Translate

Etiquetas

segunda-feira, 24 de março de 2014

Pode-se ter animais de estimação quando se tem um bebé em casa?

A resposta não é difícil: claro que sim!
São poucas as situações que contraindicam a presença de um cão ou gato em casa quando se tem um bebé mas, no entanto, há sempre alguns aspectos que são importantes de reforçar:
1 - a segurança do bebé tem que estar garantida (por muito dócil que seja o animal, não deixa de ser isso mesmo: um animal)
2 - deve-se desparasitar e vacinar correctamente (segundo indicação do veterinário) o cão ou o gato
3 - deve-se vigiar o comportamento das crianças com o animal, porque por vezes elas são um pouco agressivas (puxam pêlos, patas, a cauda, ...)
4 - deve-se reforçar a importância da lavagem das mãos depois de mexer no animal, bem como garantir que as regras de higiene básicas não são muito ultrapassadas (lamber a cara, beijos no focinho, ...)
Geralmente questionam-me muito sobre a possível alergia ao pêlo, mas actualmente a maior parte dos estudos até parece demonstrar que há algum benefício no contacto precoce, porque parece induzir alguma tolerância nas crianças. Assim, exceto nos casos em que há uma alergia confirmada, na maior parte das vezes não existe nenhum tipo de contraindicação à convivência entre animais e crianças, que é até benéfica em termos de desenvolvimento.

17 comentários:

  1. e se existir confirmação de alergia a gatos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se existir confirmação de alergia não me parece a melhor opção. De qualquer forma, o mais importante é sempre ver se a criança tem algum tipo de manifestação ou não.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  2. minha filha tem 2 anos ta cagando mole e avermelhado ta com febre e vumitando oque sera que e? oque devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Provavelmente é uma gastroenterite, mas se as fezes são vermelhas podem ter sangue, pelo que deve levá-la ao seu médico, uma vez que está com febre.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Meu bebe de 9 meses chora muito e parece ser dor na barriga esta com pontos gelatinosas de sangue no coco e diarreia severa.

    ResponderEliminar
  4. Meu bebe de 9 meses chora muito e parece ser dor na barriga esta com pontos gelatinosas de sangue no coco e diarreia severa.

    ResponderEliminar
  5. Meu bebe de 9 meses chora muito e parece ser dor na barriga esta com pontos gelatinosas de sangue no coco e diarreia severa. O médico disse ser virose

    ResponderEliminar
  6. Minha filha de 2 meses e 12 dias fez coco com catarro e umas gotas de sangue oq pode ser ela só mama no peito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode ser uma alergia às proteínas do leite de vaca. Se mantiver essas queixas fale com o seu médico, mas acho que devia deixar de beber leite e derivados.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Boa tarde doutor meu filho tem 1ano e 9meses esta na fase dos dentes desde entao ta com 8 dias que ta com diarreia ja dei de tudo e nada? Hoje quando eu fui troca ele tinha um raio de sangue ? O medico que eu levei ele disse que era da agua e que ele tava cm verme ? Estou com muito medo pois o coco dele sai as fezes pastoso as vezes mudo de cor mas a maioria das vezes e so aquela agua verde me ajude por favor eu tenho muito medo de ser algo mas grave

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde doutor meu filho tem 1ano e 9meses esta na fase dos dentes desde entao ta com 8 dias que ta com diarreia ja dei de tudo e nada? Hoje quando eu fui troca ele tinha um raio de sangue ? O medico que eu levei ele disse que era da agua e que ele tava cm verme ? Estou com muito medo pois o coco dele sai as fezes pastoso as vezes mudo de cor mas a maioria das vezes e so aquela agua verde me ajude por favor eu tenho muito medo de ser algo mas grave

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Experimente dar-lhe um probiótico para ver se melhora.
      O sangue é relativamente frequente nessas situações, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Ola boa tarde meu bebe tem 2 meses e esta evacuando verde escura , espumoso e com rastro de sangue e fedido , e mucoso , obs:ela esta gripada apresenta muco na respiracao .to muito preucupada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Desculpe só responder agora, mas tive um problema informático no blogue e não conseguia colocar as respostas.
      Espero que o seu filho já esteja bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Meu BB tem 10 meses...sabado a noite ele tomou um mingau diferente farinha lactea com cevada...domimgo 17 hrs meu pai deu mingau de milho com cocô p ele....segunda amanheceu com tipo infecção intestinal e febre...dei florax..mais não resolveu... veio com rastros de sangue é tipo um catarro..mais ele não está gripado...fica evacuado umas 9 vezes ao dia...estou preocupada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Desculpe só responder agora, mas tive um problema informático no blogue e não conseguia colocar as respostas.
      Espero que o seu filho já esteja bem.
      Cumprimentos

      Eliminar