Translate

Etiquetas

terça-feira, 15 de abril de 2014

O cordão umbilical do meu filho caiu muito cedo - é preocupante?

Geralmente o cordão umbilical cai na primeira semana de vida, mas muitas vezes acaba por cair no 2º-3º dia e isso não tem mal nenhum. Aliás, atrevo-me até a dizer que "quanto mais cedo, melhor"...
O que é preocupante é quando ele cai após a 3ª semana, pois aí implica uma avaliação adicional, para se tentar perceber como estão as defesas do organismo. Claro que até pode ser pelo facto do cordão ser excepcionalmente largo, mas o ideal é ser prudente nessas situações e descartar tudo correctamente. O intervalo entre a 2ª e a 3ª semanas é uma zona "cinzenta", em que a avaliação se deve fazer caso a caso.
Nunca é demais relembrar que para o cordão cair tem que o manter o mais seco possível, de forma a permitir que o organismo consiga separá-lo eficazmente, sem grande risco de infecção.

11 comentários:

  1. O.meu bebê está com oito dias o seu umbigo caio hoje é normal ou é cedo obrigada

    ResponderEliminar
  2. O.meu bebê está com oito dias o seu umbigo caio hoje é normal ou é cedo obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      É normal, pode ficar tranquila.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Lúcia Neto, é normal. O do meu filho caiu com menos de 3 dias de nascido. A pediatra da maternidade disse que há anos não via o umbigo de um bebê cair com menos de 5 dias. Me disse que era normal e quanto mais cedo maior seria o desenvolvimento da criança.

    ResponderEliminar
  4. O coto umbilical da minha bebé caiu em cinco dias, fiquei preocupada no primeiro instante, mas agora estou mais tranquila.

    ResponderEliminar
  5. O coto umbilical da minha bebé caiu em cinco dias, fiquei preocupada no primeiro instante, mas agora estou mais tranquila.

    ResponderEliminar
  6. O cotovelo umbilical da minha bebé caiu em cinco dias, fiquei preocupada no primeiro instante, mas agora estou mais tranquila.

    Obrigada

    ResponderEliminar
  7. Oi..o umbigo do meu está grudado por um fio, ele tem 4 dias de nascido. Mais não tá fechadinho ainda, tenho medo na hr q ele chora. Tem algum perigo! (Estou muito preocupada)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Desculpe só responder agora, mas tive um problema informático no blogue e não conseguia colocar as respostas.
      Espero que o seu filho já esteja bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Bom dia, a minha filha tem 12 dias e o cordão ainda não caiu e agora? É normal?

    ResponderEliminar