O meu filho ressona muito - devo preocupar-me?

As vias respiratórias das crianças são geralmente mais estreitas do que as dos adultos, pelo que é relativamente frequente que elas ressonem. Se a isto acrescentarmos o facto de muitas delas estarem sempre "constipadas", a probabilidade de ressonar é ainda mais elevada.
No entanto, há algumas situações que requerem observação médica, das quais destaco as seguintes:
  1. associação a períodos em que a criança pára de respirar durante o sono (apneias) - implica uma observação urgente por um otorrino
  2. quando a situação se mantém mesmo fora dos períodos de infecção respiratória
  3. quando a criança anda muito irritada ou sonolenta durante o dia
Tirando estes casos, a maior parte das situações em que as crianças ressonam não levanta nenhum tipo de problema em particular e deve merecer apenas uma vigilância de rotina.

Comentários

  1. Boa noite Dr. Hugo
    O meu bebé tem 7 meses e desde os 5 meses começou a ressonar.
    Mas nestas ultimas duas semanas reparei que não só ressona muito nas primeiras horas de sono como, para acordar ou adormecer faz uns ruídos de "ressonar acordado".
    Nunca teve infecções,nem otite,nem está constipado.

    Por acaso só agora com uma leve pesquisa online percebi que poderá ser algo mais sério.

    O que aconselha?

    Obrigada,

    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Como ele é muito pequeno, provavelmente devem ser a adenóides que são grandes. Se não faz pausas respiratórias, em princípio não se justifica fazer nada, mas se vir que isso começa a acontecer deve leva-lo a um otorrino para ser avaliado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Boa noite, a minha filha com 11 meses tem um ressonar constante a noite toda. É um facto que anda constantemente constipada, mas deixou de ter um sono descansado para um sono agitado. Sera algo mais do que um simples ressonar, tendo em conta que ha historico familiar para sinusites e rinites? Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Boa noite, a minha filha com 11 meses tem um ressonar constante a noite toda. É um facto que anda constantemente constipada, mas deixou de ter um sono descansado para um sono agitado. Sera algo mais do que um simples ressonar, tendo em conta que ha historico familiar para sinusites e rinites? Obrigada

    ResponderEliminar
  4. Meu filho tem 3 anos e anda muito sonolento , as vezes ele acaba de acorda e já quer dormi de novo .. isso depois de ter dormido uma noite todinha .. devo me preocupar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se ele não era assim acho que deve ser visto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Ola bom dia doutor! O meu filho tem 4 anos e resona muito, mesmo quando dorme de lado, de vez em quando sinto que lhe atrapanha o sono e que nao dorme tranquilo, ja á bastantectempo que isto acontece, acha que é normal? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ressona sempre acho que deveria consultar um otorrino, para tentar perceber se precisa de algum tratamento.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  6. Olá Dr, bom dia.
    O meu filho tem 14 meses e normalmente ressona durante a noite, nem sempre é constante toda a noite mas todos as noites faz uma espécie de ronco, por vezes da a sensação que não consegue respirar bem..Não tem mais nenhum sintoma (constipações, etc). Desde que nasceu que normalmente tem uma espécie de ronco. Dr, é frequente isto acontecer ou será que devo preocupar-me? Muitíssimo obrigado..

    ResponderEliminar

Enviar um comentário