O que é a laringomalácia?

Ao fim de alguns meses de "pausa", finalmente vou retomar as minhas escritas no blogue e, como podem calcular, nestes tempos fui recolhendo algumas sugestões dos leitores para possíveis temas.
Sendo assim, vou tentar atender a essas sugestões e os próximos posts vão ser sobre os temas que me pediram, mesmo sabendo que alguns serão um pouco mais específicos, tal como este que decidi escrever hoje.

A laringomalácia é o colapso de parte das vias respiratórias que ocorre durante a inspiração (entrada de ar nos pulmões). É a anomalia congénita mais comum da laringe e a sua causa não está bem estabelecida.
Geralmente provoca alguma dificuldade respiratória, com um barulho típico que ocorre na inspiração, sendo mais frequente no período neonatal. Esse barulho designa-se estridor e costuma atingir um pico de intensidade por volta dos 4-8 meses, acabando por ir desaparecendo gradualmente até aos 12-18 meses. Estas manifestações são mais evidentes quando o bebé está constipado, a chorar ou durante a alimentação, embora possa surgir apenas durante o sono.

Nas formas ligeiras, mesmo durante os episódios de estridor  as crianças respiram e alimentam-se bem, mas nas formas mais graves pode haver dificuldades grandes na alimentação, com má evolução de peso associada.
Por vezes a laringomalácia existe em conjunto com outras anomalias e é relativamente frequentemente a associação com refluxo gastro-esofágico.
O diagnóstico é feito com base nos sintomas que a criança apresenta e pode ser confirmado por observação da laringe por um otorrinolaringologista. No entanto, se as manifestações forem muito típicas, esta não é mandatória para o diagnóstico. De qualquer forma, há várias doenças que podem dar sintomas semelhantes, pelo que uma observação médica cuidada é muito importantes
O tratamento depende da gravidade da situação. Na grande maioria dos casos, a laringomalácia não é grave e resolve-se espontaneamente, sem necessidade de tratamento. Quando existe refluxo gastroesofágico associado, este deve ser tratado e é importante manter uma vigilância adequada do peso.
Os casos mais graves podem implicar tratamento cirúrgico e devem sempre ser acompanhados por um otorrinolaringologista.
Em jeito de conclusão, pode-se afirmar que esta é uma situação que causa bastante ansiedade aos pais, mas que na maior parte das vezes não coloca nenhum problema e se resolve facilmente.

Etiquetas: