O que é o refluxo gastroesofágico?

Antes de começar a escrever sobre esta situação, acho que é importante explicar um pouco como é a nossa anatomia normal. Depois de engolirmos, os alimentos passam da boca para um "tubo" muscular que se chama esófago. Daí, vão para o o estômago, que é uma espécie de "bolsa" (também ela revestida por músculos) onde os alimentos são digeridos e processados. Geralmente a passagem dos alimentos faz-se apenas neste sentido e depois prossegue para o intestino, mas há situações em que as coisas não acontecem exactamente assim e uma delas chama-se refluxo gastroesofágico.
Na maior parte dos casos, esta condição deve-se à imaturidade muscular própria da idade e não acarreta grandes complicações. O que acontece é que o conteúdo do estômago, com a sua contracção, acaba por subir para o esófago em vez de avançar para o intestino, o que geralmente se manifesta por episódios frequentes de regurgitação (os chamados bebés "bolçadores") ou vómitos, embora possam ocorrer também algumas manifestações menos típicas. Não exige nenhum tipo de tratamento (nem com os chamados leites AR - ver post sobre esse assunto) e tem tendência  a melhorar com a idade (por volta dos 4-6 meses, a maior parte das crianças já começa a apresentar melhoria franca).
Esta é uma situação muito frequente em bebés pequenos, particularmente prematuros, de tal modo que nem é considerada propriamente uma doença, excepto nos casos em que os bebés evoluem mal de peso ou então que têm complicações pulmonares. Nesses casos, passamos a ter o que se chama doença do refluxo gastroesofágico, que implica tratamento e vigilância diferentes, sempre com acompanhamento médico.

Etiquetas: ,