Translate

Etiquetas

terça-feira, 15 de abril de 2014

O cordão umbilical do meu filho caiu muito cedo - é preocupante?

Geralmente o cordão umbilical cai na primeira semana de vida, mas muitas vezes acaba por cair no 2º-3º dia e isso não tem mal nenhum. Aliás, atrevo-me até a dizer que "quanto mais cedo, melhor"...
O que é preocupante é quando ele cai após a 3ª semana, pois aí implica uma avaliação adicional, para se tentar perceber como estão as defesas do organismo. Claro que até pode ser pelo facto do cordão ser excepcionalmente largo, mas o ideal é ser prudente nessas situações e descartar tudo correctamente. O intervalo entre a 2ª e a 3ª semanas é uma zona "cinzenta", em que a avaliação se deve fazer caso a caso.
Nunca é demais relembrar que para o cordão cair tem que o manter o mais seco possível, de forma a permitir que o organismo consiga separá-lo eficazmente, sem grande risco de infecção.

4 comentários:

  1. O.meu bebê está com oito dias o seu umbigo caio hoje é normal ou é cedo obrigada

    ResponderEliminar
  2. O.meu bebê está com oito dias o seu umbigo caio hoje é normal ou é cedo obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      É normal, pode ficar tranquila.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Lúcia Neto, é normal. O do meu filho caiu com menos de 3 dias de nascido. A pediatra da maternidade disse que há anos não via o umbigo de um bebê cair com menos de 5 dias. Me disse que era normal e quanto mais cedo maior seria o desenvolvimento da criança.

    ResponderEliminar