Translate

Etiquetas

sexta-feira, 11 de abril de 2014

O meu filho está sempre com as mãos na boca - serão dentes?

Esta é, sem dúvida, uma das perguntas mas frequentes na consulta dos 4 meses e quase sempre a resposta é: "em princípio não"...
A partir dos 2-3 meses de idade, todos os bebés começam a explorar as mãos com a boca, o que também faz com que se babem imenso e é daí que vem a associação aos dentes. Na esmagadora maioria dos casos, os dentinhos só começam a surgir a partir dos 6 meses, embora por vezes possam aparecer mais cedo.
De qualquer das formas, quando começarem a romper a única coisa que tem que fazer é começar a lavar, tal como já expliquei num post anterior.
Importa ainda esclarecer que esta fase de levar as mãos à boca dura bastantes meses e, sinceramente, não vale muito a pena contrariar, porque é uma verdadeira "guerra perdida". A única excepção é se vir o seu filho a "chuchar" no dedo, porque aí sim, acho que lhe deve tirar a mão da boca, para ver se ele não se habitua.

94 comentários:

  1. Ola dr o meu bebe tem 3 meses e anda sempre com as maos na boca mas o problema e que as vezes parece que ta engasgado fica muito aflito...e normal isso acontecer?sera que e grave?se lhe acontecer e eu nao me aperceber pode ser grave?
    Fico aguardar resposta
    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Ola dr o meu bebe tem 3 meses e anda sempre com as maos na boca mas o problema e que as vezes parece que ta engasgado fica muito aflito...e normal isso acontecer?sera que e grave?se lhe acontecer e eu nao me aperceber pode ser grave?
    Fico aguardar resposta
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Com essa idade é normal levar muito as mãos à boca e às vezes até lhes dá vómitos. Se só se engasgar com a saliva e de resto mamar bem não precisa de se preocupar.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Dr.já não sei mais o que fazer ,pois minha filha tem apenas 7messes de vida ,e ela endurece as perninhas como que se estivesse fazendo exercícios físicos e contrai o abdome e assim soa bastante já estou preoculpada ela faz isso mais quando vai dormi ou se quer algo mim ajuda por favor obrigado

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      Não percebi muito bem que tipo de movimento faz, mas pode ser uma espécie de ritual "masturbatorio", que é bastante frequente nessa idade.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Boa noite tenho um bebé de 4 meses que iniciou a papa á uma semana.Acontee que cuicidencia ou nao desde esse dia recusa.se a beber o leite chega a beber 60 no maximo 90 ml de leite. Ja juntei uma colherzinha de papa no leite mas não serve de nada hoje por exemplo comeu a papa às 12h e só voltou a comer (pouco)às 18h e 30. Parece.me que nao tem fome mas como se prolonga já á tantos dias estou a começar a ficar preocupada. O que posso fazer?devo incestir?obrigado

    ResponderEliminar
  4. Boa noite tenho um bebé de 4 meses que iniciou a papa á uma semana.Acontee que cuicidencia ou nao desde esse dia recusa.se a beber o leite chega a beber 60 no maximo 90 ml de leite. Ja juntei uma colherzinha de papa no leite mas não serve de nada hoje por exemplo comeu a papa às 12h e só voltou a comer (pouco)às 18h e 30. Parece.me que nao tem fome mas como se prolonga já á tantos dias estou a começar a ficar preocupada. O que posso fazer?devo incestir?obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, acho que deve insistir um pouco, mas pode experimentar colocar um bocadinho de cevada no leite para ver se gosta mais.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Cevada no leite de um bebe de 4 meses????

      Eliminar
    3. Cevada no leite de um bebe de 4 meses????

      Eliminar
    4. Boa tarde,

      Sim, pode dar, uma vez que já iniciou a papa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Bom dia. Minha bebe vaí fazer 3 meses e chupá o dedo e baba muito. as vezes engasga com a própria saliva. Isso é preocupante? ?

    ResponderEliminar
  6. Bom dia. Minha bebe vaí fazer 3 meses e chupá o dedo e baba muito. as vezes engasga com a própria saliva. Isso é preocupante? ?

    ResponderEliminar
  7. Bom dia. Minha bebe vaí fazer 3 meses e chupá o dedo e baba muito. as vezes engasga com a própria saliva. Isso é preocupante? ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não se preocupe, é um comportamento perfeitamente normal.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Tenho uma filha de 4 meses ela boçar muito até chegar a vomitar e não para de colocar as mãos a boca isso é normal ?

      Eliminar
  8. Boa tarde Dr. Então minha bebê vai completar dois meses a alimentação dela e mixta mais biberão,ela tem muitas colicas minha dieta e sem lactose muito restrita na verdade o médico receitou Biogaia,mais não resolver muito e verdade que a minha alimentação e a causa das colicas o que o senhor me receita para amenizar as dores.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se o biogaia não funcionou acho que pode testar umas gotas de simeticone, por exemplo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. BOA TARDE DOUTOR. MEU BEBE TEM 6 MESES E COLOCA A MAO NA BOCA ATE VOMITAR E COM ISSO ELE ESTA COMECANDO A VOMITAR SEM COLOCAR A MAO NA BOCA. O QUE FAÇO ESTOU DESESPERADA! ISSO E GRAVE ELE VOMITAR TANTO ASSIM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não é grave, por vezes acontece.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Olá Doutor meu filho tem 2anos e começou agora pouco a mania de colocar metade de uma mão na boca chupar e depois coloca a outra isso varias vezes ao dia, eu pesso para ele não fazer isso mais não adianta o que eu posso fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Com essa idade a solução é mesmo ir corrigindo o comportamento aos bocadinhos, tentando-o convencer a não meter a mão na boca.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Boom diiaaa minhaa bebe teem 3 meses elaa fkaa mtt cm aa maozinhaa naa bocaa ee babaa mtt... jaah mee disseram kii podeem seer oos dentinhoos delaaa.....seraa msm kii é oos dentees cmoo façoo praa saber see saoo oos dentinhois???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em princípio não tem nada a ver com os dentes, é mesmo uma fase de exploração com a boca, que é comum nesta idade. Não precisa de fazer nada...
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Olá Dr. Preciso de ajuda pf.
    O meu bebe tem 2 meses cólicas horríveis chora horas lágrimas escorrem lhe é um desespero. Dou lhe biogaia e infacalm, até já lhe dei um medicamento homeopático resultado nada de melhorias, dou lhe leite materno será melhor mudar? Será melhor arranjar o infacol que dizem que é o melhor?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não me parece que deixar de dar de mamar seja boa opção, penso que não deve fazê-lo.
      Se não melhorou com o biogaia ou o infalam pode tentar dar algo diferente, nomeadamente a lactase, para ver se ajuda.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Obrigada Dr. Já lhe estou a dar o coliprev. Obrigada

      Eliminar
  13. Olá Dr meu BB está entrando no quarto mês de vida e as vezes ele começa a gritar desesperado do nada,grita muito,chora muito,dou remédio para gases e remédio para dor e nada resolve,e já teve dia dele ficar até ficar 5 horas sem mamar...ele toma fórmula e mama no peito uma única vez no seio a noite...
    Devo me preocupar?????

    ResponderEliminar
  14. Olá Dr meu BB está entrando no quarto mês de vida e as vezes ele começa a gritar desesperado do nada,grita muito,chora muito,dou remédio para gases e remédio para dor e nada resolve,e já teve dia dele ficar até ficar 5 horas sem mamar...ele toma fórmula e mama no peito uma única vez no seio a noite...
    Devo me preocupar?????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se ele só faz isso de vez em quando e o crescimento e desenvolvimento dele estiverem bem, não me parece preocupante.
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Bom dia dr.meu filho tem 4 meses e coloca os dedos na boca todos os dias mais tá com um nervoso e aberta bem forte com as gengiva o que posso fazer ele fica muito nervoso morte tudo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Com essa idade esse comportamento é perfeitamente normal, não precisa de fazer nada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Dr o meu bebe tem 3 meses agora mete muito as maos na boca mas aparte disso ele ta sempre a transpirar muito das mãos e agora começou a sair pele dos dedinhos... O que posso fazer????

    ResponderEliminar
  17. Dr o meu bebe tem 3 meses agora mete muito as maos na boca mas aparte disso ele ta sempre a transpirar muito das mãos e agora começou a sair pele dos dedinhos... O que posso fazer????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Para já não precisa de fazer nada, mas se vir que começa a descamar muito é melhor ser observado, para ver se precisa de algum creme.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Meu bebe ta chegando ao 3 messes coloca a mão na boca o tempo todo e não quer mais mama direito, um dia ficou febriu e teve diarréia, agora não come direito. Ele mamava 150 ml de fórmula hoje só 50 na marra

    ResponderEliminar
  19. Meu bebe ta chegando ao 3 messes coloca a mão na boca o tempo todo e não quer mais mama direito, um dia ficou febriu e teve diarréia, agora não come direito. Ele mamava 150 ml de fórmula hoje só 50 na marra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se ele mama menos de metade do que o habitual acho que deveria ser observado, porque é muito pequeno.
      Cumprimentos

      Eliminar
  20. Minha bebê vai completar 4 meses e so mama no peito, ela e MT nervosa principalmente quando quer dormir o que faço para ela ficar mas calma? E tb quero saber se continuo a dar so o peito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se o peso está bem acho que pode continuar a dar só peito.
      Quanto ao comportamento dela, é normal os bebé serem agitados , não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  21. Meu filho. Ten. 9. Anos. E. Range. Os. Dentes. A. Noite. O. Que. Pode. Ser. Isso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Geralmente essa situação está relacionada com alguma ansiedade.
      Cumprimentos

      Eliminar
  22. Bom dia Dr. Hugo. O meu bebé tem 3 meses e meio. Leva constantemente as mãos na boca e também se baba bastante. Pelo que percebi é normal, no entanto, há cerca de duas semanas que o seu aumento de peso estagnou (parou nos 6.2kg). Ele mama exclusivamente no peito, mas durante menos tempo que o habitual (menos de 5 minutos) e mostra-se irrequieto durante a amamentação. Será normal este comportamento, assim como parar de aumentar o peso nesta fase?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O comportamento pode ser normal, mas não é suposto que não aumente de peso. Se continuar assim acho que deve ser observado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  23. Boa noite,mim chamo Rodrigo ,estou na casa de minha tia ela tem uma filha de 3 messes que chora muito com cólica, minha tia já parou de tomar leite derivados do leite e comidas que fermenta ,mais ainda continua a dor a persistir ,o que pode ser feito ? desde já agradeço muito e parabenizo pelo ótimo trabalho , outra coisa bem interessante que ela não tira a mão da boca .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se tem muitas cólicas, acho que pode experimentar dar-lhe um probiótico, para ver se ajuda.
      Cumprimentos

      Eliminar
  24. Dr
    Meu filho está com 11 semanas
    2 meses e 2 semanas e começou a colocar as mãos na boca
    Mas ele tá muito agitado e tem um choro gritado e colocando aos mãos na boca, tem 2 dias que ele só chora com um desespero e com a mão na boca
    Ele tá mamando exclusivamente no leite materno. E ele começa bem a mamar e depois chora sem fim, troco de peito pra ver se ele mama o outro mais cheio ele continua chorando, chorando eu dei funchimed baby
    Ele acalmou, o que pode ser? Me ajuuuuuuda tô desesperada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Esse é um comportamento muito normal por volta dos 2 meses. Tente colocá-lo a arrotar quando começa a chorar, porque provavelmente vai acalmar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  25. Minha filha tem 2meses e ta sempre com a mão na boca é normal as vezes acho que pode ser fome

    ResponderEliminar
  26. Minha filha tem 2meses e ta sempre com a mão na boca é normal as vezes acho que pode ser fome

    ResponderEliminar
  27. Boa tarde
    Minha filha vai completar dois meses dia 20 agora é d dois dias p ca ela vem dormindo quase o tempo todo do dia quando acorda da uma choradinha p dormi aí mama e dorme d novo. Antes ela ficava uma hora acordada depois dormia agora ela está assim como c estivesse enjoadinha ela dorme bem anoite .
    Oq pode ser isso é normal devo me preocupar.
    Obs:ela mama bem e não está com febre

    Espero resposta

    ResponderEliminar
  28. Boa tarde
    Minha filha vai completar dois meses dia 20 agora é d dois dias p ca ela vem dormindo quase o tempo todo do dia quando acorda da uma choradinha p dormi aí mama e dorme d novo. Antes ela ficava uma hora acordada depois dormia agora ela está assim como c estivesse enjoadinha ela dorme bem anoite .
    Oq pode ser isso é normal devo me preocupar.
    Obs:ela mama bem e não está com febre

    Espero resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se de resto ela está bem em princípio não há problema, mas se se mantiver assim acho que deve ser visto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  29. Bom dia Doutor, o meu bebe faz dia 28 deste mês 3 meses. Desde os dois meses q comecou a colocar as mãos na boca e a babar se muito, não dei importancia visto ser normal! De a duas semanas para cá, durante a noite acorda c as mãos na boca e a esfregar a carinha toda, parece q está aflito c alguma coisa. É normal? A juntar a isto, ja não dorme corretamente a duas noites, acorda de hora a hora, eu dou colo e adormece logo! Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, é normal com essa idade.
      Cumprimentos

      Eliminar
  30. Boa tarde,meu filho tem 8 anos faz 9 em Dezembro e está com uma dificuldade imensa de parar de colocar a mao na boca,as veses mordendo a unha. Falo todas as vezes converso mas não tenho tido um bom resultado nisso. É um princípio de ansiedade ? Ou pode ser outras coisas ? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode efectivamente estar relacionado com alguma ansiedade, mas como é algo "comportamental", a solução passa por ir tentando conversar com ele para o convencer a parar de fazer isso.
      Cumprimentos

      Eliminar
  31. Boa tarde doutor Minh filha tem 9 meses e enfia a mão na boca chega a ter anciã de vômito,eu reclamo mas ela tema e continua.oq devo fazer para que ela pare

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Tem que a distrair e manter as mãos ocupadas (com um brinquedo, por exemplo).
      Cumprimentos

      Eliminar
  32. Boa tarde a minha bebe tem 2 meses e muitas vezes vonita em jacto passado muito tempo o leite. Devo me preocupar o que posso fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se só vomitar de vez em quando não tem problema, mas se for em todas as mamadas dever ser vista.
      Cumprimentos

      Eliminar
  33. Minha Bebê tem dois meses, baba de mais e chupa muito às mãozinhas e fica muito agoniada no peito n sei oq e 👌😥😥 me ajudem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Esse comportamento é normal nessa idade, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  34. Olá Dr. minha filha tem 11 meses e está com 3 dentes nascendo ao mesmo tempo! Percebi que de uns dias pra cá ela está colocando a mão inteira na boca que chega a fazer ânsia! Esses dias ela teve uma crise de choro a noite, será que é dos dentes ou pode ser uma possível dor de garganta? Não apresentou febre! Obrigado e um Feliz Ano Novo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pode ser dos dentes. Experimente dar-lhe um pouco de paracetamol, para ver se alivia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  35. Boa tarde. O meu filho tem 18 meses, desenvolvimento normal, mas baba-se muito, tenho de mudar de babete a cada 5 minutos. Tem alguns dentes a nascer e já lhe nasceram bastante, mas é o unico na sala da creche que ainda usa babete. O que me aconselha? Será que há algum tipo de exercícios que o podem ajudar? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pode ser do nariz estar mais entupido. Lave-lhe bem o nariz com água do mar e aspira, para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  36. Olá boa tarde !!!
    Minha filha tem 4 meses ela pode entrar na piscina ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode, desde que a piscina esteja adequada a bebe S pequenos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  37. Boa noite!!! Minha filha está entrando para o 3 mês e está chupando os dedos.....acordo de madrugada e ela está chupando os dedos sendo que há amamentação exclusiva sob livre demanda ...😰😰😰😰😰

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      É um comportamento normal, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  38. Boa noite doutor tenho uma menina agra com 4 meses mas ela ainda nao mete as maos na boca isso e preocupante?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não é preocupante, desde que de resto esteja tudo bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  39. Bom dia Dr.! minha neta fica constantemente com a linguinha para fora, isto representa algum problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Depende da idade, mas se é pequena em princípio é normal e não representa nenhum problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  40. Tenho uma bebe de quase 3meses que as vezes faz coco verde....as vezes ate parece que tem espeturaçao e ka aconteceu ser mais pastoso. Alimentaçao exclusiva d leite materno e não tem outros sintomas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não tem problema nenhum, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  41. ola dotora meu nome e fran tenho uma filha de um mes ela nao dorme muit d dia e normal ela chupa maozinha e baba muit

    ResponderEliminar
  42. dr. bom dia ! meu filho tem 3 anos e frequentemente está passando as costas da mão na boca dizendo estar "secando" um excesso de saliva, palavras dele próprio e por conta disso já pegou uma infecção que teve que ser tratada com antibiótico. o que faço a respeito ? me ajude por favor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Como ele já é grande tem que conversar com ele e tentar convencê-lo a deixar de fazer isso.
      Cumprimentos

      Eliminar
  43. dotor minha filha tem dois meses mama leite aplitmail e posso da papinha ja pra ela devo espera mais pouco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A papa só se deve introduzir depois dos 4 meses, idealmente o mais perto possível dos seis meses.
      Cumprimentos

      Eliminar
  44. Bom Dia!
    Meu bebê de 11 meses acordou na segunda feira com febre, irritado e percebi que sentia dor ao engolir dei Alivium e baixou a febre mas depois de algumas horas voltou e assim ficou indo e voltando na terça levei na pediatra e ela examinou a garganta e disse que ele estava com estomatite (com aftas na garganta) passou nistatina solução. Hoje já é quinta e ele continua irritado dormindo pouco, chorando muito e fica mordendo meu peito quando vai mamar, mordendo a própria mãozinha e os dedinhos, não está se alimentando direito. Eu tenho olhado na boquinha dele e não vejo nenhuma afta so vejo a gengiva muito inchada principalmente no lugar dos dentes caninos. Será que não é o nascimento dos dentes? É normal a estomatite dar só na garganta? Obrigada desde já!

    ResponderEliminar
  45. bom dia,minha filha de 3 meses esta muito nervosa,chora o tempo todo que esta acordada,com as mãos na boca o tempo todo e baba muito.Sera que pode ser os dentinhos?

    ResponderEliminar
  46. bom dia,minha filha de 3 meses esta muito nervosa,chora o tempo todo que esta acordada,com as mãos na boca o tempo todo e baba muito.Sera que pode ser os dentinhos?

    ResponderEliminar
  47. bom dia,minha filha de 3 meses esta muito nervosa,chora o tempo todo que esta acordada,com as mãos na boca o tempo todo e baba muito.Sera que pode ser os dentinhos?

    ResponderEliminar
  48. olá Dr, tenho uma filha de 4 anos que coloca tudo na boca: dedos, zíper da jaqueta, cabelo, morde os lápis, borracha de apagar e quando lhe é tirado tudo o que ela morde de material, ela morde a língua. Estou preocupada o que pode ser?

    ResponderEliminar
  49. Boa noite a partir de que idade e necessário fazer a escovação dos dentes de uma criança

    ResponderEliminar