Translate

Etiquetas

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

O que é o refluxo gastroesofágico?

Antes de começar a escrever sobre esta situação, acho que é importante explicar um pouco como é a nossa anatomia normal. Depois de engolirmos, os alimentos passam da boca para um "tubo" muscular que se chama esófago. Daí, vão para o o estômago, que é uma espécie de "bolsa" (também ela revestida por músculos) onde os alimentos são digeridos e processados. Geralmente a passagem dos alimentos faz-se apenas neste sentido e depois prossegue para o intestino, mas há situações em que as coisas não acontecem exactamente assim e uma delas chama-se refluxo gastroesofágico.
Na maior parte dos casos, esta condição deve-se à imaturidade muscular própria da idade e não acarreta grandes complicações. O que acontece é que o conteúdo do estômago, com a sua contracção, acaba por subir para o esófago em vez de avançar para o intestino, o que geralmente se manifesta por episódios frequentes de regurgitação (os chamados bebés "bolçadores") ou vómitos, embora possam ocorrer também algumas manifestações menos típicas. Não exige nenhum tipo de tratamento (nem com os chamados leites AR - ver post sobre esse assunto) e tem tendência  a melhorar com a idade (por volta dos 4-6 meses, a maior parte das crianças já começa a apresentar melhoria franca).
Esta é uma situação muito frequente em bebés pequenos, particularmente prematuros, de tal modo que nem é considerada propriamente uma doença, excepto nos casos em que os bebés evoluem mal de peso ou então que têm complicações pulmonares. Nesses casos, passamos a ter o que se chama doença do refluxo gastroesofágico, que implica tratamento e vigilância diferentes, sempre com acompanhamento médico.

62 comentários:

  1. A minha filha mais velha tinha este problema. Eu cheguei a dar-lhe os leites AR. Melhorou e não deitava tanto cá para fora.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. O meu filho tem DRGE diagnosticada desde os 13 meses (tem hoje 3 anos de idade) em que teve pHmetria com mais de 200 episódios de refluxo. Fez endoscopia que revelou esofagite da porção distal do esófago, e concluiu-se que o problema derivaria de incompetência do cardia. Faz obviamente IBPs e motilium. Efectivamente não tem uma apresentação muito grave da doença pois não tem infecções respiratórias de repetição e apresenta normal progressão estato-ponderal. É um ruminante por natureza e habituou-se a viver assim. Qual a sua opinião face à reversibilidade desta situação com o crescimento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Um refluxo que ainda se mantém aos 3 anos tem menos probabilidade de reverter espontaneamente, pelo que acho que a maior probabilidade é que não desapareça completamente. De qualquer forma, como frisou (e bem), a apresentação não é muito grave, o que é positivo em termos de complicações.
      Espero ter respondido.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  4. Muito boa noite, Dt. Hugo Rodrigues. Sou mãe de uma bebe de 3 meses exactos, que sofres e refluxo gastroesofagico. Está já há 15 dias a ser medicada com motilium, e finalmente parece começar a melhorar. Hoje vomitou apenas 1 vez. O problema que desenvolveu neste último mês e que me preocupa bastante, tem-se vindo a intensificar e julgo estar relacionado com o refluxo: está, progressivamente, a deixar de comer. Por razões médicas, tive de deixar de dar de mamar quando tinha apenas um mês e meio. Introduzi LA e ela aceitou-o estupendamente. Bebia mais que a sua conta, se eu lho desse. Neste momento, quase com 6 kgm/s, não consigo fazer com que beba, a cada refeição, mais de 60ml. Se insisto, chora, e não consigo mesmo. O apetite e igual caso esteja 2, 4 ou 6 horas sem comer. Pode estar esta situação relacionada com o refluxo? Já experimentei diversos leites, e ela recus-os todos.

    ResponderEliminar
  5. Há alguma coisa que possa fazer para melhorar o seu apetite? Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode haver alguma relação, mas isso não é completamente claro, porque há inúmeros motivos para os meninos comerem mal.
      Para já, tentava ver se necessita mesmo de um leite HA (só tem indicação se houver alergias na família directa), pois o sabor de um leite normal é bastante melhor. Depois, tentava trocar a marca do leite para ver se surtia algum efeito positivo.
      Na amior parte das vezes isto são só fases e melhoram com o tempo, mas se se mantiver acho que a sua filha deveria ser observada, porque pode ter alguma inflamação do esófago por causa do refluxo e isso causa bastante desconforto com a alimentação.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  6. Ola....minha bebê tem 2 meses e está pesando 3.500...ela nasceu de 38 semanas porque eu estava tendo inúmeras crises de vesicula, pesando 3.100. Começou mamando só leite marterno e colocava muito para fora...na consulta de revisão com 15 dias ela estava com o mesmo peso...começamos com complemento mas os vômitos pioraram...o complemento foi suspenso e fizemos uma ultrassom onde vimos que está tudo perfeito...o leite materno ela mama na hora que quer...tenho bastante leite...e algumas vezes no dia ela coloca pra fora em grandes quantidades outras vezes em pequenas e já talhado...o que está a me preocupar é a falta de ganho de peso...no mais ela é saudável ....grata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Realmente a evolução de peso não é a ideal, pelo que seria de considerar a hipótese, na minha opinião, de iniciar medicação para o refluxo. De qualquer forma, acho que essa decisão teria que partir do seu médico assistente, como é lógico.
      Queria também esclarecê-la que o facto de ter uma ecografia normal é bom, mas não exclui o refluxo. Se a dúvida persistir há outros exames que podem ser feitos, mas que têm que ser ponderados caso a caso.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  7. Ola...trocamos de pediatra e estamos fazendo o tratamento para refluxo com medicação ...ela já engordou 200 gr em uma semana ...uma vitória ...obrigada pelo esclarecimento ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óptimo, fico contente.
      Cumprimentos e continuação de boa recuperação,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Chris que medicação deu para o seu bebe?

      Eliminar
  8. Em outro artigo comentei sobre a irritabilidade de minha bebê de 46 dias, que não dorme durante o dia e chora e grita muito. Estou com suspeita que os gritos dela sejam de ardor na garganta devido a refluxo. Meu esposo não concorda comigo, pois diz que seria visível, mas ela emite alguns sons que parece estar engolindo algo, creio que ela vomite e engula, pois alem dos sons suspeito que escuto ela fazer, ela chora durante as mamadas, dorme sempre arqueada com o pescoço para traz, chora dormindo e emite os mesmos sons estranhos quando dorme, respiração dela parece sempre estar molhada, com pequenos roncos, ela não esta ganhando pouco peso, as vezes ele tosse inclusive enquanto dorme, como se tivesse engasgado com a saliva, ela saliva bastante, tem soluços constantes, e algumas vezes sai um pouco de leite pelo nariz.
    Minha pergunta é: Existe refluxo interno ou oculto que não conseguimos ver? O bebê pode estar engolindo o vomito e causando ardor na garganta? Se existe, como seria o tratamento ou cuidados que devemos tomar?
    Obrigado...
    Deus abençoe imensamente seu trabalho maravilhoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Efectivamente as manifestações que descreve podem ser de um refluxo, em que não existe propriamente vómito.
      No entanto, nestes casos é preciso uma maior suspeita, pois o diagnóstico é sempre mais difícil de fazer. Se for mesmo um refluxo, a sua filha pode beneficiar de algum medicamento que diminua a produção de ácido do estômago, mas para isso é preciso ter certeza. O que eu a aconselhava era a colocar essa questão ao médico assistente da sua filha, para ver o que ele acha e poder tomar a melhor decisão.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  9. Saudações Dr. Hugo! amo seu blog e mais uma vez venho lhe pedir uma opinião!
    Meu filho tem refluxo e desde que nasceu, (hoje está com três meses), que tem um ronco ao respirar apenas quando está acordado, quando era Rn esse ronco era bem maior, parecia que os pulmões estavam com secreções, hoje diminuiu bastante, porém em alguns momentos com esta acordado , principal após as mamadas fica roncando, a pediatra dele falou ser normal, em todas as consultas faz ausculta pulmonar onde está tudo ok, mais isso me incomoda muito, na realidade tenho receio que possa ser algum problema, já li que o refluxo pode causar isso, o que o Sr. Acha? As vezes coloco gotinhas de soro nas narinas, mais não existe secreção e nem dificuldades para respirar, é só o barulho mesmo. Agradeço mais uma vez!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se a auscultação está normal e só faz esse barulho de vez em quando, acho que não precisa de se preocupar.
      Mesmo que seja refluxo não implica nenhum tratamento, pois tem tendência a resolver com o tempo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. ola dr..desde dos 6 dias de idade que meu bebé hoje com 2 mês bebe o leite aptamil ar 1 pois bolsava pelo nariz mas desde que bebe esse leite nunca mais aconteceu..será que já posso mudar de leite?será que já recuperou?
    fico aguardar resposta
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom da,

      Geralmente o refluxo vai resolvendo com o tempo é maior parte dos casos resolve até aos 4-6 meses. De qualquer forma, parece-me boa opção testar um leite normal para ver como responde.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Boa Tarde Sr. Dr.,
    Tenho uma menina com quase 4 meses, e à cerca de uma semana teve episódios de se engasgar com saliva e de ficar durante alguns segundos sem respirar, o que causou o pânico em nós pais. Ontem fui ao Pediatra e o mesmo diagnosticou refluxo e providenciou de imediato uma ecografia abdominal para pesquisa de refluxo, mandou alterar o leite de Nan 1Confort para o HA+AR (Nidina) e receitou Cinet 3 vezes por dia. Estou a dar-lhe desde ontem à noite conforme o receitado, mas a menina de madrugada deu-nos outro susto de querer vomitar e so saía saliva e hoje de tarde novamente e saiu muita saliva e uma "golfadinha" de leite. A minha questão é se o efeito do xarope é demorado e se realmente irá aliviar um pouco estes episódios de engasgamento.
    Obrigada pela ajuda.
    Cumprimentos,
    Claudia Figueiredo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Penso que o ideal é esperar pelo menos 2-3 dias para ver se a medicação faz efeito.
      Quanto à probabilidade de resultar, penso que isso pode acontecer, mas só mesmo o tempo é que vai dar essa resposta, porque não é possível ninguém dar-lhe certeza disso.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Ola dr tenho 1bebe de 3meses que desde dos 6dias de vida comecou a tomar aptamil ar pk bolsava e so saia pelo nariz...mas entretanto ha 1semana k tive k mudar para o aptamil pepti pk n ta a ganhar peso..ele nunca mais bolsou mas ultimamente engasga-se as vez com o leite e depois chora antes de voltar a pegar no biberao..mas nao vomita nem bolsa..sera refluxo?e pk motivo se engasga a beber leite?
    Aguardo resposta obrigado

    ResponderEliminar
  13. Ola dr tenho 1bebe de 3meses que desde dos 6dias de vida comecou a tomar aptamil ar pk bolsava e so saia pelo nariz...mas entretanto ha 1semana k tive k mudar para o aptamil pepti pk n ta a ganhar peso..ele nunca mais bolsou mas ultimamente engasga-se as vez com o leite e depois chora antes de voltar a pegar no biberao..mas nao vomita nem bolsa..sera refluxo?e pk motivo se engasga a beber leite?
    Aguardo resposta obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode eventualmente ser refluxo e engagsgar-se por causa disso, do leite que sobe em vez de descer apenas.
      O aptamil pepti é um leite para a alergia as proteínas do leite de vaca e não para o refluxo, mas o seu médico prescreveu-o seguramente com alguma intenção que não o refluxo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Ola dr obrigado pela resposta..o meu bebe bebia o aptamil ar mas como tava com fezes liquidas e perdeu peso entao a pediatra mandou dar o aptamil pepti para ver se ele recupera pk ela desconfia k ele seja alergico as proteinas..ela nao bolsa nem vomita mas ta beber bem o leite e engasga-se e dp ja custa a pegar no biberao..sera refluxo oculto?vai fazer eco abdominal e eco transfontanelar..sera k na abdominal detetam o reluxo?
    Obrigado
    Aguardo resposta

    ResponderEliminar
  15. Ola dr obrigado pela resposta..o meu bebe bebia o aptamil ar mas como tava com fezes liquidas e perdeu peso entao a pediatra mandou dar o aptamil pepti para ver se ele recupera pk ela desconfia k ele seja alergico as proteinas..ela nao bolsa nem vomita mas ta beber bem o leite e engasga-se e dp ja custa a pegar no biberao..sera refluxo oculto?vai fazer eco abdominal e eco transfontanelar..sera k na abdominal detetam o reluxo?
    Obrigado
    Aguardo resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode realmente ser refluxo.
      Nem sempre a eco mostra, mas acho que pode fazê-la para ver o que dá.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Bom dia Dr. Hugo, antes do mais, muitos parabens pelo seu trabalho e dedicação! A minha menina nasceu com 2500g às 40 semanas, e com 2 meses pesa 4400g. Desde terca feira passada (dia em que fez os 2 meses e apanhou as vacinas) que nao faz uma refeicao completa. Estou a dar-lhe o leite da Nutriben AO por causa da prisao de ventre e o que acontece é que comeca a mamar e passados 40/50 ml comeca a chorar, umas vezes apos arrotar continua a mamar outras vezes recusa, este processo envolve sempre choro e muito contorsao... Tambem noto que depois de comer parece que de vez em quando continua a engolir... A pediatra colocou a hiotese de ser refluxo, mas disse que como ela tem estado a aumentar bem de peso que seria melhor aguardar 2 semanas e ver como evolui... A minha questao è a seguinte, 2 semanas nao sera mt tempo? É aflitivo ver a minha filha assim.
    Obrigada Dr. Pela sua atenção.
    Fiacarei a aguardar a sua resposta.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se o peso está bem não me parece que seja errado esperar 2 semanas, porque quase todos os bebés passam por uma fase assim por volta dos 2 meses e depois passa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. Olá Dr gostaria que pudesse me ajudar! Meu filho teve refluxo aos 6-8 meses fizemos tratamento e melhorou, porém ele tem uma rinite alérgica violenta. Então ano passado ele começou a tossir de janeiro e só parou em setembro, foi quando já havia tomado todos os remédios possíveis que a pediatra resolveu mandar fazer um exame, rápido e muito útil e que revelou que sim havia refluxo. Entao passamos mais uns 5 meses fazemos tratamentos com remédios para rinite e refluxo. Ele ficou muito bem por um tempo, r agora o danado do refluxo está de volta e desta vez extremamente violento, não há remédio que faça ele parar, o dele não regurgitação apenas uma tosse sem fim! De manhã, a tarde e a noite. Não dormimos por aqui, apenas as tiramos cochilos. Pergunta: o que devo fazer se desta vez o refluxo parece imensamente pior? P.s: ele ta tossindo tanto que está reclamando que a garganta está doendo!
    Desde já agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se a causa para essa tosse for mesmo o refluxo, acho que deve manter a medicação para tratá-lo, para ver se assim a tosse desaparece.
      Enquanto tive manifestações, penso quendeve manter o tratamento.
      Cumprimentos

      Eliminar
  19. Olá Dr. Hugo
    A minha bebe sofria com cólicas desde que nasceu e não fazia cocô sozinha até que lhe comecei a dar o chá alivit da nutriben 3 vezes ao dia e começou a fazer cocô sozinha uma vez por dia o que a deixava bem aliviada. Contudo a 2 semanas para cá chora muito a seguir a refeição está constantemente a arrotar e fica muito agoniada ao ponto de se engasgar e na hora de dormir contorce-se com dores. A pediatra no hospital diz que faz refluxo e que não pode beber mais o chá e tenho de engrossar o leite que é o nidina confort com um espessante. Conclusão para além da má disposição tem cólicas e não faz cocô devido ao leite estar mais grosso e não dar o chá. está sempre a chorar e deixou de ser aquele bebe bem disposto que era. Até noto que passa menos tempo acordada e quando está está sempre agoniada. A seguir as refeições estou 30 minutos com ela na vertical e tenho a cabeceira da cama levantadc mas ela raramente bolsa. Que posso fazer para ajuda la nestes 2 problemas Dr ? Ela tem 2 meses e meio. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se calhar fazia sentido tentar dar um fármacos com simeticone (há vários no mercado) ou eventualmente um probiotico (biogaia ou vivos), para ver se melhora. Se nunca bolçou e o peso está bem, não sei se espessar o leite seria a minha opção.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. E para azia que posso fazer está sempre a chorar até mesmo quando come está sempre inquieta e agoniada de noite tosse e parece que lhe falta a respiração dorme as meias horas e depois acorda agoniada. Engole em seco e parece que o leite lhe fica na garganta. Es e com doresta sempre a encolher as perninhas

      Eliminar
    3. Bom dia,

      Para já testava apenas esta medicação, para ver se melhora. E provável que note melhorias...
      Cumprimentos

      Eliminar
  20. Boa noite. Tenho um bebé com 1 mês e de x em quandoo meu bebé bolsa. Umas x é pouco outra x é mais, as x parece que saiu o leitinho da mamada. Ele mexe se muito e mesmo depois de arrotar se o deitar e se ele se mexer muito ainda sai leitinho. E as x dorme e quando acorda também ainda sai leire mas aí ja vem tipo coagulado. É normal? Ele também tem solucos varias x ao dia mas acontece mais quando mama e depois arrota as x os solucos vem junto. Esta situações são normais? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, todas essas situações são perfeitamente normais, pode ficar tranquila.
      Cumprimentos

      Eliminar
  21. Ola dr minha filha tem sete anos e faz algumas semanas q ela vem se engasgando perdendo o ar pela madrugada e algumas veses ao dia tambm estou muito preocupada levei no medico local mandaram eu dar antialergico mas parece q nao esta adiantando e ela nunca teve refluxo quando bebe o a pode ser isso?

    ResponderEliminar
  22. Ola dr minha filha tem sete anos e faz algumas semanas q ela vem se engasgando perdendo o ar pela madrugada e algumas veses ao dia tambm estou muito preocupada levei no medico local mandaram eu dar antialergico mas parece q nao esta adiantando e ela nunca teve refluxo quando bebe o a pode ser isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Essa é uma das situações em que não consigo ajudar muito à distância, porque me parece que é fundamental auscultá-la e perceber se está tudo bem a nível pulmonar. Se mantém as queixas acho que deveria marcar uma consulta com o seu médico para poder ser observada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  23. Olá De, preciso de uma segunda opinião... Minha filha tem 1 ano e 3 meses ela tem refluxo oculto e é aplv, nesse mês foi introduzido alimentos c leite sem reação com fechamento de glote asma inchaço de olhos etc ... Fazem 25 dias disso, mas qdo regredimos o remédio do refluxo deu otite pela 8 vez e estomatite gengivite ... Meu medo e a otite pq o médico do PA disse que muitas otites pode perder a audição... Já fui tdo q e especialidade ... Até que idade vai o refluxo oculto, fazem 9 meses q ela se trata...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Geralmente o refluxo tem tendência a melhorar progressivamente com o tempo, embora não haja nenhuma idade certa para desaparecer completamente, porque varia muito de criança para criança.
      Quanto às otites, se forem muitas podem interferir realmente com a audição, mas o mais importante é mesmo tratá-las quando surgem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  24. Ola Dtr Hugo a minha filha tem 11 meses e ultima mente tem se engasgado muito quase todos os dias pelo menos uma vez por dia, engasga se do nada a brincar sentada assim sem mais nem menos e depois fica ali a tentar engulir aflita tenho sempre de a virar de cabeça para baixo e dar lhe umas pancadinhas nas costa o que podera ser?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Muitas vezes essas situações acontecem quando os bebés estão mais constipados, porque respira, mal pelo nariz e engasgam-se mais facilmente.
      Cumprimentos

      Eliminar
  25. Boa noite Dr.Hugo,
    Tenho um bebe com 2 meses que vai fazer a eco para confirmar a suspeita de refluxo. Ele nao bolsa sempre grandes quantidades...umas vezes mais outras menos...mas quase sempre fica com solucos depois d comer. E chega a bolsar d forma ligeira ja passado 2 horas de ter comido.Desde a 2 semana de idade que faz leite Ar,já tivemos que alterar a marca pois anteriormente bebia nutriben Ar e de um momento para o outro começou a ficar com as fezes duras e so com estimulacao evacuava. Agora bebe Novalac Ar Digest e evacua em media 5 vezes por dia,sendo que as fezes são um pouco liquidas assim com consistência de "papa". Na saúde 24 disseram.me que nao seria diarreia e que era porque o leite contem alfarroba e as vezes que evacua tem a ver com o reflexo gastrocolico...mas fico sempre com medo de que possa nao estar a analisar bem as fezes dele. Parece.lhe uma situacao normal?? EE em relação ao refluxo acha k ele sofre dessa patologia?MT obrigado
    AndreiaM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, parece-me normal.
      Quanto ao refluxo, se o peso estiver bem não necessita de nenhum tratamento, pelo que nem sei se se justifica fazer o exame.
      Cumprimentos

      Eliminar
  26. Obrigado Dr. A pediatra quer que faca a eco...tanto que ira faze-la no dia 29. Ele tem aumentado de peso...nasceu com 2830 e atualmente esta com 4930 e esta com 2 meses e meio. Agradeço a sua atenção,e desde já lhe dou os parabéns pelo excelente blog que tem...é sem duvida uma ajuda imensa e apoio nesta viagem maravilhosa que é sermos pais.obrigado

    ResponderEliminar
  27. Dr boa noite...minha filha de 3 meses apis mamar golfa leite coalhado com um.cheiro ácido. ..e normal? . Ela esta no peso certo e mama peito e aptamil de 90 ml alternados. ..o apetite dela e sempre bom...soluça bastante e baba muito ...devo me preocupar? Muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se o peso dela está bem e normal, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  28. Boa noite Dr. Hugo Rodrigues a minha bebe tem 2 meses e desde a gravidez que tem bastantes solucos ha 3 dias para ca que chora intensamente o que nso e nada normal durante meia hora, rejeita a mama o que tambem nao e habitual e engole em seco variadas vezes e apresenta solucos mesmo quando aerota bastante, quanto as dejeccoes ate a 1 semana apenss 2 mamadas por dia sem dejecoes em 8 agora fica meio dia sem dejeccoes o que sera?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pela sua descrição pode se algum mal-estar relacionado com acumulação de gases, mas só mesmo observando e que se consegue ter certeza.
      Cumprimentos

      Eliminar
  29. Dr., a minha filha tem 3 anos e após vários episódios de tosse peesistente com intervalos de 1 mês, tratamentos com ventilan, beclotaide, flicotaide, etc consultamos outro pediatra que colocou a hipótese de refluxo e receitou lanzopranol. Fiquei assustada com o possível diagnóstico. Isto poderá ser reversível? Que cuidados devo
    ?


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Com essa idade não é muito habitual, mas acho que deve experimentar a medicação para ver se responde. Sim, pode ser reversível.
      Cumprimentos

      Eliminar
  30. Boa tarde Dr. Hugo, na ultima semana passei o maior susto da minha vida minha filha de 3 anos foi matriculada numa creche a qual frequentou por 4 dias sendo q nesse 4° dia ela almoçou macarrão e acabou vomitando e saindo pelo nariz as professoras nem viram isso acontecer (o vomito sair pelo nariz)e quando me ligaram para busca-la ao me deparar com a minha filha estranha falando e respirando pela boca eu pedi para ela assoar o nariz e saiu do nariz a comida assoou varias vezes até sair tudo, gostaria de saber qual risco minha filha correu nesse caso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Por vezes acontece o vómito sair pelo nari? Como ela é grande, a solução é mesmo pedir para ela se assoar eliminar o nariz com soro fisiológico ou um spray de água do mar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  31. Meu filho tem suspeita de Aplv e refluxo oculto. A pediatra fechou o diagnóstico com uma eco em qur aparecia um espessamento no intestino. Consulto com uma gastro de renome em porto alegre. Ela tem dúvidas quanto a alergia já q estou em dieta desde a segunda semana de vida dele, ele tem 3 meses e não houve melhora significativa. Ele saliva muito, teve episódios de apnéia quando era mais bebê, agora está rouco, faz um barulho q parece vir da laringr quando dorme, respiração pesada, raramente faz cocô soZinho e em poucos momentos notamos melhora. Tentamos todos remédios p refluxo, label, losec, nexium, sem sucesso. Agora voltamos p label 2x dia mais lanzoprazol 1x, não vejo melhora. Já não sei mais o que fazer. Ele ganha peso mas passa dia e noite c dor e desconfortável,não consegue dormir, não tem qualidade de vida. Ainda armamento e sou muito cuidadosa com a dieta aplv. Cortei leite, soja, ovo, carne. Agora já reintroduzinovo e alimentos q contém ou pode conter soja. Tens alguma orientação que eu possa seguir??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Realmente não parece ser um caso típico e que infelizmente não consigo ajudar à distância. Só mesmo observando a criança e os exames...
      Cumprimentos

      Eliminar
  32. Bom dia doutor, tenho um menino de 1 mes e meio e na semana passada foi diagnosticado com refluxo. Ele nao perdeu peso, mama praticamente o dia inteiro, golfa muito, praticamente toda mamada, fica irritado, fazendo caretas, levanta a cabeca pra tras abrindo a boca, faz burilhinhos "liquidos" quando esta se movimentando, chora muito e só para se coloco no peito. O pediatra reveitou motilium 3x ao dia e label 2x. Desde sabado estou fazendo a medicacao mas nao tenho visto melhoras. Tem uns 3 dias que começou a tossir frequente, e de ontem pra hj percebo a respiracao dele "molhada" Como se tivesse pingado soro... Já inclinei o berço e tenho tentado ficar com ele na vertical depois das mamadas. Fico muito cansada... a noite ele quase não tem dormido. Minha esperança é que o remedio comece a fazer efeito... Tem somente 4 dias que está tomando. É isso mesmo? Mais pra frente fará efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A eficácia desse tipo de medicação é um bocadinho variável, mas deve aguardar 1-2 semanas para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar