalácia severa são raros e geralmente têm mais repercussão no dia-a-dia da criança. No entanto, o não evoluir de peso é um sinal a ter em atenção...
      Assim, acho que devia falar com o pediatra do seu filho e tentar perceber qual e a opião dele, porque o conhece melhor. Há in+umeras causas para os bebés não engordarem o suficiente, mas só mesmo com uma observação médica é que se pode começar a tentar diagnosticar alguma coisa.
      A hipótese do otorrino deverá ser colocada ao pediatra, que saberá aconselhá-la.
      Peço desculpa por não conseguir ajudar mais, mas a distância não o permite...
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  5. Olá, sou mãe de gêmeas, que agora estão com 2 meses de vida e uma delas tem um pouco de refluxo, e apresenta constante constipação nas vias respiratórias. Chega a chorar por não conseguir respirar direito. Meu marido encontrou um modo de desobstruir o narizinho dela que os mais velhos acreditam ser um horror, mas funciona. Ele sopra dentro da boca da bebe até sair toda a sujeira de leite seco pelo nariz, no começo ela se incomodava bastante, mas já acostumou e fica bem tranquila depois de feito, tendo uma melhora notável na respiração. Queria saber se tudo bem desentupir o nariz dela dessa forma ou se devo deixá-la assim mesmo e esperar que a sujeirinha interna saia por conta própria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Realmente nunca vi ninguém a "limpar" o nariz das crianças assim... De qualquer forma, o que nós costumamos aconselhar é um processo semelhante, embora com o ponto de partida no nariz, usando um aspirador próprio. Aconselhava-a a fazer dessa maneira, porque o que o seu marido faz pode ser muito eficaz, mas tem sempre algum risco de entrar ar com demsiada pressão nos pulmões, o que pode ser bastante complicado.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  6. Boa noite Doutor e pais! Li este post e achei muito interessante com lidas bem com as angústias de todos nós! Parabéns. Queria perguntar o seguinte: meu filho tem laringomalacia, 11 meses e ainda não passou o estridor. Ele eh absolutamente normal e nunca tive problemas com ele. Quando está agitado e quando dorme o estridor aumenta e ainda tem retração dos intercostais mas esta tem diminuído bem como o refluxo que quase desapareceu! Notei o problema na terceira semana de vida dele e o levei ao hospital... assim começaram meus problemas. A medica queria fazer traqueostomia a qualquer custo e disse que o otorrino nada tinha a ver com o caso. Subestimou muito minha inteligência! A questão eh: ela disse que ele corre risco de vida se gripar porque pode haver um edema de glote e o socorro ser tarde demais. O senhor concorda que uma gripe tem chances de obstruir a glote de uma pessoa a tal ponto? Aguardo ansiosamente e muito obrigada! Um grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Uma vez que o quadro está a melhor com o tempo (cmo era suposto), o risco vai diminuindo na mesma proporção. Não lhe consigo dizer que o risco de complicações é "zero", mas pela sua descrição, não me parece que seja um caso assim tão grave (bem pelo contrário). Assim, o esperado é que melhore e não que piore...
      De qualquer forma, queria ressalvar apenas que esta minha opinião é meramente indicativa, porque não conheço o seu filho.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  7. Minha filha foi diagnosticada com laringomalacia leve com uma semana de vida, me foi informado que só melhora com o tempo,geralmente quanto tempo uma criança leva para se curar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O tempo de recuperação é bastante variável e depende do grau de laringomalácia, mas geralmente resolve em poucos meses.
      As melhoras!
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  8. Ola meu bebê foi diagnosticado com laringomalacia,estou na ele chia e tem um ronco e parece ter dificuldade para respirar,mais o dr não passou nenhum exame para diagnosticar se realmente ele tem isso eu estou preucupada pois ele só tem 2 meses e passou por 2 medicos q falaram q ele tem bronquite e ja passou por 2internação com pneumonia ele também tem refluxo espero anciosa a sua resposta

    ResponderEliminar
  9. Dr esqueci de perguntar um bebe de 2 meses corre risco se ficar resfriado tendo laringomalacia e quais os medicamentos para tomar,ele estar usando predsim e eu lavo o nariz dele com sorine estar, correto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se o seu filho anda bem, realmente não é preciso fazer nenhum exame nem nenhum tipo de medicação especial. Para responder à sua pergunta sobre o risco com um resfriado comum, seria preciso conhecê-lo melhor, pelo que essa resposta só poderá ser dada pelo médico assistente dele, para não estar a dizer nada errado.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  10. Boa tarde,
    Meu afilhado foi diagnosticado com laringomalácia da forma mais grave. Hoje ele está com 4 meses de vida e pesa 3.900 kg.
    Percebemos que ele tinha algum problema logo no nascimento, pois ele se afogou com o leite materno de minha irmã logo na primeira amamentada. Fazendo os exames detectaram a laringomalacia. Prescreveram um leite para o complemento da mamada, mas nenhum deles o fazia engordar, até que em um exame de rotina detectaram desnutrição e anemia no pequenino.
    Desde então ele está internado (1 mês) e a alta dele só seria recebida com o ganho do peso, coisa que a laringomalacia não deixa que aconteça. Para ajudar ele pegou um virus da gripe no hospital que está internado e a respiração dele está bem fraca.
    Hoje os médicos disseram para minha irmã que não querem entubar ele por conta de qualquer infecção que ele possa pegar devido a já ter sido entubado e desentubado a pouco tempo. O próximo passo seria fazer uma Traqueo para que ajude ele a respirar e retirar a sonda e fazer uma Gastro, para que fique mais fácil para ele se alimentar e deixar livre as vias aéras para a respiração.
    Essa é a melhor opção para o nosso pequeno Raphael?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Comp0reendo a sua enorme preocupação, mas o caso do seu afilhado é demasiado complexo para a poder ajudar assim à distância. O que lhe posso dizer é que o que me descreveu é uma opção possível para os casos muito graves, mas em concreto não consigo dizer mais nada, dada a complexidade do quadro.
      Desejo sinceramente umas rápidas melhoras e boa recuperação!
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  11. gostaria que vc falasse sobre paralicia cerebral leve ??
    estou muito confusa!

    ResponderEliminar
  12. se puder entrar em contato comigo lilikmunck@gmail.com

    ResponderEliminar
  13. meu filho foi diagnosticado através de broncoscopia com laringomalacia de grau 2a3,quais os riscos que ele corre.
    disseram que ele corre o risco de colabar e morrer essa informação procede ou é um exagero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A laringomalácia geralmente é uma condição que não acarreta grandes riscos, mas nos casos mais graves pode condicionar muito a a respiração. De qualquer forma, acho que o ideal era colocar essa questão mesmo ao médico do seu filho, porque ele é que o conhece e o que quer que eu lhe diga a esta distância pode não ser completamente correcto.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  14. Boa tarde !!
    Meu filho fez uma broncospia e foi diagnosticado a laringomalacia grau 1 , meu disseram que não tem tratamento , mais com o tempo melhora..
    É verdade essa informação ????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, a maior probabilidade é que o quadro resolva com o tempo, pelo que o importante é manter a vigilância.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  15. Meu filho fez 3 anos em 28/06/2014, ai nascer foi diagnosticado LARINGOMALACIA, e disseram que aos 3 meses ficaria bom, até hoje não resolveu, ele pesa 21kg, é super ativo, porém quando se esforça muito reclama de cansaço, e senta ou deita, i barulho ao inspirar é alto, o que fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O mais importante é ele estar bem.
      De qualquer forma, com essa idade penso que deveria ser observado e orientado por um otorrino, que seria o mais indicado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  16. Olá Dr. Hugo,
    Meu filho de 12 dias esta em uma UTI e foi diagnosticado com uma laringomalacia leve, conforme uma otorrino, seu quadro apresenta cianose onde sua oxigenação por vezes cai para 65% e o batimento cardiaco sobre para 160. A Cianose está associada à laringomalacia? Grato.

    ResponderEliminar
  17. Olá Dr. Hugo,
    Meu filho de 12 dias esta em uma UTI e foi diagnosticado com uma laringomalacia leve, conforme uma otorrino, seu quadro apresenta cianose onde sua oxigenação por vezes cai para 65% e o batimento cardiaco sobre para 160. A Cianose está associada à laringomalacia? Grato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      É estranho essa percentagem de oxigênio tão baixa sendo uma laringomalacia ligeira. O ideal é mesmo falar com o seu médico, porque sem vr parece-me que não bate muito certo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Bom dia Dr. Hugo,

    Meu sobrinho foi diagnosticado com laringomalácia um dia após ter nascido, por conta do chiado na laringe e pela saturação que só diminui quando ele é manipulado no hospital.
    Até agora ninguém informou para a gente como seria tratar e/ou conviver com um bebê em casa com esse problema. Pelo que li aqui no artigo e em diversos comentários, normalmente o problema se auto resolve, mas isso quer dizer que, enquanto ele não se resolve, a gente só espera, ou deve ser feito algum tipo de tratamento? Porque fico tentando imaginar como é que a criança vive em casa tendo baixa saturação toda vez que se agita. E como é uma criança, a agitação é praticamente em 100% do tempo.
    No momento ele ainda está na UTI, pois estão fazendo diversos exames pra eliminar qualquer outro problema, mas me preocupo com a vivência dele no dia a dia caso seja liberado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A laringomalacia tem vários níveis de gravidade, mas no geral resolve-se bem com o tempo.
      De qualquer forma, se a saturação baixa quando se agita tem que ser avaliado de forma sensata e ponderada, para não correr riscos em casa e é penso que será isso que estão a fazer.
      Cumprimentos

      Eliminar
  19. Boa noite, Gostaria de saber se o usos da nebulização com soro fisiológico somente, ajuda o bebe que tem laringomalácia respirar melhor? Eu geralmente uso o nebolizador em meu bebê de 7 meses que possui laringomalácia ainda e tenho a impressão que melhora o barulho na respiração. O que estou fazendo está correto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em princípio as nebulizações com soro não interferem muito com a laringomalácia, mas por vezes ajudam os meninos a tossir e podem melhorar. Se nota que esse é o caso acho que pode manter.
      Cumprimentos e as melhoras

      Eliminar
  20. Bom dia, meu filho foi diagnosticado com laringomalacia ao nascer , com 5 pra 6 meses melhorou devido as tratamentos exames não tinha mais nada , isso em 2010 hj ele tem 5 anos e voltou tudo de novo estou muito assustada pq quando ele vai dormir ele fica um tempo a respiração presa da uma agonia parece q não vai voltar muito desespero , ronca muito alto um barulho terrível , estou com muito medo oque fazer e pq depois de tanto tempo e ele já grande voltou???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      E pouco provável que a laringomalacia volte a surgir agora, pelo que aconselhava a levar o seu filho a um otorrino para ser visto, porque pode ser um problema diferente.
      Cumprimentos

      Eliminar
  21. Ola dr este problema da laringomalacia da para bebe nao ganhar peso?meu bebe tem 3meses e perdeu 100gr,a pediatra mandou mudar o leite pois ele bebia o aptamil ar e agora dou-lhe o aptamil pepti com 1 colher de sinlac(papa)...ainda n sei se ta a recuperar peso pois ainda nao pesei mas como ele as vezes se engasga a beber o leite e depois xora antes de pegar novamente no biberao,e por vezes a dormir parece k ta com expetoracao...sera laringomalacia k meu bebe tem?ha algum risco grave?
    Fico aguardar resposta obrigado

    ResponderEliminar
  22. Ola dr este problema da laringomalacia da para bebe nao ganhar peso?meu bebe tem 3meses e perdeu 100gr,a pediatra mandou mudar o leite pois ele bebia o aptamil ar e agora dou-lhe o aptamil pepti com 1 colher de sinlac(papa)...ainda n sei se ta a recuperar peso pois ainda nao pesei mas como ele as vezes se engasga a beber o leite e depois xora antes de pegar novamente no biberao,e por vezes a dormir parece k ta com expetoracao...sera laringomalacia k meu bebe tem?ha algum risco grave?
    Fico aguardar resposta obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A laringomalacia manifesta-se por um barulho respiratório muito característico, o estridor, que pode ser gravado quando os bebês choram, mamam ou respiram com mais esforço, pelo que não me parece que a sua descrição seja a de uma laringomalacia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  23. Boa Tarde Dr Hugo, minha irmã adotou um menino de 6 meses e ele tem laringomalacia. Tem um mês que ela esta com ele. Ele alimenta por uma sonda na barriguinha, e ela vem observando que ele não está ganhando peso. Ele faz controle na fono e ela está fazendo o teste para ver se ele pode começar a alimentar pela boca. Ele estava com 5400 e hoje ela pesou, ele ta com 5260. Ele cresceu, mas não pegou peso. O que fazer ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se não está a aumentar de peso tem que se tentar perceber o porquê, pelo que acho que ela deve levá-lo a uma consulta para ele ser observado e tentar descobrir a causa.
      Como é alimentado de sonda ela consegue quantificar o quanto ele come, pelo que é mesmo importante ele ser visto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  24. Boa tarde!!
    Meu filho tem 47dias de vida, desde que nasceu tem o barulho ao respirar e aumento quando está mamando ou dormindo. Mas esses dias percebe que meu bebê estava dando umas crises em que dá impressão que está sem ar, começa abrir a boca procurando ar, fica vermelho e essas crises duram um tempo pra passar. Isto me causou desespo. No mesmo dia que detectei esses sintomas, levei num pediatra e ele diagnosticou a laringomalacia, passou dois remédios e o exame pra confirmar. Ao utilizar os remédios, sentir que reduziu bastante a falta de ar, mas quando está proximo de dá o remédio novamente, já sinto ele piorar. Mesmo com os remédios o barulho continua.
    O pediatra disse que com o tratamento ele vai melhorar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Provavelmente vai mesmo melhorar com a medicação e com o crescimento, porque geralmente é isso que acontece.
      Cumprimentos e as melhoras

      Eliminar
  25. Dr Hugo, boa tarde

    Considera imprescindível o exame de laringoscopia? Quais os riscos associados a uma sedação?
    Estamos a ser pressionados pelo pediatra à realização do mesmo, embora o Otorrinolaringologista, às 5 semanas do nosso bebé, tenha diagnosticado laringomalácia, pela evidência dos sintomas e com escusa a "uma maldade de exame destes a um bebé pequenino". Mto Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Depende sempre de cada caso, mas a laringoscopia não é imprescindível, depende muito da opinião do otorrino.
      Cumprimentos

      Eliminar
  26. O meu filho tem 1 mês e meio e desde a 2 ou a 3 semana que faz um barulho a respirar em quanto dorme faz convinha no pescoço e tudo já teve 2 noite eternado mas disseram que parecia laringomalacia não sei o que pensar já tá assim a 1 mes e cada vez tá pior ao dormir parece ter parar de respirar por segundos tá sempre com a respiração afungantea dormir e acordado o que posso fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Essa é uma das situações em que não consigo ajudar muito à distância.
      Só mesmo auscultando e observando o bebé é que se consegue dar mais respostas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  27. Oiiii doutor a minha filha tbm tem a laringomalacia e ela, teve dificuldades para respirar ,e daí antes fazia um som muito estranho bem alto ,até achei que fosse gripe no começo, daí mandaram eu fazer a inalação, e foi melhorando,e começou a ficar Roco o som já não era tão alto mas,e agora ela tosse e aparenta ter catarro ,isso é sinal de uma melhora? Ela tem apenas 3 meses.

    ResponderEliminar
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  29. Oiiii boa noite doutor gostaria que tirasse uma dúvida minha,minha filha tem três meses, e tbm nasceu com laringomalacia leve,e antes fazia um som alta,e após a inalação percebi melhora,que começou a ficar roquinha até, e agora parece que tem catarro quando ela tosse,e fui ao pediatra e ela passou muscovan e daí hoje quando ela tossiu eu vi um negócio verde tipo catarro,fui limpar e não deu tempo ,ela acabou engolindo kkk isso é sinal de uma melhora

    ResponderEliminar
  30. Oiiii boa noite doutor gostaria que tirasse uma dúvida minha,minha filha tem três meses, e tbm nasceu com laringomalacia leve,e antes fazia um som alta,e após a inalação percebi melhora,que começou a ficar roquinha até, e agora parece que tem catarro quando ela tosse,e fui ao pediatra e ela passou muscovan e daí hoje quando ela tossiu eu vi um negócio verde tipo catarro,fui limpar e não deu tempo ,ela acabou engolindo kkk isso é sinal de uma melhora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Geralmente a tosse começa seca e depois começa a ter expectoração, pelo que me parece que está a evoluir de forma normal. Os bebés pequenos não conseguem eliminar a expectoração e acabam por a engolir, mas não tem nenhum problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  31. Olá, Gostaria de tirar uma dúvida. É possível a laringomalacia ser genético? O meu motivo da pergunta é o seguinte. Os meus dois filhos nasceram com laringomalacia. O primeiro foi bastante grave. A ponto de ser traqueostomizado e fazia barulho assustador, so conseguiu a alimentar depois da traqueostomia. O segundo foi mais leve,só percebia quando estava dormindo ou gripava e graças a Deus melhorou com poucos meses.

    ResponderEliminar
  32. Olá, Gostaria de tirar uma dúvida. É possível a laringomalacia ser genético? O meu motivo da pergunta é o seguinte. Os meus dois filhos nasceram com laringomalacia. O primeiro foi bastante grave. A ponto de ser traqueostomizado e fazia barulho assustador, so conseguiu a alimentar depois da traqueostomia. O segundo foi mais leve,só percebia quando estava dormindo ou gripava e graças a Deus melhorou com poucos meses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A laringomalácia não é uma doença puramente genética, mas pode haver alguma predisposição genética e familiar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  33. Boa noite. Gostaria de saber se é normal os sinais da laringomalácia manifestarem-se após os 6 meses de vida. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Geralmente manifestam-se mais cedo, mas pode acontecer.
      Cumprimentos

      Eliminar
  34. Boa tarde, Dr Hugo!
    Meu filho tem 7 meses e desde o primeiro m"es foi diagnosticado com laringomalácia pelo pediatra. Ontem, foi confirmado o diagnóstico através de uma videolaringoscopia que ele fez, pois quando tinha uns 4 meses ele teve uma laringite que o deixou com uma tosse muito forte e um roncado parecido com o som de uma foca. E na noite retrasada ele foi atengido novamente por uma laringite e o mesmo roncado retornou e, portanto, o levei ao otorrino para uma avaliação mais precisa. A médica receitou corticóide (Prednisolona) e esta noite ele já acordou melhor, mas minha dúvida é a seguinte... O meu bebê se amamenta ainda (somente peito, não faz uso de nenhum complemento de fórmula) e inicou a introdução alimentar no mês passado. Ele come as papinhas tanto salgada quanto doce numa quantidade boa, inclusive repetindo na maioria das vezes, assim como continua com a amamentação, mas nos últimos meses não ganhou muito peso e não cresceu muito (ele não está nem abaixo do peso, nem abaixo da média na altura, mas no último mês só engordou 300gr e não cresceu nenhum centímetro). Ele não regugita (nem a comida nem o leite), mas a otorrino falou que pode ser que o ocorrido tenha a ver com a laringomalácia, pode ser? O que o senhor me orienta a fazer? Desde já lhe agradeço e parabenizo pelo blog, que é ótimo! Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, pode ter a ver com a laringomalácia mas acho que deveria voltar a pesar e medir ao fim de 2 semanas, para ver como está a evoluir.
      Cumpirmentos

      Eliminar
  35. Ola meu filho de um ano e nove mês tem uma síndrome chamada thay-sacks e tem laringomalacia e usa traquio só quero saber se devido a essa doença dele tem chances dele tirar a traquito algum dia mesmo sem tratamento pra laringomalacia pois ele não recebe nenhum tratamento diserto não querem fazer tratamento por causa da síndrome dele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Infelizmente a maior probabilidade é que a traqueo se mantenha, não me parece que a consigam retirar.
      Cumprimentos e felicidades

      Eliminar
  36. Meu neto, realizou uma cirurgia, após uma endoscopia, com 26 dias, devido laringe quase toda fechada, grau 8, pode gerar sequelas? Pode vir a ter problemas fonoaudio? Hoje está com 35 dias de vida.

    ResponderEliminar
  37. Meu neto, realizou uma cirurgia, após uma endoscopia, com 26 dias, devido laringe quase toda fechada, grau 8, pode gerar sequelas? Pode vir a ter problemas fonoaudio? Hoje está com 35 dias de vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Trata-se de um quadro com alguma gravidade, pelo que pode sempre haver algumas sequelas, mas so o tempo e que pode confirmar...
      Cumprimentos e boa recuperação

      Eliminar
  38. bom dia! meu filho tem 3 anos e meio, tem problemas "respiratório" faz uso de flixotide e numa consulta com otorrino relatou que tem refluxo e faz uso de label, só que esse barulho tipo falta de ar, continua, tem dias que esta muito, hoje mesmo esta bastante , da um desespero, não sei mais o que fazer. o que o sr me orienta a fazer, tem outro profissional que deveria levar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O ideal era leva-lo a um pediatra para tentar perceber que tipo de medicação é a mais adequada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  39. Boa noite. meu sobrinho foi diagnosticado com a laringomalacia. Ja li bastante sobre o assunto mas em nenhum lugar menciona características da respiração do bebê. No caso dele a respiração é forte e barulhenta. Parece estar em meio a uma crise de asma aguda. O peito dele afunda muito ao respirar fazendo aquele buraquinho abaixo da garganta. Ainda não conseguimos um otorrinolaringologista para avaliar melhor mas estou agoniada em ve lo respirar assim. Pode ajudar Hugo?

    ResponderEliminar
  40. Boa noite. meu sobrinho foi diagnosticado com a laringomalacia. Ja li bastante sobre o assunto mas em nenhum lugar menciona características da respiração do bebê. No caso dele a respiração é forte e barulhenta. Parece estar em meio a uma crise de asma aguda. O peito dele afunda muito ao respirar fazendo aquele buraquinho abaixo da garganta. Ainda não conseguimos um otorrinolaringologista para avaliar melhor mas estou agoniada em ve lo respirar assim. Pode ajudar Hugo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      A respiração pode mesmo ser assim na laringomalácia e geralmente o barulho ouve-se mais na inspiração (entrada de ar) do que na expiração (saída de ar).
      Cumprimentos

      Eliminar
  41. Boa noite... meu filho tem laringomalácia desde o dia que nasceu, hoje está pior grau 3. Está com 1 mês e ganhando peso. Se afoga em todas as mamadas e o pediatra sugeriu nebulização. Não observei melhora. Estou muito aflita, é angustiante vê-lo sofrer. Tenho receio que algo pior possa acontecer pois talvez o caso dele tenha até piorado. Tem algum medicamento diaponível para aliviar a falta de ar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Infelizmente não há grandes soluções em termos de medicamentos, mas geralmente o tempo ajuda.
      Cumprimentos

      Eliminar
  42. Olá dr boa noite ... meu neto foi diagnosticado com Laringe malacia e a pediatra afirmou que este quadro em que ele se encontra ( ronco muito forte qdo respira ao dormir e mamar) vai passar com o tempo ... estou agoniada !! Esta informação procede ?? Obg e abç

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Na maior parte das vezes a laringomalácia vai mesmo corrigindo e resolvendo com o tempo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  43. Olá Doutor, boa noite.Minha filha foi diagnosticada com laringomalacia leve com 2 meses de vida, mas a medica dela disse que com o tempo melhorará...mas gostaria de saber se quem tem laringomalacia tem risco de ter problemas na fala ou nas cordas vocais...Ela faz acompanhamento com otorrino laringo e a dra disse que minha filha esta bem...mas parou um pouco de balbulhar como antes quando mais nova.Grata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Em princípio não interfere com a fala, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  44. Olá boa noite Doutor!Minha filha tem 4 meses nasceu com laringomalacia nesse 4 mês percebi que o roncado ficou mais alto e ela também tem ficado muito cansada..passaram pra mim da pra ela predinisolona mais ela fica muito palida e nao resolve o problema isso é normal almentar tanto o roncado principalmente acordada fica como se tivesse raspando a garganta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, pode acontecer, porque nessa idade ela começa a tentar palrar mais...
      Cumprimentos

      Eliminar
  45. Boa noite doutor! Meu filho de 12 dia quando ele chora muito no meio do peitinho dele afunda muito parece um buraco isso é normal? estou muito preocupado.obrigado fico aguardando

    ResponderEliminar
  46. Boa noite doutor! Meu filho de 12 dia quando ele chora muito no meio do peitinho dele afunda muito parece um buraco isso é normal? estou muito preocupado.obrigado fico aguardando

    ResponderEliminar
  47. Boa noite doutor! Meu filho de 12 dia quando ele chora muito no meio do peitinho dele afunda muito parece um buraco isso é normal? estou muito preocupado.obrigado fico aguardando

    ResponderEliminar
  48. Boa noite doutor! Meu filho de 12 dia quando ele chora muito no meio do peitinho dele afunda muito parece um buraco isso é normal? estou muito preocupado.obrigado fico aguardando

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode acontecer e se for só quando chora muito não há problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  49. Olá Doutor
    Estou numa semana bem dificil com meu bebê de 7 meses, levei ele ao plantão quarta dia 20/07 o pediatra examinou e disse q estava com bronquiolite, fez raio x pulmão tava ok, só a febre ainda permanecia então medicaram ele lá, após isso me receitou fazer nebulizacao de 4 em 4 e dar predsim uma vez ao dia 3,5 ml, estou seguindo a risca td, só q até então não havia mais febre, mas nessa madrugada de sexta p sábado ele acorda num choro só e febre de 37,8 mediquei com ibuprofeno, só q ao dormir ele ta com dificuldade p respirar qnd respira ele nao acaba td respiracao tipo ele engasga no meio da respiracao, e peito continua mt chiado, o q senhor acha mais indicado a fazer levo novamente ao pediatra, como funciona p fazer efeito o predsin, não aguento ver ele assim, nao come, tem dificuldade p mamar (peito) to q nem zumbi pq ele dorme mt mal e ponho sobre mim ele q parece q ajuda melhor.
    Agradeço sua atenção
    Aguardo retorno
    Cristiele

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ele mantém a dificuldade respiratória acho que deve ser avaliado novamente, para ver se precisa de algum ajuste na medicação. O predsim demora geralmente 1-3 dias a fazer efeito.
      Cumprimentos

      Eliminar
  50. Boa noite Dr. Hugo, a laringomalacia, pode aparecer por primeira vez aos 18-19 meses? Além do estrido ao respirar, também dá tosse? Obrigado

    ResponderEliminar
  51. Boa noite Dr. Hugo, a laringomalacia, pode aparecer por primeira vez aos 18-19 meses? Além do estrido ao respirar, também dá tosse? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode dar tosse, mas é uma alteração que está presente desde o nascimento.
      Cumprimentos

      Eliminar
  52. Boa noite Dr. A minha filha com quase 3 meses as vezes durante o sono parece que pára de respirar e faz um som parecido com um grito para dentro.hoje também aconteceu no banho onde pude observar que contraiu um boraquinho entre o torax e a barriguinha. Será que é laringomalacia? Obrigada

    ResponderEliminar
  53. Boa noite Dr. A minha filha com quase 3 meses as vezes durante o sono parece que pára de respirar e faz um som parecido com um grito para dentro.hoje também aconteceu no banho onde pude observar que contraiu um boraquinho entre o torax e a barriguinha. Será que é laringomalacia? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Só pela descrição não lhe consigo afirmar com certeza, mas não me parece que seja uma laringomalácia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  54. Olha só../ meu bebê tem dois meses e fui ao pediatra com um mês e ele disse q a garganta dele não estava madura passou salsep e que logo ia melhorar... Depois ele ficou muito mal..com sufocacao levei na urgencia ela passou berotec e soro para inalar.. E ele melhorou no momento mais já chegou mal em casa... Dui hj a outro pediatra agr com dois meses e passou um rx.. Estou preocupada.. O chiado no peito aumenta com a alimentacao..no sono.. No choro.. E as vezes quando arrota põe tudo q comeu pra fora.. Oq sera ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pode ser só uma questão de "imaturidade" por ser pequenino, mas realmente é uma situação que implica observação médica e torna-se difícil ajudar assim à distância.
      Cumprimentos

      Eliminar
  55. Boa noite. Agradeço do fundo do meu coraçao o seu trabalho com este blog.Ja aqui tirei muitasss duvidas!
    O meu bebe tem 14meses.Estava c febre e foi as urgencias onde tive indicaçao de ser virose.Ao fim de 3 dias voltei pois a febre estava incontrolavel.Tive indicaçao para aguardar mais 2dias..Nao satisfeita com esta resposta fui a um medico particular onde foi diagnosticada uma otite!.. Pois bem, 48h dps do inicio do antibiotico a febre nao apareceu mais graças a Deus e mantem-se sem febre ha dois dias.Julgo q é importante dizer q qndo começou a febre tbm ficou c o nariz mt entupido. Ontem aconteceu q tossiu e acabou por ter dificuldades em respirar imediatamente apos tossir (inspirou pela boca com força fazendo som com a voz pareceu-me mesmo estar a faltar-lhe o ar!!!!) Hoje aconteceu exatamente o mesmo!! Nao tem tosse durante o dia,nao tem pieira nem farfalheira. O que poderá ser??? E caso o meu filho tenha esta dificuldade em respirar,o q se deve fazer? Eu pego-o ao colo e levo-o para junto de uma janela mas passa assim que o pego.
    Nao tem tosse,so tosse 1 ou 2vezes durante o dia e isto acontece!!! P.favor,tem alguma ideia do q poderá ser?
    Obrigada.Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode ser da obstrução do nariz. Experimente aplicar um descongestionante nasal para ver se melhora, mas se não melhorar deve ser visto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  56. Olá... meu bebê de 2 meses foi diagnosticaco com laringomalacia. A dificildade de de mamar é tanta que está alimentando pela sonda nasogastrica porque ele cansa muito. O pediatra falou que só o tempo irá resolver e não tem cirurgia para isso. Qual caso aplica cirurgia e como é essa cirurgia?

    ResponderEliminar
  57. Olá... meu bebê de 2 meses foi diagnosticaco com laringomalacia. A dificildade de de mamar é tanta que está alimentando pela sonda nasogastrica porque ele cansa muito. O pediatra falou que só o tempo irá resolver e não tem cirurgia para isso. Qual caso aplica cirurgia e como é essa cirurgia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Esse tipo de decisão depende sempre do otorrino e está reservado para casos muito graves, porque tem bastantes riscos.
      Cumprimentos e as melhoras

      Eliminar
  58. Olá! Gostava de tirar uma duvida em relação a alimentação com suplemento para bebes com laringomalacia! O meu bebe tem 4 semanas , apresenta os sintomas de uma laringomalacia leve, mas ainda estamos para tirar esta duvida com um examé, e neste momento estamos a alimenta-lo com Aptamil1! Notamos que últimamente tem vindo a bolsar pouco, è verdade, passado pouco tempo de ser alimentado ou depois de uma hora quando ja esta a dormir ou tranquilo no seu berço! Ja fomos a uma consulta com o pediatra nos aconselho manter a calma pq vai passar com o tempo, mas temps esta duvida em relaçao a alimentaçao! Como tem bolsado mt últimamente e devido aos problemas de respiraçao seria melhor mudar para Aptamil AR? Agradeço dsd ja pelo seu tempo e opinião!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Como é um quadro leve, se o peso estiver a evoluir bem acho que podem manter o leite que estão a fazer.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Olá! Dsd ja obrigada pelo seu feedback! Tentamos continuar com Aptamil 1, mas o bebe bolsava mt msm apos os cuidados todos de o manter em posicao levantado pelo menos meia h, tentar fazer arrotar, comtinuava igual! Trocamos para o Aptamil AR e de facto esta mt melhor, ja nao esta a bolsar apos cada refeição, o intenstino funciona mt melhor , e pareçe que tb entrou num ritmo mais calmo e organizado a nivel de sono! Entretanto a respiraçao continuava igual, apesar de notar uma ligeira melhoria, acabamos por ir a uma consulta de especialidade de otorrinolaringologia e realmente comprovou-se que se trata de laringomalacia leve! Fizemos o examé do tubinho com a camara, felizmente correu td bem nos portamos todos bem pq nao è um examé facil para o bebe e nem para os pais asistirem, mas apesar de ser algo leve vamos vigiar a situacao e vamos repetir o examé de vez em qd se for preciso! Felizmente o bebe esta a evoluir bem, esta aumentar de peso e cresce em altura, apesar de esta dificuldade tem um desenvolvimento normal! Aconselho os pais que se deparam com este tipo de situaçao para fazerem o tal examé se for preciso ou pelo menos no minimo ir a uma consulta de espcialidade pq mais vale ter a certeza do que esta acontecer do que viver em agonia!

      Eliminar
  59. ola Doutor, muito agradecida pelo post riquissimo e de simples compreensao. sou mae do walter de 18 meses, aos 4 meses de vida do meu pequeno notei que enquanto dormia roncava forte e levei-o ao pediatra que disse nao se tratar de nada grave e que com o tempo podia deixar de roncar, ate que aconteceu porem agra aos 18 meses a poucos dias percebo que voltou a ter esse problema. o que tera acontecido? segundo o medico meu principe nasceu com uma ma formacao na laringe mas pode se corrigir naturalmente ou caso nao melhore com 3 anos de idade pode ser submetido a uma cirurgia de coreccao. agradeco desde ja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Depende da malformação que tem, mas não é habitual que melhore e depois agrave novamente. Se notar que está a piorar acho que deve ser reavaliado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  60. Olá, minha filha tem 26 dias, e faz esses barulhos tbm, ainda vou levar ela na pediatra, gostaria de saber se o fato dela bicejar e no final fazer um barulho que ela chega a chorar tem a ver com isso?
    Quando ela boceja faz um barulho muito feio no final q ela chega a chorar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode estar relacionado, mas só mesmo observando é que se consegue ter certeza.
      Cumprimentos

      Eliminar
  61. Olá, meu filho tem um mês e 20 dias. No segundo dia de vida foi encaminhado para a UTI Neonatal porque apresentou desconforto respiratório e cianose. Ficou internado 23 dias e saiu com indicação para fazer broncoscopia ,já que havia uma suspeita de laringomalácia devido ao estridor. Ele fez hoje uma broncoscopia e foi diagnosticado com laringomalácia grau 03. O médico disse que não tem nada para fazer , só observar e aguardar que com o tempo irá melhorar. Estou muito preocupada ,já que é grau 03 , pois dizem que ele não pode ficar resfriado porque corre risco de vida. Isso procede? E com relação ao tratamento com corticoides ,em que situação esse tratamento é indicado?
    Desde já agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Geralmente o tratamento com corticóides não é muito eficaz, mas por vezes utiliza-se nos casos mais graves. Nestas situações a solução é mesmo aguardar, porque o tempo ajuda a resolver, na maioria dos casos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  62. Boa tarde Doutor! Retorno um comentário pois percebo que o Senhor sempre responde e para um paciente, a atenção oferecida desta maneira é importante e confortável! Obrigada!

    Meu filho foi diagnosticado com Laringomalácia aos 20 dias de vida, leva uma vida normal, porém os sintomas do estridor ainda estão presentes. Ele está com 03 anos e 06 meses. Além do estridor produzido ao dormir, ele é respirador bucal e tem esforço ao respirar. O Otorrinolaringologista que o acompanha desde que foi diagnosticado ainda não encontrou uma alternativa... o senhor já viu um caso desses persistir por este tempo? Ah, ele não tem nenhum outro problema na via aérea superior e inferior. Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Apesar de geralmente resolver antes, já vi alguns casos em que os sintomas persistiram. Se não tem nenhuma complicação, para já não faria nada, vigiava apenas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  63. Oi dr meu bebê tem dois meses hoje ele ficou internado nove dias quando nasceu aí uma semana depois ele começou a roncar levei ele ao h otorrinolaringologista e ele falou que não podia passar nada por ele ser novinho o q posso fazer para ajudar o meu bebê eu faço inalação pingo rinossoro mais nada funciona

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele mama bem e dorme bem também é só esse barulho q incomoda muito

      Eliminar
    2. Ele mama bem e dorme bem também é só esse barulho q incomoda muito

      Eliminar
  64. Oi dr meu bebê tem dois meses hoje ele ficou internado nove dias quando nasceu aí uma semana depois ele começou a roncar levei ele ao h otorrinolaringologista e ele falou que não podia passar nada por ele ser novinho o q posso fazer para ajudar o meu bebê eu faço inalação pingo rinossoro mais nada funciona

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Com essa idade a única coisa a fazer é mesmo lavar bem o nariz com soro ou um spray de água do mar e aspirar, principalmente antes de mamar e dormir.
      Cumprimentos

      Eliminar
  65. Ola doutor! Minha pequena tem 3 meses. E ela nasceu com uma ronquerinha, Quando nasceu disseram que era secressao pos parto, e que em no maximo uma ou duas semanas iria sumir. Mas ela fechou 3 meses hoje e a ronqueira continua. Pelo que eu li no seu blog, se a criança nao ganha peso e tem dificuldade de se desenvolver eh um caso grave. A minha nao apresenta nada disso, 3 meses e 5 poko acho que ta bom ne kkk.
    Mas a ronqueira continua, ja fomos no otorrino e ele mandou fazer uma laringoscoapia.
    Eu ia fazer particular mas a clinica nao faz em criança pequena, pq tem que usar uma anestesia especial e pah.
    Agora vamos fazer pelo sus.
    Mas na sua opniao, eh grave? Devo me preocupar, ao ponto de me desesperar? Ou fico tranquilo e espero a proxima consulta dela com a pediatra para esclarecer as coisas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pela sua descrição não me parece grave, acho que pode aguardar pela consulta para ver.
      Cumprimentos

      Eliminar
  66. Olá! Eu tenho um
    Menino de 10 semanas e 1 dia! Apresenta os mesmos sintomas que a sua filha, ja fizemos o examé que o otorrino laringologista nos aconselhou fazer e realmente chegou-se a conclusão que o meu pequeno tem uma laringomalacia leve! Acho mt estranho nao lhe terem feito o examé com a desculpa que precisa levar anestesia! O exané e feito sem anestesia, è incomodo para criança e agoniante para os pais! Eu fui ao hospital da Luz em Lisboa , e a duraçao do examé foi de mais ou menos 5 min! Depende mt tb da criança se a conseguem manter calma para despachar o examé! Por mais que nao gostamos de supor os nossos filhos a tal examé acho que mais vale faze-lo para saber o estado da situação para saber o que se deve fazer! Boa sorte e faz aquilo que è bom para a saude da sua filha!

    ResponderEliminar
  67. Meu bebê tem um mês e quando nasceu o médico explicou q ele tinha mas até os seis messes ia melhora disse q é acaetilagen nao cheixa Redonda como normal e sim oval ai o choro dele não tinha o inheee q tds tem geralmente agora ele chora mais forte mas também parece fazendo am am an am am dormindo ou roncando como se estiver forçando pra respira estou bem preocupada maso peso até disse q é normal mas não pode ser ele sempre emite algum som altooooo mesmo quando dorme sempre as vezes parece ronco sabe q quando mama. .mama bem mas logo parace q tem muito leite e chupa pra dele e E empura pra fora como se o peito estise pesado sabe mas não é seguro corretamente na boca dele. . Pq acham q fasso ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode efectivamente ser da laringomalacia e se for isso vai melhorar com o crescimento dele.
      Cumprimentos

      Eliminar
  68. Oi doutor tive meu bebê prematuro ficou intubado 25 dias , desde q saiu do tubo a duas semanas faz um ronco muito forte estou muito preocupa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode ser dos procedimentos a que esteve sujeito, mas se não melhorar deve ser visto para ter a certeza.
      Cumprimentos

      Eliminar
  69. Boa noite minha filha foi diagnosticada com laringomalacia no segundo dia de vida e hoje faz 4 dias que ela nasceu e continua internada e pelo que li a doença só se resolve com o ganho de peso mas isso pode demorar e a médica me disse que não tem previsão de alta o que posso fazer para alimentar minha filha em casa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Depende sempre de cada caso, mas em princípio a alimentação será normal, com o peito ou, se não for possivel, com o biberão.
      Cumprimentos

      Eliminar
  70. Olá, muito boa a explicação desse problema. Eu estou com problema com a minha filha, ela já é crescida, tem 7 anos. Ela está com problema, de se sufocar enquanto dorme ou ate mesmo quando vai tomar agua, ela se afoga... Estou um pouco ansioso, pois já me falaram muita coisa, gostaria de algum Norte para o que isso possa ser.

    Desde já, obrigado.
    Já levei ela a um especialista, e estamos esperando o resultado dos exames.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Com essas queixas acho que deveria começar por ser observada por um otorrino, para tentar perceber a causa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  71. Olá Dr minha bebe tem dois meses e ela tem uma constante perda de ar o que pode ser.quando isso ocorre nos a colocamos de barriga p baixo e damos leves tapinhas nas costas dela e quando isso não resolve eu no desespero a levanto e a chacoalho de leve assopro a fonte chamo ela pelo nome saio correndo com ela pelo quintal até que ela volta.qual p melhor geito de agir quando isso acontece, desde já agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      A opção de a colocar de barriga para baixo é exactamente o que deve fazer. De qualquer forma, se for uma situação muito recorrente deveria ser observada para tentar perceber qual a causa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  72. Oii doutor meu bebê nasceu prematuro tinha um estridor e uma tiragem subcostal passou por um procedimento chamado laringectomia...o otorrinolaringologista falou q era um quadro leve e q logo estaria bem, porém ele teve uma piora teve que ser entubado com dificuldade para respirar.estou muito preocupada não durmo não como não sei mais oq pensar.. achei q com essa cirurgia meu bebê viria logo pra casa mas não aconteceu...me de uma luz por favor sugeriram até uma traqueo..mas não consigo aceitar como um caso tão leve se torna grave de um dia para o outro me ajude por favor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Infelizmente esse é um dos casos em que não consigo mesmo ajudar assim à distância. Realmente é estranha essa evolução, tem que se tentar perceber porque é que está a agravar tanto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  73. bom dia, Um amigo meu,sua esposa teve filho homem pre matura de 8 meses, passou ja 6 meses ele apresentou um problema já esteve na pediatra fez o acompanhamento ganho peso mas, esse problema apareceu o a criança engasga sem esta comendo nada e quase apaga de tudo vai ficando roxo eles tem passado uma susto já por duas vezes.

    ResponderEliminar
  74. Boa Tarde.
    O meu filho tem 18 meses e pesa 9,3 kg ele aumenta pouco de peso. Foi lhe diagnosticado laringomalacia, entretanto teve alta, mas o peso continua a aumentar muito pouco. Ele come bem dai a preocupação.
    Que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se o peso não está a evoluir bem deve ser avaliado numa consulta, para tentar perceber qual a causa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  75. Boa noite Dr. meu filho foi diagnosticado com laringomalacia leve, edta com 5 meses e irei iniciar a introdução dos alimentos, queri utilizar o metodo BLW, é desaconselhavel devido a esse problema? Ele mama bem, porém engasga muito, até a saliva o faz engasgar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Penso que pode ser um pouco arriscado o BLW nesse caso, se ele se engasga com facilidade.
      Cumprimentos

      Eliminar
  76. Boa noite, doutor!
    Tenho uma bebe de 19 dias e ela está tendo alguns episódios de ronco na respiração algumas vezes mamando outras acordada mesmo e quando o sono está mais leve ela também ronca as vezes...
    Ela nunca teve coriza e também não levou friagem mais o som que emite é parecido ao nosso quando está congestionado o senhor pode me orientar...

    ResponderEliminar
  77. Boa noite, doutor!
    Tenho uma bebe de 19 dias e ela está tendo alguns episódios de ronco na respiração algumas vezes mamando outras acordada mesmo e quando o sono está mais leve ela também ronca as vezes...
    Ela nunca teve coriza e também não levou friagem mais o som que emite é parecido ao nosso quando está congestionado o senhor pode me orientar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Lave apenas o nariz com soro fisiológico para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  78. Bom dia , meu filho foi diagnosticado com laringomalacia desde a maternidade porém fui em alguns médicos e me disseram q até 1 ano e 6 meses já sumir porém ele já está com 2 anos e meio e o barulho ainda é bem forte e sinto que ele está tendo dificuldade pra respirar quando corre ou chora será que é normal? Obrigada

    ResponderEliminar
  79. Bom dia , meu filho foi diagnosticado com laringomalacia desde a maternidade porém fui em alguns médicos e me disseram q até 1 ano e 6 meses já sumir porém ele já está com 2 anos e meio e o barulho ainda é bem forte e sinto que ele está tendo dificuldade pra respirar quando corre ou chora será que é normal? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pode ainda ser da laringomalácia, acho que faria sentido levá-lo a um otorrino para ser avaliado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  80. Olá bom dia meu filho esta com rouquidão que parece catarro na garganta estou preocupado alguém me ajuda?.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se não tem dificuldade respiratória e se alimenta bem não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  81. Boa noite,meu filho tem 2 anos,e de um tempo pra cá ele tem tido repentinas infecções de garganta,a umas 2 semanas atrás ele começou d uma hora para outra com uma rouquidão,daí em diante ele começou a roncar muito,e muito alto,já estava ficando preocupada até que a uns 3 dias comecei a reparar que enquanto ele dorme e começa a roncar,faz um buraco no peito dele,como se ele estivesse respirando fundo e fazendo muita força!O que pode ser isso Doutor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Essa situação denota que ele faz um esforço respiratório aumentado para poder respirar, pelo que acho que deveria filmá-o a dormir e consultar um otorrino.
      Cumprimentos

      Eliminar
  82. Meu filho faz um barulho feio qd está dormindo ou mamando parece uma buzina e qd isso acontece eu noto q ele meio que sufoca, não durmo por que tenho medo dele sufoca e por várias vezes isso já aconteceu levei ele na pediatra e ela mandou eu usar sorine mais não adianto nada estou preocupada!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Depende da idade, mas em princípio pode ser so uma questão de obstrucao de nariz ou pode mesmo ser uma laringomalacia, só mesmo observando.
      Cumprimentos

      Eliminar
  83. BOA TARDE !!
    MEU FILHO TEM 2 MESES E 13 DIAS. DESDE QUE NASCEU TEM LARINGOMALACEA, ISSO FOI DESCOBERTO A POUCO TEMPO. EU JÁ ME ACOSTUMEI COM O ESTRIDOR QUE ELE FAZ, MAS QUEM NÃO CONHECE FICA MUITO ASSUSTADO AO OUVIR O BARULHO. PORÉM TENHO UMA DUVIDA, ULTIMAMENTE ELE TEM TIDO DIFICULDADE AS VEZES PRA MAMAR, ELE FAZ A PEGA E MAMA NORMALEMNTE, ATÉ QUE DERREPENTE ELE COMECA A FICAR INQUIETO E MUITAS VEZES LARGA O PEITO, PARA DE MAMAR E FICA CHORANDO, É NECESSITÁRIO ACALMA-LO E MUITAS VEZES COLOCAR A CHUPETA PRA DEPOIS DE DETERMINADO TEMPO ELE VOLTAR A MAMAR. NÃO NOTO NADA DE DIFERENTE DURANTE ESSE PROCESSO, MAS ISSO PODE SER DEVIDO A LARINGOMALACEA ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não me parece que tenha a ver com a laringomalacia, esse comportamento é muito frequente nessa idade em todos os bebés.
      Cumprimentos

      Eliminar
  84. Meu filho faz 3 anos mes que vem foi diagnosticado com laringomalacia desd que nasceu agora estava melhorando o barulho ..mas para amanhecer ontem ele roncou forte a noite toda ...fazia tempo q não roncava assim o pior aconteceu d manhã ele sentou na cama e roncava nao conseguia respirar só babava ficou uns 10 minutos assim foi um susto moro a 50 km de um hospital mais próximo dei os medicamentos q o otorino receitou quando roncasse demais mas agora esta melhor ...me ajuda o que aconteceu com meu filho por favor me ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Infelizmente não lhe consigo dizer o que terá sido a distância, sem o observar. Se mantiver as queixas deve ser visto, para tentar perceber o que provocou essas queixas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  85. Bom dia dr. O meu filhos desde que nasceu dia 7/12/2016 que faz um barulho ao respirar, pelo que tenho estado a ver nos comentários deve ser laringomalacia.
    Ele alimenta se bem e ganha bem peso mas tem por vezes que parece que lhe falta a respiração.
    Tanto o pediatra como o médico de família dizem que o barulho vem do timo e que passa. Porque há crianças que nascem com isso mais desenvolvido e outras não.

    Será o que os doutores dizem que é no timo?
    Ou será laringomalacia?
    Há algo que dê para melhoras o ruído?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O timo geralmente não provoca barulho, pode mesmo ser uma laringomalacia. De qualquer forma, não recusa de fazer nad,a não precisa de tratamento.
      Cumprimentos

      Eliminar
  86. Olá Dr. meu filho foi diagnosticado com laringomalacia desde cedo. Agora tem 6meses. Noto que ele ao ficar cansado de estar de barriga pra baixo a brincar ou quando esta aos pulos no meu colo(sempre que faz mais esforços e se cansa), a respiração dele é muito ofegante, quase como que de um asmático. Aquela respiraçao de quando fazemos um esforço que não estamos habituados ( correr pra apanhar um autocarro) e ficamos quase sem ar. Ele mesmo assim não para de brincar. Mas fico preocupado pois não sei se está relacionado com a laringomalacia ou se poderá ser outro problema respiratório. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em princípio deverá ser da laringomalácia, se de resto ele está bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  87. Boa tarde... A minha filha tem 21 dias e durante a madrugada depois de mama no peito, faz uns barulhos estranho quando dorme. O que pode ser isso? sera que poderia ser laringomalácia?
    Aguardo!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em princípio pode ser normal, mas o ideal seria gravar e mostrar ao seu médico na consulta, para ele ouvir o tipo de barulho e poder dar uma opinião mais fundamentada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  88. Bom dia,
    meu filho tem 1 ano, aos 4 meses foi diagnosticado com laringomalacia, no entanto o médico disse que passaria com o tempo. Hoje com 1 ano, há cerca de 1 semana, ele começou a roncar muito a noite, ronca igual adulto, e faz um buraco no peito dele. mesmo virando, o ronco continua muito forte. levo a pediatras e me dizem normal. Não acho que seria normal. Qual especialista devo recorrer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Com essas queixas acho que deveria marcar consulta com um otorrino, para ser observado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  89. Boa noite doutor.
    Meu bebê tem 2 meses e desde a maternidade ele tem dificuldades para respirar quando mama e agora está piorando, os médicos diziam ser normal e com o tempo ia passar. Porém ontem fui ao pediatra e levei um vídeo dele mamando e largando o seio com muita dificuldade para respirar. O pediatra me disse que ele nasceu com a traquéia fechada, não me detalhou mais nada. Ele está ganhando peso, está com 5.575kg e 62 cm, nasceu com 2.430 e 47 cm. Queria saber se não seria melhor eu procurar um otorrinolaringologista. Ele tem muita dificuldade para respirar, Falta o ar é bem triste tadinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Acho que sim, é capaz de ser benéfico levá-lo a um otorrino.
      Cumprimentos

      Eliminar
  90. Boa noite minha filha está com 3meses de vida e sobre de prisão de ventre e não dorme ela só cochila pois tem o sono muito leve e que faço por favor Dr

    ResponderEliminar
  91. Doutor estou desesperada o meu leite secou e fou dando Aptamil tem um leite melhor para eu da a ela e te alguma coisa ir eu compre e tome para alimentar o leite para eu tentar ver se ela volta a mamar no seio de novo obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode experimentar tomar um suplemento com silimarina, para ver se aumenta a produçao do seu leite.
      Quanto à prisão de ventre, experimente trocar o leite adaptado para um com a designação "confort".
      Cumprimentos

      Eliminar
  92. Olá ,meu filho nasceu com anus imperfurado, fez vários exames para saber se tem outras anomalia,mas não fez nenhum com relação a traqueia, hohe esta com 1 ano e 7 meses e já tem uns quatro dias que ele está com chiado que vem do pescoço ao mamar e dormi,levei ao pediatra que fez um raio x dos pulmões que está limpo,o pediatra diagnosticou como bronquite e está tomando aerolin,mas não vir melhora ,nem secreção ele tem,será que pode ser algum problema na traqueia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      É pouco provável, porque se tivesse um problema na traqueia, provavelmente já se teria manifestado mais cedo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  93. Olá Dr. MEU FILHO TEM 1 ANO E 6 MESES,ELE QUANDO ESTA RESFRIADO OU GRIPADO A NOITE DA A IMPRESSAO QUE ELE TA ENGASGADO E CHORA PEGO ELE NO COLO POREM ELE FICA ENGOLINDO AR OU SALIVA PAREDENDO ESTAR COM ALGO ENGASGADO E CHORA MUITO E FAZ UM BARULHO ESTRANHO DENTRO DELE,AI DPOIS PASSA COLOCO ELE PRA DORMIR COM UM TRAVESSEIRO MAIS ALTO,SERA Q ISSO É SINTOMA DE LARINGOMALACIA? to mto preocupada,isso aconteceu hje 01:34 da madrugada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se isso só acontece quando está resfriado, o mais provável é que seja apenas a obstrução do nariz decorrente da infecção vírica.
      Cumprimentos

      Eliminar
  94. Bom dia Dr. Hugo
    Estou bastante preocupada com o meu filhote, fez ontem precisamente 1 mês que do nada começou com um estridor assustador, desde então que ando quase todas as semanas no pediatra, enviou-me para o pediatrico para Coimbra e lá disseram que tinha laringite estridulosa, entretanto já nao era porque nao apresentava sintomas nenhuns ( febre, tosse, recusa alimentar,etc), mas também não me fazem um diagnostico. Durante este mês já fui a um pneumologista, que disse que era algo viral, fez medicação e não passou, fui a um otorrino que disse que poderia ser uma posssivel laringomalacia mas sem certezas, fui pedir uma segunda opiniao a um outro otorrino que me disse garantidamente que era uma laringomalacia mas que nao seria preciso sujeitar o bebé ao tal exame que é preciso anestesia-lo (penso que seja uma laringoscopia). A minha questão é: possivel surgir a um bebé com quase 10 meses?É normal ele progredir e depois regredir? pergunto isto porque na semana passada não fez praticamente ruido nenhum, chegando mesmo a não fazer nada durante 2 dias e esta semana voltou outra vez ao mesmo, aquele som agoniante ( mas continua sem apresentar sintomas alguns, é um bebé feliz) mas sinceramente já nao sei o que fazer.. O Dr. achas que devia sujeita-lo ao tal exame?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode ser uma laringomalácia, mas realmente para ter certeza só mesmo com o exame. No entanto, também não vai alterar nada em termos de orientação, pelo que para já acho que aguardaria.
      Cumprimentos

      Eliminar
  95. Olá. Minha filha tem 1 mês e vida e desde o primeiro dia de vida ela fica fazendo barulhos como se estivesse engolindo algo, muitas vezes parece estar engasgada, e quando dorme as vezes faz um barulho forte como se estivesse com falta de ar, e quando acordada fica engolindo (vento) gostaria de saber se poderia estar relacionado a isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode ser perfeitamente normal e se ela não tem falta de ar e se alimenta bem não precisa de fazer nada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  96. Boa noite
    Minha filha de seis meses foi diagnosticada com laringomalacia pelo Otorrino após exame...mas o mesmo não conseguiu ver a traquéia, também desconfia de traquiomalacia, pediu para realizar uma tomografia com anestesia geral...estou preocupa em realizar o mesmo devido a anestesia, é comum se realizar esse exame com anestesia em bebês, não pode prejudicar seu desenvolvimento?
    Se tiver traquiomalacia pode curar assim como laringomalacia de forma natural?
    Obrigada

    ResponderEliminar