O que são hormonas?

As hormonas são uma espécie de "mensageiros", que servem para colocar os nossos órgãos a comunicar entre si. São produzidos por glândulas que, no seu conjunto, formam o sistema endócrino. Algumas dessas glândulas são a hipófise, tiróide, pâncreas, glândulas supra-renais e ovários, entre outros. O outro grande sistema de controlo corporal é o sistema nervoso, mas aí os "mensageiros" são outros - os neurotransmissores.

De um modo geral, pode-se afirmar que as hormonas servem para controlar a actividade das nossas células, ou seja, o seu metabolismo. Depois de produzidas são enviadas para a corrente sanguínea, sendo assim transportadas para os seus locais de acção, pois geralmente actuam "à distância". Este mecanismo é controlado de forma muito apertada através de um sistema que "mede" a quantidade de hormona disponível no sangue e, se for muita, o organismo diminui a produção, enquanto se for pouca vai aumentá-la. A isto chama-se "feedback negativo".
Há algumas situações em que a produção está desregulada e, nesses casos, tem que se administrar hormonas para compensar (insulina na diabetes e hormona tiroideia nalgumas doenças da tiróide, entre outros).

Etiquetas: