O que é o cancro?

Em Medicina, poucos nomes assustam tanto quanto este, o que é particularmente agravado se estivermos a falar de crianças. Assim, achei que seria interessante escrever um pouco sobre o que é, em termos científicos, o cancro.
Todos nós somos compostos por células, que são pequenas partículas vivas que, todas juntas, formam os órgãos. Podem ter funções completamente diferentes umas das outras e uma das muitas características que as distinguem é a sua capacidade de divisão. Assim, há tecidos e órgãos que se conseguem regenerar facilmente e outros em que isso não acontece. É a programação genética das células que dita essa diferença…
Por vezes, podem ocorrer mutações nos genes que vão alterar a capacidade de divisão celular, o que se vai reflectir na sua sobrevivência. Deste modo, podem adquirir a capacidade de se dividirem sem controlo ou então perder a capacidade de morrerem quando programado, o que vai fazer com que se acumulem. Isto leva a que invadam os tecidos “vizinhos” e, eventualmente, com que matem as células que lhes estão próximas. Este aspecto condiciona uma destruição progressiva, com as respectivas consequências.
No fundo, se quisermos ser simplistas, o cancro é isto. É a divisão desregulada de células que, não sendo controlada, vai levar à sua acumulação e à destruição das células “boas”. Uma vez que é composto por partículas do próprio organismo, torna-se difícil combatê-lo eficazmente sem ser tóxico para as restantes e esse é um problema que todos os dias tenta ser controlado com o trabalho dos investigadores que se dedicam a esta área.

Etiquetas: ,