O que são hormonas?

As hormonas são uma espécie de "mensageiros", que servem para colocar os nossos órgãos a comunicar entre si. São produzidos por glândulas que, no seu conjunto, formam o sistema endócrino. Algumas dessas glândulas são a hipófise, tiróide, pâncreas, glândulas supra-renais e ovários, entre outros. O outro grande sistema de controlo corporal é o sistema nervoso, mas aí os "mensageiros" são outros - os neurotransmissores.

De um modo geral, pode-se afirmar que as hormonas servem para controlar a actividade das nossas células, ou seja, o seu metabolismo. Depois de produzidas são enviadas para a corrente sanguínea, sendo assim transportadas para os seus locais de acção, pois geralmente actuam "à distância". Este mecanismo é controlado de forma muito apertada através de um sistema que "mede" a quantidade de hormona disponível no sangue e, se for muita, o organismo diminui a produção, enquanto se for pouca vai aumentá-la. A isto chama-se "feedback negativo".
Há algumas situações em que a produção está desregulada e, nesses casos, tem que se administrar hormonas para compensar (insulina na diabetes e hormona tiroideia nalgumas doenças da tiróide, entre outros).

Comentários

  1. Olá minha bebe de 1 ano e 4 meses esta com diarreia e esta saindo pedaçinhos de sangue... Estou muito preocuoada... Ja faz 3 dias...
    Nelhora depois começa de novo.. Ela esta tomando so florax q foi o qur passaram... Se puderem me ajuda .. Agradeço muito

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Boa noite,

      O florax parece-me bem, penso que deve manter. Se continuar com o sangue nas fezes deve ser observada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Olá Boa noite...Minha filha tem três anos e a dias está fazendo fezes com sangue e muco isso acontece todo o dia já não sei mas o que fazer... Vc pode me ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Se as fezes forem duras pode ser dai e acho que deve dar mais fibras e, eventualmente, dar um laxante pediátrico que contenha macrogol.
      Se as fezes não são duras acho que deve ser observada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Olá bom dia!Tenho uma filha com 1ano e meio.Desde que nasceu sempre tomou o leite nutriben normalmente mas quanto ela completou 11 meses,ficou com uma infeção respiratória. Tinha vomitos,frebre acima dos 39graus e muita tosse.O médico lhe receito antibiótico a febre passou mas a tosse não quer passar.
    O que eu não entendo é que mesmo ela estando bem,quando bebe o leite ( sempre com um pouco de farinha) ela tosse e vomita. Quando ela completou 1 ano começei a dar leite normal a ela mas vi que não lhe fazia bem. Comecei a dar outra vez o nutribén mas ela continua a tossir e a vomitar sempre que toma o beberão a noite ou de manhã. Ja não sei o que fazer... Por favor me ajudem ���� ja não sei o que fazer beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Penso que não terá nada a ver com o leite. Experimente lavar bem o narizinho dela com um spray de água do mar antes de dar o biberão, para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário