Translate

Etiquetas

segunda-feira, 17 de março de 2014

O que é o cancro?

Em Medicina, poucos nomes assustam tanto quanto este, o que é particularmente agravado se estivermos a falar de crianças. Assim, achei que seria interessante escrever um pouco sobre o que é, em termos científicos, o cancro.
Todos nós somos compostos por células, que são pequenas partículas vivas que, todas juntas, formam os órgãos. Podem ter funções completamente diferentes umas das outras e uma das muitas características que as distinguem é a sua capacidade de divisão. Assim, há tecidos e órgãos que se conseguem regenerar facilmente e outros em que isso não acontece. É a programação genética das células que dita essa diferença…
Por vezes, podem ocorrer mutações nos genes que vão alterar a capacidade de divisão celular, o que se vai reflectir na sua sobrevivência. Deste modo, podem adquirir a capacidade de se dividirem sem controlo ou então perder a capacidade de morrerem quando programado, o que vai fazer com que se acumulem. Isto leva a que invadam os tecidos “vizinhos” e, eventualmente, com que matem as células que lhes estão próximas. Este aspecto condiciona uma destruição progressiva, com as respectivas consequências.
No fundo, se quisermos ser simplistas, o cancro é isto. É a divisão desregulada de células que, não sendo controlada, vai levar à sua acumulação e à destruição das células “boas”. Uma vez que é composto por partículas do próprio organismo, torna-se difícil combatê-lo eficazmente sem ser tóxico para as restantes e esse é um problema que todos os dias tenta ser controlado com o trabalho dos investigadores que se dedicam a esta área.

50 comentários:

  1. Boa tarde Dr.
    Meu filho tem 2a e 1mês, na quinta feira ele iniciou um diária de cor escura,no terceiro dia estava mas clara e com muco. No quarto dia saiu escura de novo e hoje saiu mas clara com fios meio rosados de sangue,como ele ainda mama no peito não sei se é por causa do leite, pois ele só voltou a comer comida nesta semana.
    Me ajude,por favor...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Como o sangue surgiu apenas em contexto de fezes mais moles pode ser daí, mas como já passou uma semana, acho que faz sentido ser observado, para ver se está tudo bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Ola,meu bb ta com tres meses e ontem começou a fazer coco com sangue,não e td hora,mas tem hora que sai mt tem hota que sai menos e ta saindo com mucos,tem hora que a amarelo ovo e tem hora que e mais escuro,ele ainda não tomou a vacina porque fikou enternado com infecção na urina tem um mes que ta de alta ta mamando leite de vaca sera que ta com lactose??ele mama desde que saiu do hospital agora que começou o que devo fazer???

    ResponderEliminar
  3. Ooii doutor,tenho um bb de 3 meses e ontem(21)ele começou a fazer coco com sangue mas não e td hora e tem hora que sai uns mucos,tem hora que sai mt e tem hora que so sai uns raio ele ainda não tomou a vacina,porque ele fikou enternado com infecção na urina tem 1 mês que ta de alta estou dando leite de vaca ele desde que saiu do hospital mas so agora que começou pode ser o leite de vaca,não ta com diarreia nem febre e o coco tem hora que e amarelo e trm hora que sai mas escuro um verde preto me ajude por favor,obrigado

    ResponderEliminar
  4. Ooii doutor,tenho um bb de 3 meses e ontem(21)ele começou a fazer coco com sangue mas não e td hora e tem hora que sai uns mucos,tem hora que sai mt e tem hora que so sai uns raio ele ainda não tomou a vacina,porque ele fikou enternado com infecção na urina tem 1 mês que ta de alta estou dando leite de vaca ele desde que saiu do hospital mas so agora que começou pode ser o leite de vaca,não ta com diarreia nem febre e o coco tem hora que e amarelo e trm hora que sai mas escuro um verde preto me ajude por favor,obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, acho que pode ser o leite de vaca. Devia marcar uma consulta com o seu médico, porque é provável que esteja a fazer uma alergia às proteínas do leite.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Olá minha filha tem 2 anos e está passando por um problema q está me cortando o coração...ela está com as fezes resecadas e sente muita dor quando vai fazer cocô eu levei ela ao médico e o médico receitou óleo mineral 3x ao dia esta melhorando mas em câmera lenta e eu fui muda a fralda dela pq.ela estava xixi e quando eu passei o lenço umedecido começou a escorrer um líquido laranja do anus dela é tbm aparecerám algumas bolinhas vermelhas na volta do anus dela e está subindo para a vagina tbm por favor alguém pode me ajudar n sei mais o q fazer!

    ResponderEliminar
  6. C alguém puder me responder logo eu agradeço pq eu estou muito preocupada!!

    ResponderEliminar
  7. C alguém puder me responder logo eu agradeço pq eu estou muito preocupada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      As bolinhas vermelhas podem ser uma candidíase (fungo), mas só mesmo vendo é que se consegue fazer o diagnóstico.
      Quanto ao líquido, pode ser do óleo mineral, mas se mantiver as queixas acho que também deve ser observada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Doutor meu filho teve diarreia por 9 dias sem melhora levei 2 vezes a emergência e só passaram soro para hidratar então como há não aguentava mais ver ele assim levamos ao pediatra dele foi feito um exame de sangue e deu sangue oculto nas fezes e tb prwsenca de leucocitos então a medica passou Bactrin e benzoilmetronidazol já está no 2 dia e suas já conssguir ver a melhoria porém ele tem ido ao banheiro 3 vezes ao dia e neste intervalo observei ainda um pouco de fezes amolecidas.. Isso é normal e o tempo que o remédio tem para fazer efeito. Pode ser algo grave devido a presença de sangue oculto nas fezes. E normal a ida ao banheiro 3 vezes ao dia

    ResponderEliminar
  9. Doutor meu filho teve diarreia por 9 dias sem melhora levei 2 vezes a emergência e só passaram soro para hidratar então como há não aguentava mais ver ele assim levamos ao pediatra dele foi feito um exame de sangue e deu sangue oculto nas fezes e tb prwsenca de leucocitos então a medica passou Bactrin e benzoilmetronidazol já está no 2 dia e suas já conssguir ver a melhoria porém ele tem ido ao banheiro 3 vezes ao dia e neste intervalo observei ainda um pouco de fezes amolecidas.. Isso é normal e o tempo que o remédio tem para fazer efeito. Pode ser algo grave devido a presença de sangue oculto nas fezes. E normal a ida ao banheiro 3 vezes ao dia

    ResponderEliminar
  10. Doutor meu filho teve diarreia por 9 dias sem melhora levei 2 vezes a emergência e só passaram soro para hidratar então como há não aguentava mais ver ele assim levamos ao pediatra dele foi feito um exame de sangue e deu sangue oculto nas fezes e tb prwsenca de leucocitos então a medica passou Bactrin e benzoilmetronidazol já está no 2 dia e suas já conssguir ver a melhoria porém ele tem ido ao banheiro 3 vezes ao dia e neste intervalo observei ainda um pouco de fezes amolecidas.. Isso é normal e o tempo que o remédio tem para fazer efeito. Pode ser algo grave devido a presença de sangue oculto nas fezes. E normal a ida ao banheiro 3 vezes ao dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Nas situações de diarreia pode haver sangue nas fezes, é relativamente frequente. Geralmente a melhoria nota-se ao fim de 2-3 dias, mas pode ainda fazer 3x por dia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Boa noite Dr Hugo Rodrigues

    Estou em desespero total, não consigo parar de chorar, meu filho está com 3meses e 13dias, e desde o dia 28/05 ele começou a apresentar sangue nas fezes, fui à pediatra e ela me disse para eu fazer restrições ao leite de vaca e derivados e imbuídos também. Pedi um leite para ajudar na amamentação pois ele mamava e mamava e ainda chorava de fome. Ela passou a Aptamil 1, como o governo ajuda pessoas sem condições de comprar que é o meu caso, fui a assistente social para me ajudar e ela disse que como ele apresentava alergia ao leite de vaca, era para eu trocar a receita e pedir o Aptamil Pepit, e foi o que eu fiz, porém ele mama mais o peito, e por sua vez não para de sair sangue. Quando ele mama mais vezes tipo 3x ao dia a hidrolisado aptamil, as fezes saem normal, porém procuro dar mais o peito, e mesmo eu não comendo ou bebendo nada de leite etc... Não para de sair sangue, hoje foi um dia terrível pois ele fez tanta força, mais tanta força que achei que teria ficado ressecado, mas não, ele fez coco puro sangue, entrei em pânico, ja chorei um monte por não saber mais o que fazer. Pediatras dizendo que é normal, mas pra mim, todo dia várias vezes ao dia, sangue, não é normal. Não consigo parar de chorar pois na minha cabeça só passa coisa ruim. Perdi uma pessoa próxima, um senhor que evaxuava sangue e não se preocupou e por fiz estava com câncer, eu entro em desespero pois vivi os últimos dias dele ao lado vendo tudo, e ver meu bb evacuado diarreiamente e com sangue me causa pânico, desespero, estou assustada, não sei mais o que fazer. Me ajuda pelo amor de Deus, meu filho é tudo pra mim. É minha vida. Me ajuda Dr.Hugo por favor.

    Fico no aguardo
    Desde já agradeço
    Deus continue te abençoando poderosamente.

    ResponderEliminar
  12. Boa noite Dr Hugo Rodrigues

    Estou em desespero total, não consigo parar de chorar, meu filho está com 3meses e 13dias, e desde o dia 28/05 ele começou a apresentar sangue nas fezes, fui à pediatra e ela me disse para eu fazer restrições ao leite de vaca e derivados e imbuídos também. Pedi um leite para ajudar na amamentação pois ele mamava e mamava e ainda chorava de fome. Ela passou a Aptamil 1, como o governo ajuda pessoas sem condições de comprar que é o meu caso, fui a assistente social para me ajudar e ela disse que como ele apresentava alergia ao leite de vaca, era para eu trocar a receita e pedir o Aptamil Pepit, e foi o que eu fiz, porém ele mama mais o peito, e por sua vez não para de sair sangue. Quando ele mama mais vezes tipo 3x ao dia a hidrolisado aptamil, as fezes saem normal, porém procuro dar mais o peito, e mesmo eu não comendo ou bebendo nada de leite etc... Não para de sair sangue, hoje foi um dia terrível pois ele fez tanta força, mais tanta força que achei que teria ficado ressecado, mas não, ele fez coco puro sangue, entrei em pânico, ja chorei um monte por não saber mais o que fazer. Pediatras dizendo que é normal, mas pra mim, todo dia várias vezes ao dia, sangue, não é normal. Não consigo parar de chorar pois na minha cabeça só passa coisa ruim. Perdi uma pessoa próxima, um senhor que evaxuava sangue e não se preocupou e por fiz estava com câncer, eu entro em desespero pois vivi os últimos dias dele ao lado vendo tudo, e ver meu bb evacuado diarreiamente e com sangue me causa pânico, desespero, estou assustada, não sei mais o que fazer. Me ajuda pelo amor de Deus, meu filho é tudo pra mim. É minha vida. Me ajuda Dr.Hugo por favor.

    Fico no aguardo
    Desde já agradeço
    Deus continue te abençoando poderosamente

    ResponderEliminar
  13. Boa noite Dr Hugo Rodrigues

    Estou em desespero total, não consigo parar de chorar, meu filho está com 3meses e 13dias, e desde o dia 28/05 ele começou a apresentar sangue nas fezes, fui à pediatra e ela me disse para eu fazer restrições ao leite de vaca e derivados e imbuídos também. Pedi um leite para ajudar na amamentação pois ele mamava e mamava e ainda chorava de fome. Ela passou a Aptamil 1, como o governo ajuda pessoas sem condições de comprar que é o meu caso, fui a assistente social para me ajudar e ela disse que como ele apresentava alergia ao leite de vaca, era para eu trocar a receita e pedir o Aptamil Pepit, e foi o que eu fiz, porém ele mama mais o peito, e por sua vez não para de sair sangue. Quando ele mama mais vezes tipo 3x ao dia a hidrolisado aptamil, as fezes saem normal, porém procuro dar mais o peito, e mesmo eu não comendo ou bebendo nada de leite etc... Não para de sair sangue, hoje foi um dia terrível pois ele fez tanta força, mais tanta força que achei que teria ficado ressecado, mas não, ele fez coco puro sangue, entrei em pânico, ja chorei um monte por não saber mais o que fazer. Pediatras dizendo que é normal, mas pra mim, todo dia várias vezes ao dia, sangue, não é normal. Não consigo parar de chorar pois na minha cabeça só passa coisa ruim. Perdi uma pessoa próxima, um senhor que evaxuava sangue e não se preocupou e por fiz estava com câncer, eu entro em desespero pois vivi os últimos dias dele ao lado vendo tudo, e ver meu bb evacuado diarreiamente e com sangue me causa pânico, desespero, estou assustada, não sei mais o que fazer. Me ajuda pelo amor de Deus, meu filho é tudo pra mim. É minha vida. Me ajuda Dr.Hugo por favor.

    Fico no aguardo
    Desde já agradeço
    Deus continue te abençoando poderosamente

    ResponderEliminar
  14. Boa noite Dr Hugo Rodrigues

    Estou em desespero total, não consigo parar de chorar, meu filho está com 3meses e 13dias, e desde o dia 28/05 ele começou a apresentar sangue nas fezes, fui à pediatra e ela me disse para eu fazer restrições ao leite de vaca e derivados e imbuídos também. Pedi um leite para ajudar na amamentação pois ele mamava e mamava e ainda chorava de fome. Ela passou a Aptamil 1, como o governo ajuda pessoas sem condições de comprar que é o meu caso, fui a assistente social para me ajudar e ela disse que como ele apresentava alergia ao leite de vaca, era para eu trocar a receita e pedir o Aptamil Pepit, e foi o que eu fiz, porém ele mama mais o peito, e por sua vez não para de sair sangue. Quando ele mama mais vezes tipo 3x ao dia a hidrolisado aptamil, as fezes saem normal, porém procuro dar mais o peito, e mesmo eu não comendo ou bebendo nada de leite etc... Não para de sair sangue, hoje foi um dia terrível pois ele fez tanta força, mais tanta força que achei que teria ficado ressecado, mas não, ele fez coco puro sangue, entrei em pânico, ja chorei um monte por não saber mais o que fazer. Pediatras dizendo que é normal, mas pra mim, todo dia várias vezes ao dia, sangue, não é normal. Não consigo parar de chorar pois na minha cabeça só passa coisa ruim. Perdi uma pessoa próxima, um senhor que evaxuava sangue e não se preocupou e por fiz estava com câncer, eu entro em desespero pois vivi os últimos dias dele ao lado vendo tudo, e ver meu bb evacuado diarreiamente e com sangue me causa pânico, desespero, estou assustada, não sei mais o que fazer. Me ajuda pelo amor de Deus, meu filho é tudo pra mim. É minha vida. Me ajuda Dr.Hugo por favor.

    Fico no aguardo
    Desde já agradeço
    Deus continue te abençoando poderosamente

    ResponderEliminar
  15. Respostas
    1. Boa tarde,

      Compreendo a sua preocupação, mas não me parece que esteja relacionado, pode ficar tranquila.
      Pela sua descrição parece mesmo ser uma alergia às proteínas do leite de vaca, pelo que não deve comer nem beber nada que contenha leite (tem que ver nos rótulo). Deve ainda manter o aptamil pepti. Por vezes a resposta demora até 2 semanas, mas se mesmo assim não melhorar acho que deve ser visto novamente.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Muito obrigada Dr Hugo.
      Assim farei. Estou sem ingerir nada de leite, mas tenho comido muito pão, essa semana ele está fazendo coco a semana inteira com sangue, de 6 trocas 5 são com sangue, será que está dispertando alergia de glútem? Será que pode ser uma gastroenterite Dr.?

      Eliminar
    3. Feliz dia dos pais Dr. Hugo. Deus te abençoe e te ilumine sempre.

      Eliminar
    4. Boa noite,

      Não acho que seja uma gastroenterite, porque já dura há tempo demais. Veja se o pão que come não tem leite, porque pode ser por aí.
      Cumprimentos e obrigado

      Eliminar
    5. Obrigada Dr. Hugo
      Consegui ir em uma gastropediatra e ela passou azitromicina e bridilac e graças a Deus, não saiu mais sangue nas fezes do meu bb. Deus seja louvado.

      Eliminar
  16. Bom dia Dr. Hugo. Eu tenho uma bébé com 2 meses, à qual foi diagnosticada APLV, há mais ou menos uma semana. Desde então tem feito o leite neocate e as coisas estão a melhorar. No entanto de há dois dias para cá tem tido muitas cólicas durante a noite. Gostaria de saber se posso dar-lhe alguma coisa para as dores e o que será mais indicado. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu dou colikids é muito bom. Bidrilac também.

      Eliminar
    2. Eu dou colikids é muito bom. Bidrilac também.

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      Sim, pode dar uma das medicações para as cólicas que existem.
      Se calhar experimentava dar um probiótico.
      Cumprimentos

      Eliminar
  17. Olá doutor
    Minha bebe tem 4 meses e faz muita força quando vai fazer coco, ela está com diarreia e está saindo uns pigmentos de sangue, estou preocupada e ela dando febre...
    A fez-se e aguada e com pigmento de sangue e às vezes vem verde tbem e ela faz muita força e sai só um pouco. Agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pela sua descrição deve ser uma gastroenterite.
      De-lhe um Probióticos, para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Meu bebê tem 1 ano e 7 meses e tá evacuando muco com sangue levei a pediatra hoje ela passou Bactrim remédio para dor e febre Espero que melhore febre não tá tendo mais só teve ontem me dá uma luz porfavor Ela disse que é uma bactéria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Acho que deve fazer o tratamento e ver se melhora. Pode mesmo ser uma infecção...
      Cumprimentos

      Eliminar
  19. Ola dr.
    Meu filho esta com 5 meses e 1 semana. Com 7.350kg e 69cm.engordou apenas 250gr no último mês. Ha 5 dias qndo troquei sua fraldinha, tinha pouquinho coco com um sinal discreto de sangue. Levei no outro dia na pediatra e a mesma me acalmou dizendo q ele teve intolerancia a alguma coisa q comi ( esta em amamentacao exclusiva). Mas q nao era pra mudar nada na minha alimentação.
    E junto com isso e esta apresentando chiado no peito.sem sinal de gripe ou resfriado. E depois da mamada, as vezes chora.
    Oq faco? Depois daquele dia nao vi mais sangue.
    Pode ser APLV? Devo fazer dieta restritiva pra teste?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se voltar a surgir sangue pode mesmo ser uma APLV e acho que deve retirar o leite da sua alimentaçao, para fazer o teste.
      Cumprimentos

      Eliminar
  20. Olá dr Hugo meu filho de 3 anos fez coco com sangue no meio.Ele faz coco dia sim dia não estou muito preocupada.Historico familiar criança com 4 anos com linfoma no intestino e leucemia.O que devo fazer.

    ResponderEliminar
  21. Desde que parou de mamar no peito ficou resequido.De vez enquanto se queixa de dor na barriga, mas logo passa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se as fezes são duras acho que deveria experimentar dar-lhe um laxante pediátrico (polietilenoglicol), para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  22. Dr. O meu filho tem 2 meses e só bebe leite do peito e está dias sem fazer as fezes e só faz se eu estimular com o cano do bebe gel. Hoje vi que tinha sangue nas fezes pode ser por ele ser preso dos intestinos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode ser disso ou da estimulação.
      De qualquer forma, se mantiver o sangue nas fezes deve ser visto porque pode ser por outro motivo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  24. Oi dr.minha bebê tem 1.11 meses.ela ficou 8 dias com vomito mas e constante vomitava 2 vses po dia geralmente pela madrugada assim como coco aguado.levei ao hospital deram plasil nas nao passou o vomito nem dramin.levei na pediatra ela passou vinal flezs foi o que parou o vomito. Tomou label, motiliyn.anita.por último tomou infectrin.foram muitos dias tomando remédios..e agora as feses volta tipo uma gosma e com jarros de sangue estou desesperada nao sei o que fazer...me ajude dr!????

    ResponderEliminar
  25. Oi dr.minha bebê tem 1.11 meses.ela ficou 8 dias com vomito mas nao era constante vomitava 2 veses po dia geralmente pela madrugada e a tarde assim como o coco aguado.levei ao hospital deram plasil dei em casa dramin nas nao passou o vomito o .levei na pediatra ela passou vonal fles foi o que parou o vomito. Tomou label, motiliun.anita.por último tomou infectrin.foram muitos dias tomando remédios..e agora as feses volta tipo uma gosma e com jarros de sangue e nao cheiro estou desesperada não
    sei o que fazer...me ajude dr!????

    ResponderEliminar
  26. Começou a fazer coco com sangue hoje .....

    ResponderEliminar
  27. Começou a fazer coco com sangue hoje .....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode ser só uma gastroenterite, mas se mantiver o sangue nas fezes deve serviste.
      Cumprimentos

      Eliminar
  28. Boa tarde doutor meu filho tem 4 e 20 dias e Sta com diarreia seguida de sangue inflamou a garganta assou a bundinha fui na farmácia e farmacêutica me falou que poderia ser alergia a proteína do leite pelos sintomas e passou o aptamil de soja pois ele bebe o nam comfor mais o leite de soja faz dar mais colica nele ainda tendo ele já ter o que eu faço e que leite de soja que não da muita colicas obrigada..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não me parece que a melhor opção seja o leite de soja, penso que deveria consultar o seu médico para ver o que é que ele acha.
      Cumprimentos

      Eliminar
  29. O meu filho tem 2 anos e 9 meses teve uma febre 39.8 levamos para o hospital foi medicado mas a febre continua insistentemente, agora ele está com 3 dias que defeca muito sangue e uma gosma amarelada como se fosse puz,levei novamente ao hospital já muito desidratado e já está sem urinar por volta de dois dias.
    Estou medicando com bactrin,enterogermina,floralyte prescritos pela pediatra mas continuamos a regredir, agora não se alimentando mais, e indo ao banheiro de meia e meia hora,tem horas que as fezes são como urina só que muito amarelada e avermelhada e por fim sangue e como se fosse pus.
    O PCR deu 145,97 quando dizem que a média e entre 3,00 e 5,00.
    Estou muito preocupada.
    Ele reclama o tempo inteiro de dor no ânus e no estômago.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Desculpe, só vi agora a mensagem e provavelmente o quadro já está resolvido.
      Cumprimentos

      Eliminar
  30. Olá estou com prisão de ventre a mais de uma semana e estava sentindo muita dor ao evacuar ,saia um pouco de sangue no papel e inchaço no ânus comecei a tomar anti inflamatório e pomada p emorroidas deu uma diminuída no inchaço e a dor acabou mas continuo ressecada e saiu bastante sangue no vazo sanitário e quando me limpei saiu tipo uma pele com sangue o q pode ser me ajudem por favor

    ResponderEliminar