O cordão umbilical do meu filho caiu muito cedo - é preocupante?

Geralmente o cordão umbilical cai na primeira semana de vida, mas muitas vezes acaba por cair no 2º-3º dia e isso não tem mal nenhum. Aliás, atrevo-me até a dizer que "quanto mais cedo, melhor"...
O que é preocupante é quando ele cai após a 3ª semana, pois aí implica uma avaliação adicional, para se tentar perceber como estão as defesas do organismo. Claro que até pode ser pelo facto do cordão ser excepcionalmente largo, mas o ideal é ser prudente nessas situações e descartar tudo correctamente. O intervalo entre a 2ª e a 3ª semanas é uma zona "cinzenta", em que a avaliação se deve fazer caso a caso.
Nunca é demais relembrar que para o cordão cair tem que o manter o mais seco possível, de forma a permitir que o organismo consiga separá-lo eficazmente, sem grande risco de infecção.

Comentários

  1. O.meu bebê está com oito dias o seu umbigo caio hoje é normal ou é cedo obrigada

    ResponderEliminar
  2. O.meu bebê está com oito dias o seu umbigo caio hoje é normal ou é cedo obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      É normal, pode ficar tranquila.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Lúcia Neto, é normal. O do meu filho caiu com menos de 3 dias de nascido. A pediatra da maternidade disse que há anos não via o umbigo de um bebê cair com menos de 5 dias. Me disse que era normal e quanto mais cedo maior seria o desenvolvimento da criança.

    ResponderEliminar
  4. O coto umbilical da minha bebé caiu em cinco dias, fiquei preocupada no primeiro instante, mas agora estou mais tranquila.

    ResponderEliminar
  5. O coto umbilical da minha bebé caiu em cinco dias, fiquei preocupada no primeiro instante, mas agora estou mais tranquila.

    ResponderEliminar
  6. O cotovelo umbilical da minha bebé caiu em cinco dias, fiquei preocupada no primeiro instante, mas agora estou mais tranquila.

    Obrigada

    ResponderEliminar
  7. Oi..o umbigo do meu está grudado por um fio, ele tem 4 dias de nascido. Mais não tá fechadinho ainda, tenho medo na hr q ele chora. Tem algum perigo! (Estou muito preocupada)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Desculpe só responder agora, mas tive um problema informático no blogue e não conseguia colocar as respostas.
      Espero que o seu filho já esteja bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Bom dia, a minha filha tem 12 dias e o cordão ainda não caiu e agora? É normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O normal é cair nas primeiras duas semana, mas deve cair até ao f8m da terceira.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Boa noite prendedor do umbigo da minha filha caiu na maternidade com 3 dias so vi quando cheguei em casa fiquei muito preocupado alguém pode me ajudar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se o coto umbilical está seco não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Boa noite, o coto umbilical da minha filha caiu esta tarde com apenas 4 dias
    A base não estava seca e por recomendação do saúde 24 e da minha mae enfermeira tapei com compressa estéril com um pouco de alcool. Antes do jantar ja estava a secar e agora por volta das 24h já está tapado por pele e resta uma parte muito pequena por cicatrizar. Não é tudo muito rápido? Como a minha filha do meio teve onfalite estou com muito receio. Amanhã vou ao centro de saúde mas gostava de ter a sua opinião. Obrigada

    ResponderEliminar
  11. O coto umbilical da minha pequena está me deixando preocupado... parece estar querendo cair e sai um pouquinho de sangue !! Nada exagerado de ficar sangrando sem parar ... mas ela tem 5 dias de vida !!! Então eh normal c cair ????

    ResponderEliminar

Enviar um comentário